30/05/2008

DE FÉRIAS!!

Olá amadas!! Passei aqui rapidinho pois estou indo viajar e só volto domingo a noite!! Nossa, estou precisando sair um pouco, respirar outros ares, tirar o Pedro um pouco dessa poluição que é São Paulo, aproveitar que ele melhorou para nos divertimos um pouco!! Mas antes tenho uma novidade: O Cardápío de Dia dos Namorados está pronto!! Após muitas dúvidas, escolhas e ajuda da minha mestra lá no curso (Betty Kovesi) cheguei a um cardápio sensacional!! Segundo já posto as receitas e as dicas que prometi, ok! Vou deixar vocês hoje com as fotos de uma aula que teve lá na minha escola, uma Oficina de Pizzas, dada pelo Hamiltom Mellão Jr, do restaurante Salvattore. E vejam só que barato, a Sandra Anenbergh e seu marido, Ernesto Paglia, ambos repórteres da Globo, fizeram a aula também!! Segunda volto para meu cardápio exclusivo para vocês!! Grande Beijo e até mais!!
Eu e o casal global!! Ai, que chata sou eu, né!!
Essa foto foi da minha 1ºaula de peixes!! Esse ai é um robalo!!
Vejam só como a oficina de pizzas estava cheia de alunos!!


Esta ai é uma pizza de presunto cru com muzzarela de búfala!! Muito boa!!


Estas duas fotos são de um Salmão pochê com creme de raiz forte que tive na escola e fiz em casa. Fica divino!! Este fiz hoje!!


PS* Sei que vocês devem estar sentindo falta das receitas, mas é que me peguei nesse cardápio especial e queria que tudo saisse perfeito para vocês, para que todas fizessem e gostassem das sugestões!! Mas depois tudo voltará ao normal!! Depois do cardápio posto a receita da massa da pizza da aula da oficina e suas respectivas coberturas!!

26/05/2008

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Olá amadas, antes de mais nada me desculpem pela longa ausência mas aqui está o motivo pelo meu sumiço:


Meu filhote ficou malzão, estava quase há três dias sem comer nada ruim da garganta e infecção na urina, febrão e tudo mais. Foi parar no soro. Estava muito preocupada estes dias e sem cabeça nem tempo para escrever. Agora ele melhorou, está tomando um antibiótico fortíssimo mas já passou a febre e está começando a comer de novo!! Agora já não me sinto culpada de deixar ele um pouquinho e vir postar para vocÊs!!!

Hoje meu post vai ser diferente. Não postarei receitas hoje. Como junho está ai e como dia 12 é o dia dos namorados, resolvi, a pedido das minhas amiguxas Meg e Ana (blogs ao lado) montar um cardápio especial para comemorar esta data apaixonante. Daí, resolvi já monta-lo pois dia 12 ainda está um pouquinho longe mas como somos mulheres atarefadas e ocupadas, precisamos nos preparar com antecedencia!! Ai, fui pegar meus livros mágicos de receitas procurando coisas especiais e com ingredientes saborosos e afrodisíacos!! Mas tive um grande problema. São muitas receitas de ingredientes variados e fiquei numa dúvida cruel de quais escolher. Como sabemos que uns gostam do branco e outros do preto, resolvi postar diversas receitas para tentar agradar a todos os gostos!! Terá entrada, prato principal e sobremesa. E de quebra vou postando algumas dicas de filmes, músicas, bebidas e ambiente para tornar o dia dos namorados uma data especial este ano para todos os apaixonados.

O primeiro post da série Especial Dia dos Namorados terá dois antepastos: - Enrolado Saboroso de queijo e Rolinhos de pão Árabe, uma sopa se rolar um friosinho, Sopa de Vegetais Primavera e dicas de filmes e ambiente.

Estou montando tudo com muito carinho e espero que consiga agradar a todos. Hoje a noite já farei o primeiro post ok!!

