30/01/2009

VOCÊ COME QUIABO CRU??

Você come quiabo cru? Essa máxima causou grande polêmica aqui em minha humilde residência. Nunca gostei de quiabo é só de ver a babinha dele ja me causava nauseas. Enjoamentos a parte, me vejo no direito de ser uma cozinheira que come e prova de tudo e ao ter aula com mister Atála (o esconde-fouet) acabei por mudar minha visão sobre tal hortaliça. Pelas palavras de Atála: - Aquilo que vem dentro desse ingrediente saboroso não é uma baba, e sim um suco natural, característico do quiabo, que o torna de sabor único e inigualável em comparação. Depois dessa minha amiga, só comendo 1k de quiabo. E ai, logo mais, na minha aula Brasil, Dona Mara Salles me vem com uma salada de quiabo com cebola roxa e quando viu minha cara de reprovação já foi logo tacando uma bela colherada no meu prato e disse: - Come, come minha filha que o trem é bão!! Coloquei as palavras do Atalão na minha mente e lasquei o dente nos quiabos de Mara Salles. E não é que estavão bons mesmo!! Gostei. Gostei e repeti. E agora vira e mexe o quiabo e parte integrante semanal da geladeira aqui de casa. Mas voltando o assunto do quiabo cru, foi assim que o comi pela primeira vez. Todos reclamaram aqui em casa mas eu adoro. E vocês, comem quiabo cru, só cozido ou como preferem?? Vamos ler um pouco sobre essa coisa gosmenta ou melhor, sobre essa hortaliça com seu suco de sabor único!! Quem sabe você que não come se aventura por uma primeira vez!!

O caipira que veio da África
O quiabo é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia, sendo introduzido no Brasil pelos escravos. O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.

Como comprar
O quiabo é uma hortaliça de clima quente, com a maior oferta e os menores preços ocorrendo de janeiro a maio. Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.


Como conservar
Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois ficam escuros e deterioram-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar os frutos, estes devem ser levados, picados e acondicionados em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo. Para congelar frutos inteiros, é recomendável lavá-los, secá-los, e em seguida deixá-los por 2 a 3 minutos em água fervente, por 4 a 5 minutos no vapor, ou por 3 1/2 a 4 1/2 minutos no microondas. Depois, deve-se secar os frutos e, quando estes estiverem frios, colocá-los em saco de plástico, retirando todo o ar com bombinha de vácuo. Após, deve-se lacrar o saco e levar ao congelador.


Como consumir
O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que 5 cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde. O descongelamento dos frutos pode ser lento, na parte inferior da geladeira ou rápido, direto ao fogo, durante o preparo do prato.


Dicas
Para evitar a baba, cozinhe ou frite o quiabo; somente o quiabo picado dá baba. Ou lave os frutos inteiros, seque-os, esfreque-os com caldo de limão. Após 15 minutos lave-os, corte as pontas e cabos e cozinhe-os.O suco de limão não deve ser utilizado durante o cozimento para retirar a baba, pois altera a cor e o gosto dos frutos.

Algumas Receitas

Quiabo à milanesa


Ingredientes: 1/2 kg de quiabo lavado, seco e com a ponta cortada, 2 ovos, molho de pimenta à vontade, 1 colher (chá) de alho e sal, 1 colher (sopa) de molho inglês, Fubá para polvilhar, Óleo para fritar.
Modo de fazer: Ferva os quiabos por 8 minutos e escorra-os. Bata bem os ovos e tempere-os com os demais ingredientes com exceção do fubá. Passe os quiabos nos ovos batidos e depois no fubá, cobrindo-os completamente. Frite em óleo quente.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos
Sugestão: para enriquecer acrescente cebolinha picada aos ovos batidos.


Quiabo ao Molho de Curry

Ingredientes: 1/2 kg de quiabo, 1 cebola picada, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 pimentão vermelho e 1 verde cortado em tiras, 1 a 2 colheres (chá) de curry, sal a gosto,1 xícara de creme de leite.
Modo de fazer: Lave os quiabos, seque-os e corte as pontas. Ferva os quiabos por 3 minutos em água com sal, escorra e passe em água fria. Frite a cebola na manteiga, acrescente os pimentões e o quiabo e frite rapidamente. Polvilhe com o curry e misture. Acrescente o creme de leite, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo e cozimento: 15 minutos
Sugestão: sirva acompanhado de carne assada.


