29/12/2008

BAVAROISE DE AMARETTO COM CALDA DE MIRTILLO

E não é que consegui voltar antes do ano novo!! E vim a pedido da Vânia que me pediu a receita da Bavaroise. Cá estou linda, e olha, essa sobremesa fica deliciosa. É muito boa mesmo. Vale a pena.

BAVAROISE DE AMARETTO COM CALDA DE MIRTILLO



Rendimento: 10 a 15 pessoas

Ingredientes bavaroise: 750ml de leite, 6 gemas passadas na peneira, 1 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de farinha de trigo tostada*, 12 folhas de gelatina incolor, 1 litro de creme de leite fresco + 1 1/2 xícara de açúcar (para o chantily), 1 1/2 xícara de amendoas tostadas e picadas, essência de amendoa, 400g de biscoito tipo amaretto, 1 cálice de licor de amaretto.

*Farinha tostada: Ao invés de dissolver a farinha crua no leite ou água ou maizena, pegamos a farinha e tostamos ela no forno. Assim, só engrossamos as coisas com farinha sem a necessidade de dissolve-la previamente.

Faz Assim: Numa panela, coloque o leite para aquecer em fogo baixo. A parte, bata as gemas com o açúcar, a manteiga e a farinha até obter um creme claro e fofo. Junte o leite amornado a esta mistura e volte ao fogo até que engrosse. Hidrate as folhas de gelatina em meia xícara de água (pode cortas as folhas em pedaços pequenos com uma tesoura para facilitar), aqueça no fogo apenas para derreter (não aqueça demais nem ferva senão ela perde seu poder de gelificação) e junte ao creme engrossado. Mexa por uns dois minutos e tire do fogo. Resfrie num banho maria de gelo, junte as amendoas picadas e reserve coberto com um filme plástico para que não forme película. reserve.
Bata o chantily com o creme de leite fresco e o açúcar. Junte ao creme reservado. Acrescente a essência e o licor. (na receita original usa-se a essencia, eu coloquei apenas o licor na minha pois acho essencias muito fortes, mas ai vai de gosto de cada um). Adicione os biscoitos de amaretto apenas meio amassados com as mão. Misture tudo muito bem e leve gelar em forma untada com óleo de canola ou milho, na geladeira por no mínimo 4 horas.

Ingredientes Calda de Mirtillo: 500g de mirtillo, 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água, 1 cálice de vinagre balsâmico.

Faz Assim: Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo brando até obter uma calda brilhante. Reserve.

Opção de acompanhamento: Farofa de amaretto

Ingredientes: 400g de bicoito de amaretto grosseiramente moido e 1 1/2 xícara de amendoas laminadas e tostadas.

Faz Assim: Misture os dois ingredientes e reserve.

Para servir: Desenforme a bavaroise no prato de serviço, guarneça com a calda fria e cubra com a farofa.

Para servir ao meu modo: Não desenformei. Servi numa travessa bem bonita com a calda e a farofa a parte, paea cada um comer a seu modo. Acho que fica mais legal.

Essa Bavaroise foi feita numa assadeira em forma de árvore de natal. Ficou bem legal!!

27/12/2008

Sai 2008.......ENTRA 2009!!!