Grande beijo e até daqui a pouco



21/05/2008

RUIM, MUITO RUIM

Ola amadas!! Estou mal, muito mal. Ontem lá no curso estava ótima, tivemos aula de Codorna, Perdiz, Avestruz e Galinha D'angola. Estava super bem, aprendendo a desossar as codorninhas e de repente comecei com umas dores na barriga, um mal estar no estômago, e tive que sair correndo pro banheiro. Passei muito mal e hoje nem trabalhar fui. To sentindo uma fraquesa, passei o dia indo ao banheiro e ruim do estômago. Ninguem merece, viu!! Nem escrever direito estou conseguindo!! Mas em consideraçãop a vocês, meus leitores, vim aqui pra postar a receita da massa camuflada que prometi. Espero que todos estejam bem, desculpem pelo post meio chinfrin e até mais!!

MASSA CAMUFLADA.

Esta receita não tem segredo e nem ingredientes medidos pois é super fácil e minha avó que me ensinou assim, espero que todos entendam. Cozinhe Massa Talharin al dente. Enquanto cozinha o macarrão, faça um molho bechamel bem gostoso e bem temperado. Reserve. Quando o macarrão estiver cozido, escorra bem e coloque-o numa assadeira retangular untada com azeite e arrumeo bem para ficar regular na assadeira. Jogue o molho bechamel por cima da massa e alise bem para ficar uniforme e firme. Polvilhe por cima um pouco de bacon fritinho bem picadinho e alho bem fritinho. Leve a geladeira para dormir de um dia para o outro. No dia seguinte a massa estará durinha. Faça no dia um Ragu de Fraldinha ou um molho a bolonhesa bem gostoso. Pegue a massa e corte-a em quadrados de 7cmx7cm. Empane-a passando no ovo batido e farinha de rosca. Frite os quadrados de massa em óleo bem quente até que dourem por igual. Escorra em papel absorvente e vá ajeitando os quadrados fritos num refratário. Quando estiverem todos já postos no refratário, jogue o Ragu ou o molho bolonhesa por cima e polvilhe com queijo parmesão ralado grosso. Leve ao forno apenas para gratinar o queijo e sirva em seguida com uma boa salada de agrião ou rúcula e um assado bem gostoso. Essa receita faz muito sucesso aqui em casa!! E se por um acaso vocês não entenderem alguma parte, fiquem a vontade para me perguntar, ok!!

Este é o tamanquinho amarelo de minha avó que não dava flor ha uns cinco anos e agora resolveu renascer, não está lindo?!. Dedico esta flor a todas as queridas pessoas que visitam meu blog e me prestigiam com suas doces palavras. Grande beijo da Carol!!

18/05/2008

HOJE, DE TUDO UM POUCO. E MUITA EXPLICAÇÃO!!

Ola amadas!! Cá estou eu e meio decepcionada. Sabe, estou tendo aula de aves na escola. Aprender todos os tipos, trinchar, conhecer cada milínetro delas, onde devo fazer cada corte para preservar o formato, textura e apresentação. Já tive frango, galeto, frango de leite e na última aula tive pato. E estava super empolgada pois íamos fazer uma receita com foie gras, o famoso e caríssimo fígado de pato, o qual nunca tinha visto nem comido. Achei super bacana a aula, aprendemos a fazer o famoso pato com laranja alem de outras receitas e fizemos o foie gras em escalopes com figo. Para falar a verdade, não gostei, achei muito forte e meio com uma textura ruim. Mas, enfim, estava feliz do mesmo jeito. Dai, no dia seguinte, fui pesquisar sobre foie gras na internet e qual não foi a minha surpresa pela triste história que encontrei. O Foie Gras, que é o fígado do pato, vem super grande quando compramos, com uns 500, 600gr. E sabem porque? Durante um tempo, os produtores praticam uma alimentação forçada nos patinhos, enfiando um funil de 40cm pela garganta do bichinho, e injetando a ração. E quanto mais vai passando o tempo, as doses diárias vão aumentando, até que o pato nem aguenta andar mais e acaba morrendo de vários problemas, tipo entupido mesmo. Se vocês vissem as fotos, é de cortar o coração. Tudo isso para se obter o fígado inchadão para venda por preços absurdos. Fiquei chocada com a história e muito triste. Como carne, não sou vegetariana, mas desse jeito realmente não dá. É uma crueldade!!
Deixando de lado as coisas tristes, meu fim de semana foi super corrido e com muitas guloseimas. Sexta feira, minha avózinha fez Massa Camuflada, que postarei a receita esta semana, Tabule e Quibe com Catupiry. Nossa, comi muito!! E hoje coloquei meus dotes artísticos em prática e fiz duas receitas que aprendi esta semana na escola: Fricassé de Frango e Farofa de Crutons. Tudo delicioso e que postarei as receitas para vocês agora. Vou ficando por aqui hoje pois estou cansadinha. Fiquem com as fotos do fim de semana e se quiserem receita de algo mais é só gritar!! Até amores!!
Este é a Massa Camuflada, super simples de fazer e que fica uma delícia!!

