29/02/2008

6º AULA - SOPAS

Pois é pessoas, ontem tive minha 6º aula do curso e foi com chef nova, Gabriela Martinoli. Excelente chef, explica muito bem atenciosa, preocupada com os alunos, fera em massas e peixes (hummm, coisas que quase não gosto). Aprendemos a fazer consommé, que é praticamente um fundo, mas muito servido como entradas. Usa-se fundo bovino (o melhor para esse caso), mirepoix, carne moida, clara de ovo e cebola brullé. Super fácil de fazer mas não me apeteceu muito. A segunda sopa se chamava Soupe au Pistou, que leva em sua composição fundo de vegetais, feijão-branco, batata, salsão, alho poró, nabo,tomates, vagem, abobrinha, cenoura, alho, azeite, e o Pistou que é feito com majericão, azeite,parmesão ralado, alho, sal e pimenta do reino,tudo socado no pilão. Cozinha-se os legumes, de acordo com o tempo de cozimento de cada um, e a final mistura-se o pistou a sopa. Fica bem gostosa, os legumes ficam al dente, bem diferente. Agora, a rainha da noite foi a Sopa de Cebola. Estou sem a receita no momento mas vou pegar e postar aqui porque fica simplesmente divina. A Chef Gabi finaliza a sopa com rodelas de pão em cima e queijo gruyere, e leva para gratinar. Nooooosa, é de lamber os beiços...Aquelecaldinho meio adocicado da sopa, com o pãozinho tostadinho e o queijo derretido em cima...Chama os cachorros Cezinha!!!! MuitoBom...Depois da aula umas 20 panelinhas LeCreuset todas cheia de grudados para lavar e 20 tábuas pesadas e manchadas....Estágiário tem que aturar tudo isso e muito mais,masestou amando. Bom pessoas, acho que hoje vou ficando por aqui,acho que já escrevi demais. Beijos a todos!!Soupe au Pistou

Como se prepara um Consommé

Empório Santa Luzia

Nota do Empório Santa Luzia:


Tradicional em oferecer atendimento diferenciado aos seus clientes há 81 anos, a Casa Santa Luzia promove a Semana da Mulher – Alimentação e Saúde, entre os dias 3 e 8 de março, de segunda a sábado, das 10 às 19 horas. O evento - programado para integrar as comemorações do Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março) – destaca alimentos que contribuem para manter a saúde da mulher, bem como aqueles que atuam de forma preventiva, estimulando a busca por uma melhor qualidade de vida. Esta é a terceira edição do evento, organizado pela Casa Santa Luzia, com supervisão do Serviço de Nutrição. A programação da Semana da Mulher inclui distribuição de materiais informativos com dicas alimentares, exposição privilegiada de produtos, degustações abertas ao público e ofertas. O evento dará ênfase aos produtos integrantes dos seguintes grupos de alimentos: ricos em fibras, fontes de cálcio, de gorduras saudáveis, dentre outros. No encerramento da Semana, dia 8 de março (entre 10 e 19h), haverá uma Degustação Especial, com receitas elaboradas com estes produtos relacionados, as quais possibilitarão ao cliente conhecer o produto e dicas de consumo desses alimentos. Entre as empresas parceiras da Semana da Mulher, que terão produtos seus em destaque por meio de degustações, estão Aurora, Danone, Feel Good, Feinkost, Gold Nutrition, Jasmine, Mãe Terra, Nutriphill, Quinua Real, Sanavita, Schraiber, Unilever, Vitao e Wickbold. Mulher X alimentação e saúde Atualmente, a mulher desempenha um papel muito ativo na sociedade e muitas vezes ela acumula as funções da casa e do trabalho. O estresse, o excesso de trabalho, o fumo e outros hábitos, antes considerados masculinos, entram na vida das mulheres e as deixam cada vez mais vulneráveis às doenças do coração e a outros problemas crônico-degenerativos. Sendo assim, os cuidados com a saúde tendem a ser ainda maiores. Ao longo da vida, o organismo feminino requer maior ingestão de certos nutrientes, como cálcio, ferro e ácido fólico. Suas necessidades nutricionais também variam de acordo com os diferentes estágios da vida. Para cada fase é preciso adequar necessidades calóricas ao metabolismo e, sempre que possível, aliar isto à prática de atividade física regular. A alimentação equilibrada é o principal passo para melhorar e manter a saúde. Pesquisas demonstram que adotar uma alimentação saudável pode melhorar sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), da menopausa e prevenir o câncer de mama, a osteoporose e problemas cardíacos. Portanto, comer bem é um investimento para a vida inteira. Para mais informações, procure uma de nossas nutricionistas no Mezanino, ou ligue para (11) 3897 5000.

Bacana né, com certeza sábado estarei lá!!

28/02/2008

Vida Nova, Blog novo!!