Acharam que eu havia sumido né!!! Ai pessoal, essa época do ano é tão corrida pra mim. Junta festas, escolas, comidas, materiais, presentes, 5 crianças, casa....olha, não é fácil viu!!! Precisei arranjar um micro tempo hoje pra vir aqui dar uma satisfação a vocês!!! Meu Natal foi muito bom. Fui pra casa de titio e lá é muito bom, a gente se sente muito a vontade!! Presentaiada para as crianças, comemos e bebemos muito e claro agradeçemos muito ao homenageado da noite por tudo de bom que ele nos proporcionou no ano que se vai. Esse ano fiquei incumbida de 2 sobremesas e o Pernil, este último um baita desafio pois nunca havia feito um assado tão grande desse jeito. Fiz aquela bela marinada e assei no dia seguinte. Depois fiz um aceboladinho e ó, ficou bãooooo, mas bão demais da conta!! E eu fiquei bem feliz!! De sobremesa fiz um Creme Bruleè pra estrear o maçarico que ganhei da minha irmãzinha Kátia e fiz uma Bavaroase de Amaretto com Calda de Blueberry que ficou uó!!! E foi-se o Natal. Agora, nos preparativos para o Ano Novo. Vou ficar aqui em Sampa mesmo mas é que a bufunfa tá curta. Bom pessoal, vou postar umas fotinhos do Natal e uma receitinha que fiz ontem e nunca havia feito. Ovos Nevados. Como usei muita gema no Natal, acabou ficando aquele monte de claras na geladeira e tinha que aproveitá-las. Como tinha muita curiosidade de experimentar ovos nevados foi oque fiz. Muito fácil e muito bom. Aprovadíssima. Amores, vou deixar vocês com as fotinhos e dizer que provavelmente só conseguirei retornar aqui após o Ano Novo. Em 2009 pretendo trazer muitas novidades ao Cerejinha e espero que todas as pessoas que ao passar de 2008 aprenderam a gostar do meu bloguito e das minhas comidinhas continuem comigo nesse ano que chega e que muitas novas amigas apareçam para engrandecer meu cantinho. Obrigada a todas pelo carinho e Um Lindo 2009!!!

Minha árvore!!


Meu presépio!!

Minha "guirlanda diferente!!"



Eu e o maridoco no Natal!!



Meu filhote abrindo os presentes!!

Olha o Pe na Paulista!!

Ovos Nevados

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, a mesma medida (da lata) de leite, 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 4 ovos, 1 colher (chá) de essência de baunilha, raspas da casca de 1 limão.

Faz Assim: Misture bem o Leite Moça, o leite e a mesma medida (da lata) de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois abaixe o fogo para cozinhar lentamente. Peneire o açúcar de confeiteiro e reserve. Bata as claras em neve e junte aos poucos o açúcar peneirado, até formar um suspiro firme. Com o auxílio de uma espátula, coloque, às colheradas, porções das claras batidas na panela do leite quente. Deixe cozinhar no leite por cerca de 2 minutos.
Vire com a escumadeira para cozinhar do outro lado. Retire as claras com uma escumadeira, deixando escorrer bem o leite. Coloque-as numa compoteira ou tigela de servir. Reserve o leite. À parte peneire as gemas e junte um pouco do leite que ficou reservado. Acrescente a baunilha e misture bem. Despeje essa mistura no leite que sobrou, fora do fogo, mexendo sempre, para evitar que talhe. Leve ao fogo bem baixo, sem parar de mexer com uma colher de pau, até ficar um creme aveludado. Junte as raspas de limão e despeje o creme sobre as claras cozidas. Leve à geladeira e sirva bem gelado. Desculpe as fotos, tirei só no preparo, estávamos tão anciosos pra comer que nem tirei a foto depois de pronto!!

Dicas: Pode-se substituir as raspas de limão por pedaços de casca. Neste caso coloque-as junto com o leite e retire quando for preparar o molho.- Se quiser, use leite de coco em vez de leite.

11/12/2008

YAKISOBA OU CHOP-SUEY, NÃO, É SOBA-SUEY!!

