31/07/2008

MIMO DA BÁ!!

Olha só, mais um mimo em menos de dois dias!! Dessa vez foi da miguxa Bárbara, a famosa Bá, que está sempre aqui lendo minhas coisinhas e companheira de fusca!!! Bá, adorei, de coração amiga, obrigada!! Como já disse no post anterior, gosto de dar estes mimos para todo mundo que prestigia meu blog, pois todos que passam por aqui mostram seu carinho e respeito e acho que todos são merecedores destas gentilezas. Mais uma vez, amigas, sintam-se presenteadas com este selinho por mim, especialmente você Bá. Grande beijo!!!

30/07/2008

Miminhos da Nela!!



Olha só gente, este é meu segundo mimo que ganho desde que inaugurei meu bloguito, e são dois selinhos fofíssimos de uma vez. Quem me fez esta grande gentileza foi a minha querida amiga virtual Nela, que um dia espero possa deixar de ser virtual. Nela, muito obrigada pelo seu carinho, são pessoas como você que nos fazem continuar com força e animação. Obrigada e grande beijo pra ti!! Adorei. Mas não consigo escolher pra quem passar pois queria dar para todas as minhas leitoras e amigas daqui, seria injusto. Portanto, dedico estes selinhos a todas as minhas companheiras que aqui sempre estão, prestigiando meu cantinho e tendo paciência para ler sobre minha vida, inclusive você, Nela. Para vocês de coração!!

29/07/2008

Intercâmbio Culinário e Cultural


Olha só pessoal, este será meu selinho e o da Maria, da nossa participação no intercâmbio culinário. Quem quiser participar, ainda há pessoas em busca de companheiras. Vamos lá, se animem e acessem o Blog Intercâmbio Culinário ai aolado. Grande beijo!!

28/07/2008

ALEX ATÁLA

OOOIII amadas!!! Que saudades, meu Deus!! Olha, estou aqui hoje por sorte, tive que dar um cano no estágio hoje pois tive uma aula especial com Alex Atála (my idol) lá na escola e olha, se já admirava o cara, agora então vou abrir um fã club!! Gente, ele é "O Cara". Super sim´pático, deu um show de aula!!Ele sabe muito, super culto, contou várias curiosiades e informações mil pra nós. Eu fiquei pasma com a aula e não queria que acabasse mais!! E além doque acho ele um gato, meu tipo de homem!! Ele deu 3 receitas: Salada de Jambo e Flores, Costelinha ao Brás e Risoto com leite de coco, menta, shoyo e dendê. Bom, pelço cardápio vocês imaginem só como foi a aula. E a degustação dos pratos, que capricho, as assistentes dele prepararam tudo individualmente, naquelas louças mini lindas, lindamente!! Foi de comer com os olhos e a boca também!! E imaginem, acho que vai rolar de fazer um estágio lá no D.O.M. o restaurante dele!!! Nossa, seria um sonho. Vamos ver só no que vai dar!!
Bom, o estágio anda de vento em poupa, mas ando me desgastando demais, estou sentindo muita falta da minha casa, dosa meus filhos e do meu marido!! Mas é pro meu bem, preciso de conhecimento e prática e isso só vou conseguir treinando!! Já aprendi risoto de tomate, de alho poró e de funghui. Couscous marroquino, raviole de carne, capeleti de ricota com molho de nozes, polenta rustica, Brandade, abobrinhas grelhadas, Saladas e todas as tapas (entradas) Essa semana é a última lá e ai minhas aulas no curso começam novamente. Acho que vou sentir falta de lá. Sabe, trabalho com contabilidade e não gosto nem um pouco. Quero muito trabalhar na área que amo que a cozinha, arrumar as mesas, decoração, criar pratos e por isso de ante mão já deixo aqui um recado. Quem souber de uma vaguinha seja do que for na área de gastronomia é só me avisar, estou anciosa para trabalhar realmente com oque amo!! E Ah, esqueci de contar um fato à você: No primeiro dia do estágio, quebrei um vidro de azeite cheinho e novinho, um mero vidrinho de 119,00 reais!!! kkkkkkk. Tinha que ser eu, imaginem minha cara de bocó!!
Amores, vou deixar vocês com as últimas fotos, do estágio e do Atala e semana que vem, se Deus quiser volta tudo ao normal, meu curso, meu tempo livre pra minha família e meu blogu lindo do coração e as receitas. Ah, começarei a volta às férias com o Garde Manger (cozinha fria). Me aguardem!! Grande beijos a até mais!!
Costelinha à Brás. A mais deliciosa de todas!!A Salada de Jambo com Flores. Deliciosa e envolvente!!O Risotto inédito. Coisa de outro mundo. Repare nas algas em tirinhas!!Mr. Atala declamando seu poema. E essa rosa na mão..Quase morri!!O Mestre.Eu e Kátia tietando o chef...Sem palavras. Que honra!!

