28/04/2009

O QUE É SAUDÁVEL DEVE SER TAMBÉM GOSTOSO!!

A hora que a criançada mais aguarda nos colégios é a hora do recreio e a espectaiva que a "fila da cantina" cria nos nossos filhos é deveras prejudicial a saúde dos nossos pimpolhos. A oferta é farta, coxinhas, risolis, cachorro-quente, hamburguer, frituras, salgadinhos, doces, balas, chocolates, refrigerantese talvez um lanche natural ou uma fruta e suco num cantinho meio apagado. Quando uma criança de atitude escolheria uma maça ao invés de uma bela saltenha de frango e catupiry com um belo copo de coca-cola? Eu me lembro da minha infância. Meu primário até a 8° série passou sem cantina pois apesar de minha escola ser particular, conceituada e de freiras, não havia cantina e eu levava os lanches maravilhosos da minha mãe. Pão preto, peito de peru, cenoura ralada, queijo branco, estavam entre alguns dos ingredientes. Mas meu colegial foi regado a muita coisa calórica e engordativa. A cantina do meu colégio era incrível. Os salgados eram bom demais, tinha muito doce, e várias coizinhas para beliscarmos durante as aulas. O salgado que mais saia era a Saltenha. Um salgado grande, com uma massa que nunca comi na vida recheado abundantemente de frango e catupiry. Tinha briga pela saltenha que era a que acabava em primeiro e muito rápido. E passei 3 anos da minha vida comendo isso todos os dias regado a coca-cola. Existem alguns colégios em São Paulo que já começam a se preocupar, mesmo que timidamente, com essa questão, como é o caso do Colégio São Luiz, onde a cantina é uma franquia da narca Shcool Cook, onde as opções de comidas saudáveis vem assinaladas no menú. Como o chef Jamie Oliver fez em sua pesquisa nas cantinas escolares da Europa, constatou-se que aqui um dos fatos que gera a obesidade infantil é a má alimentação escolar. Sei que é difícil mas devemos controlar esse ponto na alimentação de nossas criaças. Procurar conhecer a cantina do colégio e se caso a alimentação não for lá daquelas, substituir pelo velho e bom lanche caseiro. Ou então, combinar com a criança oque ela pode comer e talvez liberar uma vez por semana um cozinha ou um chocolatezinho. Quem sabe um projeto no congresso em premiar as escolas ou municípios que tiverem as melhores refeições escolares. Mudanças devem ser feitas. Deixar mais em evidencia os lanches naturais, sucos e derivados com banners e imagens sugestivas destas comidas. As guloseimas continuam lá mas mais afastadas da visão direta. Acho que aulas na área também são bem interessantes e podem aos poucos levar a criança a conhecer melhor o que anda comendo e oque deve comer. Já existem algusn serviços na praça onde os pais possuem o controle das compras do filho nessas cantinas como cartões magnéticos que vão debitando a cada compra e possuem restrições a certos alimentos pela escolha dos pais e também o "kit lanche" onde os pais já encomendam o lanche do mês e a criança não tem como alterar.


OS CALÓRICOS PREFERIDOS:Do que as crinaças mais gostam.....


Frituras: Campeã das frituras e muito apreciada. Uma coxinha média tem 330 calorias, 8,5g de gordura saturada e 261 mg de sódio.


Salgados: Assado não é sinônimo de saudável, alguns sendo atépior que frituras. Um croissant médio de presunto e queijo tem 609 calorias, 18 g de gordura saturada e 1008 g de sódio.


Refrigerante: Já banido em algumas cantinas mas mantido em muitas. Um copo de 350ml tem 37g de carboidratos e mais nenhum nutriente.


Doces: Os carboidratos reinam soberanos na dieta infantil. Biscoitos, bolinhos, chocolates e açúcar adicionado a bebidas excedem o consumo recomendado.



OS QUE DEVERIAM SER PREFERIDOS: Quem sabe um dia....


Frutas: Misturas coloridas e picadinhas podem ser a solução para quem tem preguiça de comer frutas.

Fibras: Granola com iogurte seria uma excelente opção.


Salgados: Com recheio contendo baixo teor de gordura e sal os lanches podem ser deliciosos, como um belo sanduiche de quijo branco e salada ou uma esfiha de ricota


Suco: A melhor maneira de acrescentar vitaminas a dieta. O de caixinha ajuda a acostumar o paladar.