Olá amadas. Um prato que gosto muito é o Yakisoba. Sempre faço e todos adoram também aqui em casa. Na minha aula mundo China aprendi o macarrão Chop Suey, que é, particularmente um Yakisoba com algumas pequenas diferenças. O Nome Chop-Suey é chinês e o termo Yakisoba se designa mais a culinária japonesa. Uma diferença é que no Chop-suey vai peixe (camarão e lula) já no Yakissoba não, mas de resto é tudo a mesma coisa. Nas minhas comprinhas da Liberdade trouxe aquelas bandejas de legumes do Yakisoba, com cenoura, acelga, repolho e brócolis e já tinha aqui em casa o Soba, macarrão para o Yakisoba. Uniu-se uns cubos de frango e umas tirinhas de carne, um molinho especial e pimba, fez-se um Soba-Suey delicioso. Antes da receitinha, um pouco da história no Yakisoba.
Yakisoba


Yakisoba (焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.
O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.
Comumente, o yakisoba japonês é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

Modo de Preparo
O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen, podendo ainda ser frito ou não.
O yakissoba chinês se mostra mais leve e menos gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.[1]
O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras mais carne bovina finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim (similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.
Finalmente o yakisoba é posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.
Uma alternativa para uma dieta vegetariana, estando fora de casa, é o yakisoba de legumes [2] que é preparado sem adição de carnes e é oferecido normalmente em restaurantes de comida oriental.

No Brasil
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.
Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.
Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.



Soba-Suey





Ingredientes: 1 pacote de macarrão para yakisoba, 300g de mix de legumes/verduras para yakisoba picados (cenoura, acelga, brócolis e repolho roxo), 200g de cubos de peito de frango, 200g de baby beef em tirinhas, 50g de amendoim salgado e torrado, 2 xícaras de caldo de frango ou carne, óleo de gergilim, óleo de soja, molho de soja (shoyo), sal, pimenta do reino branca e açúcar.

Faz Assim: Cozinhe o macarrão conforme instruções do pacote (uns são 4 minutos outros 6 de cozimento e tem que ser certinho). Escorra imediatamente após o tempo indicado e passe por água fria. Espere escorrer um pouco. Aqueça um pouco de óleo de soja num wok e jogue o macarrão de uma vez para fritar. Deixe que fique bem fritinho e vire de uma vez como se fosse um panquecão para fritar do outro lado. Tire da wok e deixe sobre papel absorvente. Reserve. Na mesma wok coloque mais óleo de soja e frite o frango e a carne juntos. Quando bem fritos, retire da wok e reserve. Coloque óleo de gergelim no wok e junte os legumes e verduras. Frite por mais ou menos 1 minuto. Junte as carnes e misture bem. Acrescente uma xícara de caldo e os temperos, shoyo, sal, pimenta do reino branca e uma pitada de açúcar. Mexa bem e deixe cozinhar por uns 2 minutos com a panela tampada. Dissolva duas colheres rasas de maizena em meia xícara de caldo e junte ao refogado e deixe que o molinho engrosse um pouco. Se achar que está sem molho, junte a outra metade da xícara do caldo. Coloque o macarrão na travessa de servir, jogue o refogado por cima e finalize com os amendoins. Aproveite!!

10/12/2008

Grapefruit e Shimeji

Ola amadas. No dia em que fui na Liberdade fiz várias comprinhas. coisas gostosas e que tinha vontade de provar. Uma delas foi a grapefruit. Já havia provado na escola num tartare de namorado mas queria saber como ela era, in natura. Pois bem, cheguei em casa, abri e realmente, linda ela é mesmo, acho que tem uma cor incrível. Fui logo fazendo uma saladinha de fruta. Mas na hora de comer, gente, que amarga. Azeda ao extremo, nem com açúcar eu gostei. Enfim, comemos mesmo assim. Outra comprinha que fiz foi do Shimeji, cogumelo que amo (e já comi várias vezes!!). Fiz uma receitinha bem boa e é ela que posto hoje para vocês. Antes, um pouco de informação sobre a grapefruit e sobre o shimeji também. Gastronomia também é aprendizado!!! Um grande beijo!!