Quiabo refogado

Ingredientes: 1/2 kg de quiabo, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 cebola média cortada em rodelas, sal e pimenta a gosto, 1 dente de alho amassado.
Modo de preparar: Lave os quiabos e enxugue-os bem. Retire as duas pontas e corte-os em rodelas de mais ou menos 1 cm. Reserve. Coloque o óleo numa panela, frite a cebola e o alho até dourar. Junte o quiabo e tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar, até os quiabos ficarem macios. Se for necessário, acrescente um pouquinho de água, apenas para não ressecar.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 04 porções.
Sugestão: pode acompanhar frango cozido e angu ou carne seca.


A Minha Saladinha de Quiabo Cru


Ingredientes: 10 tomates cerejas, 20 quiabos, 1/2 cebola roxa cortada em rodelas finamente, 1 dente de alho amassadinho, orégano fresco, sal, pimenta do reino moída na hora, acetto balsâmico, azeite extra virgem, vinagre branco, gotas de limão.

Faz Assim: Lave os tomates cereja e corte-os ao meio. Lave os quiabo, seque-os bem e corte as pontinas. Corte-os em três partes se for comprido. Se for curto, corte apenas ao meio. Pique a cebola roxa em fatias bem finas. Junte os três ingredientes e tempere com os demais. Prontinho para comer!!

Fonte:http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/quiabo.htm

28/01/2009

PEQUI

Ola amadas. Não vou postar receitinhas hoje. Como vi que o Pequi causou algumas dúvidas entre minhas leitoras, vou falar hoje um pouquinho dessa fruta meio difícil de achar mas deliciosa. Acho importante conhecer tudo que faz parte desse nosso país maravilhoso. Vamos Lá.


PEQUI

Nome científico : Caryocar brasiliense Cambess


O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais.Árvore com geralmente 10 metros de altura, tronco de casca áspera e rugosa.Folhas pilosas, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas.Grandes flores amarelas, vistosas.Fruto tipo drupa, arredondado, casca esverdeada, como um abacate pequeno, só que mais rechonchudinho. Polpa de coloração amarela intensa que envolve uma semente dura, formada por grande quantidade de pequenos espinhos. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. Altamente calórico, perfumado, assim como o gosto meio adocicado, é usado como condimento. Sua polpa contém uma boa quantidade de óleo comestível, sendo muito rica em vitamina A e proteínas.O fruto pode ser degustado das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Seu grande atrativo, além do sabor, são os cristais que forma na garrafa, que dizem, são afrodisíacos.A amêndoa é utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes.O pequi deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.Deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.Jamais atire os caroços ao chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar.A castanha existente dentro do caroço é muito saborosa; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los.Sua madeira é de ótima qualidade, alta resistência e boa durabilidade.Frutificação de novembro a fevereiro.





Fontes:
Matéria e fotos: http://www.arara.fr/BBPEQUI.html
Foto da polpa de pequi: http://robertaar.wordpress.com/2008/09/22/eu-adoro-pequi/

27/01/2009

Arroz Com Pequi

Hoje vou postar uma receita que acho nem ser bem uma receita, mas como gostei muito, não custa nada. A primeira vez que comi arroz com pequi foi na aula da Mara Salles e nem lembrava se havia gostado ou não. A empregada do meu tio viajou pra Bahia e trouxe um pote de pequi made in nordeste e deu um pouco pra minha avó. É a segunda vez que faço o tal arroz e como virei fã, cá este. Ocheeee, é um chamego que só!!

Arroz com Pequi


Ingredientes: 3 xícaras de arroz, 2 dentes de alho, 1 caldo de legumes, 5 pequis, sal e uma chaleira de água fervente, óleo.