Este é o tabule. Uma comidinha leve, fresquinha e super saborosa, se feita com capricho!!

Este é o quibinho da vovó delicioso com o legítimo catupiry derretendo!!

Técnica para limpar as aves inteiras. Lave bem com água corrente sua ave inteira. Pegue um limão Taithi e corte ao meio. Ponha sal sobre uma das metades e vá esfregando no frango todo, como se estivese lavando mesmo. Por toda parte de fora e por dentro também. Deixe repousar por uns 20 minutos e lave bem em seguida. Ele estará limpinho para o uso.

FRICASSÉ DE FRANGO

Ingredientes:

- 2 frangos

- 60 ml de manteiga clarificada

- 230gr de cebola picadas em cubos médios

- 2 dentes de alho picados

- 30 gr de farinha de trigo

- 120ml de vinho branco seco

- 800 ml de fundo claro de ave

- 1 folha de louro

- 1 colher de chá de folhas de tomilho

- 120 ml de creme de leite fresco

- 200gr de cenoura em rodelas branqueadas

- 1 alho-poró em fatias ( parte branca) branqueado

- sal e pimenta do reino moida na hora

Faz assim: Trinche o frango mantendo a pele e tempere com sal e pimenta. Aqueça a manteiga e salteie o frango deixando dourar levemente. Se não couber tudo de uma vez na panela, faça aos poucos. Vá dourando e reservando numa travessa. Na mesma penela sue a cebola e o alho. Junte a farinha de trigo e cozinhe fazendo um roux branco. Junte o vinho branco e deglaceie raspando o fundo da panela para soltar os grudadinhos. Junte o fundo, o louro e o tomilho. Deixe ferver e retorne o frango a panela e abaixe o fogo. Cozinhe lentamente por aproximadamente 40 minutos ou até o frango ficar macio ao toque do garfo. Após este tempo, retire o frango da panela reservando ele num lugar quentinho. Coe o molho que ficou na panela e volte-o a panela (o molho coado). Acrescente o creme de leite e deixe dar uma engrossada. Junte a cenoura e o alho poró e cozinhe por uns cinco minutos. Acerte o tempero e retorne o frango a panela apenas para aquecer. Sirva com arroz branco e a farofa de croutons. Fica muito bom

Glossário:

Manteiga Clarificada: Método através do qual se separa os sólidos do leite, água e gordura existentes na manteiga. Este processo é feito com o intúito de se utilizar somente a gordura existente, que terá um ponto de queima (ou ponto de fumaça) maior do que o da manteiga integral. É utilizada quando se quer obter o sabor da manteiga em processos nos quais se necessita de altas temperaturas. Para preparar, coloque a manteiga sem sal numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo. Aqueça, sem deixar ferver, até que a manteiga derreta completamente. Escume a espuma que se formará na superfície. Retire do fogo e, quando esfriar, remova, com o auxílio de uma concha a gordura e transfira para outro recipiente. Pode se guardar na geladeira. No fundo da panela se formara uma camada de soro líquido leitoso que deverá ser descartado.

