28/02/2010

CIABATTA RECHEADA, DEPOIS DA MEDITAÇÃO


Eu sou uma pessoa mega estressada. Não estressada assim de gritar, brigar com todo mundo. Na verdade, é um estressada mais de agitada, anciosa (isso eu sou e muito) e ai acabo atingindo um nível de estress que não é bom para mim. Se tenho algo que vai acontecer daqui uma semana, já estou pensando como vai ser, se vai dar certo, se vai dar errado. Quando meu marido fala que talvez tenha que ir viajar durante uns dias, ja fico preocupada que vou ficar sozinha, sem ele para dormir e isso acaba me causando estress. Muitas vezes, nem a noite consigo relaxar.
Eu definitivamente teria que praticar algo como a Yoga, meditação, para tentar relaxar mais, conseguir me conter nos meus impulsos.
Quando estava grávida do Pedro, minha vizinha dava um curso de gestantes num orfanato perto de casa, então, me convidou a participar. Fui e sabem, foi a coisa mais deliciosa que fiz na minha vida. Pude conhecer muitas mães carentes e suas histórias de vida, e aprendi tanto com elas, sabia? E no final das aulas, faziamos meditação. Era incrível. Ouvíamos uma musica bem suave e minha vizinha falava umas palavras lindas, nossa, era mágico como dava para se conectar com o bebe na barriga, recomendo a todas que estejam grávidas!

Achei uma matéria bem legal que fala um pouco sobre a meditação. Espero que gostem, acho bem bacana para quem precisa aprender a relaxar.


BENEFíCIOS DA MEDITAÇÃO

Os números impressionam. Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação transcendental diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo, publicado no prestigiadíssimo periódico American Journal of Cardiology, durou nada menos do que 18 anos e foi feito com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente. Duas vezes todo santo dia, durante 20 minutos nada além disso.

Note que o estudo se refere à meditação transcendental, uma entre as cerca de 6 mil técnicas meditativas existentes no mundo. Não que as demais não sejam eficazes. São e isso já está mais do que comprovado. "Todas causam um estado de relaxamento psicofísico", explica Roberto Cardoso, professor do Curso de Especialização em Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O que diferencia a transcendental das demais é além da simplicidade, a rapidez de seus efeitos. "Ela age de forma surpreendente desde os minutos iniciais, permitindo que o corpo descanse duas vezes mais do que durante o sono", afirma Robert Schneider, diretor do Centro de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi, em Iowa, nos Estados Unidos, e um dos principais autores da pesquisa. Relativamente nova, foi criada há cerca de 40 anos por Maharishi Mahesh Yogi, que se tornou famoso depois de virar o guru dos Beatles.

Diferentemente de outras técnicas, a meditação transcendental não tem cunho religioso nem requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito, língua indiana predominante em religiões como o budismo e o hinduísmo. Basta se sentar e não precisa ser na clássica posição de lótus e meditar, sem a necessidade de total isolamento. No chão ou numa cadeira, num sítio bucólico ou numa movimentadíssima avenida, não importa. O resultado é o mesmo, desde que, é claro, você se mantenha numa posição que não force os ossos nem os músculos. Segundo especialistas, o corpo e a mente entram num estado de relaxamento profundo que ajuda a eliminar o estresse. "Ao permitir ao corpo esse descanso, a inteligência interna desperta e restaura o que estiver em desequilíbrio", explica Schneider.

Traduzindo em miúdos, a meditação faz aumentar as ondas alfa no cérebro, relacionadas ao relaxamento. Nesse estado, cai o consumo de oxigênio, desaceleram-se os batimentos cardíacos e o metabolismo inteiro diminui. Em outras palavras, o organismo gasta menos energia para funcionar. "Isso representa um tremendo repouso", diz Cardoso. Sem contar que a prática regular reduz o estado de alerta permanente aquela mania que a gente tem de estar sempre ligado em tudo e manda embora a ansiedade. "Depois de dois ou trás dias, já dá para sentir maior serenidade interior", garante Markus Schuler, professor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental, em São Paulo.

