28/11/2008

Chácara parte II

Como assim??? Meu pc ficou morto por 3 dias. Ontem a noite que consegui acessar a Internet. E eu cheia de posts interessantes pra vocês. Hoje, mas fotinhos da chácara e duas receitinhas de dar água na boca. A Costelinha à Bras de Alex Atála e a Cocada de Tabuleiro de Mara Salles. Beijos e até mais.


O Pavão todo metido. Tem 3 lá.

Vejam só: A vaca de lá gosta da loira gelada. É isso mesmo, a dona vaca é chegada numa cervejinha, é só bater a latinha na cerca que a bichinha vem correndo. Será que é por isso que o leite estava com um gostinho especial??
Umas das diversas espécies de flor que existe lá.
O Grande galinheiro.
O grande destaque no dia do churrasco. O Queijo de coalho.

A Colheita de cenouras.

Os primeiros ovos da manhã.

O Sr. Repolho.
O Sr. Alface: Imponente.
A Campainha.

Coelinhos
Um final de tarde chuvoso na rede.
Doce de leite no fogão a lenha. Será que estava bom??

A Sra. Abóbora

A Sra. Jaboticabeira. Estava carregda mas verde ainda.

O dia da pizza. Hummm!!


AS RECEITINHAS
Cocada de Tabuleiro
Ingredientes: Raspas finas de um coco fresco, 3 ovos inteiros, 3 xícaras de açúcar cristale uma colher bem cheia de manteiga.
Faz Assim: Mistura tudo muito bem num bowl e disponha numa assadeira untada e polvilhada com açúcar cristal. Tem que ficar uma camada não muito grossa, tem que ser tipo 1,5cm de altura. Asse em forno pré-aquecido até começar a dourar dos lados e estar firme no centro. Ela fica uma cocada para comer de colher, super molhadinha, não dá pra cortar. A foto não ficou muito boa mas é deliciosa.


Costelinha a Brás

Rendimento: 4 porções

Ingredientes: 800g de costela de porco, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 2 cenouras, 2 talos de salsinha, 1 talo de hortelã, 6 tomates, 300ml de vinho branco, 50ml de vinagre branco, 1 pimenta de cheiro do Pará, 10g de colorau, sal e pimenta do reino, óleo de canola, 1 folha de louro.

Faz Assim: Corte a costela em pedaços com dois ossos e reserve. Corte os legumes em pedaços pequenos e reserve. Pique grosseiramente a hortelã e a salsinha e reserve. Tempere as costelas com sal e pimenta, junte os legumes picados com excessão dos tomates, as ervas e o vinagre. Deixe marinar por 24 horas. Após esse tempo, separe a carne dos legumes. Em frigideira com um fio de óleo de canola, , doure a carne dos dois lados e junte os legumes da marinada, os tomates, o colorau e a folha de louro. Deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione o vinho e deixe evaporar. Cubra com água e cozinhe por 4 horas em baixa temperatura até que esteja bem macia. Retire as costelas, coe o caldo e volte a panela. junte o vinagre, a pimenta de cheiro e deixe reduzir pela metade. Sirva as costelas com o molho por cima e chips de mandioca e uma saladinha. Fica show!!

25/11/2008

Chácara - Parte I

Good Morning girls!!!! Que saudades meninas (e meninos, claro). Cheguei domingo à noite e nem tive tempo de olhar meus recados. Era uma pilha de roupa pra lavar e as coisas para voltar aos eixos aqui em Sampa. Mas olha, renovei. Gente, que lugar incrível e maravilhoso onde fui. Já conhecia lá, já tinha ido algumas vezes, mas eles foram fazendo melhorias e fica cada vez mais lindo!! Muito verde muita paz, horta, bichos, rio, um lugar pra você ir e esquecer-se da vida urbana por uns dias. Só sei dizer que voltei RELAX. E vocês sabem que nunca tirei tanta foto numa viagem como tirei nessa?? Tudo que virava alvo dos flashes de minha máquina. Tem foto pra mostrar pra vocês viu. Mas não pensem que fiquei de papo pro ar o tempo todo. Cozinhei e cozinhei muito. Tinha que aproveitar a oportunidade de ter um fogão a lenha em mãos e saiu muita coisa boa de lá. Como tenho muito coisa pra mostrar pra vocês vou dividir meus posts em partes e em cada uma delas coloco uma receitinha feita no sítio.