Branquear: Cozinhar um alimento rapidamente em água fervente abundante (sem deixar chegar ao cozimento completo) e em seguida refriá-lo em água gelada para interromper imediatamente seu cozimento, com intúito de terminar seu cozimento depois e manter a cor.

Deglaçar: Adicionar vinho ou outro líquido a um preparo seco para dissolver as raspas grudadas na panela ou frigideira.

Roux Branco: Roux é um agente expessante onde usamos 50% de gordura + 50% de amido. Geralemnte se utiliza a manteiga sem sal (crua ou clarificada) e farinha de trigo. Deve sempre entrar nas produções da seguinte maneira: Roux frio com líquido quente ou roux quente em líquido frio. Após a adição do roux a algum líquido, deve-se cozinhar essa preparação por pelo menos 5 minutos, mexendo ocasionalmente, afim de que todo sabor da farinha crua desapareça. Podemos preparar 4 tipos de roux, que terão sabor e poder expessante diferentes. O roux branco é deixado no fogo apenas até que a mistura esteja bem quente, sem deixar dourar. Os demais são deixados por mais tempo, até atingirem a coloração desejada. Quanto mais claro for o roux, mas suave será seu sabor e mais forte seu poder expessante. Se extabelecermos que roux branco tem 100% de poder expessante, então podemos ter a seguinte escala: Roux Branco: 100%, Roux Amarelo 80%, Roux Escuro 50%, Roux Negro 20% a 30%. Para fazer o roux, aquece-se a manteiga e acrescenta-se a farinha de trigo de uma vez só, mexendo até formar o roux desejado.

FAROFA DE CRUTONS

Ingredientes: - 6 xícaras de croutons de pão branco sem casca, secos no forno mas não torrados (de preferência não use pão pullman) usei pão italiano, só o miolo

- 200gr de mateiga com sal

- 4 cebolas grandes bem pícadas

- 1 colher de sopa de folinhas de tomilho fresco

- 4 talos de salsão, sem as fibras, fatiados

- 2 xícaras de castanhas portuguesas cozidas, descascadas e picadas

- 1/2 xícara de salsa bem picadinha

- 1 xícara de caldo de frango

- sal e pimenta do reino moída na hora

Faz Assim: Em uma panela grande, derreta a manteiga e nela refogue lentamente as cebolas, até começarem a dourar. Junte o salsão e refogue até que fique macio. Adicione os croutons, o tomilho e as castanhas. Corrija o sal e tempere com pimenta, se desejar. Reduza o fogo para o mínimo e cozinha por no mínimo 1/2 hora mexendo de vez em quando. Se vc ver que de repente pegou um pouquinho no fundo da panela, acrescente um pouquinho de caldo de frango. Se ficar muito seca, você pode colocar umas 30 gr de manteiga a mais. Apague o fogo, misture a salsa e sirva logo em seguida. Essa farofa pode ser usada para rechear aves e pode ser congelada também. ____________________________________________________________________

Este ai é um boneco que nós mães tivemos que montar para a festa Junina deste ano. As crianças vão dançar com eles presos aos seus corpos, as meninas com um neguinho, e os meninos com uma neguinha. Este ai foi o neguinho, vulgo Mussão, que fiz pra Bia. Não ficou lindo. Penei pra fazer mas acho que ficou muito bom!! Reparem na foto a seguir o detalhe do pézinho com chinelo.

15/05/2008

OLHA O BOI....MUUUUUU!! OPS, ESSE É VACA!!

PESSOAL, SEGUEM AS FOTOS DA MINHA AULA ESPECIAL DE CARNE. ESSE FOI O QUARTO TRASEIRO INTEIRO QUE O AÇOGUEIRO LEVOU LÁ PRA DESMONTAR NA HORA PRA GENTE VER DE ONDE SAIA CADA PEÇA DE CARNE. FOI UMA AULA SENSACIONAL. ESSA AI DE LUVINHAS ATRAS DO AÇOGUEIRO ERA EU!!!






14/05/2008

MEU PRIMEIRO MIMO!!