Olá pessoas. Estou escrevendo rapidinho pois estou no trabalho mas passei so pra dizer que meu bloguinho está de cara nova!! Resolvi mudar devido a essa grande mudança que estou passando em minha vida, seguindo para o lado gastronomico!! Ficou lindo, não!! Por favor meninas, deem suas opiniões, elas serão muito importantes afinal, são para vosso desfrute este blog. Hoje minha aula no curso será de sopas, estou anciosa e so quero ver. Mais tarde volto para contar os fatos. Grande Beijo

27/02/2008

Molhos, Eternos Molhos!!

Oi gente...é..realmente eu estava sumida e blog sem comentarios é uó!!! Mas nao deixarei mais de passar aqui não, também porque são tantas novidades a contar que preciso botar pra fora!! Ontem foi minha 5º aula e foi de molhos tipo Bolonhesa, Alfredo, Pesto e Limone. Nossa, muito bons. Nada como fazer a coisa correta com técnicas, parece que muda todo o gosto. Comi macarrão que nem uma cavala!! Sem contar que ontem, a hora que cheguei fique sabendo que a moça que coordena a cozinha não ia e que a dona da Escola também não, ou seja, eu e a outra estágiária que teríamos que cuidar de tudo!! Imagina, e o medo de fazer uma cagagada pro Chef...Meu Deus!!! Ai pra piorar, a Kátia (outra estagiária) atrasou mas Deus é bom demais e deu tudo certo!! A menina da manhã já tinha deixado algumas coisas prontas e nós só separamos e arrumamos as receitas do chef.. a aula correu tranquila e até conseguimos sair mais cedo!! Depois de ontem, descobri que sou capaz!!!Ai amores, eu estava pensando assim...Sempre vou postar aqui oque tive em aula, e ai, caso alguem queira uma das receitas, é só me pedir que posto aqu, porque se for postar todas, é muuuuuuita coisa, ok!! Bom, ficarei por aqui hoje que estou no serviço!! Ah, ontem fiz um talho no dedão com aquelas facas assassinas que se bobear, só de olhar pra elas vc já tá sangrando!! kkkkk. Beijos!!!

25/02/2008

It's my life!!!

Ola Amores!!! Quanto tempo. Estava morrendo de saudades dos meus comentários, cheia de coisas pra contar, mas a vida anda tão corrida e desgastante que não está sobrando tempo nem pra eu dar um peidinho sem ser interrompida!!! (ai, que farse chula!!!). Bom, ando muito bem no meu curso de gastronomia, objetivo chef, está legal demais e ser assistente do chef está me ensinando muita coisa, principalmente a ser mais ágil e organizada. Não que eu não seja, mas é que lá é tudo muito certinho, muito controlado e inevitavelmente acabamos ficando assim em casa também. Ando muito cansada, nos dias do curso (terças e quintas) chego em casa 00:00, ainda como alguma coisa, tomo banho e quando deito, em dois minutos ja estou roncando!!! é fodis!! Agora então com a páscoa se aproximando, meus fnais de semana são dedicados ao chocolate. Eu e meu marido estamos parecendo um casal de amigos porque não dá nem pique de fazer nada....Ele está achando ruim mas vai durar só até começo de abril....ai a coisa vai melhorar...prometo Xu!!! Pedro e Bia estão ótimos, Pedro cada vez mais terrível e engraçado e Bia cada vez mais aborrecente e teimosa, mas os dois os filhotes lindos da mamãe!!! Maridão está ótimo, trabalhando muito e gato como sempre!!! Amigas, vocês sumiram também, não lembram mais da Carol, né!!!
Bom, fico por aqui por enquanto pois tenho muuuuuuito o que fazer. grande beijo e apareçam, ok!!!!

Beijinnnnnssss


Este é minha sala de aula, meu professor, os alunos e meu novo ofício!!

04/02/2008

Carnaval do bundalele!!!

Oiii amores, como foram de bundalele? Ai, 4 dias em casa e nem o nariz pra fora da porta eu coloquei, que decadência!!!Maridão trabalhando, monte de roupa pra lavar, e depois passar....o dindin que tá meio chumbrela, então a saída foi ficar assistindo do camarote da Cama os desfiles e aquele monte de mulher feia na TV. Olha, vou dizer uma coisa, é humilhante essa época, você se matando de fazer regime, exercício para ver se pelo menos consegue dar uma ajeitada na carcaça e aparece aquelas mulheres horrorosas nos desfiles, mas, deixa pra lá, o maridão gostando tá bom demais, não é!!! Quarta já volto ao trabalho e acabou-se a molesa!! Molesa nada, trabalho mais em casa do que no escritório!!


Bom crianças, vou ficando por aqui pois estou podre (para variar) e vou aproveitar um momento de sussego do Pedro para eu dar uma relaxada. Ah, a filhota Bia está na Riviera com seu excelentíssimo pai.




Grande beijo a todos!!