12/07/2008

1º SEMANA LA TABLE

Oi amadas!! Consegui um tempinho hoje. Vocês sabem que umas 15:00 fui fazer meu filho dormir pra eu poder vir escrever um pouco aqui, mas estava tão cansada que acabei dormindo junto com ele!! Mas vou tentar escrever tudo que quero hoje. Preciso contar a avocês que o estágio na no La Table está demais!! A Clô quase nunca vai lá, estou com 4 cozinheiros chefs dela que se revezam e é muito corrido cozinha de restaurante. Quando chego, já há uma listinha de coisas para fazer como ralar parmesão, encher os potinhos das Tapas (praça da salada), ralar tomate, essas coisas. Ai, já começamos a botar a mão na massa. Uma aluna lá do meu curso, a Raquel, está estagiando comigo. Os cozinheiros, (Reginaldo, Evandro, Bruno e Andre) são incríveis, muito legais e estão deixando a gente a vontade. Já fizemos pratos sozinhas para servir e foi emocionante!! Estou aprendendo muita coisa bacana e isso vai ser muito bom para minha carreira. Tá super cansativo, chego em casa 00:20 todo dia e nem vejo mais meus filhos acordados, mas penso que é para meu bem e o deles também, se quiser seguir esta carreira, preciso de muita técnica e conhecimento e para isso vou ter que me sacrificar um pouco!! Mas está sendo ótimo. Lá são duas cozinhas, a de salgados, que é a que fico, e a da confeitaria, que é de onde saem os doces e pães. A geladeira de lá é uma perdição, doces, compotas, trufas, tortas, olha, tá difícil resisitir. Fora que acho que vou engordar mouuuito pois todos os pratos que saem, sempre sobra e eu e a Raquel experimentamos tudo, todo dia antes de ir embora a garçonete serve chocolate quente pra gentye, os cozinheiros sempre pegam coca a água com gas no bar para nós, fora as sobremesas que experimentamos, ai meu Deus, que tristesa!!!
Bom, como sei que agora só poderei estar aqui no sábado, vou postar todas as receitas novas que aprendi lá e umas fotos bacanas, assim, vocês podem passar por aqui a semana inteira e ver uma receita por dia. Vai ficar meio longo mas é muito legal!! Grande beijo e to com saudades dos coments!! Beijos!!!

LA TABLE: Eu já provando a comida!!

LA TABLE: Minha primeira refeição servida. Risotto de Tomate.

LA TABLE: Cordeiro saindo

LA TABLE: Eu piquei tudo isso.

LA TABLE: Prova da Sopa de Moranga.

Tomate Confit. Aprendi lá, fiz esse em casa.

Pintchilos de Frango. Aprendi lá, fiz em casa.


Sopa de Moranga. Aprendi lá, fiz em casa.

Risotto de Tomate. Aprendi lá, fiz em casa.

Sorbet de Cenoura. Essa é da mamãe.

A mesa especial que arrumei para os testes das receitas novas.

LA TABLE: Abobrinhas grelhadas.

LA TABLE: Eu e minha companheira de estágio, Raquel.

LA TABLE: Envoltines.

LA TABLE: Entrada de camarões.

LA TABLE: Defumando o Crumble de Pera.

LA TABLE: Cozinha. Raquelita, o Cozinheiro Evandro. Reparem nas facas, ficam presas por um imã gigante.

RECEITAS

TOMATE CONFIT

- Lave bem os tomate. Corte a bundinha, corte-os ao meio e tire as sementes. Coloque todos numa assadeira virados para cima. Polvilhe bastante açúcar, um pouco só de sal, e salpique por cima folhas de alecrim e orégano fresco. Regue com azeite e leve ao forno até que eles murchem e começem a queimar.

ABOBRINHA GRELHADA

- Tire a bundinha das abobrinhas e lave-as bem. Corte-as em lâminas, de comprimdo. Se tiver a mandoline, melhor ainda. Tem que ser bem fininha. Aqueça uma grelha, que seja ondulada para marcar as abobrinhas. Se não tiver, pode ser frigideira. Grelhe bem de um lado, vire e grelhe do outro. Ponha todas numa tigela e acrescente dentes de alho cortados em lâminas, folhas de hortelã, sal, pimenta e regue com azeite. Está pronto.

ENVOLTINES

- Presunto cru (parma), Figos e Rúcula. Corte o presunto em tiras. Corte os figos ao meio e cada metade em três pedaços. Para cada envoltine, usa-se 3 folhas de rúcula. Estenda a tira de presunto e na ponta disponha o as rúculas, de modo que elas fiquem com as folhhas para cima, e o pedacinho de figo. Enrole a tirinha de presunto de modo a fazer um buquezinho com as folinhas. As pontinhas dos talinhos da rúcula que ficarem para fora do enroladinho, corta-se. Disponha eles depezinho num pratinho de regue com azeite. Não é necessário sal. Se tiverem dúvidas sobre a montagem, olhem a foto acima.

SOPA DE MORANGA

- Ponha numa panela água o quanto baste, a moranga descascada e sem sementes cortadas em cubos, cebola em cubos, salsão em pedaços e dentes de alho. Cozinhe tudo junto até as morangas ficarem bem macias. Bata tudo no líquidificador e volte a panela. Deixe no fogo até engrossar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Coloque creme de leite e parmesão ralado. Misture bem e sirva sem nada ou com croutons.