Doces: O paladar infantil pede o açúcar por isso não podemos bani-lo de vez das crianças. Um pequeno bolinho ou biscoito não pesam demais na balança e um chocolate as vezes não faz mal a ninguem


Grandes porções: Quando a escola não oferece almoço o estudante que passa o dia fora se farta com mega sanduiches com muito queijo, molhos e melecas.






"IMPOR RESTRIÇÕES NÃO É CERTO. É A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL QUE FAZ A DIFERENÇA" Joice dos Santos, Nutricionista.


Fontes:

- Revista Época - De Março de 2009.

http://www.issamu.350.com/Pepsi_lata.jpg
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/alimentacaosaudeimagem/coxinha.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_QY0QniLlxM0/SRHQuQoeQVI/AAAAAAAAAgg/szCZct9rWXs/s400/doces.jpg http://www.fiamfaam.br/mol/ler.asp?id_news=1902&cont=LerMateria
http://www.madureirashopping.com.br/promocoes/lanches_img.jpg
http://www.padrebutinha.g12.br/eventos/2008_10/Semana_Saudavel/Maternal_Tarde/Lanche_Saudavel/012.jpg

Só para aguçar a curiosidade dos meus leitores: Em Junho o Cerejinha completará 3 anos de vida e vai rolar uma super promoção. Parcerias especiais estão aparacendo e tenho certeza que vocês vão A D O R A R !!!!! Aguardem, surpresas virão por ai!!!

23/04/2009

DOUBLE MOUSSE E MAIS UM SELINHO

Somos todos formigonas aqui em casa. Adoramos doce, de qualquer tipo. Tem açúcar e é de comer ta valendo!! Por um lado é péssimo porque sabemos e muito da importancia de uma alimentação correta e balançeada e doces toda hora não é nada legal!!! Mas a nossa necessidade de glicose no sangue aguça minha curiosidade de experimentar receitas e criar coisas novas. Como toda quarta-feira temos uma convidada para o jantar em nossa casa, estava eu ontem em casa a pensar em um doce bacaninha para fazer de sobremesa. Como de manhã minha filha reclamou que não havia ganho nenhum chocolate branco na páscoa (que por um acaso é o preferido dela) e como eu tinha algumas barras que sobraram da páscoa decidi que iria fazer algo com chocolate branco. Ai já logo pensei em uma mousse. Mas ai minha criatividade começou a criar asas e o resultado final acabou sendo uma Double Moussse, metade branca e metade preta, sendo que a preta com coco ralado. Todos anciosos para provar e mal havia acabado o jantar, Beatriz já logo sacou a travessa do doce da geladeira e atacaram sem o menor puder. Quando eu falei :Perai gente, a foto!!! Quase fui linxada e informada que foto naquele momento seria impossível!!! kkkk. Ficou ótima gente, mas não tão boa como a foto que verão a seguir!!!
Double Mousse

Ingredientes: 200g de chocolate branco picado, 200g de chocolate 1/2 amargo picado, 300ml de creme de leite fresco, 4 claras em neve, 4 colheres de sopa rasa de açúcar, 100g de coco ralado seco.

Faz Assim: Coloque em uma tigela o chocolate branco picado e em outra tigela o chocolate 1/2 amargo picado. Leve o creme de leite ao fogo e quando começar a ferver retire e coloque 150ml na tigelinha de chocolate branco e 150ml na tigelinha do chocolate preto. Peça para alguém mexer um enquanto mexe o outro. Vá misturando devagar até todo chocolate derreter. Bata as claras em neve e junte o açucar batendo por mais uns 2 minutos. Coloque metade das claras na tigelinha do creme branco e outra metade na tigelinha do creme preto. Mexa as duas até que estejam bem misturadas mas com delicadesa. Na tigelinha do chocolate preto junte mais o coco ralado e misture. Coloque numa travessa primeiro o creme do chocolate branco e por cima o creme do chocolate preto. Decore a gosto e leve a geladeira por 3 horas. Muuuito bom!!

Olha só que beleza!! Acho que estava bom!!! Foto boa né.

__________________________________________________________________

Ontem recebi um selinho que me deixou muito feliz pois veio de uma amiga mega especial, a Luciana Mastrorosa que além de ex-companheira de curso é uma excelente jornalista (leia matérias divertidas da Lu no G1) e um pessoa pra lá de fofa, que também tem um blog delicioso de gastronomia, o Guloseima. Ai Lu, amei amiga!!!! E vamos a ele:

Como para tudo na vida existem regras vamos a elas:

1- Exibir a imagem do selo “Seu blog é Roxie!” e escrever essas regras abaixo dele.
2- Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados.
3- Escrever 5 coisas que são Roxie (1- sobre musica, 2- sobre televisão e cinema, 3- três países que gostaria de conhecer, 4- três cores favoritas e 5- três hobbies).

