29/06/2008

PAELLA MARINERA

Olá amadas. Nossa, estou simplismente radiante de felicidade!! Quinta passada, foi minha última aula antes das férias lá no curso. Estava super triste, ia sentir falta, lá é meu refúgio, sabe. Desestresso total quando estou lá cozinhando. Ai, foi uma chef convidada dar aula, Clô Dimet, uma uruguaia excelente, profissional de primeira qualidade. Tem um restaurante aqui em São Paulo chamado La Table O&CO. A aula dela foi simplismente ó máximo!! Ai, no final da aula, ela disse que estava pegando alguns estagiários, e ai todos os alunos se prontificaram, colocando seus nomes e telefones num papel. Ai, tomei coragem e fui diretamente falar com ela e....Ela prontamente me convidou para estagiar emn julho com ela lá no La Table. Nossa....Que honra pensei eu!! Imagine, para meu currículo isso vai contar muitos pontos. Além do que vou aprender muuuuito. Estou muito feliz, espero que de conta do recado!! Bom, este fim de semana quase não cozinhei pois estava com o serv iço doméstico meio atrasado, sabe. Fiz só um bolo que vi no blog da Filipa (ao lado) e me encantei com a aparência, o Bolo Anjo de Canela. Mas não sei o quie aconteceu que ele ficou totalmente diferente da foto. Vocês vão ver ai em baixo. Ai, abri aquela minha roma gigante e fiz uma calda para servir por cima do bolo. A aparência ficou estranha, mas o gosto ficou incrível.
Amigas, talvez em julho não consiga postar o quanto queira aqui, pois o estágio é das 19 às 23, de domingo a domingo. Então, quase não terei tempo nem de pensar. Mas vou fazer o máximo para escrever aqui e contar minhas aventuras gastronomicas na cozinha mediterranêa do La Table. Não me abandonem meninas, em Agosto, tudo voltara ao normal. Deixo vocês hoje com a receita da Paella Marinera da Clô Dimet e com as fotos do fim de semana. Beijos a todas!!

PAELLA MARINERA
Ingredientes: 300gr de robalo, cortado em cubos - 12 camarões grandes, com cabeça e casca - 12 mexilões com casca - 6 cavaquinhas com casca - 12 vieiras com conchas - 300gr de lulas em anéis - 1/2 k de arroz bomba (espanhol, próprio para paella) ou arroz arbório - 3 litros de caldo de peixe - 2 gr de pistilios de açafrão diluído em um pouco de caldo quente - 200gr de cebola picada finamente - 10 dentes de alho picados - 200gr de vagem, tipo macarrão, cortadas em rodelas - azeite de oliva extra virgem - sal e pimenta. Para Finalização: 1 1/2 pimentão vermelho, em rodelas - 2 colheres de sopa de salsa picada

Faz Assim: Unte a paellera com azeite. Coloque os camarões, as cavaquinhas e mexa durante 5 minutos ou até ficarem dourados. reserve. Na mesma paellera, coloque a cebola e soe um pouco. Junte o alho e sue mais um pouco. Junte o peixe, as lulas e mexa mais 5 minutos, até dourarem também. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a vagem e o caldo de peixe em quantidade sufuciente para cobrir todos os ingredientes e deixe co\zinhar durante aproximadamente 15 minutos, até o arroz ficar cozido. Acrescente as vieiras, os mexilhões, os camarões e as cavaquinhas e deixe cozinhar, mexendo, por mais 5 minutos. Enfeite com as rodelas de pimentão e a salsa picada. Após servir em cada prato, regue com azeite de oliva extra virgem.
EXTRAS: O pimentão: Ponha-o diretamente na chama do fogão e deixe que queime por completo, ele fica pretinho. Coloque-o em seguida dentro de um saco plástico para abafar. Após cinco minutos, retire e vá tirando a pele debaixo de uma torneira que ela sai fácil, fácil. Além do que o pimentão já fica cozido. (não esqueça de por uma peneira em baixo do pimentão a hora que estiver tirando a pele para não entopir sua pia).
As Vieiras: A hora que for acrescentar as vieiras na paella, deixe-as na concha encaixando apenas a parte da vieira dentro do caldo para que cozinhe, em volta da panela. Enfeita muito, como na foto.


CALDO DE PEIXE
(rende 8 porções)
Ingredientes: 5 cebolas cortadas em 4 - 3 tomates cortados em 4 - 2 pimentões vermelhos cortados em 4 - 2 talos de alho poró - 3 talos de salsão - 2 cenouras cortadas em 3 - 2 cabeças de alho - 500gr de cascas de camarão - 5k de carcaças de peixe de preferência robalo - 10 litros de água
Faz Assim: Coloque todos os ingredientes em panela grande e cozinhe por no mínimo 4 horas. Coe e está pronto. Pode-se congelar.
Olha só a Centolla comendo a cabeça da Kátia (centolla: Parece um sirizão)Clô Dimet ensinando a limpar e retirar a carne da Centolla. Obs: antes dela ensinar, já tinha preparado uma sozinha, sem saber nada!!Casquinha de siri da Clô DimetSalada de Centolla a Aspargos com Acetto trufadoUm pedaço do meu romanzão!!O caldo do meu romanzãoAs tranças de cará da minha avóMeu bolo que saiu feio, renomeei ele para Enrugadinho de Canela e caldo de romã

O Brinquedo preferido do meu filhote o Sr. Batata-aranha!!