Faz Assim: Lave bem o arroz até a água sair limpinha. Deixe escorrendo até o arroz ficar bem sequinho. Pique o alho bem picadinho e o pequi tasmbém, deixando o caroço e tomando cuidado para não tirar lascas do espinho. Coloque água para ferver em uma chaleira junto com um caldo em cubo de legumes. Leve uma panela ao fogo com óleo o quanto ache apropriado. Frite o alho junto com o pequi bem fritinho. Junte o arroz sequinho e refogue-o bem. O segredo para um bom arroz e sela-lo bem ao refoga-lo. Tempere com o sal. Junte a água fervente até uns 3 dedos acima do arroz, abaixe o fogo e tampe a panela. Vá verificando sempre, se a água secar por cima e o arroz ainda estiver durinho, acrescente mais um pouquinho de água e tampe novamente a panela. Quando estiver sem água por cima do arroz, tire a tampa e deixe evaporando a água que ainda fica pelo meio do arroz até ficar bem sequinho e soltinho. Quando estiver pronto, desligue o fogo, afofe o arroz com um garfo, tampe a panela e deixe descansando por 5 minutos. Sirva com salsinha bem picadinha por cima. Delícia.


Uma curiosidade: Sempre tive problemas com o arroz, não conseguia ter uma noção exata da quantidade de água para que o arroz cozinhasse e não ficasse empapado. E aos poucos fui pegando a manha e hoje consigo fazer o branquinho do jeito que quero: soltinho, papa, meio durinho. E o segredo é que não tem segredo. Cada um tem que entender as manhas do seu fogão, das suas panelas e até da marca do arroz.

26/01/2009

Scones de Banana e Maça

Hi girls!! Tenho uma mania. Sempre que estou lendo uma revista ou lendo um livro que contenham receitas e bato olho em alguma que sei ter todos os ingredientes em casa, me dá o siricutico que tenho que fazê-la, seja o que for, doce ou salgado, difícil ou fácil. E assim foi lendo o Ateliê Culinário, livro de Vera Saboya que ganhei de Jorge Zahar. O nome é diferente: Scones. Pelas próprias palavras de Vera, é um primo de 2° grau do pão de minuto. Apesar de ter um bolo inteirinho de Fubá na mesa da cozinha coberto com um pano de linho branco que minha vó ganhou da minha tia, corri pra cozinha pra fazer os tais Scones. Valeu a pena. Fácil, rápido, prático e assino em baixo, quem quiser fazer não vai se arrepender.

Scones de Banana e maça

Ingredientes: 400gr de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 pitada de sal marinho, 150g de manteiga sem sal, 150ml de leite, 1 ovo, 1 banana picadinha, 1 maça picadinha.

Pinceladas: 1 colher de sopa de mel, ½ colher de sopa de leite, açúcar cristal

Faz Assim: Numa tigela misture os ingredientes secos. Misteure o leite e o ovo e junte à mistura dos secos. Junte a manteiga e misture bem. Adicione as frutas picadinhas e misture bem. Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Faça bolinhas de massa com as mãos e vá colocando na assadeira. Misture o mel com o açúcar e aqueça um pouquinho no microondas pra ficar bem molinho. Pincele este misturinha sobre as bolinhas de massa e polvilhe açúcar cristal. Asse em forno pré-aquecido à 200°C por 15 minutos. Verifique a massa com um palito. Sirva com manteiga ou geléia de frutas. Fica super fofinho.
Dica: Use outras frutas como banana passa, morangos ou mangas, combinam divinamente.

25/01/2009

Berinjelas, Berinjelas...