Para o primeiro post vou apresentar um pouco da famosa Chácara do Alemão. Vai ficar um pouco longo, mas vale a pena!
Viagem e 1° Dia
Numa viagem que normalmente demoraria umas 2 horas e meia levamos 4 horas e meia para chegar a Bufete, interior de São Paulo. Pai errou o caminho, estava um transito do cão na marginal e tivemos que fazer 3 paradas pela estrada: Fome, trocar fralda e fome de novo. Enfim, chácara!!! Este sítio que fui é do patrão da vó da Bia. Eles são muito amigos e mais ela vai passear lá do que ele e a família. E sempre chama a gente, mas é que quase nunca da pra ir. Mas esse feriadão foi impossível recusar porque lá é um lugar incrível e eu estava realmente precisando descansar. Chegamos, botamos uma ordem na casa, guardamos tudo e fomos colher um pé de alface para comermos, que é sempre a 1° coisa de fazemos quando vamos pra lá: colher um pé de alface fresquinho e comer. Meia noite e nós na cozinha devorando a verdura. Nada mais gostoso do que comer uma coisa fresca assim que sabemos de onde vem e sem nenhum tipo de química!!! Arrumamos as caminhas e fomos dormir!!! Fim do 1° dia de aventura!!

1° Dia de chácara: Acordamos cedo e a primeira coisa que fui verificar foi à horta. Gente, que coisa linda!!! A chácara tem um terreno de 12.400 metros quadrados, é muito grande e a horta ocupa uma boa parte dela. Há diversas verduras e está tudo em pleno vapor: alface crespa, alface lisa, tomate cereja, repolho, couve-flor, couve manteiga, salsinha crespa, Pepino, cenoura, cebolinha, almeirão, beterraba, chuchu, catalonha, moranga, abobrinha, pimenta de cheiro, mandioca, batata-doce e milho. Há também diversos jardins espalhados pelo sítio com outras espécies de folhas e frutas: Salsinha, capim santo, pinho-sol, orvalho, boldo, hortelã, novalgina, anador, cravo, amoreira, mamoeiro, pessegueiro, jabuticabeira, pé de poncam, pé de tangerina, pé de mexerica carioca, pé de mexerica champgne, pé de laranja lima, pé de laranja pêra, abacateiro, fruta do conde, romã, carambola, uva japonesa, acerola, amarula, caju, figo, manga espada, manga rosa, manga Bourbon, manga Adam, goiabeira, ameixa, limão galego, limão rosa, limão tahiti, pêra e caqui. Ufa!!! É muita coisa e nem da tempo de provar tudo, é muita coisa boa e linda, dá vontade de ir morar lá!!! Bom, tomamos um bom café da manhã e enquanto as crianças já foram pra piscina fui colher guloseimas da horta. Adoro!!! Lavei alface, colhi cenoura, beterraba e couve-flor. Lá também tem um lindo e grande galinheiro onde tem galinha, peru, pavão, faisão, pato, ganso, coelho, jaboti, galo e perdiz. E lá colhi os primeiros ovos da manhã. Não cozinhei muito hoje, fiz uma farofinha de banana da terra e um arroz com açafrão ao perfume de capim santo. Fizemos um churras básico e rolou até um queijo de coalho tostadinho na medida. Aproveitei a piscina e a tarde descansei na rede!! Ficamos observando o por do sol e o nascer das estrelas na piscina ralando coco que seria da minha cocada que faria no dia seguinte. La em Bufete tem o céu estrelado mais lindo que já vi na minha vida. Dá vontade de deitar e ficar olhando pra cima a noite inteira!! O primeiro dia foi incrível, mas tem muito mais pela frente!!