5 COISAS DE SÃO ROXIE NA MINHA OPINIÃO

MÚSICA: Sou completamente alucinada por música, ouço todos os dias seja enquanto trabalho, tomo banho ou cozinho. Agora Roxie na música pra mim é Bono Vox que além de mantero U2 até hoje com um son genial se mostra um ser humano preocupado com o planeta e se engaja em diversos projetos pra ajudar. Nota 10 pra ele!!!

TELEVISÃO: Não sou muito fã de TV mas admito de gostar de certas comédias pastelão e seriados como Eu, a patroa e as Crianças, Two and a Half Man, Cilada e o Furo MTV. Além claro de todos os programas que citam comida como todos do Jamie Oliver, Hell's Kitchen, Nigella, Menu Confiança, e por ai afora!! Quanto ao Cinema gosto de todos os tipos de filme mas roxie pra mim é Harry Potter e Senhor dos Anéis. Apaixonada por trilogias.

PAÍSES: Só 3 é sacanagem mas por eliminação e afinidade (kkkkkk) escolho França, Índia e Itália.

CORES: Minhas 3 cores favoritas são: Preto, Vermelho, Lilás.

HOBBIES: Ler, fotografar e escrever.

Como sei que quase todos os blogs que conheço já foram "roxiados" ofereço este selinho a todas as pessoas que visitam o Cerejinha e ainda não ganharam. Sintam-se agraciadas!!!

21/04/2009

COMIDINHA DE BUTECO - BOLINHO DE BANANA COM CARNE SECA and Earth Day

TODAY IS THE EARTH DAY
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.
Sou fascinada pela história de como surgimos no mundo e acho muito importante pensarmos como agimos diante dele. A Nasa vai comemorar o Dia da Terra nesta quarta-feira transmitindo imagens em alta definição do planeta tiradas por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). Portanto, se tiverem um tempinho e curiosidade de se ver num angulo de cima não deixem de dar uma espiadela!!!
____________________________________________________________________

Sou colecionadora de receitas. Leio todas que vejo pela frente e até meus livros de culinária leio as receitas ingrediente por ingrediente. E quando uma me agrada corro pra testar. Posto aqui meus quitutes do dia a dia e todos que acho valem a pena ser compartilhados. Mas tenho que admitir que algumas me encantam e viram meus xodós. Essa receita que posto hoje é digna de ser feita e refeita diversas vezes. Não é difícil mas trabalhosa pois dispõe de muitos detalhes. Mas cada minuto que gastei fazendo valeu a pena. Comi esse bolinho num evento que fui ano passado, o São Paulo food and wine, no Laboratório Paladar. Sua criadora Ana Soares deu uma palestra e tanto e quando degustei esse bolinho não imaginava que realmente iria ficar maravilhoso do jeito que ficou. Já estava pra fazer há muito tempo e hoje não me escapou. A massa de banana é deliciosa e a combinação de todos os ingredientes transforma esse bolinho numa maravilha gastronômica. Eu espero que quem tenha acesso aos ingredientes faça, prove e me diga oque achou. Show de Bola, top de linha.

BOLINHO DE BANANA COM CARNE SECA
Rende 30 bolinhos de 30g cada.

Ingredientes Massa: 2oo ml de caldo de legumes, 400g de banana nanica com a casca, 200ml de leite, 200gr de farinha de trigo, nós moscada, 60g de manteiga, óleo.

Recheio 1: 300g de espinafre, 3 dentes de alho, azeite, sal.

Recheio 2: 400g de carne seca, 4 dentes de alho, 1/2 cebola bem picadinha, 30g de manteiga, azeite, 2 tomates, coentro picadinho.

Acompanhamento: Caldinho de feijão: 250g de feijão preto cozido com caldo, 100ml de caldo de legumes, 2 dentes de alho, azeite, cebolinha picada, pimenta dedo de moça.

Faz Assim Massa: Cozinhe as bananas com casca no caldo de legumes. Quando estiverem macias, retire da panela, descasque e amasse com um garfo. No caldo que ficou na panela junte o leite e leve a ferver. Quando ferver, jogue a farinha de uma só vez e mexendo cozinhe até desgrudar do fundo da panela. Tempere com nós moscada, junte a banana amassada, a manteiga e um fio de óleo. Misture bem e deite sobre uma pedra para esfriar. Cubra com um pano úmido para não resecar. Reserve.