Grapefruit


Pouco conhecida no Brasil, esta fruta que lembra a laranja, tem sabor que combina o doce, o ácido e um leve amargor.
A grapefruit (Citrus paradisi), da família das rutáceas, é uma fruta natural da Jamaica. Costuma ser confundida com o pomelo (Citrus maxima), mas há botânicos que a classificam como um híbrido natural do pomelo. Com formato semelhante a uma laranja e uma casca amarelada bem espessa, apresenta polpa suculenta, que pode ser amarela, rosada ou avermelhada. Seu sabor é ácido e, ao mesmo tempo, doce e com notas mais ou menos amargas. Daí o encanto da fruta com transições marcantes de sabores, sem falar no aroma cítrico.
Como comprar e armazenarEscolha as que têm mais peso pelo tamanho da fruta, o que significa maior suculência. As que apresentam a casca mais brilhante são mais frescas. Evite comprar frutas murchas, com casca opaca ou com manchas escuras e casca descolorida. A grapefruit pode ser armazenada em temperatura ambiente por até 10 dias. Em dias mais quentes, no entanto, é melhor guardar na geladeira. Neste caso, retire a fruta da geladeira 1 hora antes de servi-la, para garantir seu sabor e sua suculência.
Como usarPara servir a grapefruit in natura, parta a fruta ao meio e retire os gomos com uma colher própria. Se preferir, acompanhe com uma fina camada de açúcar. Na culinária, a grapefruit pode ser grelhada e acompanhar pratos salgados. Experimente com pato, peixes, camarão e carne de porco. Uma boa combinação é servi-la em gomos com salada de folhas verdes. O suco da grapefruit pode ser usado para preparar sorbet, flãs e gelatinas.
Perfil nutricional de uma grapefruit média (200 g)

Energia - 25 kcaloriasGorduras - 0,1gProteínas - 0,5 gCarboidratos - 6 gFibras - 0,8 gPotássio - 102 mgVitamina C - 25 mg
(Fonte: aqui )
__________________________________________________________________

Shimeji


O shimeji é uma espécie de fungo comestível, rico em vitaminas B-12. Inicialmente cultivado em paises orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Seu nome científico: Pleurotus ostreatus. A diferença da coloração se deve ao método de cultivo e variação genética. Esta diferenciação produz resultados culinários diferentes.
O Shimeji é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Assim como o Shiitake, o Shimeji, cujo nome científico é Pleorotus Ssp, é muito consumido na Ásia, principalmente na China. É também um velho conhecido dos pratos japoneses
Pode ser encontrado fresco ou desidratado, o Shimeji é consumido em pouca escala no Brasil. Sua produção ainda é limitada, embora apresente um crescimento gradativo no consumo e hábitos nas mesas brasileiras. As colonias japonesas e chinesas são as maiores consumidoras.
Este cogumelo cresce em pencas, com um chapéu que cresce até cerca de 2 centímetros de diâmetro. Também possui niveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que torna ideal para dietas. No lado benéfico, estudos indicam a sua eficiência no combate ao câncer e ao colesterol.
Propriedades Terapêuticas: As propriedades medicinais de Pleurotus são conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul. Estudos mostram que o gênero possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e colesterol sangüíneo, e possui ação antitumoral, antinflamatória e antimicrobiana.
Atividade cardiovascular e redução do colesterol: O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada em seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol em ratos a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.
Atividade antiinflamatória e antiviral: Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, ativa contra o vírus da gripe. Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Tradicional Medicina Chinesa para problemas nas juntas e para relaxamento muscular. O pó desses cogumelos são efetivos no tratamento de lumbago, problemas com tendões e má circulação sangüínea.
Atividade Anti-Microbiana: Na década de 40, foram estudadas atividades antimicrobianas de várias espécies de fungos. As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do gênero Pleurotus podem ser divididas em: polissacarídeos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam ação anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do sistema imunológico; metabólitos secundários, devirados de compostos terpenóides e; em diferentes derivados de proteínas. Pesquisas científicas mostraram que extratos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem atividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.
Atividade antitumoral: A maioria das pesquisas sobre efeitos antitumorais de cogumelos foram conduzidas no Japão, onde foram estudados os potenciais anticarcinogênicos de diversos basidiomicetos, incluindo espécies do gênero Pleurotus . De acordo com uma dessas pesquisas o extrato de Pleurotus ostreatus inibiu 75,3 % do tumor Sarcoma 180, transplantado em ratos, após 10 dias de tratamento. Após cinco semanas o tumor desapareceu completamente.(fonte: br-business)