25/06/2008

Ó romã, o que faço com você??

Olá amadas!! Ontem minha aula foi de mexilhões, ostras, vôngoles e vieiras. E por incrível que pareça nunca havia comido nenhum deles, dá pra acreditar!!?? E para ser sincera, o que mais me apeteceu foi o vôngole, que fizemos com spaguetthi, depois o mexilão e as vieiras apenas um pouco. Fizemos elas enroladas no bacom e fritas e tanbém gratinadas em sua própria concha. As ostras comemos apenas geladas e com limão e gratinadas com zabaglione de champagne. Muita linda as imagens da aula de ontem, todas aquelas conchas, apresentações belas, pena que não tenho tempo de fotografar. Me lembrou muito a praia, um lugar que amo e não vou ha muito tempo. Enfim foi um aula muito rica em conhecimento e detalhes que não conhecia, aprendi muito. Para maiores detalhes sobre estes frutos bivalves, acesse o site: www.ostraviva.com.br que é nosso fornecedor.
A avó paterna de minha filha viajou para uma chacará e nos trouxe um caminhão de frutas boas ( e grandes) não é a toa que o nome do lugar é Fartura. E veio um romã no meio das frutas, que me deixou de boca aberta de tão grande. Um romã gigante, rosa e lindo e, é claro, já começei a penser o que poderia sair daquele fruto tão belo de receita. Pesquisei, pesquisei, e achei um creminho com calde de romã que fica o máximo. É super fácil de fazer e muito gostoso. Hoje deixo vocês com a receita do creminho e com algumas fotos de hoje!! Grande beijo.
Ah, recebi uma encomenda de uma apostila sobre congelados e já montei. Quem tiver interesse, é só me passar um e-mail no endereço ai do lado de dúvidas, que passo a apostila, ficou muito legal!!

POTINHOS DE CREME COM .CALDA DE ROMÃ





Ingredientes


Para o creme:300 ml de leite - 200 ml de creme de leite fresco - 1 fava de baunilha - 130 g de açúcar - 4 ovos (2 inteiros e mais 2 gemas) - 30 g de manteiga





Para a calda:50 g de açúcar - suco e casca de 1 laranja - sementes e suco de 1 romã - 1 colher de sopa de maisena - 1 xícara de café de uvas passa branca.





Faz Assim: Faça uma incisão na fava de baunilha e coloque-a com o leite e o creme de leite numa panela pequena. Leve ao fogo baixo e deixe ferver. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos.Numa vasilha, junte os ovos, as gemas e 100 g de açúcar e bata com o batedor de arame, misturando bem, mas . sem deixar encorpar. Coe o leite e acrescente-o aos ovos pouco a pouco, batendo sempre.Unte 4 fôrmas de porcelana com manteiga. Divida o composto pelas fôrmas e coloque-as numa assadeira de bordas altas com água quente a três quartos da altura. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré aquecido a 140°C por 1 hora e 40 minutos. Quando o creme estiver cozido, retire as forminhas da assadeira e deixe esfriar.Enquanto isso, prepare a calda. Numa panela, junte o açúcar e 50 ml de água. Cozinhe em fogo baixo até obter uma calda densa de açúcar. Coe o suco de laranja e misture-o à calda num fio. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Adicione a maisena diluída em pouca água e deixe encorpar por aproximadamente 1 minuto. Apague o fogo e acrescente as uvas passa. Deixe esfriar e jogue o suco de romã coado. Decore as forminhas de creme com grãos de romã e tiras finas de casca de laranja, regando com a calda.

O vinho: Sirva com um vinho moscatel de cor dourada.

Olha só de onde vieram os pães que comemos acompanhando o spaguetthi ao vôngole, da padaria do Oliver Anquier, um chef francês que mora e ama nosso Brasil. Ciabatta divina!!

Essas são chamadas Mixiricas Champagne pela dona do sítio. São branquinhas dentro e deliciosas. Olha só o tamanho!!




Só pra deixar vocês com água na boca. Janta da vovó de hoje: Panquecas de parmesão e carne ao catupiry e molho bolognhesa. (o molho estava esquentando)


Olha o romã de Itú ai. Pena que na foto não dá pra ver a dimensão do bichinho!!



23/06/2008

DOMINGO EM FAMÍLIA

FOTOS DO ALMOÇO DE DOMINGO. TITIOS VIERAM ALMOÇAR EM CASA E, É CLARO, VOVÓ FEZ BANQUETE!! CONFIRAM

MANGIA CHE TE FA BENE!

Nona fazendo o gnocchi


Cozido sem molho, cozido com molho!!



Menu: Entrada de lulas dorê (não deu tempo nem da foto), vinho tinto argentino, Comida: Gnocchi da Nona, Rocambole de carne recheado com ovos, cenoura, bacon e alho-poró (que a nona está servindo), Frango assado na cerveja (Bhoemia) com tiras de bacon, Salada de alface, tomate e fenocchio com molho de azeite, mel, sal, vinagre de vinho tinto e alho frito. Sobremesa: Pudim de leite Condensado (esse ai voou) e uma Panqueca de maça cremosa ao vinho tinto e chocolate.


