29/09/2008

RAVIÓLI ESTAMPADO COM BETERRABA ASSADA E PARMIGIANO


Logo que as meninas do Quatro Ragazze (blog ao lado) lançaram o desafio das massas, pesquisei dias para escolher uma bem bacana para participar. Receitas deliciosas não faltavam mas queria fugir um pouco do trivial mas ao mesmo tempo conseguir manter uma comida bem saborosa. Sou fã de Roberta Sudbrack, além de ser uma exímia chef pela pouca idade, preserva os métodos tradicionais de cocção e apesar da parafernália de tecnologia que os chefs tem hoje em dia, é usuária fiel de métodos e utensílios antigos da culinária. Acho que ela faz um trabalho incrível e desde de que vi uma receita de um ravioli dela na Menu, fiquei com muita vontade de experimentar. Que momento melhor senão o desafio de massas do Quatro Ragazze?? A receita é Ravióli estampado de beterraba assada com com Parmigiano. Duas coisas me levaram a fazer esta receita: 1° Não gosto de beterraba mas acho um tubérculo maravilhoso, de cor deslumbrante e fazer uma receita onde poderia aprecia-la de uma forma diferente se tornou um desafio para mim. 2° Provar o Parmigiano. Sempre ouvi falar desse queijo, de sua excelente qualidade mas nunca tive a oportunidade de prova-lo, também porque nunca havia feito uma receita que pudesse utiliza-lo. Ai, quando vi esse ravioli, bingo!! Corri pro mercadão e fui atras do Benedito. Ta certo, foram só 100gr de compra, até porque seu preço não é nada razoável, mas já fiquei feliz!! Apenas uma coisa fiz diferente da receita original, estampei a massa com salsinha. Aprendi essa técnica na minha aula de massas que tive com Ana Soares, do mesa III Gastronomia e adoro faze-la. Duas curiosidades sobre a preparação do prato. Um: A máquina de massas usada é uma maquina que era da minha avó (era porque ela me deu) que ela ganhou de meu avô há só 40 anos atrás. Dois: A máquina que usei para processar a beterraba com a ricota e o parmigiano também era da minha avó de mesmo tempo de idade, 40 anos. E as duas se tornaram minhas companheiras de cozinhas, perfeitas, sem defeitos ou piriri, funcionam perfeitamente. Tudo isso tornou essa minha receita muito especial. Espero que vocês gostem também!!
RAVIÓLI ESTAMPADO DE BETERRABA ASSADA COM PARMIGIANO
Ingredientes Massa: 800g de farinha de trigo especial peneirada, 200g de farinha de grão duro peneirada, 8 ovos caipiras frescos, 4 gemas de ovos caipiras frescos, 2 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de chá de sal, folinhas inteiras de salsa.
Faz Assim: Misture as farinhas numa superfície lisa e abra um buraco no meio, deixando as bordas altas. Ponha os ovos e as gemas neste buraco e bata com um garfo. Junte o azeite e o sal e misture bem a massa, sovando-a por uns 15 minutos. Se a massa estiver muito úmida, acrescente mais um pouco de farinha misturada. Se ficar muito seca, bata um ovo com uma gema e acrescente de pouquinho até sintir que a massa está macia. Deixe descançar coberta com pano úmido pelo menos uma hora.
Ingredientes Recheio: 50g de queijo parmigiano reggiano ralado, 1 k de beterraba orgânica, 1 colher de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de manteiga, 200g de ricota fresca de baixa acidez, sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Faz assim: Lave e seque bem as beterrabas, sem retirar a casca. Corte-a em pedaços e asse em forno médio com o azeite e a manteiga, cobertos com papel alumínio até que fiquem bem macias, cerca de uns 30 minutos. Processe a beterraba, a ricota e o parmigiano, tempere com sal e pimenta e utilizando a funçao pulsar, bata com cuidado até obter uma mistura lisa. Como eu não tenho processador, fiz tudo na maquina de moer carne de minha avó e ficou excelente!!