*100 g de Shimeji fresco contém: Calorias - 25 g Proteínas - 2,22 g Carboidratos - 4,44 mg Gordura - 0,556 g Fibras - 1,11 g Vit. B1 - 0,111 mg Vit. B2 - 0,444 mg Vit. B6 - 0,111 mg Folacina - 21,1 mcg Niacina - 3,89 mg Vit. C - 5,56 g Cálcio - 5,56 mg Ferro - 1,11 mg Potássio - 372 mg Sódio - 5,56 mg Zinco - 0,556 m
(fonte: Wikipédia)

Quiche Francesa de Shimeji

Ingredientes: Massa Patè Sablle: 250g de farinha de trigo, 125g de manteiga gelada, 1 gema, 60ml de água fria, pitada de sal.

Creme:1/2 litro de creme de leite fresco, 1/2 litro de leite, 6 ovos, 6 gemas, sal, pimenta do reino e nóz moscada.

Recheio: 200g de shimeji, 200g de queijo prato ralado, 120g de bacon bem picadinho, 1 pires de cebola roxa picadinha, 1 colher de sopa de manteiga, 1 pires de azeitonas verdes picadas, folhas de tomilho, sal e pimenta do reino.
Faz assim: Prepare a massa: Faça um monte com a farinha de trigo peneirada em uma tigela e faça um buraco no meio. Ali, coloque a manteiga, as gemas, a água e o sal. Misture tudo apenas até ficar homogêneo. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Enquanto descança faça o recheio: Frite o bacon até ficar douradinho. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola na manteiga. Junte o shimeji e refogue mais um pouco. Volte o bacon a panela, junte as azeitonas, o tomilho e tempere com o sal e pimenta do reino. Reserve. Faça o creme: Junte todos os ingredientes numa tigela, misture bem e reserve.
Montagem: Abra a massa e forre uma assadeira de aro removível, não ha a necessidade de untar. Forre de modo que as laterais fique com uma sobra para que no momento de assar, a massa não caia da beira. Faça furos com o garfo pela massa para que ela não inche. Pré asse em forno pré-aquecido por uns 15 minutos. Retire do forno. Espalhe o recheio na massa pré assada e cubra com o queijo prato ralado. Volte ao forno apenas até que o queijo começe a derreter. Retire novamente do forno, apare as sobras das bordas para que fique retinha e coloque o creme por cima. Ele é bem aquoso mesmo. Deixe mais ou menos um dedo de sobra de massa para o creme não escorrer para fora. Volte ao forno até que o creme esteja bem cozido e firme. A impressão que dá é que o creme não vai endurecer mas é assim mesmo, ele fica firme porém extra macio. É o creme da Quiche Lorraine original francesa, apenas mudei o recheio por conta própria e ficou maravilhoso.