Massa da Panqueca

A panqueca cremosa depois de pronta. É super fácil este doce. Você põe um pouco de manteiga sem sal num pirex e leva ao forno para derreter. Retire do forno e junte 3 maças grandes sem casca cortadas em tiras finas, mistureas a manteiga. Misture um cálice de vinho tinto com um pouco de leite moça e misture nas maças também. Leve de volta ao fogo para cozinhar as maças. Tire do forno e jogue por cima uma mistura batida de 3 ovos, 1 xic. de leite, canela, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 xíc. de farinha de trigo, extrato de baunilha, 1 colher de chá de fermento em pó e raspas de limão. Salpique gotas de chocolate por cima e leve de volta ao forno até assar a massa. Sirva quente com sorvete de chocolate.

21/06/2008

FRUTOS DO MAR

Nas duas ultimas semanas, minhas aulas foram sobre frutos do mar. Camarão, polvo e lula e ainda não acabou. Mas como esse assunto é longo, vou começar a postar sobre ele já. Algumas informações, dicas e receitas que sempre é bom termos.
- Apesar de chamados genericamente de frutos do mar, os moluscos e crutáceos possuem características tão peculiares que merecem ser tratados de forma individual. Por terem a carne muito delicada, exigem cuidados especiais no preparo. O cozimento no tempo correto é importantíssimo, pois em poucos segundos passam de uma conscistência macia para outra dura e borrachuda. Os sabores são normalmente intensos e muito característicos, o que requer mais cuidado na escolha de molhos e acompanhamentos e do método de cocção a ser utilizado. Ao falar em frutos do mar, não se pode esquecer a simplicidade: ela valoriza o ingrediente!!

MOLUSCOS: Caracterizam-se por possuirem uma concha, às vezes duas, que lhes protege o corpo, com exceção apenas do polvo e da lula, que possuem tentáculos. Dividem-se em univalves, bivalves e cefalópodes.
Univalves: São os que possuem apenas uma concha, como por exemplo, o abalone, o ouriço-do-mar e os escargots.
Bivalves: São os que possuem duas conchas, ligadas por uma articulação, como, por exemplo, o marisco, o mexilhão, a ostra e a vieira.
Cefalópodes: São os que possuem os "pés na cabeça", ou seja, tem os tentáculos ou braços ligados diretamente à cabeça. Exemplos, a lula e o polvo.

CRUSTÁCEOS: Caracterizam-se por possuirem carapaça (e/ou esqueleto externo), onde se predem os músculos. Em geral tem um par de mandíbulas, dois pares de antenas e dois pares de maxilas. Os exemplos mais conhecidos são: lagosta, camarão e lagostim.
Ao comprar frutos do mar é preciso, antes de mais nada, sentir seu cheiro, que deve ser neutro e agradável. Se forem comprados congelados, sua embalagem deve estar em perfeitas condições e eles devem estar armazanados à temperatura de -18ºC ou mais frio.

POLVO

Além do cheiro, é preciso observar a textura da carne, que deve estar firme e úmida, mas não viscosa. Os polvos menores, de até 1kg, são mais macios. Deve ser armazenado e embalado em recipientes plásticos e então colocado entre camadas de gelo e refrigerado.
Limpeza: Retire a cabeça fazendo um corte logo acima dos olhos. Abra-a e retire as vísceras. Reserve. Com a ponta de uma faca, corte em volta dos olhos e retire-os. Vire os tentáculos ao contrário e esprema uma cartilagem dura que se encontra no seu centro. Lave os tentáculos cuidadosamente para remover eventuais sujeiras das ventosas. se desejar, retire a pele, puxando-a firmemente.
Preparo: Pode ser cozido, grelhado ou salteado. O tempo de cozimento depende muito dos tamanhos dos pedaços, mas em geral deve ser de até 5 minutos ou então passar dos 25 minutos, quando a carne volta a ficar macia (entre 5 e 25 minutos, a carne se torna extremamente dura). A escolha do tempo de cozimento depende muito do tempo de receita a ser preparada. Por exemplo, um polvo grelhado ou usado numa salada, ficará melhor se cozido rapidamente. Já no caso de ser usado num molho ou ensopado, pode ser mais interessante cozinhar o polvo por mais tempo, para que absorva mais o sabor do preparo e transfira seu sabor para o molho. A cabeça do polvo é comestível, porem por sua carne ser mais fina que a do corpo e dos tentáculos, o ídeal é usá-la separadamente numa receita.

LULA

Além do odor, observe a pele, que não pode estar viscosa. A lula deve ser armazenada em recipiente plástico e então colocadas entre camadas de gelo e refrigerada.
Limpeza: Lave a lula e, se desejar, retire a pele, puxando-a com firmeza. Separe cuidadosamente os tentáculos do corpo - o olho, a bolsa de tinta e os intestinos virão junto com os tentáculos. Lave e retire a pena interna (cartilagem transparente). Para utilizar os tentáculos, faça um corte bem, acima do olho e esprema uma pequena cartilagem arredondada que se encontra em sua base. Para utilizar a bolsa de tinta, passe-a por uma peneira no momento do uso.
Preparo: Pode ser grelhada, empanada e frita, assada com ou sem recheio, cozida em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento deve ser curtíssimo ou por mais de 25 minutos, quando a carne volta a se tornar macia.
CAMARÃO