Meditar significaria, então, a cura de todos os males? Para o acupunturista Norvan Martino Leite, de São Paulo, esse é um treinamento mental que pode ajudar a debelar muitas doenças. "Não existe técnica milagrosa", diz ele, que ensina um método meditativo chinês aos seus pacientes. "A prática regular cria condições para resolver os problemas e, assim, melhorar a saúde", afirma.

Na raiz de grande parte das doenças estaria o estresse, que, como se sabe, dá maus frutos. "Ele aumenta o desequilíbrio de hormônios, como o cortisol, que inflama as artérias. Isso causa hipertensão e pode resultar em derrames e ataques cardíacos", resume Robert Schneider. A meditação transcendental, utilizada no estudo, confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida aterosclerose.

Para a consultora de ambiente hospitalar Célia Cristina Catenaccio, de 50 anos, a prática da meditação foi decisiva para vencer um tumor alojado no cérebro. "Só consegui enfrentar 13 cirurgias seguidas por causa dela. Um dia, depois de uma operação de 12 horas, já me levantei da maca para meditar. Graças a isso, consegui reduzir minha internação em 12 dias. Se não fosse a meditação, eu não teria suportado."

Ela só faz bem
Há mais de 30 anos a Medicina estuda os benefícios dessa prática milenar, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las ou mesmo servir de atalho para a cura. Além de ensinar nosso organismo a gastar menos energia e dar um breque no efeito dominó do estresse, a meditação nos ajuda a raciocinar melhor.

Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas.

///////////////////////
Passo-a-passo
Aprenda a técnica básica da meditação. Inspire e expire sempre pelo nariz.

1. Com uma roupa confortável e os pés descalços, sente-se num local onde se sinta bem acomodado. Se for numa cadeira, fique na ponta para apoiar os pés no chão. Numa almofada, cruze as pernas.


2. Encaixe os quadris e mantenha a coluna ereta. Solte os ombros para não formar a musculatura. Evite mudar de posição, mesmo que sinta dor e desconforto. Isso facilita a concentração e evita os pensamentos dispersivos.

3. Para manter a cabeça na linha da coluna, inclinelevemente o queixo para baixo até que ele fique paralelo ao corpo. A língua no céu da boca facilita a passagem da saliva. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe-os num ponto para não adormecer.

4. Coloque a mão direita sobre a esquerda e una a ponta dos polegares. Repouse as mãos nesta posição em seu colo. Agora, procure esvaziar a mente, sem se concentrar em nenhum pensamento.

Fonte: Revista Sa�de

A receita de hoje vem do blog da quituteira e grande amiga Iliane, que por sua vez, pegou a receita lá no site da Dona Palmirinha. Estava afins de fazer um pão recheado mas diferente dos pães que costumo fazer. Até que vi essa Ciabatta no blog da Li. Sua aparência me agradou muito e foi minha escolhida. Estava com medo pela ciabatta ser um pouco dura, com a casquinha bem conscistente, mas essa ficou perfeita. A casca não fica dura, fica bem crocante e o miolo ficou bem macio e saboroso. Vou postar a receita da massa, o recheio fica a escolha do freguês. No meu caso, fiz um belo refogado de frango e também coloquei requeijão cremoso da TIROLEZ.

CIABATTA RECHEADA

INGREDIENTES

- 1 kg de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de leite em pó

- 1 colher (sopa) de açúcar

- 1 colher (sobremesa) de sal

- 700 ml de água morna

- 30 g de fermento biológico fresco

- Farinha de trigo para polvilhar

Recheio a gosto


MODO DE FAZER

- Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal.

- Mexa até obter um líquido.

- Adicione a água morna.

- Mexa e reserve.

- Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), açúcar e leite em pó.