07/12/2008

KAMPAI - Encontro das Blogueiras na Liberdade

Ola amadas. Hoje estou aqui pra contar do meu maravilhoso encontro com as meninas dos blogs Pitadinhas e Zakuska. Combinamos uma pequena confraternização de final de ano com algumas meninas, mas infelizmente algumas faltaram. Fomos a Liberdade ver aquelas lojas deliciosas e dar uma volta na feirinha. Foi muito bacana. A Nana já dispensa comentários e apresentações, é aquela menina meiga e fofa que ta sempre de bem com a vida. A Tânia uma mulher maravilhosa, guerreira e que tem uma linda família, foi com o marido e a filha, a Natália, uma menina divertidíssima que eu adorei conhecer. A Laurinha um doce de pessoa, simpaticíssima, bem-humorada, uma graça. No final do encontro conhecemos seu maridão e os filhotes que foram buscá-la. Fizemos um pequeno tour pela região. Primeiro, fomos atrás do restaurante de um japa que faz lamen na hora e na mão. É uma coisa impressionante, eu já tinha visto, mas a Tânia queria conhecer. E fomos nós perguntando nas lojinhas até que descobrimos onde ficava. Achamos o restaurante, mas pra ver o japa trabalhar tinha que pedir o Lamen. Só que além de ser muito cedo não queríamos comer lá e ai acabamos por ficar sem ver o japa. Depois demos um volta na feirinha e fomos num mercadinho com coisinhas japonesas e lá fizemos nossas primeiras comprinhas. Sei que passeamos muito e fomos almoçar num restaurante bem típico de lá. Demorou um pouco pra sentarmos mas depois de disputar a mesa com uma japonesa que queria passar a perna na gente conseguimos uma vaguinha. Era aqueles restaurantes de mesa redonda que roda no meio. Pedimos Macarrão shop suye e rolinhos primavera. Comemos muito e de Hashi ainda, foi muito legal!!! Depois já tínhamos combinado que nossa sobremesa seria sorvete de gengibre que achamos numa barraquinha da feirinha mas quando chegamos lá após o almoço, já havia acabado o sorvete para nossa decepção. Mas eu e a Tânia resolvemos o problema tomando um delicioso sorvete de melão, o Melona. Só sei que nosso encontro foi extremamente delicioso e divertido. Conheci pessoas incríveis que espero poder ver mais vezes. Obrigada meninas pelo dia incrível que vocês me proporcionaram. Foi demais!!!

As gurias: na ordem, Eu, Laurinha, Nana e Tânia.A primeira parada: Um mercado, tinha que ser. Já saímos com comprinhas!!

No restaurante, com muita fome. Estava bom!!! A menina de branco na ponta é a Natália, filha da Tânia. Uma menina divertidíssima!! Ná, vamos na Ikesaki??

O "causo" da bacia. Gente, mas vamos adimitir, a coisa é prática!!
Hummm, o mais esperado: O Yakissoba Tira gosto, o Rolinho Primavera.

Estava um calor, e bem cheio!! Eu e Tânia tomando um Melona pra refrescar o tempo!!

O post foi muito grande hoje. Pra não ficar muito extenso, foi postar duas receitinhas bem fáceis. Uma é um suco de manga com acerola. Como estava com a geladeira cheia de manga e o freezer cheio de acerola, resolvi deixar o velho Tang de lado e partir para um suquinho bem natural e refrescante. Outra é o Gari, Gengibre em conserva, receita típica chinesa que serve como tempero e complemento pra diversos pratos e as meninas hoje no encontro pediram. Então, aproveitam girls!!! Grande beijo!!

Suco de Manga com acerola

Ingredientes: 2 mangas, 1 xícara de acerolas, 2 colheres de sopa de mel, pedras de gelo, folinhas de melissa e água o quanto baste. Tem gente que gosta mais grossinho e põe menos água, se gosta mais ralo, coloca-se mais água.

Faz Assim: Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva bem gelado
.

Gari (gengibre marinado)

Ingredientes: 150g de gengibre fresco ralado, amasu o quanto baste (receita abaixo), sal o quanto baste.

Faz Assim: Descasque o gengibre e corte em fatias bem finas. Polvilhe com sal e deixe marinar por 15 minutos. Após o tempo de descanço, lave bem as fatias de gengibre para tirar o excesso de sal.. Coloque em uma panela, cubra com água quente e deixe no fogo até levantar fervura. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar o gengibre. Coloque no vidro que irá guardar e cubra com amasu. Tampe bem e deixe marinar por uns 15 dias. Está pronto.