Como Montar Massa: Como eu tenho a maquininha de massa abri a massa aos poucos na maquininha. Fiz a massa estampada. É muito fácil. Você abre duas tiras de massa na espessura média e por cima de uma delas, espalhe folinhas de salsinha, como abaixo:
Coloque a outra tira de massa por cima:


Passe as tiras unidas pela máquina até a mais fina. A salsinha ficará como que estampada na massa e ai você corta como quiser. Eu cortei em formato de raviólois.

Montando os Raviólis: Coloque uma bolinha de recheio no meio da massa cortada e faça os raviólis. Cole a massa com água quando forem fechar.
PARA MOLHO E ACOMPANHAMENTO

Manteiga Noisette: Derreta a manteiga até ficar ligeiramente queimada (com cor e aroma de avelã).
Cebola Croustillant: Frite por imersão em azeite cebola em fatias bem finas, até que fiquem douradas e crocantes.
Finalização: 1/2 xícara de broto de beterraba orgânica, 20 g de parmigiano reggiano ralado.

Montagem: Cozinhe os raviólis até que fiquem no ponto desejado. Uns preferem mais macios outros al dente. Disonha os raviólis no fundo dos pratos, cubra com um pouco de parmigiano ralado, manteiga noisette e finalize com as cebolas croustillant e os brotos de beterraba.




Observações: Parece trabalhoso mas....realmente é!! rsrsrs. Brincadeira, é que quis mostrar passo-a-passo a vocês para não deixar dúvidas. Demora um pouco pra fazer, claro, mas eu caprichei e o resultado foi incrível. Fica com um gosto sutil da beterraba e a manteiga noisette da ao prato um sabor incrivelmente especial. É divino!! Espero que tenham curtido.

27/09/2008

ÓOOO Dúvida Cruel!!!

Oi Pessoal!! Que sumida né!! Agora com essas aulas, tanta coisa acontecendo, fico sem tempo, menos do que antes!! A vida é engraçada. Quando você está desesperada atras de algo, nada aparece, nada funciona. Foi só eu consegui a vaga para dar as aulas, minha chef Carole Crema me fez uma proposta de trabalho incrível. Para trabalhar na administração das compras da La Vie en Dulce. Um emprego bacanérrimo, onde terei a possibilidade de migrar com o tempo para diversas áreas lá na empresa. E registrado, oque mais queria. E agora, estou num mato sem cachorro!!! Estou dando aulas ha apensas duas semanas, num emprego que a diretora da minha escola que me colocou lá, e agora chego e digo que achei algo melhor e vou sair. Gente, estou tão angustiada, não sei oque fazer!!! Estou pensando muito!! Rezem por mim amadas, para que Deus me ajude a tomar a decisão correta sem magoar ninguem!!
Pois bem. Estava devendo alguns post. O primeiro, são dois mimos que ganhei das queridas Sandreane e Nela. O Dardos, que já havia ganho, foi a fofa Sandreane que me ofereceu e o Blog de ouro, foi da lindinha Nela, que está sempre por aqui me prestigiando!! Meninas, desculpem a demora mas é claro que não esqueceria de mostra-los aqui!! Obrigada, amei demais, os dois!! Como sempre, nunca escolho blogs para repassar meus mimos, repasso-os a todas as pessoas que aqui passam e deixam seus recados!! Amadas, é de vocês!! Obrigada pelo carinho meninas!!