Recheio 1: Corte o espinafre em tirinhas. Frite o alho bem picadinho em azeite e junte o espinafre picado. Tempere com sal e reserve.

Recheio 2: Dessalgue a carne seca, ferva-a 2 vezes trocando a água e leve a pressão até que esteja bem macia e boa para desfiar. Frite a cebola e o alho no azeite e a manteiga, junte a carne seca desfiada e frite-a. Junte o tomate sem pele e picado em cubos. Junte o coentro e mexa bem. Reserve.

Caldinho de Feijão: Bata o feijão cozido com seu caldo no liquidificador. Não há a necessidade de coar. Frite o alho picadinho em azeite e junte o feijão batido. Junte o caldo de legumes, a cebolinha picada e um pedacinho de pimenta dedo de moça bem picadinho. Deixe ferver um pouco. Se o feijão estiver sem temperar, coloque sal. Reserve.

Finalização: Catupiry, farinha de rosca para empanar, ovos o quanto baste para empanar, óleo pra fritar.

Montagem: Faça bolinha de 30 g com a massa. Junte os dois recheios, o espinafre e a carne. Vá abrindo as bolinhas de massa, coloque uma bolinha pequenina de catupiry, um pouco do recheio e feche a bolinha. Faça todas. Empane na farinha de rosca, ovo e farinha de rosca novamente. Frite em óleo brando pois a massa doura rápido. Sirva com o caldinho de feijão bem quente. É simplismente maravilhoso!!!

19/04/2009

TORTA DE MANDIOQUINHA COM LINGUIÇA FRESCA

Timãoooooo eooooooo, Timãooooooo eooooooo!!! Desculpe meninas mas tinha que começar esse post assim!!! Quem disse que mulher não pode gostar e entender de futebol?? Eu gosto e entendo (assim, entendo um pouquinho, mas entendo). Não sou torcedora fanática mas quando o meu time joga contra o time do meu marido ai torço mesmo, e torço muito!! E ontem São Paulo x Corinthians foi o máximo!!!! Timão ganhou e enchi muuuuito a paciência do meu marido!!! Desculpa Mo mas o dia ontem foi do Timão!!!

Brincadeiras a parte, hoje vou postar minha janta de sábado, uma torta de mandioquinha com linguiça deliciosa. Mas o Cerejinha adverte: Essa torta é viciante. Sério meninas, se fizerem não deixe a vista de vocês a assadeira porque senão vocês não param de comer. Experiência própria. A massa é ultra-leve e mandioquinha é bom demais.

TORTA DE MANDIOQUINHA COM LINGUIÇA FRESCA

Ingredientes massa: 1k de mandioquinha, 2 batatas médias, 1 xícara de leite quente, 1 colher de sopa de margarina, 2 colheres de queijo ralado, 3 ovos, sal e pimenta do reino branca.

Recheio: 1/2k de linguiça fresca, 3 ovos cozidos, 2 tomates sem pele e picadinho em cubos, 100g de azeitonas verdes, salsinha picada.

Faz Assim Massa: Cozinhe a mandioquinha e a batata. Passe pelo expremedor ainda quente e deixe amornar. Junte as gemas, o leite, a margarina, o queijo ralado, o sal e a pimenta. Misture bem. Bata as claras em neve e junte a massa delicadamente. Reserve.

Recheio: Frite a linguiça picada em cubos em azeite. Deixe bem fritinha. Junte os tomates picados, os ovos picados, as azeitonas picadinhas e tempere a gosto. Tire do fogo e junte a salsinha.

Montagem: Em um refratário untado com azeite e farinha coloque metade da massa, o recheio ao meio e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe parmesão ralado e leve ao forno gratinar. Sirva bem quente com uma saladinha.

16/04/2009

COMPOTA DE MAMÃO VERDE

Sou fã das famosas compoteiras de doces. Todos: doce de leite, goiabada, doce de mamão, tudo, aqueles com cara de fazenda sabe, cara de doces mineiros danados de bom!!! Esse doce de mamão verde é uma belezura e existem diversas maneiras de prepará-lo. Essa é bem fácil e muito saborosa. Doce simples mas que incrementa qualquer refeição sendo uma excelente e linda sobremesa.

DOCE DE MAMÃO VERDE

Ingredientes: 1 mamão verde médio, 2 colheres de sopa de bicerbonato de sódio, 2 xícaras de açúcar, 4 xícaras de água, 4 bagas de cardamomo, 2 cravos.