Ola amadas, mais um final de semana se vai e muitos quitutes pesando a mais na pançola!! Cozinhei bastante esses dias e vou tentar (veja bem, vou tentar) posta-las durante a semana. Minha mãe há uns dias atrás se deparou com uma foto de uma receita de berinjela grelhada e ficou doida pra comer, disse que quando voltasse de viagem iria fazer. Mamis foi pro sitío que fomos em Dezembro, lembram, aquele das fotos incríveis que postei aqui, pois bem. E quinta quando voltou trouxe um saco de berinjelas lindas, pretas e brilhantes. Como andava em falta em agradar a mamis, resolvi fazer a tal berinjela hoje e olha, fica delicioso!!!
Berinjela Grelhada ao Molho de Iogurte e Cominho


Ingredientes: ¼ de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, 1 colher de sopa de shoyo, 1 colher de chá de curry em pó, ½ colher de chá de pimenta dedo-de-moça bem picadinha, 4 berinjelas japonesas de mais ou menos 150g cada uma cortadas ao meio no sentido do comprimento, 1 xícara e ½ de iogurte natural, ½ xícara de manjericão picado, ½ colher de chá de cominho em grãos, 1 dente de alho amassado, ½ colher de chá de raspas do limão siciliano, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Faz Assim: Numa tigela misture a marinada: O azeite, o suco de limão (não se esqueça de tirar as raspas da casca antes de espremer o suco), o shoyo, o curry e a pimenta dedo de moça. Misture bem. Coloque numa travessa larga as berinjelas cortadas ao meio com a casca pra baixo e despeje a marinada por cima, passe bem o molho com as mãos sobre as fatias e deixe descansando por 15 minutos. Aqueça uma grelha estriada para grelhar e distribua as fatias sobre ela. Deixe marcar bem de um lado. Vire e marque bem a beribjela do outro lado. Controle sempre a temperatura do fogo para que as fatias não marquem rápido e as fatias fiquem duras. Dica: enquanto grelha coloque uma tampa sobre a chapa para amolecer mais rápido a berinjela. Eu fiz no grill família, aquela grelha elétrica e ficou ótimo. Após todas grelhadas faça o molho de iogurte. Numa tigelinha misture o iogurte, o manjericão picado, o cominho, a pimenta do reino, sal e o alho. Misture bem. Para servir coloque uma fatia de berinjela no prato e coloque um pouco do molho de iogurte por cima. Guarneça com uns tomatinhos cereja, fica muito bom.

Dica para berinjelas: Escolha sempre as de casca brilhante, firmes e pesadas. As que perderam brilho e rigidez, também perderam parte de seu valor nutricional e textura originais.

23/01/2009

Mais um Desafio!!

Creio em Deus Pai, mais um desafio, dessa vez da fofa da Lourdes do Na Cozinha da Lu. O desafio consiste no seguinte.


1- Agarrar o livro mais próximo.
2- Abrir na página 161
3- Procurar a 5ª frase completa
4- Colocar a frase no blog
5- Não escolher a melhor frase e nem o melhor livro. Deixe o destino agir.
6- Passar para 5 pessoas

Primeiro de tinha uns 10 livros mais próximos a mim e todos a mesma distancia então, peguei oque estou lendo e lá vai a frase:

"Que as pessoas o procurem em sua memória e sorriam com a sua lembrança."


A frase é do livro Ateliê Culinário para Viagem de Vera Saboya.

E dessa vez vou fazer diferente, vou seguir o desafio a risca e passar para 5 amigas minhas, e são elas:


- Vivian do Aos 30
- Mari do Na Batedeira
- Bárbara do Vida de Mãe
- Histórias da minha Cozinha
- Nela do Meu Cantinho



Agora é com vocês meninas!!

20/01/2009

Claude Troisgros - Meu primeiro Padrinho e sua Salada

Como todo mundo sabe, to num empenho só pra botar a La Cucinetta no fogão!!! E uma das coisas que estou dando fundamental importancia é pra minha biblioteca particular. Depois de cozinha, ler é meu passatempo predileto, leio tudo que aparece pela frente, e agora, leituras gastronomicas se tornaram uma meta para mim. Escrevi a alguns chefs que conheci e outros que ainda não atrás de livros de autoria deles pois pra eu comprar tudo nem ia rolar. E a primeira pessoas que me atendeu e muito prontamente, foi Claude Troisgros, esse francês "carrioca" como ele diz, que acho um doce de pessoa e por quem sempre tive muita admiração desde o começo do Menú Confiança. Hoje, chegou lindo e leve e diretamente do Rio de Janeiro o livro que ele me mandou e fez questão de autografar. Chef, obrigada, do fundo do meu coração!!! Imaginem só minha imensa felicidade. E como se não bastasse, ha uns 30 minutos atrás chega um e-mail de quem??? Emmanuel Bassoleil, dizendo que vai escolher alguns livros da biblioteca particular dele pra me mandar!! Ai foi demais!! Espero que se um dia chegar ao chulé desses mestres tenha o mesmo ímpeto de ajudar as pessoas que estarão começando pois a solidariedade tem que ser uma virtude nas pessoas quando precisamos ajudar os outros. E começei ja ler o Troisgros e ja fiz uma receitinha. Bem básica mas deliciosa, em primeira mão pra vocês!!!
Meu primeiro livro da La cucinetta Library!!