Selinho da Sandreane!! Selinho da Nela!!
________________________________________________________

Outra coisa que não contei a vocês foi o começo de minhas aulas. Meninas, estava assustadíssima no primeiro dia, mas a Bete foi comigo e me ajudou. Dou aula de segunda e quarta. Quatro aulas por dia, Segunda, as crianças maiores e quarta as menores. A aula que dou segunda é a mesma que dou Quarta pois são todas crianças diferentes. Ou seja, dou 8 vezes a mesma aula. Impossível não se decorar uma receita assim né!! rsrsrsrs!!. A turma de segunda feira é mais maneira e calma que a de quarta, os menores são terríveis, tem horas que parece que minhas cordas vocais vão saltar da boca de tanto que tenho que falar alto para eles me ouvirem pois eles não param de falar e gritar um segundo. Gente, é uma coisa de louco!! Mas até que estou me adaptando bem. Tenho que aprender a controlar melhor eles mas isso vem aos poucos. O lugar para dar aula é muito bom, grande, espaçoso e tem tudo que preciso, quando não tem, basta solicitar que eles compram!! Bom, estou só no começo (agora não sei mais se continuarei), mas aos poucos vou ficar craque em controlar as ferinhas. Confiram as fotos das duas primeiras aulas!!


Esta é a minha parte da cozinha, minha sala de aula. Aquele fogão naquela ilha é minha lousa!!

Aquela é a parte da cozinha da cozinheira oficial da escola, a Dora, um doce de criatura mas que quando fica brava, sai de baixo!!


Essa é uma das turminha (da pesada!!) das aulas. Esta foi a primeira aula, de sanduiche americano com ovos mexidos!! Eles comem muito!!

Essa já foi a segunda aula, de mini-hamburguers de forno com queijo e molho de tomate. Ai é outra turma com a mão na massa!!

Eles esperando eu dizer: Atacar!!! Lá no centro, os hamburguinhos prontos!!
______________________________________________________________
Logo depois do aniversário da Bia, minha prima me liga e me pergunta se faço docinhos para fora, porque os da Bia ficaram ótimos e ela gostaria que eu fizesse os do aniversário do filho dela, meu priminho, o victor. Falei que nunca havia feito mas é claro que faria para ela. Ai, o pedido foi de 400 docinhos, 100 de cada: Brigadeiro, Beijinho, Bicho-de-pé e Paçoquita. Achei que seria difícil, mas minha linda avó me ajudou e fiz as massas todas uma noite e no dia seguinte minha vovó me ajudou a enrolar e antes do almoço estavam todos prontos. Ficaram lindos. Ai, olha só a foto deles!!

Minha primeira encomenda de docinhos: 400. olha só, que fofos!! Ficaram ótimos!!
____________________________________________________________
Bom, estou no módulo confeitaria lá no curos. Quinta-feira agora, tive uma aula de bolos, deliciosos. A aula foi incrivel para aprender e para comer. Mas eu, estagiária sofredora, quase morri para arumar aquela escola com aqueles chocolates duros e grudados ao final da aula, e era cheiro de ovos, merengue no chão, chocolate grudado, um luxo só de bagunça. Mas, tudo na vida tem seu preço né!! rsrsrs. Este abaixo é um dos bolos que fizemos. olha só o meu como ficou...dos céus!! rsrsrs!!


_________________________________________________________________
MASSA DE NOZES
Rendimento: 1Kilo e 500 g aproximadamente
Ingredientes: 14 claras, 14 gemas, 270g de açúcar, 500g farinha de nozes, 90g farinha de rosca.

Use: 3 formas redondas de fundo removível de aproximadamente 20 cm de diametro.
Faz Assim: Bata as claras em neve. Quando estiverem bem firmes adicione as gemas, uma a uma, ainda batendo com a batedeira. Adicione o açúcar aos poucos. Retire a mistura da batedeira e incorpore a mistura das nozes com a farinha de rosca, delicadamente. Unte as assadeiras com manteiga, forre com papel manteiga somente o fundo e novamente unte com manteiga por cima do papel manteiga e polvilhe farinha de trigo. Divida a massa nas 3 formas e asse em forno pré-aquecido a 180°C até que a massa fique firme e seca.
1° Recheio: DULCE DE LECHE (de bem casado)
Ingredientes: 1 lata de leite condensado cozido - cor clara, 200g de leite condensado, 14 g de farinha de trigo.
Faz Assim: Cozinhe a lata de leite condensado em panela de pressão por 40 minutos (a partir do momento em que se liga o fogo). Espere esfriar e misture as 200g de leite condensado puro e a farinha de trigo. Em panela, cozinhe mais um pouco mexendo sempre até que a mistura solte das laterais da panela.
2° Recheio: BABA DE MOÇA