Faz Assim: Descasque o mamão, tire as sementes e corte em cubos médios. Coloque em uma tigela e cubra com água e dissolva o bicarbonato de sódio deixando os cubos de mamão de molho por 2 horas. Escorra bem e reserve. Faça uma calda rala com a água e o açúcar. Junte os cubos de mamão, o cardamomo e o cravo. Cozinhe em fogo brando até que o mamão esteja bem macio. Quanto estiver no ponto, acrescente mais uma xícara de áçucar e deixe por mais uns 5 minutos até todo o último açúcar ter se encorporado a calda. Desligue o fogo e deixe esfriar. Passe para uma compoteira e sirva. Com queijo branco é uma tentação.

13/04/2009

PROMOÇÕES E 3X4 DOS MEUS FILHOTES

Meninas, estão rolando duas promoções fantásticas em dois sites que gosto muito:



Para mudar é preciso dar o primeiro passo...
Quer concorrer ao Sorteio de 01 Par de Convites para o filme Divã?

Para participar escreva 1 parágrafo analisando um dos aspectos de sua vida com os seguintes temas abordados por Mercedes no filme: amor, amizade e sexo.Envie o parágrafo por e-mail para sintaliga@sintaliga.com.br No dia 16/04 serão sorteados 10 pares de Convites.

Além disso, as 10 melhores respostas ganharão 1 camiseta do filmeAproveite e Participe! Acesse o link http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres_filme-diva_405_texto para saber maiores informações
_________________________________________________________

BLOG Comer é Um barato - Thais Lazzeri

O blog da Tha está sorteando um mega Kit de páscoa sensacional para nossos filhotes contendo:
-1 kit de Páscoa da Tok&Stok, com uma caixa linda (eu coleciono caixas, rs), uma caneca e um potinho, tudo enfeitado com coelhinhas

- 1 cesta de chocolates da Ofner (com ovos deliciosos e um coelho de pelúcia fofo demais) – ao todo são três cestas;

- 1 pijama infantil da Dedeka que vem com a frase: “de onde vem o chocolate?” (são 10 ao total) – eles têm uma coleção incrível com frases que remetem à comida

Pra concorrer basta acessar o site e contar Qual a história de páscoa mais engraçada que você já
passou com seu filho? A promoção rola até o dia 22 de abril então corra que ainda da tempo!!

Acesse o link AQUI para maiores informações.
_________________________________________________________________

E pra quem tem, pretende abrir ou apenas gosta do assuntos gestão de restaurantes, a Débora Cordeiro do blog Mirepoix está com uma promoção. Basta apensas acessar o blog e deixar um comentário com a frase EU QUERO GANHAR ESTE LIVRO, para concorrer a um livro sobre administração de restaurantes. Ainda dá tempo de participar.
________________________________________________________________

Minha amiga e xará Ana do blog Mãe de Menino me propos uma brincadeira muito legal.Fazer um 3x4 dos nossos filhotes para que um fique conhecendo melhor o outro, mesmo que virtualmente através de suas mães. Topei na hora pois qual a mãe que não gosta de contar um pouco sobre seus pimpolhos!!!! Então la vai:


Nome: Pedro Henrique
Idade: 2 anos e 11 meses
Pais: Carol e Valdemir
Estuda: sim, jardim II
Nome da Escolinha: Pequeno Lord
Oque mais gosta de fazer: brincar de carrinho, fazer cabana com a rede, ouvir historinhas
Desenhos que mais gosta: Charlie e Lola, Backyardigans, Calliou
Comida que mais gosta: Todas, graças a Deus, ainda não tem preferida
Coleciona: carrinhos
Historinha que mais gosta: Todas que tenham bruxa e lobo mau
Filme favorito: Nemo, Carros, Madagascar
Palavras engraçadas que fala: tocovelo (cotovelo), abreacadaça (abra-cadabra), tiouils (hot-wheels).



Nome: Beatriz
Idade: 9 anos
Pais: Carol e Reginaldo
Estuda: sim, 5°ano
Nome da escola: Vicente Pallotti
Oque mais gosta de fazer: Ouvir música no mp4 dançando e ver tv
Desenhos que mais gosta: Todos os programas do Disney Channel
Comida preferida: Macarrão com molho de tomate cuado (kkk) e nuggets
Coleciona: Barbies
Hostorinhas preferidas: Nenhuma mais
Filme favorito: Todos do High School Musical, Diário de uma princesa, operação babá.
Palavras engraçadas que fala: Falar ela não fala mais nada errado mas outro dia aprendeu sobre o ângulo obtuso e ao invés de escrever obtuso escreveu obsuto!!!