Pirei!!!


Salada de Chuchu & Cenoura ao Cominho
Por Claude Troisgros
para 4 pessoas

Ingredientes: 2 chuchus, azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora, coentro, 4 cenouras grandes, 1 copo de suco de limão ou laranja, 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 100g de uvas-passa pretas, 1 colher de sopa de cominho em pó fresco, 1 colher de sopa de semente de papoula.

Faz Assim: Fatie os chuchus e salteie em um pouco de azeite. Tempere com sal, pimenta e coentro picado, desligue o fogo e deixe esfriar. Rale as cenouras, tempere com sal e pimentae acrescente o suco do limão ou laranja (fiz com limão). Junte os chuchus e tempere com as colheres de azeite extra-virgem e as passase no final junte o cominho em pó e as sementes de papoula, que darão uma crocancia incrível (como as sementes de papoula estão proibidas aqui no Brasil, use gergilim preto, dá o mesmo efeito visual e de textura também). Mexa bem e sirva.Se você usar suco de laranja, coloque por cima da salada umas fatias finas da fruta.

19/01/2009

Muitos Mimos e Pescada ao Papillote com Quiabo

Ola amadas. Quando leio certos comentários me sinto muito feliz, porque apesar de ter ficado um tempo ausente vocês lindas não se esqueceram de mim e isso me faz cada vez mais querer continuar com o Cerejas e fazê-lo cada vez melhor para vocês.

Primeiro: Desafio Sonhos. Recebi da fofa Luciana do Chocolate em Pó esse desafio. Tenho que colocar meus principais sonhos para 2009 e lá vão eles:

- Que minha saúde fique firme e forte para correr atrás de todos os outros desejos;
- Que consiga me realizar profissionalmente e com minha La Cucinetta, meu desejo mais intenso do ano;
- Que eu e minha família tenhamos um ano de paz, sem brigas nem discussões e com muito amor;
- Que eu consiga cuidar e educar meus filhos da melhor maneira possível e que eles sejam pessoas do bem pra sempre;
- Que Deus me ajude a comprar minha casa e meu carro pra eu poder crescer com minha família. - Deixar o Cerejinha sempre em dia e implantar novas idéias que já estão “catucando” minha cabeça.

Bom, estes são meus principais sonhos, claro que tenho muitos outros, mas estes acontecendo já ficarei muito satisfeita.

Segundo: Desafio 5 Manias: Recebi este da linda Rose do Receitinhas e Frescurinhas. Poxa, falar das manias é difícil alem do mais porque tenho várias. Mas as principais são: 1 – Olhar meus e-mails 3 vezes por dia. Religiosamente.
2 – Ritual pós banho: Passar desodorante, talco e creme nos braços. Todo santo dia!
3 – Dormir vendo televisão
4 – Ler todo livro, revista e folhetinho que chegue as minhas mãos.
5 – Lavar as mãos, toda hora. (será que tenho toc).


Acho que esses são os mais pesados.

A doce Anna do Eu Mulher está sempre por aqui e me presenteou com dois selinhos. Um é este sobre amizade.


O outro é esse Troféu que me deixou imensamente feliz, significa que consigo passar ao menos um pouco de conhecimento a quem aparece por aqui. Adorei Anna, obrigada. Existem algumas regras a serem seguidas:


1- Oferecer a 10 blogs que tem compromisso com educação.