Gente, este é meu primeiro mimo no mundo da blogosfera e estou por demais feliz!! E quem me deu essa honra foi a querida Larissa a quem agradeço muito!! Amei La!! Como gosto de muuuitos blogs seria injustiça escolher apenas 10, então, ofereço este mimo a todas as minhas amigas e leitoras fiéis,a quem quero muito bem!! Esse mimo é de coração para todas vocês também, e em especial para Larissa, em retribuição a gentileza!!

12/05/2008

Aniversário e miúdos!!

Olá amadas, cá estou eu, a mulher trabalho!! Meu Deus do céu, ultimamente tão me chamando de mulher maravilha, to querendo fazer tudo de uma vez e sozinha!! A última, como vocês sabem, foi a festinha do Pedro. Olha, deu muuuito trabalho, sexta feira fiquei até as três da manhã acordada e no sábado parecia uma louca para arrumar tudo a tempo. Tive ajuda claro, do pessoal mas quase tudo fiz só. Mas olha, valeu a pena!! Estava tudo ótimo, a decoração ficou linda e saiu tudo perfeito. Tirando duas coisas: Tirei poucad fotos e esqueci de passar a retrospectiva do Pedro, que tive tanto trabalho pra fazer. E ficou tão linda...Nossa, fiquei muito triste!! Mas tudo bem, o que importa é que correu tudo ok!!

Bom, no meu curso anda tudo as mil maravilhas, o chef Carlos que no começo parecia um pouco bravo está uma moça de delicadeza comigo e com a outra estagiária e nós estamos dando conta do recado muito bem, graças a Deus. Mas a última aula foi horrível, pelo menos para mim. Tivemos miudos: Rim, Fígado, Timo, Carré, ai, que cheiro, aquelas carnes que pareciam sei lá oque. Sei que tem gente que adora e vou dizer que apesar de odiar todas elas, principalmente o fígado, o que ele deu ficou bom, até comi o fígado que eu fiz inteiro!! Nada como fazer direito e com os ingradientes certos, né!!
Hoje vou postar duas receitas: Primeiro, a Carne com molho de ferrugem, que a linda da Edinha pediu para mim e do Salpicão que fiz na festa que todo mundo adorou!!


CARNE DE PANELA COM MOLHO FERRUGEM



Ingredientes:

- 130gr de farinha de trigo, - 1 colher de sopa de tomilho seco, - 1,5kg de coxão mole limpo, em cubos de 2 cm, - 30ml de azeite de oliva extra virgem, - 30ml de óleo, - 250ml de vinho tinto, - 370ml de fundo escuro bovino, - 400gr de tomates pelados picados, - 1 colher de c´há de cominho em sementes moído na hora, - 1 colher de chá de páprica picante, - 1 folha de louro, - 12 minicebolinhas, - 2 dentes de alho amassados ou muito bem picados, - 1 colher de sopa de salsa picadas, - 100gr de azeitonas verdes sem caroço, - sal e pimenta do reino moída na hora.