Hoje não tem receitinha, mas fiquem com um gostinho das proximas edições do Cerejinha:

Próximos Menús:

- Doce de Mamão Verde
- Lasanha de Bacalhau
- Saladinha de pimentão e cebolinha
- Quiche de cabochan com carne seca
- Abobrinhas Mineiras recheadas....................e por ai vai!!!! Grande beijo

11/04/2009

E QUEM GANHOU A RIFA FOI......E FEIJÃO FRADINHO COM BACALHAU

Ai gente, essas coisas são muito engraçadas!!!! A gente vende um negócio que tem 100 nomes um monte de gente desconhecida compra e fica torcendo e na verdade a gente não sabe pra quem torcer, mas é claro que a gente nunca espera que saia pra alguém de dentro da própria casa que ai parece até sacanagem. Deu-se que hoje cedo era dia de abrir minha rifa do cesta de páscoa deste ano. Todos apreensivos e eu morrendo de curiosidade de saber quem ganharia. Infelizmente esse ano como as coisas estavam meio difíceis não consegui vender nem metade dos nomes da minha rifa então já tinha feito um esqueminha. Se o nome sorteado na rifa não tivesse sido vendido, eu ia fazer os papéizinhos com os nomes vendidos e sortearia a mão, e é claro que achei que era isso mesmo que ia acontecer porque tinha vendido apenas uns 15 nomes entre 100. Deu-se que a hora que peguei a rifa pra abrir eu sentei na mesa da cozinha e falei, Meu Deus, quem será que vai ganhar? Ai minha vó que estava no fogão falou, eu, eu que vou ganhar essa cesta. Eu disse, a vó, ai é sacanagem né, tem que ser pra alguem de fora. Abro a rifa e genten....adivinhe pra quem saiu????? Minha vó!!!!! Pode ser isso????? Nossa, a hora que eu vi ANA que foi o nome que saiu já falei: EU NÃO ACREDITO!! e minha vó: QUE FOI???? e eu VÓ, VOCÊ GANHOU!!! Foi muito engraçado, demos muita risada!!!! e minha filha que estava torcendo pra ganhar, ela esta viajando e estou doida pra contar pra ela!!!!! Ai gente, é claro que torci pra muita gente querida ganhar, mas achei bem bacana minha vó, ela ficou tão feliz!!!! Fotografei o episódio inédito!!!!


Bom, voltando ao assunto culinária, minha casa já está cheia de ovos, bombons e chocolates. Já estou salivando porque por incrível que pareça não comi nada de chocolate até agora e amanhã é o dia de cair de boca no pretinho básico. Claro, temos que lembrar antes de mais nada em Jesus, que é o grande homenageado e pra quem devemos todas as nossas orações do dia. E a lambança do chocolate vem depois!! Temos o costume de não comer carne na sexta-feira santa e um dos pratos que já virou tradição aqui em casa nesta data é o FEIJÃO FRADINHO COM BACALHAU. Um prato ultra simples mas que fica muito saboroso e não é pesado. Não temos medidas certas mas não há erro algum

FEIJÃO FRADINHO COM BACALHAU

Ingredientes: 1k de feijão fradinho, azeite extra-virgem, 5 dentes de alho, 6 ovos pequeninos, 200g de cebola das mais pequeninas, 200g de azeitonas pretas portuguesas, 1k de gadus morhua (cod) dessalgado e em cubos, sal.

Faz Assim: Dessalgue o bacalhau no leite como de costume. Tire a pele, os espinhos que conseguir e corte em cubos grandes. Cozinhe os ovos e deixe-os descascados. Escolha e lave o feijão fradinho. Leve ao fogo na pressão a cozinhar como de costume. Quando estiver macio porém não desmanchando, deixe no fogo baixo sem a tampa. Adicione as azeitonas, as cebolinhas descascadas inteiras, e os ovos cozidos. Em uma frigideirinha a parte frite o alho picadinho em uma boa quantidade de azeite extra-virgem e jogue na panela do feijão. Tempere com sal e deixe cozinhando lentamente até as cebolas ficarem bem macias. Sirva com um arroz branquinho e uma boa salada de verdes. É dos Deuses!!

O CEREJINHA E A CEREJONA AQUI DESEJA A TODOS QUE POR AQUI PASSAM E PRINCIPALMENTE PARA OS QUE AQUI DEIXAM SEUS PITACOS UMA FELIZ PÁSCOA, QUE JESUS TRAGA MUITA PAZ, AMOR E ALEGRIA A SUAS FAMÍLIAS!! UM ENORME BEIJO E COMAM BASTANTE CHOCOLATE!!!