2- Deve exibir a imagem do selo do troféu em seu blog que é o prêmio.

3- Deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação.

4- Deixar comentário nos blogs selecionados permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.

Muito bom todo esse carinho. Obrigada meninas, de verdade. Mas o Cerejinha segue uma norma, um tramite. Eu nunca escolho blogs e pessoas em especial para dedicar selinhos e desafios, pois penso que todas as pessoas que gastam parte de seu tempo escrevendo para pessoas que nem conhece e passam qualquer tipo de conhecimento, são merecedora de todos esses prêmios. Portanto, dedico esses desafios e selinhos a todos meus leitores, que me prestigiam sempre. Sintam-se todos presenteados.

O bom de estar sozinha com o maridão é que posso cozinhar coisas diferentes e em pouca quantidade, oque me permite criar e usar ingredientes que normalmente o pessoal de casa, principalmente os pirralhos, não comem. Ontem vi o Jamie Oliver fazendo um peixe no papillote que me deixou com água na boca. Não tive dúvidas, ontem tirei uns filés de pescada do freezer e hoje fiz eles no papillote. Não tinha os mesmos ingredientes que o Jamie usou, mas para isso somos criativas. Fiz do meu jeito e ficou maravilhoso.

Pescadinhas ao Papillote com Quiabo
(para duas pessoas bem servido)

Ingredientes: 4 filés de pescada limpos, ½ pimentão vermelho e ½ pimentão amarelo em tiras finas, 200gr de quiabo cortados em cubos, ¼ de cebola roxa em rodelas finas, 2 dentes de alho em lascas, 2 tomates maduros cortado em 4 partes, suco de ½ limão, sal, ramos de tomilho, azeite, cominho em pó.

Faz Assim: Numa frigideira de bordas altas aqueça um pouco de azeite (quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Frite o alho e a cebola juntos. Acrescente o quiabo e os pimentões e saltei por um minuto e meio. Junte o tomate colocando um por um e apertando eles sobre a panela antes de colocá-lo para liberar a água que formará um caldinho delicioso. Polvilhe uma pitada de cominho. Saltei mais um minuto e desligue o fogo. Peque uma assadeira de bordas baixas e coloque um bom pedaço de papel alumínio. Jogue todo o refogado por cima do papel e espalhe bem. Coloque os ramos de tomilho e os filés sobre tudo, um ao lado do outro. Regue com o suco do limão e polvilhe o sal. Feche o papel alumínio como um envelopão e vede bem as bordas para não vazar vapor. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos. Sirva com arroz branco e purê de batatas. O legal desse prato de deixar para rasgar o papilotte em cima da mesa onde as pessoas comerão assim sentirão todo aquele aroma que se tem ao abrir o papillote. É demais!!!

Não, esta não é uma foto desfocada. Isto é o vapor cheirosíssimo que saiu do papillote ao abri-lo. Pena que não dá pra sentir o cheiro.....hummm!!!

18/01/2009

Abobrinhas Grelhadas e Compota de Pêssego

Ola amadas!! Consegui dar um pulo aqui hoje!! Andei cozinhando bastante esses dias. Rolou Arroz com pequi, farofa de banana e mais umas guloseimas. Todos foram viajar aqui em casa (inclusive meus filhotes) e ficou só eu e o maridoco. 10 dias de lua-de-mel sem querer!! E olha, vou falar uma coisa a vocês. Estou morta já de saudades dos meus pimpolhos mas que está uma calmaria aqui em casa, isso não se nega!! Tão bom tirar umas férias de todos mesmo ficando em casa. E o bom que estou tendo tempo de me dedicar integralmente a minha empresa. Bom, mas o lance é que hoje fiz uns petisquinhos gostosos e vim matar as saudades. Vou mostrar a vocês hoje uma Abobrinha Grelhada e Compota de Pêssegos. Grande beijo e saudades!!


Abobrinha Grelhada
Ingredientes: 3 abobrinhas italianas, 3 dentes de alho cortado em lâminas, 1/2 xícara de vinho branco demi-sec, folhas de hortelã, 1 colher de café de cardamomo, Azeite, Vinagre e sal.