É comercialmente classificado por tamanho ou por unidade/kg, por exemplo: 8/10 significa 8 a 10 camarões em 1kg, ou seja, são camarões grandes. Os mais comuns no Brasil são os camarões rosa e cinza. Além disso, deve ter cheiro suave, sem nenhum traço de amoníaco (odor comum quando o produto não esté fresco). A cabeça deve estar bem presa ao corpo. deve ser armazenado em recipiente plástico, colocado entre camadas de gelo e então resfriado.
Limpeza: Deve-se retirar a casca e depois o cordão escuro que corre ao longo das costas do camarão, antes ou depois da cocção. Caso se queira manter a casca, o cordão escuro pode ser retirado com o auxílio de um palito ou agulha de crochê. Outra solução possível é fazer uma incisão superficial com uma faca afiada diretamente na casca, apenas o suficiente para retirar o cordão.
Preparo: Pode ser cozido (em água ou num molho), salteado, grelhado (com ou sem a casca) ou feito "no bafo" (cozido em seu p´roprio vapor, em panela tampada). O tempo de cozimento é muito curto, entre 1 e 4 minutos, dependendo do tamanho do camarão. Caso se deseje um sabor mais acentuado, as cascas e a cabeça podem ser usadas para fazer um caldo ou como parte do molho de uma receita.
LULA DORÊ
Não tem quantidades definidas. Lave e limpe bem a lula e corte-a em anéis. Se quiser, use os tentáculos também são comestíveis e saborosos. Banhe os anéis e os tentáculos em água com gelo e suco de limão. Ponha água ferver e afervente os anéis e os tentáculos por um minuto, isso dará maciez a lula. Disponha os anéis e os tentáculos sobre papel absorvente para secarem um pouco. Empane em farinha de trigo com pimenta do reino, depois em ovo batido com um pouco de água e depois na farinha de rosca. Separa bem os tentáculos um do outro depois que passar na rosca, para dar um aspecto bonito depois de frito. Frite em óleo bem quente. Sirva com limão.
Olha só estes pestillos de açafrão. Meu chef diz que é ouro em pó. Usamos na salada de polvo com grão de bico que fizemos na aula.

Hoje sabadão, dei aquela dormida gostosa depois do almoço e acordei com uma vontade tremenda de comer um docinho. Ai, lembrei das panquecas americanas que teve numa aula que faltei no curso. Mais do que rápido, peguei a receita e fui voando pra cozinha. Vejam só no que deu:

PANQUECAS AMERICANAS

Ingredientes: - 140gr de farinha de trigo, - 1 colher de chá de fermento em pó, - 1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida, - 1 pitada de sal, - 2 colheres de sopa de açúcar refinado, - 1 ovo tipo extra, - 250ml de leite.

Faz Assim: Misture todos os ingredientes secos em uma tigela e os líquidos em outra. Incorpore os líquidos aos secos e misture delicadamente. Deixe a massa descançar por 5 minutos. Frite em frigideira untada com manteiga. As panquecas devem ser expessas e bem douradas. Vá dispondo uma sobre a outra e intercalando com mel ou mapel syrup. Eu adoro mel, mas acho que fica um pouco doce demais. então, fiz uma caldinha ameu modo, com mel, suco de laranja, raspas de limão e umas gotinhas de baunilha. Misturei tudo e fui colocado sobre cada panqueca frita. Ficou mais molhadinho e a laranja quebrou um pouco o doce do mel, ficou excelente.

16/06/2008

SÃO PAULO FOOD AND WINE E AS FRUTAS VERMELHAS

Olá amadas!! Nossa, cheguei. Meu fim de semana foi tão incrível que quis aproveitar até o último minuto. Desde sexta-feira, que fui comemorar o dia dos namorados com o maridusco (alla Fabrícia) num lugar lindo, muito bacana. Fazia muito tempo que não tirávamos uma noite inteira pra nós. Foi especial. Sábadão, teve São Paulo Food and Wine, no Grand Hyatt. Foi muito bom, vimos muita gente legal, chefs famosos como Alex Atala, Carla Pernambuco e vários outros. E ainda de querbra conheci a incrível Neide Rigo. Adorei ver ela pessoalmente, mas quase não nos falamos direito, estava muito tumultuado e não dava pra conversar. Mas valeu a pena. Fiz workshop de ingredientes pouco conhecidos e de pestiscos brasileiros. Os dois foram incríveis. Coisas simples e que nos enchem os olhos de saber e conhecer. Não vejo a hora de ter novamente. Domingão, eu e o maridusco (olha a Fabrícia ai de novo) levamos o Pedro no Parque da mônica. Ele brincou muuito e nós também. Tinha um brinquedão tipo gigante, pros pais brincarem também. Imagina, eu e o Pequeno (meu marido) não queríamos mais saire de lá. rsrs. É muito bom ver nossos filhotes se divertindo e felizes!!
Bom, o dia que fui visitar o St. Marche, um mercado que tem aqui no Morumbi, compramos amoras e framboesas congeladas. E elas esatavam sempre olhando pra mim e eu não me decidia o que fazer com as pequeninas. Até que hoje cheguei formigona em casa e resolvi fazer um doce. É tipo um sponge cake, meio adaptado à culinária francesa. Super fácil de fazer e que fica uma delícia!! Espero que gostem!!
Génoise Cake com recheio de geléia de amora e framboesa