Receita adicional: AMASU

Ingredientes: 500ml de vinagre de arroz, 350g de açúcar, 20g de sal.

Faz assim: Misture tudo e leve ao fogo para aquecer e derreter o açúcar, não deixe ferver. Apenas deixe no fogo brando até que todo açúcar esteja dissolvido. Armazene em uma garrafinha.

Foto: Blog d-licia.blogspot

05/12/2008

Brigadeiro de Colher e Meu 1° Nhoque

Oie!! Ai ai, Férias chegando e minhas crioncinhas (como diz minha amiga Marcita) estão hoje em seu último dia de aula. Vai começar a bagunça!! Final de ano, muitas coisas a pensar e se fazer. Casa pra deixar em ordem para o começo do ano, armários pra arrumar, compras a fazer e com os filhotes do lado tudo se complica. Ta na hora de por a criatividade em dia e manter esses nossos anjos ocupados!! A Bia teve uma festinha de amigo secreto na escolinha e tinha que levar um prato doce. Prato doce pensei, oque poderia fazer. Pensei, pensei, e ai fez-se a luz. Brigadeiro. Quer coisa doce que criança goste mais que um belo brigadeiro!!! Mas não queria fazer o tradicional, tinha que inventar senão não teria graça. A Receita é simples: Faça um brigadeiro normal com leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Um segredinho: Depois que desliga o fogo, acrescente uma boa colherada de creme de leite fresco ou uht e misture bem. Dá uma cremosidade incrível ao brigadeiro. Veja como ficou lindinho!!

A Bia disse que a mulecada atacou que não durou nem 5 minutos.
*************************************************************************************

AGRADECIMENTO

Queria agradecer de coração a Neyma do Vó Mindoca por este mimo lindo. Tenho muito carinho por cada mimo que recebo, por mais que seja igual a outro, cada pessoa que presenteia é única e especial. Com a Neyma não seria diferente. Uma querida que QUASE conheci e que tem um carinho muito bom por mim e me deixa feliz!! Neyma, obrigada de coração!! Como sabem, não repasso esses prêmios a ninguém em especial pois acho que todos os meus leitores merecem recebe-los. Então, quem ainda não ganhou, sinta-se presenteado com esse lindo mimo por mim!!
**********************************************************************************

Domingo passado cismei que tinha que fazer nhoque. Minha vó é nhoqueira de mão cheia e quando ela faz, vem a prole inteira pra encher o bucho aqui em casa. Eu nunca vi um prato acabar tão rápido como o nhoque da minha avó num almoço de domingo aqui em casa. O italianada boa de garfo viu. Pois bem, cismei com o nhoque porque não me conformava em nunca ter feito nhoque na vida morando com minha vó. Ai fuçei em casa, vi umas batatas olhando pra mim, eu olhei pra elas e decidi. É hoje que sai meu 1° nhoque. Muito bem. Não olhei receita nenhuma, fui pelo que sabia de ver minha avó fazer, juntei umas técnicas de escola e vualá. A coisa saiu boa demais que ninguem deu bola pro macarrão da minha mãe. Vejam só o resultado.



NHOQUE DE BATATAS E INHAME COM BECHAMÉL E GRUYERE

Ingredientes: 5 batatas grandes, 4 inhames médios, 2 gemas, sal, nóz moscada, 1 pires de ciboulette picadinha, farinha de trigo o quanto baste, 150g de quijo gruyere ralado, 1 punhado de farinha de rosca.