Entrada da chácara

Caminho da entrada que desce até a casaÉ tão grande que precisa de um guia para se orientarA piscinaEntradinha pra casaA casa

Vista do fundo da casa, ao sair da cozinha Um dos açudes, tem três.



RECEITAS

Ice Coco

Ingredientes: Lascas de coco fresco, água de quatro cocos (ou 5 caixinhas), 1 lata de leite condensado e meia lata de cachaça de boa qualidade.

Fiz Assim: Coloque toda água de coco numa tigela com as lascas de coco e leve congelar até o dia seguinte. Na hora de fazer a batida coloque tudo no liquidificador: A cachaça, o leite condensado, e a água de coco congelada com as lascas que você apenas precisa quebrar para colocar no liquidificador. Bata bem e sirva na hora. A grande delícia desta bebida ultra gelada é que ficam os pedacinhos de água de coco congelada juntamente com pedacinhos de coco. Fica divina. Você pode fazer com vodka também!!


Lombo Mineiro

Ingredientes: 1 peça de lombo fresco (ou congelado). Para o vinha d’alhos: Vinho branco, vinagre branco, sal, pimenta do reino moída na hora, suco de limão, uma pasta de alho com cebola (apenas bata os dois juntos no liquidificador com um pouquinho de vinho branco) e pimenta dedo de moça bem picadinha.

Faz assim: Tempere o lombo com todos esses ingredientes e deixe que marine por 24 horas. No dia seguinte tire o lombo do vinha d’alhos e limpe-o bem. Bata o vinha d’alhos no liquidificador e coe. Reserve. Aqueça um pouco de óleo numa panela larga e sele o lombo de todos os lados. Deixe que fique bem moreninho. Após selá-lo, vá acrescentando o vinha d’alhos aos poucos e deixe sempre a panela tampada. Vá acrescentando a medida que o líquido vai secando na panela. Acrescente sempre pelas laterais e tampe imediatamente a panela. Vire a peça de lombo de vez em quando. Importante, não deixe o fogo muito alto, use a chama média. Se acabar o vinha d’alhos vá acrescentando água. E assim vai a te o lombo ficar bem macio (umas 2 horas + ou -). Quando o lombo estiver pronto, tire-o da panela, fatie finamente e reserve. Deglaceie o molho de ficou na panela, jogando um pouco de água e raspando tudo que ficou grudado no fundo da panela. Dissolva uma colher de sopa de farinha de trigo em um pouco de água e coloque nesse molho para dar uma engrossadinha. Deixe que apure um pouco. Nesse momento também, você pode acrescentar umas batatinhas para cozinhar nesse molho, fica muito bom. Quando pronto, jogue o molho por cima do lombo fatiado. Fica saborosíssimo.

Bom amadas, paramos por aqui por hoje senão vocês surtam. Espero que tenham gostado. Aguardem a continuação desta incrível aventura off road. Grande beijo!!

19/11/2008

UM BASTA CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTIL

Ando revoltada com oque anda acontecendo por ai com nossas crianças. Não sei oque dá nas pessoas de fazer qualquer tipo de mal a esses seres que só nos trazem alegria e são tão indefesos. Me revolta ver essas matéiras na TV e ver que nada se faz para resolver este tão grave problema. Sou a favor da máxima pena pra quem rela a mão num bebê. Acho que se começarmos agora a botar a boca no mundo e expor nossa indignação talvez consigamos salvar muitas vidas. Sei que este é um blog de gastronomia e que meus leitores passam aqui em busca de receitas e assuntos da área. Mas acho que não custa falar sobre um tema tão importante e tentar passar para o maior número de pessoas possíveis a função de divulgar a campanha.


E convido a todas as pessoas que se solidarizam pela causa e estamparem o banner da campanha em seus blogs. Talves ninguem nos veja mas pelo menos estamos fazendo nossa parte!!