Ingradientes:1 xícara (chá) de água, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha, 5 gemas (ovo caipira) peneiradas, 5 gemas (ovo de granja) peneiradas, 1/2 xícara (chá) de leite de coco.
Faz Assim: Numa panela em fogo médio, coloque água e açúcar. Deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de frio, acrescente essência de baunilha, 5 gemas (ovo caipira) peneiradas, 5 gemas (ovo de granja) peneiradas e leite de coco.
Misture bem e pronto. Meia receita recheia o bolo acima tranquilamente!!
CALDA PARA REGAR O BOLO
Rendimento: 1 litro e 500ml aproximadamente.
Ingredientes: 1 litro de água, 450g de açúcar.
Para aromatizar (opcional): canela em rama, casca de laranja, cravo, licor, rum.
Faz Assim: Ferva os ingredientes por 1 minuto.
- O resto é com vocês. Recheei meu bolo de nozes com baba de moça e dulce de leche. Esse pretinho no meio do recheio foi um pouco de ganache de leite que sobrou da aula e eu não queria desperdiçar (eu nem queria por sabe!!). Cobri com pasta americana só porque acho lindo mas para comer, ela é horrível, na minha opinião. Tem gente de gosta mas eu não. Agora, a nível de decoração, acho a mais legal!!! Olha só que tentação!!



21/09/2008

PANQUECA DE BRIGADEIRO DE GENGIBRE
















Pessoas, essas são as fotos do meu desafio que falo logo abaixo...é que tive um probleminha na postagem e não consegui arrumar de jeito nenhum...me perdoem!!!!
__________________________________________________________________
Olá amadas. Cá estou eu. Primeiramente, deixa eu contar só minha primeira semana como professora. Olha, nas aulas de segunda-feira, apesar do susto inicial de ver aquela criançada eu me sai muito bem para um primeiro dia como professora. Eles eram levados, falavam bastante mas uns amores, dei aula tranquilamente. Agora, gente, na quarta-feira....Jesus me abane!!! Os pequenos eram terríveis...falavam pra caramba, dispersavam a aula toda hora e eu tive que cortar um dobrado pra consegui dar a aula e falar mais alto que eles. Fiquei rouquinha, rouquinha...Claro, eles são muito engraçados, divertidos, mas pra mim, que nunca deu aula, foi uma coisa de louco. rsrsrs. cheguei em casa que parecia que tinha tomado uma surra. Minha mãe deu muita risada... Ah, o menú da aula foi: Sanduiche americano com ovos mexidos. Simples, mas delicioso e eles comeram de lamber os beiços!!!
Bom, segunda pauta do dia: O aniversário da Bia!!! Gente, eu, como sempre, decidi fazer mil coisas e tudo sozinha...Sexta-feira passei o dia na cozinha para adiantar tudo pro sábado. Trabalhei que nem louca, fiz Salpicão de Frango, Torradinhas de orégano, Bolachinhas do mickey, Pate de cereja, Mini tortinhas de frutas, brigadeiro, bicho de pé, gelatina, docinho de uva, e os recheios das barquinhas, de shitake e palmito. Nossa, minha cozinha parecia um campo de batalha!! Mas olha, valeu cada segundo..só os elogios que recebi a noite inteira e ver que o povo estava se deliciando com meus quitutes, já valeu o esforço...Foi uma festinha incrível, todo mundo dançou, se divertiu e comeu bem. Coisas simples mas que agradaram a todos. Vejam algumas fotinhos da festa:
Meus canapés de shitake e palmito!!
A decoração da festa era de Balada!!!
Esse ai era o Salpicão de frango!!