08/04/2009

Meus 29 anos e Bolachas de Nata

PARABÉNS PRA MIM!!!! OLHA SÓ COMO MEU BOLO CHEGOU!!! RSRSRS

Sobrevivi!! Estes dias foram punk aqui em casa. Além de estar terminando minhas encomendas de páscoa que tive que entregar na sexta-feira passada, no sábado teve uma novena aqui em casa e vieram todas as amiguinhas da minha vó e eu fiquei ajudando ela na cozinha, porque quando acontecem esses eventos aqui em casa, parece que é uma super festa pra minha vó, ela inventa mil e uma, fez couzcouz, torta de abobrinha, arroz doce, bolo de fubá com goiabada e pão de linguiça, e ai minha mãe tinha ido no médico com meu pai, meu marido trabalhando e eu tive que ajudar minha vó, uma baita bagunça. Ai como dia 06, na segunda era meu aniversário, ja tinha decidido que não iria fazer nada, não ia comemorar. Ai liga meu tio no domingo depois do almoço e fala, e ai, vai ter bolo? Tem que ter hoje, porque amanhã é segundona e ai não posso ir. Ai lá vai eu correndo no mercado comprar umas coisinhas pra fazer uns quitutes e um bolo. Fiz uma mini festa ultra rápida mas no fim deu tudo certo, meu tio adorou os comes e bebes e o bolo ficou muito bom. Ai, chegou segunda, o dia mesmo do meu niver e liga a tia da minha filha pra me dar os parabéns e fala, ó, vou ai de noite comer bolo heim!!! Ai, Jesus teve que me abanar. Lá vai eu correr pro mercadinho comprar mais quitutes e fazer outra festinha mega rápida. A noite veio mais gente e mais um dia de bagunça. Três dias de cozinha direto, três dias de festinhas, ovo de páscoa, filhos, casa.....Ai realmente não deu pra parar, por isso sumi!!

Mas como vaso ruim não quebra fácil, agora com 2.9 nas costas, to de volta. Mas mais uma vez não por muito tempo. Lembram do SPA que fui fazer o evento? Então, começei agora a montaro cardápio e tem que ser mega elaborado, e além dele, estou montando um curso para dar para o pessoal do STAFF de lá. Vão ser mais uns dias de correria, minhas atualizações do Cerejinha vão ficar meia capengas mas vou tentar estar sempre por aqui.

Vejam só umas fotinhos da minha fast party:

Carne seca com coentro e pimenta biquinho e Tomates Confit


Um pão preto básico e um patesinho de peito de perú.
Não é uma tábua de frios é uma cerâmica de frios. E pão italiano.

A mesa simples mas gostosa da minha fast partyO bolo. Queria um bolo leve, de frutas. Bati um bolo daqueles prontos mesmo Dona Benta de coco, joguei um creme de ovos e leite moça por cima e frutas carameladas por cima de tudo. Em volta um chantilly básico.


Hoje vou postar a receita de umas bolachinhas de nata, uma receita da minha bizavó que adoramos comer aqui em casa. Dá sempre um montão de bolachas mas elas acabam rapidinho.

BOLACHA DE NATA

Ingredientes: 1/2 kg de nata, 5 xícaras de farinha, 1/2 kilo de polvilho doce, 3 ovos, 2 1/2 xícara de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 pitada de sal, raspas de limão.

Faz Assim: Misture todos os ingredientes muito bem. Molde as bolachas da maneira que preferir. Eu faço rolinhos, dobro no meio e torço como uma trancinha.


04/04/2009

REMAKE - PAELLA MARINERA E MIMOS

Primeiramente, meus mimos. Esta semana recebi três mimos lindos de pessoas mais que especiais. Gosto de ganhar estes mimos não para encher minha galeria, mas porque sei assim que meu blog faz a alegria de quem o lê, o que me dá animo e força pra continuar sempre, mais e melhor. Obrigada meninas, amo muito!!!


Esse lindinho ganhei da Neyma do Vó Mindoca - Amei Neyma!!



Esse fofo ganhei da Sandreane do Tigela de Yakissoba. Obrigada minha linda!!


E esse aqui da amiga de começo de blog, a Bá do Essa vida de Mãe. Valeu Bá!!