Amadas, estou saindo para uma pequena férias de feriado. Estou precisando espairecer um pouco, ver a natureza, sentir cheiro de mato e ficar mais um pouco com meus filhos. Infelizmente o maridoco vai ficar trabalhando mas não sei quando terei outra oportunidade de viajar. Mas se preparem para minha volta pois como lá no sítio onde vou tem forno a lenha, peixe fresco, horta, pomar, estou levando várias receitinhas ótimas pra preparar nesse paraíso e voltarei cheia de novidades. Segunda-feira estou de volta se Deus quiser. Me aguardem, grande beijo e vou ficar com saudades!!

17/11/2008

THINK BLUE - ALWAYS!!!



O desafio Azul/Pensar Azul surgiu de uma campanha de economia de energia e depressa ganhou terreno. “Pensar azul” deixou de ser simplesmente apagar luzes ou desligar computadores, mas uma atitude, uma maneira de viver a vida de forma mais sustentável, defendendo nosso planeta e tornando-o melhor para as gerações futuras.O desafio consiste em sensibilizar blogs a ser mais sustentáveis, a pensar mais azul… cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… e contar um pouco do que fazem para melhorar o planeta.Aqui em casa fazemos nossa parte de várias maneiras, vamos lá:
Reciclagem de lixo: Separamos direitinho todo lixo reciclável num saco que deixamos separados do lado de fora da cozinha. E importante: Vasilhames e garrafas sujas nós lavamos antes de por no saco para facilitar na hora da coleta e da separação do material.
Eco Bag: Na feira e no mercadinho que vou na esquina da minha casa levo sempre minha sacola de lona para não precisar pegar as sacolinhas.

Economizamos água: Juntamos bastante roupa pra lavar, lavamos o quintal com a àgua do tanquinho, não demoramos no banho, escovamos dentes de torneira fechada e apesar de passar muito tempo na cozinha,procuro juntar uma boa quantidade de louça para lavar de uma vez.
Estamos tentando cortar o consumo de luz pela metade: Como somos em 7 em casa, usa-se muito o chuveiro, abre-se muito geladeira, meus filhos veem muita tv e dvd e computador. Fizemos uma reunião e estipulamos horários e algumas regras de economia como abrir a geladeira apenas uma vez e pegar tudo que precisa de uma vez só, desligar luzes durante o dia, desligar aparelhos sem deixá-los em Standby pois também consome energia e ir mais rápido ao banho. Está dando certo e muito.
Recebi este desafio da minha querida amiga Lu do Rosmarino e Prezzemolo mas não escolherei apenas 3 blogs para passar. Como se trata de um assunto extremamente importante, de comoção mundial, repasso-o a quem quiser aderir pois quanto mais pessoas se unirem a essa causa, mais rápidos serão os resultados. Então vamos lá leitores e leitoras, façam sua parte!!! Um grande beijo!!

16/11/2008

MOUSSE DE CHOCOLATE

Me lembro quando era pequena e ia nos restaurantes e churrascaria com meus pais não via a hora de chegar a sobremesa porque com certeza iria pedir a mousse de chocolate que durante muito tempo ficou sendo minha sobremesaa número 1. No meu módulo confeirtaria fiz dois tipos de mousse uma cremosa, que vai chantilly e uma normal só com o creme de leite e lembrei dessa época e foi bem legal. Fizemos as mousses lá da escola com chocolates Valhona e Callebaut. Como queria fazer em casa e estou testando meus conhecimentos fazendo pratos sem receitas fiz uma em casa só da minha cabeça e ficou muito boa. Claro que não foi com Callebaut mas ficou muito bom mesmo com o velho e bom Garoto. Espero que gostem.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes: 245gr de chocolate meio amargo bem picadinho, 390ml de creme de leite fresco, 3 claras, 3 colheres de sopa de açucar.