Onde está Wally?? Reparem ao lado direito da caixa de bolo estão minhas tortinhas de frutas, se aguçarem a vista, verão copinhos plásticos que são as gelatinas. E esse mini bolo com as velinhas foram as lembrancinhas que fiz, embrulhadinhos, pena que não tirei foto!!
Aqui, meu principe e minha princesa!!
______________________________________________________________


DESAFIO MÃO NA MASSA - SETEMBRO: CHOCOLATE

Pessoas, topei este desafio do Mão na Massa (blog ao lado), juntamente com minha parceira Raquel (blog ao lado tb) e nosso ingrediente era o chocolate. Raquelita (apelido meigo que dei a minha nova "miga" virtual), me mandou essa receita simples e deliciosa de Panquecas com Brigadeiro de Gengibre. Fiz e realmente é deliciosa. Hoje iremos postar nossos resultados a vocês e vejam o da Raquelita la no blog dela também (diz ela que enfrentou um maremoto para confeccionar minha receita. rsrs) Então, segue abaixo as medidas ( as fotos estão lá no começo do post, problemas técnicos pessoal, me desculpem!!)


PANQUECA COM BRIGADEIRO DE GENGIBRE

Ingredientes da massa: 3 xícaras de leite, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de óleo, 2 ovos, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, manteiga para fritar.
No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa. Frite porções na manteiga até dourar levemente dos dois lados.
Ingredientes do brigadeiro: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sobremesa de manteiga, gengibre ralado (2 colheres de chá vai bem), 3 colheres de sobremesa de chocolate do padre (se não pode ser outro em pó).
Derreta a manteiga na panela com o gengibre para que de uma fritada e libere bem seu sabor. Junte o leite condensado e o chocolate e cozinhe até ponto de uma calda grossa (atenção, não pode ter ponto de brigadeiro, tem que ser mais mole).

A forma de servir depende do seu gosto. Pode rechear e enrolar que nem panqueca, pode manter a panqueca aberta e jogar o chocolate por cima ou fazer que nem crepe...

14/09/2008

E hoje a brincadeira é......

Ola pessoal!! Mais um desafio feito!! A Nana do Manga com pimenta (blog ao lado) me desafiou com essa delicia de relembrar uma receita que tivesse marcado minha infância. Confesso que foi muuuito difícil me decidir pela receita pois lembro de tanta comida de quando era criança, mas enfim, eu escolhi a dedo. Veja só as regras deste desafio:

Albúm de figurinha - Colocar o selinho na postagem.
Hora do Recreio - Conte qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância.
Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escreva a receita que fazia sucesso na sua infância.
Passa passa 3 vezes - Escolha 3 blogs e desafie para brincar.
Telefone sem fio - Informar para os blogs escolhidos o desafio que mais parece uma brincadeira.

♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥ ღ♥

"Pois é. Eu tenho tantas lembranças da minha infância....Eu fui uma criança tranquila até meus 7, 8 anos. Comecei dar um pouco de trabalho pra minha mãe quando fui entrando na adolescência, ou melhor, na aborrecência!! Eu tinha muitas amigas e eu era aquela que as coisas aconteciam sempre na minha casa. Se tinha trabalho de escola a fazer, lá ia o grupo inteiro pra minha casa. Se precisa comprar as coisas pro trabalho, eu ia e comprava tudo, se o pai tinha que pegar umas 20 meninas e meninos pra levarem algum lugar, eu já logo enfiava meu pai na fita pra não perder o passeio, e vocês nem imaginam como meus pais ficavam HIPER MEGA ULTRA FELIZES com essa minha mania. rsrsrs. Era cômico!! Talves por isso, a brincadeira que mais me recordo da minha infância, era quando minha amigas vinham pra casa e a gente brincava de filmar coisas com a filmadora do meu pai, sem permissão é claro, e usando, a maioria das vezes, coisas da minha mãe. Tipo, fazíamos desfiles, com as roupas e maquiagem da minha mãe, filmávamos receitas (olha só a culinária já peralta no sangue) na cozinha da minha mãe com as comidas de casa, fazíamos mega shows de rock tendo como palco a cama da minha mãe e até jantares românticos fazíamos na casa de minha vó, até ela entrava na dança. Nos trancávamos na cozinha e enchiamos a mesa de coisas de comer, a gente abria lata de atum, de palmito, molho várias coisas e punhamos as toalhas de renda dela com os castiçais de prata e ai chamávamos a família pra jantar. Hahahaha!! Minha vó ficava louca, até porque quem arrumava tudo depois era ela.
Bom, é tanta coisa que ficaria escrevendo até amanhã. E no meio de tudo isso, lembro de uma comida simples que minha avó fazia (e faz até hoje) que eu amava e que as vezes firava até motivo de encrenca na mesa com meus primos que é o BIFE A MILANESA. A encrenca se dava porque os bifes da minha avó até hoje são divinos, molinhos de tudo por dentro com aquela casquinha hiper crocante e ai eu e meus primos brigávamos para ver quem pegava os maiores e comia mais. Olha só, cada uma. Então a receita será ele, o BIFFE A MILANESA.


BIFE A MILANESA

Ingredientes:
1 kg de carne para bife cortada em bifes não muito finos (patinho, coxão mole, filé mignom)

Tempero:
Vinho tinto, alho batidinho, um fio de óleo, sal, pimenta do reino branca, um pouquinho de mostarda, cebola batidinha. Não tem quantidade definida porque vai do gosto de cada um.

Milanesa:
Ovos batidos com um pouco de quijo ralado e orégano (queijo de pacotinho), farinha de trigo e farinha de rosca.

Óleo para fritura.

Faz assim: Tire todas as gordurinhas extras da carne e se ela não veio passada na máquina do açogue, bata ela com o martelo de carne. Tempere com os ingredientes acima ou a gosto. Ponha os bifes num saco de congelas com o tempero e feche bem para que marine por uns 15 minutos. Bata os ovos com o queijo ralado e o orégano (que é só um pouquinho). Empane os bifes primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos e depois na farinha de rosca. Aqueça bem o óleo numa quantidade suficiente para que cubra os bifes. Vá fritando de dois em dois numa frigideira grande para que não grude. Vá escorrendo em papel absorvente. Lá em casa a gente costumava comer com arroz de forno e maionese. Deliciem-se!!



Agora, como manda a brincadeira, escolho três amiguinhas, então, quem quer brincar põe o dedo aqui que já vai fe...fe......fe....fechar!!!

Jo

Mari

Histórias na cozinha

Agora é com vocês girls....Beijos a abraços a todas!!!

10/09/2008

AMIZADE

Oque mais gosto no cyber space são os amigos que fazemos mesmo sem conhecer pessoalmente as pessoas. E a melhor coisa é ver que o que você escreve agrada essas pessoas. Adoro esses mimos e fico muito feliz em saber que alguem do outro lado davalor a oque faço. Esse selinho foférrimo ganhei da Jô (blog ao lado). Jô, amei, muito obrigada. Só não escolho nunca um número limitado de pessoas para repassar. Todos os selos e mimos que ganho, ofereço a todos os meus leitores pois todos que entram aqui e compartilham comigo minha vida, são especiais, você é uma delas Jô. Amigas, sintam-se presenteadas, todas, com esse presentinho!! Grande beijo a Todas e mais uma vez, valeu Jô!!! O Mimo da Jô