Ingredientes Massa: - 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida - 3/4 de xícara de farinha de trigo - 3 ovos caipiras - 1/2 colher de chá de extrato de baunilha - 4 colheres de sopa de açúcar.
Faça assim: Use uma assadeira retangular média para que á massa fique fina, porém, que de para cortar ao meio. Forre-a com papel manteiga e unte o papel com manteiga e farinha. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Em uma panela com água levemente fervente, coloque em banho-maria uma tigela resistente ao calor. Dentro dela misture os ovos e o açúcar com a batedeira até que a mistura fique levemnte aquecida. Tire do banho maria e bata por mais uns 8 minutos a té que a mistura espesse e fique branca. Acrescente a farinha em três tempos. Misture a manteiga derretida com a baunilha e despeje na massa. Deixe uma porção da farinha para ir depois da manteigas. Misture tudo muito bem e leve assar a 180ºC por uns 15 minutos. A massa fica branquinha mesmo e não vai fermento. Corte-a ao meio e recheie com a geléia. Faça uma calda com 1/2 xícara de açúcar e 5 colheres de sopa de água. Só misture e espalhe sobre o bolo.

Geléia de amora e framboesa especial
Ingredientes: 200 gr de aorasa congeladas e 200gr de framboesas congeladas - 1/2 xícara de água - 1/2 lata de leite moça 5 colheres de açúcar 1 colhere de sobremesa de lima da pérsia.
Faz Assim: Leve ao fogo as frutas com a água. Deixe apenas que amoleçam e acrescente o açúcar e a lima. Deixe reduzir e ficar em ponto de geléia. Retire do fogo e acrescente meia lata de leite condensado. Misture bem e este é o recheio.
PS. Como fiz numa assadeira meio grande, a amassa ficou fina demais, então, apenas espalhei o recheio sobre a massa e polvilhei açúcar.

Nosso passeio de domingo em família no Parque da Mõnica!! Me deliciei na piscina de bolinha!!


Laboratório Paladar. Aula: Ana Soares de petiscos brasileiros de boteco. Ela é incrível!! Reparem na apresentação!!

Corredor do evento. Muita gente bacana, ambiente legal!!


Para provar, no meio da multidão em volta dos chefs, só na mão mesmo.

Chefs em ação: Edinho Angel, Dona Neusa, Simon Lau








06/06/2008

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Enfim, ele chegou. Meu grande especial dia dos namorados!! O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro. Acho esse dia muito romântico e a pedidos das minhas amiguxas, resolvi fazer um mix de dicas, sugestões e receitas para deixar o dia de quem está amando mais que especial e para quem está só, tentar a sorte e se aventurar no mundo do amor por um dia. Então, espero que gostem e curtam muito o dia 12 a dois!!!_________________________________________________________________

DICAS

**Na hora de seduzir todo truque é válido. A decoração pode ser uma boa aliada para ajudar a criar um clima mais romântico e deixar o casal mais à vontade para a intimidade. Recorrer a velas, bons tecidos, pétalas de rosas, champagne, música e incenso ajuda a ativar os sentidos e propicia momentos de puro prazer. Os homens são muito visuais e, com certeza, ficarão satisfeitos com a surpresa de um ambiente decorado propositalmente para a sedução. A decoração deve ser usada como uma declaração de amor, uma fuga dos filhos e da rotina, uma notícia feliz e para celebrar a paixão.

** Oque é também muito legal, é colocar um fundo musical todo propício à situação. Um CD com muitas músicas (para rolar a noite inteira e não ter que ficar trocando toda hora) é uma mão na roda e incrementa qualquer ocasião!! Preparei uma seleção com as melhores músicas para se rolar neste dia. Garanto que se rolar um cd com estas músicas no seu Dia dos Namorados, sua noite será mágica!! Segue lista abaixo:



CD ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

- Michael Bublle - Home
- Sting & The Police - Every breath you take
-U2 - One
- 3 Doors Down- Here without you
- Adriana Calcanhoto - Vambora
- James Blunt- Beautiful
- Alicia Keys - Falling
- Ana Carolina - Quem de nós dois
- Marisa Monte - Beija eu
- Justim Timberlake - What goes around comes around
- Capital Inicial - Fogo
- Capta inicial - Olhos vermelhos
- Cássia Eller e Nando Reis - Relicário
- Bruce Spingsteen - Streets of Philadélfia
- Chris de Burg - Lady in red
- Cindy Lauper - True Color
- Cold play - The scientist
- Marillion - Beautiful
- Celine Dion - Because you love me
- Creed - With arms open
- Pink Floyd - I wish you are here
- George Michel - Father figure
- Duran Duran - Come undone
- Fergie - Big girls don't cry
- Gun's and roses - Don't cry
- James Blunt - Same mistake
- Joss Stone - Rigth to be wrong
- Kiss - Forever
- Luiza Possi - Tudo que há de bom
- Lulu Santos - Cerrtas coisas
- Marron 5 - She will be loved
- Oasis - Champagne super nova
- Patrick Swayze - She's like the wind
- Seether a feat. Amy Lee - Broken
- Robbie Willians - Advertising Space
- Roxette - Listen to your heart
- Roxette - It must have been love
- Seal - Kissed by a rose
- Simple red - You make me feel brand new
- Wynonna - I want to know what love is
- Tears for fears - Woman in chains
- Tiziano Ferro - Imbranato

A lista é extensa, mas qualquer dessas músicas que você conseguir por neste dia vai arrepiar seus corações!!!
______________________________________________________________

FILMES

Sei que existem milhares de filmes bons para este dia, mas acho que não vai sobrar muito tempo para ficar vendo tv,não é mesmo!! rsrs. Portanto, vou dar dica de apenas três filmes, mas que aqueçeram a noite com certeza.