Faz Assim: Pique bem o chocolate. Leve o creme de leite ao fogo e quando ferver jogue sobre o chocolate picadinho e vá mexendo delicadamente até o chocolate estar todo derretido. Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar aos poucos e bata por uns 3 minutos. Acrescente as claras ao creme de chocolate e incorpore bem para que fique bem homogêneo. Leve ao freezer por 3 horas e sirva. Enfeitei com umas florzinhas de açúcar.

15/11/2008

POR UM NATAL SOLIDÁRIO


Para o Natal 2008 (espalhe essa idéia) Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal? Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega . Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres, e ser o Papai ou Mamãe Noel delas? Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis. Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó... É uma idéia. É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia 20 de Dezembro. O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
DIVULGUE P/ SEUS AMIGOS DA LISTA
Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar e
- a terceira, quando nos tornamos Papai Noel!!!


Vi esse post incrível no Blog da Marcia Gullo e não pude deixar de repassar. É uma idéia fantástica. As vezes queremos tanto pra nós, coisas caras, de marca e esqueçemos que milhões de pessoas no mundo se contentariam apenas com um prato de comida ou uma roupa pra se aquecer!! Espero que muita gente participe!! Grande beijo amadas!!

14/11/2008

TUDO JUNTO E MISTURADO

Ola amadas!!! Cá estou eu, cansada de ficar em casa. Meu Deus, tinha desacostumado de ficar em casa, estou me sentindo numa prisão, ociosa, as vezes me sinto mal em estar em casa e saber que ando meio apertada de grana. Mas a vida é assim. Estou acabando meus estudos, vou me formar esse ano e esperando minha empresa ficar oficialmente aberta. Até lá vou me virando que nem tatu na toca!! Mas tudo bem!!
Ontem minha aula mundo foi a Libanesa, com o chef Benon Chamelian. Foi uma aula super tranqüila. O Benon é um senhor já super calmo e que faz as coisas tranquilamente. Achei uma aula muito bacana. Tivemos Babaganush, Tabule, Ataif com nozes e Pernil de Cordeiro com um arroz com carne moída que esqueci o nome. E como ando com a cabeça no mundo da lua, vi agora que esqueci minha apostila da aula lá na escola. EEEEE Carol, que mancada!!! Mas Segunda eu pego e posto as receitas pra vocês a semana que vem.
Esses últimos dias acumulei alguns posts e pretendo fazê-los todos hoje. Espero que não se torne cansativo para vocês, mas é que como acabo juntando muita foto, acaba acumulando!!
Segunda passada a Kátia (outra estagiária lá da Wilma Kovesi) me convidou para ir num evento da Porto Seguro um prêmio de fotografia que tem todo ano e ela sempre vai, e me chamou porque sempre tem um coquetel bacana e agora como estamos estudando gastronomia ela achou interessante nós irmos para “analisar” os pratos. É, e realmente analisamos bem, nós não, nosso estômago, porque comemos “a picas”!! Foi muito engraçado. Tinham umas ilhas de degustação e a gente ia passando de uma em uma. Ai, a gente comia um pouquinho em uma, ai ia pra outra pra disfarçar e comia mais um pouquinho...e assim foi. Fizemos umas 4 rotas dessa. E comemos bem... Só sei que parecíamos àquelas pessoas que só vão à festa pra comer... E olha que tinha uma carinha que percebemos estar fazendo a mesma rota que nós! Rsrs. Foi cômico. Tirei umas fotinhos, vejam só!!

AS FOTOS QUE MAIS GOSTEI....

A menina pensativa....

Um de meus ídolos: Niemayer

Achei essa foto da Fernanda fantástica!!

Os quitutes...
Assim eram as ilhas de degustação

Outra comidinha da semana. Os Bolinhos da minha avó. Minha avó é a rainha dos bolinhos. Com um tubérculo e uma farinha ela cria e inventa os bolinhos mais deliciosos do mundo. Nós até brincamos que vamos abrir um bar só de bolinhos, ia fazer sucesso viu! O dessa semana foi um bolinho de batatas com recheio de carne moída. Bem simples NE, mas eu não sei, quando é minha vó que faz parece que se torna mais saboroso, especial. Sentei do lado dela e fiquei observando e anotando as quantidades, pois ela faz tudo sem medida, só olhando. E em primeira mão pra vocês, o Bolinho Especial de Batata com Carne da Vó Ana:


Bolinhos de batata com carne moída

Ingredientes massa: 1 kilo de batatas cozidas, 1 xícara de farinha de trigo, sal, pimenta do reino moída na hora, ciboullete picadinha, 1 gema de ovo, uma colher de sopa bem cheia de queijo ralado.