Há uns dois finais de semana atrás eu e minha amiga Kátia resolvemos dar um jantarzinho para nossos maridinhos. Como eles são excelente cavalheiros e homens mais do que romanticos (úuu, kkkkk) e como estávamos em falta com a comemoração da formatura do curso ano passado decidimos fazer uma comidinha boa para agradar nossos machos e para comemorar a conclusão do curso (depois de 5 meses, mas tudo bem!!). Fomos pro mercado sem saber oque iríamos preparar e ficamos lá observando e pensando. Muita coisa pensada e optamos em fazer uma paella. Os frutos do mar estavam bem bacanas e a Ká já tinha o arroz bomba em casa. Compras feitas e lá fomos nós pra casa da Ka (o jantar foi lá). Achamos que ia dar uma mega rolo pois a cozinha da Ká é minúscula mas pra nossa surpresa nos saímos muito bem. dividimos as tarefas e tudo deu super certo. O jantar teve direito a entrada e até sobremesa. Só sei que foram umas horinhas gostosas e não há nada melhor doque se divertir ao lado dos amigos e dapessoa que você ama!!

Eu e a Ka na sua imensa cozinha Estas foram as cestinhas de parmesão da entradinha.

Os camarõesinhos...

A saladinha de entrada dentro da cestinha de parmesão.A Sobremesa: Sorvete "Ice Star" de creme com calda de chocolate e biscuit mucho da Kátia rsrsrs!!!

Olha que chiquê! Teve até direito a um cafézinho. Repare que eram dois no mesmo pratinho. Invencionice?? Não, é que a Kátia só tinha dois pratinhos mesmo!! Ah, e os bolinhos foram feitos por nós.

Ano passado já havia postado a receita desta paella que é original do Uruguai. Posto aqui um remake para quem já viu e para meus novos visitantes que ganhei ao longo do tempo.

PAELLA MARINERA

Ingredientes: 300gr de robalo, cortado em cubos - 12 camarões grandes, com cabeça e casca - 12 mexilões com casca - 6 cavaquinhas com casca - 12 vieiras com conchas - 300gr de lulas em anéis - 1/2 k de arroz bomba (espanhol, próprio para paella) ou arroz arbório - 3 litros de caldo de peixe - 2 gr de pistilios de açafrão diluído em um pouco de caldo quente - 200gr de cebola picada finamente - 10 dentes de alho picados - 200gr de vagem, tipo macarrão, cortadas em rodelas - azeite de oliva extra virgem - sal e pimenta. Para Finalização: 1 1/2 pimentão vermelho, em rodelas - 2 colheres de sopa de salsa picada

Faz Assim: Unte a paellera com azeite. Coloque os camarões, as cavaquinhas e mexa durante 5 minutos ou até ficarem dourados. reserve. Na mesma paellera, coloque a cebola e soe um pouco. Junte o alho e sue mais um pouco. Junte o peixe, as lulas e mexa mais 5 minutos, até dourarem também. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a vagem e o caldo de peixe em quantidade sufuciente para cobrir todos os ingredientes e deixe co\zinhar durante aproximadamente 15 minutos, até o arroz ficar cozido. Acrescente as vieiras, os mexilhões, os camarões e as cavaquinhas e deixe cozinhar, mexendo, por mais 5 minutos. Enfeite com as rodelas de pimentão e a salsa picada. Após servir em cada prato, regue com azeite de oliva extra virgem.





EXTRAS:
O pimentão: Ponha-o diretamente na chama do fogão e deixe que queime por completo, ele fica pretinho. Coloque-o em seguida dentro de um saco plástico para abafar. Após cinco minutos, retire e vá tirando a pele debaixo de uma torneira que ela sai fácil, fácil. Além do que o pimentão já fica cozido. (não esqueça de por uma peneira em baixo do pimentão a hora que estiver tirando a pele para não entopir sua pia).


CALDO DE PEIXE
(rende 8 porções)
Ingredientes: 5 cebolas cortadas em 4 - 3 tomates cortados em 4 - 2 pimentões vermelhos cortados em 4 - 2 talos de alho poró - 3 talos de salsão - 2 cenouras cortadas em 3 - 2 cabeças de alho - 500gr de cascas de camarão - 5k de carcaças de peixe de preferência robalo - 10 litros de água
Faz Assim: Coloque todos os ingredientes em panela grande e cozinhe por no mínimo 4 horas. Coe e está pronto. Pode-se congelar.

01/04/2009

BASTIDORES DA MINHA PÁSCOA

Amadas, muita correria essa semana, nem vai dar pra postar receitinhas. Mas vou deixar vocês com um pouco dos bastidores da minha páscoa. Dá trabalho mas eu AMO TUDO ISSO!!! Beijão!!