SEM RESERVA

Filme excelente que além de abordar a gastrônomia, é super romântico. É meio água com açucar mas excelente para ver agarradinho com o parceiro!!

CIDADE DOS ANJOS

Sou suspeita para falar deste filme pois o amo de paixão. É bem feito, legal, romântico e o melhor, dá pra chorar assistindo. Assista-o para que seu gato ou sua gata seque suas lágrimas. Buaaaaa!!!

UMA LINDA MULHER

Acho que dispensa comentários. Aquele homem lindo se apaixonando por uma plebéia, não tem nada mais romântico do que isso, né!!

-----------------------------------------------------------------------------------
CARDÁPIO

O Rei da noite!! Pensei, analisei, revi, rerevi, rererevi até que cheguei no cardápio que queria. Coisas simples, fáceis de preparar, que não deixam cheiro de gordura, nem tomam muito tempo, econômico mas ao mesmo tempo sofisticado. Sem gastar muito mas com classe, é possível preparar uma refeição especial para seu amado e para sua amada. Comer em restaurantes bacanas e pedir comida boa é legal, mas nada se compara a comer uma comidinha feita pela pessoa que amamos e para a pessoa que amamos. Espero que gostem. Escolhi ingredientes fáceis de se achar, alguns afrodisíacos. Apenas para o prato principal darei duas opções. Vamos a ele então:
_____________________________________________________

ENTRADA

- Carpaccio de Rosbife com Pesto de Salsa
* 300 gr de carpaccio de rosbife
* PESTO DE SALSA: 2 maços médios de salsa - 2 dentes de alho descascados - 1 colher (chá) de sal grosso - 5 colheres (sopa) de nozes picadas (pode substituir as nozes por castanha do pará ou pinólis) - 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora - 15 colheres (sopa) de azeite de oliva. Modo de Preparo: Lave a salsa, seque bem, separe as folhas. Coloque parte das folhas de salsa no pilão e acrescente o alho e o sal grosso. Esmague bem, com movimentos rotatórios, até obter uma pasta. Adicione o restante das folhas, aos poucos, à medida que forem sendo esmagadas. Pouco a pouco junte, sem parar de esmagar, as nozes. Lentamente, adicione o queijo. Por último, junte o azeite, em fio, e continue a fazer movimentos rotatórios. Se não tiver o pilão, pode bater no processador e depois misturar o azeite a parte. Disponha os filés de carpaccio num prato bem bonito, regue com o pesto de salsa e sirva com torradinhas . Se quiser incrementar as torradinhas, corte-as em forma de coração, é super fácil de achar esses cortadores!!


- Sopa de Cenoura, mel e gengibre

(se tiver um friozinho, não deixe de preparar esta sopa, ela é incrível!!)

*Ingredientes: 1 kg de cenoura picada em cubos - 1 dente de alho picado - 1 cebola picada - 3 talos de salsão picado - 1 colher (sopa) de gengibre ralado - 2 colheres (sopa) de manteiga - 1 l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2) - 3 colheres (chá) de mel - 1 folha de louro - sal e pimenta-do-reino a gosto. Modo de Preparo: 1. Numa leiteira, leve 1 litro de caldo de legumes ao fogo médio para aquecer. 2. Coloque a manteiga numa panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Em seguida, junte os cubos de cenoura, a cebola, o alho, o salsão e o gengibre. Misture bem. 3. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. 4. A seguir, retire a panela do fogo, adicione o caldo quente com cuidado e misture bem. Acrescente o mel, a folha de louro e leve a panela de volta ao fogo baixo. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que a sopa esteja pronta. 5. Retire a folha de louro com a ajuda de uma colher. Com cuidado, transfira a sopa para um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, passe a mistura por uma peneira fina, colocando a sopa de volta na panela. Sirva quente.


PRATO PRINCIPAL (2 opções)

1º - Massa Verde Talharin com Vinagrete de tomate fresco, mussarela de búfala ( ou queijo de cabra) e manjericão roxo.
*Essa é super fácil mas saborosíssima. Prepare um vinagrete com três tomates não muito maduros, 150gr de muzzarela de búfala ou de queijo de cabra picadinhos, 1 xícara de azeite extra virgem, sal, pimenta do reino moída na hora. Misture tudo e reserve. Cozinhe um pacote de talharim verde (de espinafre, fácil de achar). Deixe al dente e coe. Sirva o macarrão cozido no prato, regue com o vinagrete e rasgue folhas de manjericão roxo por cima. Fica sensacional !!