Faz assim: Cozinhe as batatas e passe-as pelo espremedor. Deixe esfriar bem para misturar os outros ingredientes, senão, com a batata quente, não há farinha que baste, pois ela amolece demais e não dá certo. Quando a massa de batata estiver bem fria, misture os outros ingredientes e misture bem para ficar uma massa homogênea. Reserve.
Recheio: O recheio fica meio que a gosto. Nós aqui, variamos. Às vezes fazemos com carne moída, com queijo e presunto, as vezes minha avó faz um frango de panela e quando sobra ela desfia e faz de recheio desse bolinho. Desta vez fizemos de carne moída. Faz um refogadinho com cebola, alho e bacon fritinho em azeite, a carne, tomate, salsinha e ovos cozido. Tempera com sal e pimenta. Cuide para deixar o recheio bem úmido, dá muito mais sabor ao bolinho.
Preparo: Faça bolinhas de massa e abra na palma da mão. Coloque uma boa quantidade de recheio e feche bem modelando um croquete grande. Passe pelo ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Disponha em papel absorvente para secar o óleo e sirva com uma saladinha verde. Receita da vovó.

A massinha...


O Recheio...


Hummm..

Outra coisa que faço muito em casa como acompanhamento de um arrozinho com feijão, ou mesmo pra comer com um queijinho fresco é o Tomate confit, que aprendi fazer no meu estágio no La Table. É super simples e muito saboroso. Já postei aqui, mas como apareceu muita gente nova nesses últimos tempos, não custa fazer um revival da receita.

TOMATE CONFIT

Faz Assim: Lave os tomates ( a quantidade que quiser). corte ao meio e tire as sementes lavando-os. Disponha-os numa assadeira virados com a parte de dentro pra cima. Polvilhe uma boa quantidade de açúcar por cima deles e apenas um pouco de sal. Coloque sobre cada um 1 raminho de tomilho ou orégano fresco e duas folinhas de hortelã (essa é a meu gosto). Regue com bastante azeite e leve assar até murchar bem mas sem queimar. Esta pronto. Fica uma delícia!!!

Tenho uma grande frustração na vida que é não ter um moedor de pimenta decente. Desde que Roberta Sudbrack disse que aquelas pimentas do reino em pó que compramos é “pólvora pura” nunca mais as usei. Tenho as pimentas em grão e toda vez que vou colocar um pouquinho em algum prato, pego a tábua, pego o facão, e fico lá, picando tudo minuciosamente até virar pó. Dá certo, mas com o moedor seria tão prático e tão mais rápido. Mais um para minha play list de natal.

Oque não fazemos por uma boa comida...

12/11/2008

E VIVA EL MEXICO!!!