Faz assim: Cozinhe as batatas e o inhame até que estejam bem macios. Passe-os ainda quente pelo espremedor por duas vezes e espere que esfrie bem para juntar os outros ingredientes. Se você começa por farinha com a massa de batatas quente ela demora muito a endurecer e você acaba colocando farinha demais. Quando estiver bem frio, junte as gemas, a ciboulete e um pouco de noz moscada ralada. Misture bem. A farinha é o seguinte: Vá colocando aos pouquinhos até que a massa fique num ponto que você consiga fazer bolinhas com a mão. O segredo deste nhoque é tentar usar o menos farinha possível para que ele fique bem levinho. A massa fica um pouco mole mesmo, é preciso certo jogo de cintura para moldar as bolinhas. Esse nhoque não dá para enrolar e depois cortar os pedacinhos com a faca. Tem que moldar as bolinhas nas mãos, como brigadeiro. Vá moldando as bolinhas e colocando numa assadeira enfarinhada pra não grudar. Enquanto faz as bolinhas, ferva bastante água com sal. Vá cozinhando as bolinhas em pequenas porções para que não grudem. Para cozinhar, basta joga-las na água fervente e assim que elas subirem para a superfície da panela já estão prontas. Tire-as com uma escumadeira e vá ajeitando em um refratário. Vá regando um pouco de azeite extra-virgem para que as bolinhas fiquem bem soltinhas. Reserve.

MEU BECHAMEL

Ingredientes: 1/2 cebola em brunoise (bem picadinha), 1 colher de sopa de manteiga, 600ml de leite, 2 colheres de sopa de farinha torrada, sal.

Farinha torrada: Coloque farinha de trigo numa assadeira e leve ao forno a 180°C até que fique bem seca, não pode ficar marron, deixe uns 20 minutos apenas para que torre. Com ela você pode engrossar qualquer molho ou oque quiser sem precisar de maizena ou torra-la na mateiga.

Faz assim: Frite a cebola na manteiga e acrescente o leite. Deixe que ele aqueça bem. Dissolva a farinha em um pouco de leite e acrescente ao molho. Rale um pouco de nóz moscada e tempere com sal. Depois que ferver deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo.

Montagem: Pegue o nhoque que ja está na travessa. Despeje o bechamel por cima. Salpique um pouco de farinha de rosca (ela dá crocância) e o queijo gruyere por cima de tudo. Le ao forno para gratinar e sirva. Desculpem a péssima foto. E que estava todo mundo tão desesperado pra comer o tal do nhoque que quando lembrei da foto, já era meio tarde, o bichinho já estava pela metade. Mas dá pra se ter uma idéia!!


03/12/2008

Power Salada com Caramelo de Acerola

Finalmente consegui. Será que consigo satisfazer o desejo de Rita Palita desta vez. Pensei, pensei e acabou saindo uma saladinha de frutas super saborosa com oque tinha em casa. Apilideia de Power Salada. Seus ingredientes: Manga, Maça e Pera. Seus complementos: Laranja, acerola e Tomilho. Tomilho??? Isso mesmo, tomilho. Uma coisa curiosa mas que deu um Tchan e um sabor todo especial nesta deliciosa salada criada especialmente para Rita Palita. Espero que gostem.



Power Salada com Caramelo de Acerola

Ingredientes: Mangas Aden (ou que de pra cortar), Peras, maças, laranjas, ramihos de tomilho fresco.



Para o Caramelo: Acerolas, açúcar e água.



Faz Assim: Corte as frutas em cubinhos menos a laranja. Esprema o suco das laranjas, misture nas frutas e reserve. Para o Caramelo: Coloque as acerolas numa panelinha e acrescente um pouco de água e vá cozinhando até ela soltar toda sua polpa. Pode ir amassando para ajudar. Acrescente água aos pouquinhos, conforme for secando. A hora que estiver bem soltinha passe por uma peneira e reserve. Na mesma panela coloque um pouco de açúcar (um tanto suficiente para fazer um pouquinho de caramelo). Assim que derreter acrescente a polpa da acerola e deixe o caramelo ir tomando forma.

Para montagem: Disponha as frutas com a laranja na travessa de servir ou em potinhos individuais. Regue com um pouco do caramelo de acerola por cima e coloque algumas folinhas de tomilho para enfeitar. Fica Deliciosa!!