06/09/2008

BATISMO DE PROFESSORA

Ola amadas!! Gente, estou tão feliz...Estava anciosa para vir escrever para vocês!!! O que eu mais queria na vida está se tornando realidade. Fui convidada pela Dona da escola onde faço curso, a Betthy Kovesi, a dar aula num lugar chamado POF (posto de orientação familiar), no Morumbi, que atende a comunidade de Paraisópolis. É um projeto do Governo do Estado de São Paulo juntamente com uma fundação israelita. Um lugar lindo, que faz um trabalho incrível e lá, eles tem uma complementação educacional, como se fossem aulas extra-curriculares para todas as crianças ali da região e entre essas aulas`há um rpojeto chamado Criança na Cozinha, o qualç agora, será comandado por mim. Nossa, vocês nãoimaginam a honra que estou sentindo em ser convidada a coordenar um projeto deste porte, ainda mais com crianças. Darei aulas às Quartas-feiras e Sextas-feiras, das 08 às 17. Darei 4 aulas em cada dia para crinaças de 8 à 12 anos. Estou numa alegria e num pique total. Ja montei algumas aulas e será um grande desafio, pois a verba que o governo passa para cada aula é pequena e trmos que encaixar as aulas no orçamento. Mas o importante é o trabalho que vou desenvolver lá e oque importa será o retorno que meus alunos me darão. Farei o máximo para passar tudo que quero à eles. É claro que estou um pouco assustada pois é a primeira vez que dou aula à crinaças mas isso passa. Não vejo a hora de começar e peço que torçam por mim!!
Mudando de assunto, fui convidada pela Abril a fazer parte de um time vip de blogueiros numa empreitada nova do I-group. Está no comecinho ainda mas já criei meu espaço lá. Mas já adianto que por um tempo ainda continuarei com meu canto aqui até aprender mexer lá direitinho e deixar minha nova casa com a minha cara. Desde já deixo o endereço da nova residência para quem quiser já ir se acostumando com o novo ambiente:http://blogs.abril.com.br/cerejinha
Mudando de assunto novamente, hoje fui meio que fazer meu batismo de professora. Ia rolar uma festa de aniversário lá na escola (lá na minha escola, acontecem festas de aniversário de crinaças, onde a mãe contrata a escola e ai vai a criança com até 20 amigos. Há um cardápio escolhido pela crinaça e ela e os amigos que preparam as comilanças e comem no final da festa. É uma festa-aula, tem decoração, música, brincadeira mas eles que preparam suas comidas, é muito legal. (Quem se interessar é só visitar http://www.wkcozinha.com.br/), então, e hoje aconteceu uma festa lá, e a Betthy, que é quem dá aula as crianças, me convidou á dar a aula com ela, para eu já ir me acostumando e pegando o jeito da coisa. E foi maravilhoso, fiz Bolo, massa e frango com eles. Foi demais. Até levei a Bia e ela participou de tudo. Resumindo, estou muito feliz, com muito trabalho à fazer pois apesar de ser dois dias de aula na semana, há muito planejamento a ser feito, praparar as aulas passo-a-passo, entregar relatórios mensai e muita coisa mais. Mas oque interessa é que farei oque amo e terei mais tempo livre para meus filhos, estudo, pesquisa e oque mais puder fazer. Hoje foi deixar vocês com as últimas fotos e vou passar as receitas do menú criança da festa de hoje. Um grande beijo e até mais!

As crianças na montagem do Penne a Pizzaiolo

Vendo seus bolinhos prontos, na espectativa de decorar!!




Decorando os Bolinhos!!

Bibi na cozinha da Mamãe!!

Eu, a Bibi e Betthy Kovesi

___________________________________________________________

Menu da Festa de Hoje :

MINI BOLOS MÁRMORE CONFEITADOS

PENNE A PIZZAIOLO

FRANGO DE FORNO


MINI BOLOS MÁRMORE CONFEITADOS



Rendimento: 8-10 pessoas

Forminhas redondas com furo ao meio - 10cm de diâmetro - levemente untadas com margarina

Ingredientes: 180gr de margarina sem sal, em temperatura ambiente, 1 xícara de açucar, 3 ovos, 1 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó, 4 colheres de sopa de leite, 2 colheres de sopa de chocolate em pó peneirado.