2º - Salmão assado com cogumelos, alho poró e alcaparras e purê de mandioquinha

* Compre um filézão de salmão bem bonito. Tempere com sal grosso e pimenta branca. Disponha numa assadeira com papel manteiga no fundo e untada com azeite. Disponha o filé e jogue por cima alcaparras, cogumelos, (pode ser o qual você quiser, shimeji, shitake, paris, etc) e alho poró (só a parte branca cortada em rodelinhas). Regue com azeite e algumas gotas de limão siciliano. Não há quantidades específicas para esta receita, tudo vai do gosto da pessoa. Cubra com papel alumínio e leve assar até o salmão estar no ponto. O ponto dele é quando ele lasca. Sirva imediatamente. O Purê: Cozinhe a mandioquinha mas não deixe ela amolecer demais. Coe, esprema-a ainda quente e volte ela ao fogo para secar bem. Junte um pouco de leite quente até dar o ponto desejado. Tempere com sal e pimenta do reino. Retire do fogo e acrescente manteiga e duas colheres de creme de leite (que dará cremosidade ao purê). Mexa bem e sirva com o salmão. É uma combinação perfeita!!

SOBREMESA

- Merengada de frutas vermelhas com creme e chocolate.
* Frutas vermelhas usadas: Morangos, amoras, framboesas e cerejas frescas. Faça assim, Esmague metade das frutas vermelhas que você conseguir com um pouco de açúcar, algumas gotas de baunilha, 1 colher de sopa de açucar de confeiteiro e duas colheres de um champagne (ou espumante, ou se não tiver, não tem problema). A parte, bata um pouco de creme de leite fresco com açúcar até engrossar um pouco. Monte num potinho transparente da seguinte maneira: um pouquinho do creme de leite batido, um pouco das frutas amassadas com os açúcares, algumas frutas inteiras, um pouco de mini suspiros (que você acha em qualquer doceira) e regue com chocolate meio amargo derretido. Fica interessante você montar até a parte dos suspiros e levar uns 30 minutos à geladeira, menos o chocolate. Ai, ao tirar da geladeira coloque imediatamente o chocolate derretido. A sensação do contraste do geladinho das frutas e o quente do chocolate é incrível!!






BEBIDAS

Particularmente eu acho bebida uma coisa muito pessoal. Pois sei que tem gente que prefere mil vezes um suco ou refrigerante ao vinho ou champagne. É obviu que um bom vinho ou um espumante de qualidade deixam a noite de qualquer um mais especial e saborosa, mas não se prenda a isso. Se você é cocacolotra, ou ama uma loira gelada, ou mesmo um Tang da mamãe, não se sinta incomodado. O importante e ser feliz e se sentir bem fazendo do jeito que melhor lhe convém. Mesmo assim, aconselho a compra de um bom vinho (hoje em dia achamos vinhos de alta qualidade por um bom preço) para os momentos de mais intimidade, ou antes de uma dança de rostinho coladinho. É realmente muito bom!!
------------------------------------------------------------------------------------------
Bem meninas, o post ficou longo, mas fiz com o maior amor e carinho para vocês!! Realmente espero que tenham gostado e mais ainda, que façam, nem que seja uma das receitas. E depois me contem como foi!! Só pra fiinalizar, fui lá na gravação hoje!! Muito lindo o lugar, muito verde, lagos. Gravei externa, numa varandona de madeira, com forno a lenha, cavalos, moda de viola tocando de fundo. Tremi na hora de colocar os ingredientes na tigela e até esqueci de por o sal na escarola. rsrsrsrs. Mas o apresentador foi super gente fina e me deixou a vontade. Deu tudo certo e amei a experiência. A moça da produção ficou de me avisar o dia que irá passar na tv ai aviso vocês. Bom, vou ficando por aqui hoje pois escrevi demais. Deixo umas fotinhos lá da gravação a até amanhã!!


O Lugar lindo que gravei e eu toda toda, me concentrando nos preparativos!!

05/06/2008

OLHA O PEIXE MADAME,TÁ FRESQUINHO!!

Ola amadas. Voltei. Nunca achei que fosse ficar tão atarefada na vida a ponto de não conseguir escrever periodicamente neste blog!! Mas não tem problema, sempre que conseguir estarei aqui e espero do fundo do meu coração que minhas leitoras não me abandonem.
Bom, hoje vou falar umpouco sobre o andamento de minhas aulas de peixe. Estão sendo de extrema importância para mim,pois apesar de comermos peixe em casa, isso não ocorre com muita frequência, e quando comemos, sempre são os mesmos peixes. Pescada e Cação. Com estas aulas estou conheçendo novos peixes e diferentes métodos de cocção, suas caracteristicas e combinações. Estou amando!! Hoje vou postar algumas fotos de minhas aulas e algumas técnicas e dicas de cocção. Se alguémquiser saber algo a mais, ou quiser alguma informação ou tirar dúvidas, fiquem a vontade!!
___________________________________________________________________________
Esta é a Tilápia. Limpamos ela e tiramos seus filés. Tempera-se apenas com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloca-se óleo numa frigideira antiaderente alta, esquente bem e ponha os filés para fritar do lado da pele. Deixe que frite bem, tem que ficar bem dourado. Você percebe durante a fritura que a parte da carne vai cozinhandoaos poucos. (este método de cocção para este peixe, não é necessário tirar a pele e nem muito a escama pois a graça do prato está no crocante que a pela dá quando frita)
Quando estiver bem dourado, tire o sfilés da frigideira, tire todo o óleo e seque-a com papel absorvente. Agora, volte a frigideira ao fogo e coloque os filés com a parte da pele para cima apens uns 60 a 70 segundos para finalizar rapidamente o cozimento. Esté pronto para servir. Fica absurdamente macio e saboroso.
Esta é a tainha. Fizemos recheada comum tipo de farofa depeixe cru. Pegue a tainha, e corte ela pelas costas dos dois lados da espinha, sem chegar a faca até o final,apenas para abri-la, tirar a espinha e as vísceras e lava-la bem. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e unte-a com um pouco de azeite. Agora, faça a farofa. Processe 200gr de filés de pescada cru com 3 fatias de pão de forma sem casca. Ponha a amistura numa tigela e acrescente leite, salsinha, cebolinha picadinhas, uma gema, sal e pimenta doreino e misture bem. Recheie a pescada com essa farofinha e prenda a parte de cima compalitos como na foto (se forempalitos de alumínio, melhor ainda). Agora, arremate os palitos com um pedaço de barbante, amarrando como um zigzague, como num tênis.
Fica assim. Cubra com papel alumínio e leve assar. Não perca o ponto.
Aqui está ela já sendo fatiada para apresentação, fica linda, não!!