Faz Assim: Pré-aqueça o forno à 170°C. Num recipiente raso, misture a farinha, o tomilho, o sal e a pimenta. Passe os cubos de carne por esta mistura, sacuda bem o excesso e transfira para outra vasilha. Numa panela de ferro esmaltado aqueça o azeite e o óleo, doure os cubos de carne aos poucos e escorra em papel absorvente a medida que ficarem dourados por igual. Quando a carne estiver toda dourada, retire o excesso de azeite da panela, mas não lave a panela. Junte o vinho tinto, o fundo de carne, o tomate e leve ao fogo médio. Deixe levantar fervura e raspe o fundo da panela com colher de pau (deglaçar). Leve a carne de volta a panela e junte o cominho, a páprica e a folha de louro. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Tampe a panela e leve ao forno, na prateleira do meio por duas horas. Verifique ocasionalmente, controlando para que o líquido não seque, acrescentando mais um pouco de água ou fundo de carne quente, se necessário. Enquanto isso, leve água para ferver em outra panela. Faça um x nas bases das mini cebolinhas e mergulhe-as na ´´agua fervendo. Deixe por um minuto depois transfira para uma vasilha com água fria. Retire então a pele das mini cebolinhas e junte-as a carne depois de uma hora e 30 minutos de cozimento. Quinze minutos antes de servir, leve a panela ao fogo, junte o alho, a salsa e a azeitona. Deixe a panela destampada, em fervura branda até chegar à consistência desejada. Sirva em seguida.
____________________________________________________________________
SALPICÃO DE FRANGO DA CAROL
Ingredientes:
- 2 peitos de frango cozidos em água salgada e desfiado, - 1 pimentão, amarelo, 1 vermelho e um verde, tirados as peles e fatiados finamente, 200 gr de azeitonas chilenas picadinhas, - 3 cenouras grandes raladas, - 2 maças verdes em cubinhos, 2 talos de salsão bem picadinhos, - 3 folhas de erva-doce (Fenoccio) cortadas em tirinhas, - 150gr de batatinha palha.
Faz assim: Misture todos os ingredientes, e tempere com sal, pimenta do reino moída na hora, umas gotinhas de limão e um pouco de aceto balsâmico. Bata uma maionese com dois ovos e misture ao salpicão. deixe dar uma geladinha e sirva. fica divino!!
____________________________________________________________________
Espero que tenham gostado da receita e amanhã volto com mais novidades!! Grande beijos e saudades!!

Meu preto no dia do aniversário. Parabéns cantado as 00:00 !!


O Pe lindo cantando seu parabéns!!

A Mesa do Bolo que decorei com todo amor e carinho. (só falta o bolo!!)Detalhe da decoração da parede e o polvo de bexigas que fez sucesso!!Meu nenem todo feliz cantando parabéns!! (detalhe do bolo que fiz)

O Beijo do papai e da mamãe!!

PS* O Bolo bati duas receitas de bolo mármore, e uma de pão de ló. O bolo mármore cortei ao meio, molhei com uma caldinha de água, cravo, canela, açucar e baunilha fervidos e recheei com leite moça cozido e morangos. Ai entre o mármore e o pão de ló fiz o segundo recheio, de amendoim, que vai uma lata de leite condensado, 1 xícara de amendoim torrado e moido e duas colheres de nescau. Leve ferver e pronto. Cobri com marshmallow colorido de azul!!! Ficou divino!!

03/05/2008

Hoje o prato não está para Vegetarianos!!

Olá amadas!! Eu sempre fico uns dias sem aparecer, né, mas não tem jeito, parece que a hora que acaba uma correria, começa outra. Agora, a da vez é do Aniversário do Pedro, como meu marido está sempre trabalhando, eu tenho que resolver tudo sozinha, e a festinha é esse sábado agora (10/05). Hoje fui na 25 de março, comprar os últimos detalhes da decoração e lembrancinhas...Ai, vai ficar tudo tão lindo!! Sabe, é cansativo, trabalho muuuito, mas faço tudo com muito amor e gosto, amo fazer estas coisas, arrumar tudo sozinha, essas coisas. E o melhor, eu que vou fazer todas as guloseimas da festinha: Cachorro-quente, pipoca, salgadinhos, petiscos, lanchinhos, couszcouz, docinhos, bolo e a mesa de guloseimas...Não vejo a hora de chegar sábado!! Deixe eu começar as novidades!! Quarta-feira passada fui ver Estômago. AMEi, muito bom o filme, com uma história bacana e envolvente, principalmente para quem gosta de cozinhar!! Ta certo que tem umas cenas meio nojentas e até meio fortes, mas eu adorei o filme, e agora quero ler o livro. Fui ver no Cine Unibanco na Rua Augusta e é claro, que tinha que pagar o mico da noite!! Estava tomando um cafézinho lá dentro esperando minha amiga quando do meu lado para Arnaldo Jabour (crítico) e pede uma água. Eu sou fãzoca dele, li seus livros e acho ele super bacana. Quer dizer, achava né, porque eu fui toda envergonhada falar com ele, que adorava seus livros e pedir pra tirar uma foto e ele me disse: " - Ai querida, agora não que eu estou com pressa!!" e se mandou pra dentro de uma das salas. Todo mundo ficou olhando pra mim e eu lá, com aquela cara de pamonha!! Que raiva, viu!! Mas deixa isso pra lá. Semana passada tive uma aula pra lá de especial na escola. Começamos as Carnes. Tivemos aula com um açogueiro super famoso aqui de Sampa e ele simplismente levou um quarto traseiro inteiro de um boi pra mostrar pra nós e tirar lá cada peça dele explicando cada coisinha nos minimos detalhes pra gente!! Imaginem só....fiquem encantadíssima!! Este dia não fizemos nenhuma receita especial, apenas o chef ia grelhando alguns pedaços das carnes que o açogueiro ia nos mostrando. Filé mignom, Picanha, coxão mole, Contra filé, Alcatra, maminha, todas as partes nobres da carne!! Foi uma aula divina e um dos alunos fotografou mas ainda não me passou as fotos, assim que ele me mandar, posto aqui. Ai, nas aulas seguintes, fizemos umas receitas com as carnes que conheçemos. Hoje vou postar a que mais gostei qque foi o Blanquette de Vitela. É uma receita meio longo por isso vou postar somente ela hoje.