Faz Assim: Com a batedeira, bata a margarina e o açucar até formar um creme. Junte os ovos e continue a bater até ficar bem homogêneo. Misture numa tigela a farinha com o fermento. Va peinerando essa mistura na tigela do bolo alternando com o leite sem parar de bater. Tire a batedeira, e divida a massa em duas tigelas. Em uma delas adicione o chocolate em pó e mexa bem. Esso bolo fica legal nas mini assadeirinhas de bolo de buraco no meio, senão, pode ser numa média. Unte as forminhas apenas com um pouco de margarina. Coloque nas assadeirinhas primeiro a massa clara e depois a de chocolate por cima e misture um pouco com o cabo de uma colher para que de um aspecto de mármore. Leve assar em forno pré-aquecido à 180ºC por uns 30 ou 40 minutos, ou até que estejam assados.

Glacê: 1 xícara de açucar de confeiteiro, 2 colheres de sopa de leite.

Faz Assim: Dissolve o açucar no leite até formar uma pasta e jogue sobre o bolo. Enfeite com confeitos coloridos. Pode ser uma calda de chocolate também decorada com coco ralado, ou granulado branco e preto.

PENNE A PIZZAIOLO

Rendimento: 8 porções

Ingredientes: Para cozinhar a massa: 2 pacotes de penne, 6 litros de água, 2 colheres de sopa de sal.

Para recheio e cobertura: 600gr de muzzarela ralada, 4 tomates maduros picados em cubinhos temperados com orégano, sal e azeite.

Faz Assim: Ferva a água com o sal e um fio de azeite e cozinhe o penne al dente. Escorra a massa e regue com azeite. Num refratário, monte camadas com o penne, a muzzarela e os tomates. Finaliza com a muzzarela e orégano e leve ao forno quente até derreter o queijo. Ponha um papel aluminio antes de ir ao forno por cima do refratario para não secar os macarrões que ficarem por cima. Sirva quente

FRANGO DE FORNO

Rendimento: 4 porções

Ingredientes: 50gr de manteiga derretida, 8 coxas e sobre coxas de frango, 1 colher de chá de sal, 1/2 colher de sopa de suco de limão, pitada de pimenta do reino branca, 1 pacote de bolacha salgada (tipo água e sal), 1 colher de chá de páprica doce.

Faz assim: Numa tigelinha misture o sal, a pimenta e o suco de limão. Lave e seque muito bem os pedaços de frango. No lado sem pele, faça um pequeno corte perto do osso para o tempero penetrar. Regue os pedaços de frango com o tempero e espalhe bem sobre eles. Pré-aqueça o forno à 180ºC. Pincele os pedaços de frango com a manteiga derretida (pouca). Ponha as bolachas num saco plástico e vá esmagando ela com soquinhos leves ou com o rolo de macarrão dando panbcadinhas de leve, ela tem que ficar uma farinha pedaçuda. Ponha essas migalhas numa assadeira e misture a páprica doce. Ponha os pedaços de frango, um a um, na assadeira com o lado da pela para cima e aperte ele contra as migalhas. Com duas colheres, faça uma montanha de migalhas sobre o frango e aperte com a colher para aderir. Ponha num outro refratário sem sacudir o frango, para que fique com a montanha de bolacha por cima. Faça com todos os pedaços e leve assar coberto com papel aluminio por uns 20 minutos. Retire o papel e aumente o forno para 200ºC e espere dourar a crosta de bolachas. Sirva quente enfeitado com raminhos de salsa ou dill.

PS* não consegui tirar foto do frango!!