RISOTTO DE TOMATE.

- Sue cebola picadinha na manteiga. Junte o arroz arbóreo e de uma refogada. Junte um pouco de vinho branco e espere evaporar. O tomate usado pode ser o molho pronto, tomate ralado ou a semente que foi retirada para fazer o tomate confit, basta apenas bate-la com um pouco de extrato de tomate no liquidificador. Após evaporar o vinho junte uma boa quantidade de tomate. (tipo o dobro da de arroz). Vá mexendo e apenas use caldo de legumes se precisar, pois o tomate é bem acquoso. Quando o arroz estiver no ponto, acresacente o parmesão ralado e folhas de rúcula. Tempere com sal e pimenta. Meza bem e sirva imediatamente.

PINTCHILIOS DE FRANGO

- Filés de frango, Tomates Confit e folhas de sálvia. Corte os filés de frangos em tiras. Corte os tomates confit em 4 partes. Ai, monte um espetinho pequeno ponha na ponta da tirinha de frango uma folha de sálvia e um pedaço do tomate. Enrole a tirinha e enfie no espetinho. Temper com sal e pimenta e frite em azeite bem quente. Deixe dourar bem e sirva como entrada.

CAMARÕES

- O mais simples. Use camarões médios. Limpe-os. Em cada camarão, enrole uma folinha de sálvia e uma tirinha de presunto cru (parma). Tempere com sal e pimenta e frite em azeite bem quente. Sirva como entrada.

SORBET DE CENOURA

- 1 xic de cenoura ralada, 1 xic de açucar, uma xic de água. Ferver tudo numa panela, quando estiver em ponto de calda não muito grossa, tirar do fogo, deixar esfriar e bater no líquidificador com 1 xícara de leite em pó e 1/2 xícara de creme de leite. Bater bem e levar ao freezer. Fica bem doce e delicioso. Mas uma receita dá super pouquinho.

REDUÇÃO DE BALSÂMICO

- É um molinho que usamos na bancada de saída dos pratos. Colocamos umas gotas em algumas entradas. Como o envoltine e as Lulas. Apenas leve numa panela o balsâmico, um pouco de mel e reduza até ele ficar em conscistência de calda. É uma delícia.

Bom, vou ficando por aqui hpje mas semana que vem volto com mais receitas. Beijos amigas.

07/07/2008

EM MANUTENÇÃO..NÃO O BLOG, EU!!

Amadas e amados!! Estou passando aqui para dizer que "acho" que ficarei uns dias ausente, pois não sei se conseguirei postar nas próximas duas semanas. Entro 08:30 no serviço, saio as 18:00 e vou correndo pro estágio no LaTable que começa as 19:00 e fico até as 23:00. Vou chegar em casa depois da 00:00 com certeza. Ai só terei sábado e domingo livre com roupa pra lavar e passar, filhos pra cuidar e ver tudo que não pude ver na semana. Mas prometo fazer o máximo de esforço possível para sobrar um tempinho pra vir aqui. Mas quando acabar Julho, tudo voltara ao normal. Volto das férias do curso, acaba estágio e ai estarei aqui como sempre.

Não me abandonem amigas, eu volterei!!! Vou morrer de saudades!! Beijos a todos e obrigada pelo carinho!!

03/07/2008

CHEIROS

Há tempos estou para escrever sobre este assunto. Os Cheiros. Cheiros são bons demais. Essa minha vontade veio de outro dia, passando numa rua qualquer, trabalhando, senti um cheiro que me fez lembrar certa época do meu passado. Não era cheiro nenhum e´pecífico, que não lembrava nenhum alimento, ou coisa alguma, mas sim, um cheiro que me lembrou nitidamente cenas do meu passado, cenas de um dia, com pessoas especiais e que me fez sentir muito bem. Não lembro exatamente do que me lembrei pois faz tempo, mas isso é um fato que vive acontecendo comigo. Sinto cheiros e lembro de coisas ou de pessoas. Já senti cheiro que lembrava o café com leite da minha vó, , cheiro que lembrava uma viagem, cheiro que lembrava a 1º escolinha que estudei quando não tinha nem dois anos, um perfume que lembrava alguem especial. E acho essas coisas sensacionais pois são fatos que ocorreram ha tempos mas ficam para sempre gravados em nossa memória pois basta 1 simples cheiro para lembrarmos do passado. Pode ser coisa triste ou coisa alegre, o fato é que elas estão lá, na nossa mente, guardadas no nosso cofre sentimental.
E são essas pequenas coisas que tornam a vida algo especial, um presente de Deus!!

Quem nunca foi alvo das lembranças sentindo cheiros??


Novidades::::: Fui hoje conversar com a Clô Dimet e vou começar o estágio na segunda feira!!! Nossa, não vejo a hora, estou muito feliz e espero que de tudo certo!! Vai ser rápido, um mês só mas vai ser muuito enriquecedor. Torçam por mim amigas!! Hoje não vou postar receitas mas sábado volto com receitas, fotos e muito mais!! Beijos minhas queridas e queridos!!!

BOA SEXTA FEIRA!!