BLANQUETTE DE VITELA

Ingredientes:
- 70gr de manteiga sem sal
- 1,2 kg de carne de vitela (pode ser do pernil) muito bem limpa em cubos de 4 cm.
- 1 dente de alho amassado
- 30gr de farinha de trigo
- 300ml de vinho branco seco
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de tomilho
- 300ml de fundo claro bovino ou de ave reduzido a 250ml
- 1 gema
- 130ml de creme de leite UHT (longa vida)
- 1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora
- sal e pimenta do reino moida na hora.


Faz assim: Numa saltese aqueça a manteiga e salteie a carne aos poucos, sem colocar tudo na panela de uma vez só (5 minutos + ou - para cada porção) sem deixar dourar. Tempere a carne com sal e pimenta, aumente o fogo e junte o dente de alho amassado deixando fritar uns 2 ou 3 minutos até liberar o perfume. Polvilhe a carne com a farinha de trigo e mexa muito bem para que todos os pedaços fiquem bem envolvidos nela. Reduza o fogo para muito baixo, acrescente metade do vinho branco, as folhas de louro e o tomilho. Tampe a frigideira e cozinhe por uns cinco minutos. Adicione o restante do vinho, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente uma hora. Ao final deste tempo, acrescente o fundo e cozinhe por mais quinze minutos sem tampa. Enquanto cozinha os ultimos quinze minutos, num recipiente a parte, bata a gema, o creme de leite e o suco do limão. bata bem. Reserve. Após os quinze minutos, retire a carne da panela com uma escumadeira e reserve numa tigela. Despeje um pouco do caldo da panela na mistura de gems e mexa bem para temperar os dois molhos, jogue tudo na panela e mexa bem. Leve de volta os pedaços de carne a panela , incorpore ao molho e transfira tudo para uma travessa bem bonita para servir. Salpique salsinha bem picadinha por cima!! Ideal para acompanhar um arroz branquinho delicioso!! Essa carne fica ótima, super molinha e com um gosto incrível do creme de leite com umas gotinhas do limão!!

(Essa é a vitela que fiz na aula, eu trouxe pra casa. Sempre trago o prato que faço lá pra casa, pro povo ver que cozinho mesmo!! rsrs. Essa escuro do lado é outra receita que tive, Carne de Panela com molho ferrugem, se alguém quiser, posto ela, é só pedir!!)



Adorei o filme...Quero ver de novo pois perdi o comecinho, inho, inho...mas fez falta!! Nonato, Nonato Canivete!!

PS* Pessoal, se vocês tiverem alguma dúvida, ou quiserem saber algo mais, fazer alguma pergunta, ou até pedir alguma receita, por favor, sintam-se a vontade, terei o imenso prazer em responder!! Beijão!!