Faz Assim: Corte as pontinhas das abobrinhas. Descasque-as e fatie no sentido do comprimento finamente. Coloque-as de molho por 15 min. em meia xícara de vinho branco demi-sec. Aqueça uma grelha estriada (ou uma chapa que tem as estrias para marcar o grelhado). Eu usei a Apart
grill que é aquelas grelhas elétricas grandes que vendem no shoptime e fica muito bom. Aqueça bem a grelha e disponha as fatias de abobrinha uma ao lado da outra e deixe marcar bem as estrias de um lado. Vire e grelhe do outro lado também. Escolha uma travessinha que de para colocar as fatias esticadinhas das abobrinhas. Monte assim: Coloque uma camada de abobrinha, salpique folinhas de hortelã, uma pitada de cardamomo, uma pitada de sal, um pouco do alho laminado e regue com azeite e vinagre. e assim faça as outras camadas. Termine com os comdimentos. Deixe marinar por um dia.

Compota de Pêssegos
Ingredientes: 5 pessegos não muito maduros (escolha os de pele mais rosada), 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de água, 1 cálice de amaretto.

Faz Assim: Lave os pêssegos e corte-os ao meio. Deixe a pele mas tire o caroço. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e deixe virar caramelo claro. Junte as xícaras de água e espere o açúcar derreter todo. Junte o cálice de amaretto e coloque os pessegos virados com a polpa pra baixo. Deixe cozinhar até que estejam macios, ai depende que como estará o pessego que você utilizou. Se estiver muito maduro, uns 7 minutos dá. Agora se estiverem ainda firmes, deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até ficar macios. A pele bem rosada tingira a polpa dos pessegos oque deixará uma apresentação linda. Quando estiverem macios, retire-os e vá acomodando-os numa compoteira ou num vidro esterelizado. A calda ainda estará rala. Deixe a calda reduzir até que fique numa conscistência de caramelo mole. Jogue por cima dos pêssegos e leve a geladeira. Quando for servir, rasgue folhas de hortelã frescas por cima, dá um toque especial.

12/01/2009

Explicações!!

Olá pessoas. Primeiro de tudo: PERDÃO!!! Perdão pela minha ausência prolongada. Ai pessoal, como todos sabem desde que sai do escritório de contabilidade para dar minhas tão sonhadas aulas acabei que ficando sem nada pra fazer. As aulas não renderam, foi tudo muito ruim. Acabei mais uma vez ficando parada. Quer dizer, no sentidofigurado, porque desde que parei as aulas venho estudando e lendo muito. Me formei no curso e agora começei 2009 a todo vapor. Estou botando a La Cucinetta em pé de vez, fazendo um mega planejamento, plano de negócios e estudando estratégias de marketing. Sei que preciso muito trabalhar até porque o coitado do meu maridoco está bancando nossa vida sozino e olha, vou falar uma coisa a vocês, não é pouca coisa!!! Mas quero muito que minha renda venha da minha paixão que é a culinária. Eu quero muito trabalhar com isso pro resto da vida, tenho a empresa aberta a anos e não posso deixar essa oportunidade e esse dom se perderem pela vida. Esse é o motivo de minha longa ausência e acreditem se quiser, já faz bem ums 7 dias que não cozinho absolutamente nada, só dia e noite na frente do note montando site, escrevendo, redigindo, analisando e fazendo meu sonho acontecer o mais breve possível. Mas já vou logo avisando que não acabarei o Cerejets, até porque são meses e meses de post, amizades lindas que formei e jamais deixarei essa parte de lado, é apenas uma questão de tempo, até conseguir deixar as coisas estabilizadas. Espero contar com a compreensão de vocês e não me esqueçam. Logo mais voltarei com grandes novidades, me aguardem. Vou deixar meu e-mail aqui, se alguem ficar com muita saudade (rsrsrsrsrs) ou mesmo pra qualquer outro assunto me escrevam, assim não me sinto só!!!






Um grande beijo e até breve!!!