Ola amadas. Estou no meu módulo Mundo La no curso. Infelizmente, a semana passada, que foram minhas duas primeiras aulas (italiana e Espanha), tive que faltar nas duas. Perdi a aula da cozinha italiana, que era a que mais queria ver, e a espanhola que deve ter sido muito boa também. A primeira que vi foi ontem, a Cozinha mexicana, com Hugo Delgado, proprietário do restaurante Obà. Foi uma aula muito boa, com muuuuuuuuita pimenta mas pratos deliciosos. Claro, que as Salsas hiper-apimentadas deixei de lado, mas o que provei estava muito bom. O cardápio foi Carnitas (preparo típico de carne de porco para fazer tacos), Guacamole, Salsa X-ni’peek’, Salsa Mexicana, Arroz a La Mexicana, Frijoles Borrachos, Quesadillas de Camarón. Confesso que nunca havia comido nenhum tipo de comida mexicana e tinha grande curiosidade de provar tacos, tortillas e quesadillas. E achei tudo muito bom!! Além das boas comidas, o Hugo levou algums utensílios típicos do México, que as cozinheiras de lá usam como nós aqui usamos uma peneira ou um rolo de macarrão. Vejam que legal...
O molcajete (o de pedra): é um tipo de pilão feito de pedra cinza vulcânica, da mesma com que se faz o metate, mais fundo. Serve para moer ingredientes suaves: tomate, chiles, cebola, avocado, especiarias e ervas, se moem com a ajuda do tejolote, que é feito do mesmo material. Os molcajetes são ideais para preparar as salsas mexicanas.
O molinillo (de madeira): é um rodo cilíndrico mais grosso de um lado do que o outro, de trinta centímetros de comprimento, leva no extremo uma bola de madeira, com as mãos se mexe de um lado para o outro girando constantemente, serve para bater o chocolate mexicano e fazê-lo espumar, também é usado para bater outros líquidos
Não me lembro o nome deste, mas é um tipo de prensa antiga onde as mulheres faziam as tortillas, colocando uma bolinha de massa no centro e prensando. Fica redondinha e fina.Panela de Barro: Básicona, que nós conhecemos, usada muito na cozinha mexicana. Nela, fizemos os Frijoles Borrachos (feijão).
O metate: pedra retangular, geralmente de 30 por 50 cm plana e curvada nos extremos, feito de pedra porosa, de cor cinza ou preto, com pequenos desníveis que facilitam a moagem. Com a ajuda de um "rodillo" irregular feito da mesma pedra chamado metlapil o mano do metate, se moem o milho cozinho ou nixtamal. Se moem também os chiles e grãos que se empregam como condimentos. É o mais antigo processador de alimentos dos mexicanos.
Los Chilles mexicanos!!

Não tive tempo de tirar nenhuma foto das comidas pois trabalhei que nem uma camela. Mas vou postar a receita que mais gostei que foi a Quesadillas de Camarón em Tortillas de Farinha. Deliciosamente deliciosas. E a combinação com o queijo....hummmm, sem comentários.

QUESADILLAS DE CAMARÓN EM TORTILLAS DE FARINHA

Rendimento: 5 quesadillas se prato principal, 10 como entrada ou 20 como petisco (cada quesadilla pode ser dividida em 4).

Ingredientes: 1k de camarão de tamanho 40/1k (limpo e sem rabinho), 2 cebolas fatiadas finamente, 2 tomates sem pele e sem semente conservando o suco, 2 abobrinhas fatiadas finamente e depois cortada ao meio (como meia lua), ½ xícara de grãos de milho (congelados), 2 dentes de alho picados, 2 jalapeños finamente fatiados(tipo um juliene fino e curto), sal e pimenta do reino moída na hora, 800gr de queijo meia cura ou de coalho ralado, 10 tortillas de farinha.

Faz Assim: Em azeite fritar a cebola, alho, jalapeño e o milho. Cozinhar até que a cebola esteja macia e suave. Acrescentar as abobrinhas, os camarões e logo mais os tomates e seu suco. Temperar com sal e pimenta. Não cozinhar por muito tempo para que o camarão não passe do ponto. Aqueça duas tortillas. Tire do fogo. Colocar uma tortilla sobre uma superfície de trabalho. Coloque um pouco do queijo ralado, um pouco do refogado de camarão e feche com a outra tortilla apertando bem as laterais para meio que “vedar”. Aqueça um comal (chapa típica mexicana) ou uma chapa de ferro ou mesmo uma frigideira e aquecer a tortilla dos dois lados, até que der uma tostada para que derreta bem o queijo. A tortilla deve ficar um pouco moreninha. Cortar em 4 partes, como pizza, e servir com guacamole e salsas.
Obá Restaurante
Rua Melo Alves, 205 - Jardins
Tel. 3086-4774