Este é o pargo em crosta de sal (eu juro que ele está ai dentro,bonitinho!!!). Limpe o pargo por dentro mas mantenha ele inteiro, apenas com o corte pelas costas para limpeza. Tempere com pimenta do reino. No sal grosso, misturamos clara de ovo. Para cada kilo de sal grosso, uma clara de ovo. Para esse ai por exemplo, foram 5 kilos de sal grosso e 5 claras (clara crua). Simplesmente ponha o sal grosso numa tigela e misture as claras cruas. (misture com duas colheres, pois se misturar com a mão, sua pele ressecará demais). Ponha metade do sal com claras numa assadeira (faça tipo uma caminha de sal grosso de uns 2 cm). Acomode o pargo deitadinho sobre ela e cubra-o com o restante do sal grosso. É importante que ele fique com uma camada de sal grosso de uns 2 cm, tanto em cima, como embaixo. Molde o sal no peixe com as mãos e leve assar por uns 40min. ou até que o sal grosso esteja meio douradinho.

Tire a assadeira do forno e quebre a camada de sal grosso com uma faca e um martelinho (olha a minha chef Gabriela Martinoli assassinando o peixe). Dica: Para servir, nunca leve à mesa o peixe ainda na crosta para quebrar na frente dos convidados, é até bacana, mas faz muita sujeira e se acontecer de ficar um cristalzinho de sal grosso no peixe que alguém for comer, acaba com a refeição da pessoa, de tão salgada que é a pedrinha. Tire ele da crosta na cozinha, limpe bem todo o sal,(olhe por dentro também) para não acontecer surpresas.


Olha ele ai!! (e repare na sujeira em volta da assadeira!!!)
Este é o Gravad Lax. è um Salmão Curado. Pegue um belo pedaço de salmão sem peles e sem gordura dos lados. Corte um pedaço grande de papel filme e disponha-o aberto sobre a pia. Forre o papel (mais ou menos do tamanho do pedaço de salmão com funcho. Esfregue no salmão uma boa quantidade de sal grosso, de todos os lados. Deite o salmão nessa cama de funcho e cubra-o nvamente com mais um bom tanto de funcho. É importante que o salmão fique totalmente envolto no funcho. Enrole-o no papel filme, não deixe nem um pedaço aberto. Ponha numa travessa e ponha um peso em cima para que ele fique como que prensado.Leve a geladeira e deixe-o lá por 48horas. Depois do tempo, para servir, tire o filme, o funcho, limpe bem o sal e é só fatiar. Fatias bem finas para fazer canapés, antepastos e aperitivos. Com ovo cozido combina muito bem!!
Este é o filé de linguado com recheio de siri. Se chama Paupiette de Linguado. Recheio: Faça um refogado com Carne de siri desfiadinha e temperada com sal, pimenta e um pouquinho de suco de limão. Refogue echalote em azeite e acrescente o siri. De uma fritadinha e acrescente a parte branca da cebolinha picadinha. Tire do fogo. Acrescente um pouco de creme de leite fresco, misture e depois coloque uma gema e a parte escura da cebolinha picadinha. Misture bem. (é importante que o creme de leite esteja gelado e seja posto antes da gema, pois como você irá misturar na carne que acabou de sair do fogo, o creme de leite gelado abaixa a temperatura da carne para que ao você colocar a gema, ela não cozinhe). Pegue os filés de linguado, tempere com sal e pimenta do reino e disponha sobre ele o recheio de siri. Enrole-os como um rocambole e leve assar. É super rápido, uns 10 minutos. Ele fica bem branquinho.
Olha ele enroladinho!!

Enquanto os enroladinhos assam, faça o vinagrete. Leve um bom tanto de azeite ao fogo e refoque um punhado de cebola roxa. Acrescente um pouco de fumet (caldo de peixe), 1 tomate concassé (sempele e picadinho), salsa e coentro picadinhos e umas gotas de vinagre de vinho branco, sal e pimenta do reino. Aqueça bem e está pronto. Para servir com o paupiette de linguado
Olha que bacana!! É um prato super suave!!
________________________________________________________________________
Espero que tenham gostado!! E olha que não acabou não, ainda tenho mais 4 aulas depeixe!! Aguardemmais!! Ah, prometo que posto ainda essa semana o cardápio do dia dos Namorados!!