- Mexa para se agregarem.

- Junte o fermento reservado e misture adicionando a farinha reservada.

- A seguir, sove sobre superfície enfarinhada.

- Após sovar a massa, abra com auxílio do rolo.

- Empregue o recheio

- Feche unindo as extremidades.

- Coloque em uma assadeira retangular (não precisa untar).

- Polvilhe a ciabatta com farinha de trigo.

- Deixe dobrar de volume.

- Leve ao forno pré aquecido á 150°C por cerca de 15 a 20 minutos, e à 180° por mais uns 10 minutos
.

25/02/2010

FRANGO COM QUIABO

Sabe oque eu já percebi? Que meu marido sofre de STA, Síndrome da Tpm Adiquirida. Ele simplismente aderiu a minha TPM, acho que porque ele me ama muito, não gosta de deixar eu sofrer só, resolveu ter piti também. É impressionante, é só chegar nos meus dias, ao mesmo tempo o bichinho começa a ficar estressado também. Ultimamente sou eu que tenho que ser paciente e sair de perto, ve se eu posso com isso!! Só me faltava essa!! Vim aqui pra ver se descarrego um pouco!!

Hoje trouxe um poema lindinho pra vocês, bem estilo "A Lá Ameixa Seca"....

"Sobre o calor do Fogão

Preparam-se os alimentos

Nas chamas do coração

Cultivam-se os sentimentos"



"Tú ardes, ó meu fogão

Para dar-nos calorias,

Arde assim meu coração

Para aos meus dar alegria"


"E juntos a trabalhar

Possamos amigos ser;

Tu, alegre a crepitar

E eu, cumprindo o meu dever!"


Que mimoso né, do livro antigão que estou lendo!!

A receita de hoje é um prato que depois de muito tentar, virou hit aqui em casa, porque todo mundo virava o nariz para o ingrediente principal dele: O Quiabo. Apenas eu e minha vó gostávamos e quando eu fazia, ninguem comia os babentos, só a penada. Até que certa vez um provou, o outro provou e ai todo mundo acabou virando fã do quiabo, agora dá até briga pra caçar os verdinhos no frango, até os pirralhos comem!! Como sempre faço do meu jeito, achei essa receita do Edu Guedes que é quase igual a maneira que faço. Fiz como ele e fica deliciosa também. Frango com Quiabo requer apenas um belo angu de acompanhamento e é um dos pratos mais famosos e pedidos da cozinha mineira.


FRANGO COM QUIABO - EDU GUEDES

Ingredientes
1 frango inteiro, cortado em pedaços
3 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de colorau
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande bem picadinha
2 tomates cortados em cubinhos
1 tablete de caldo de galinha
3 xícaras de água fervente
Cheiro verde a gosto
1 Kg de quiabo
1 xícara (chá) de óleo

INGREDIENTES DO ANGU:

2 xícaras (chá) de fubá

4 xícaras de água quente

Modo de Preparo: Quiabo: Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Pique em fatias grandes. Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo. Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Reserve.

Angu: Coloque o fubá em uma panela e dissolva com um pouco de água fria, leve ao fogo alto e, mexendo sem parar, junte a água quente. Quando o angu começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo, continue o cozimento mexendo sempre, até o angu se desprender, tire do fogo e coloque imediatamente em uma tigela de barro.

Frango: Tempere o frango com o alho amassados, sal, limão e colorau. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos. Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola. Junte o frango, o tomate e o tablete de caldo de galinha. Deixe fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Verifique se está bom de sal. Por último, junte o cheiro verde. Sirva com o Angu e arroz branco.



Ah, lembram do meu post sobre brigadeiros, hummmmm, então, eu fiz a Torta Maria Brigadeiro, fica muito gostosa, é para chocolovers e formigas assumidas, fica bem doce, mas deliciosa!!

RECEITA AQUI




21/02/2010

CAIPIRINHAS EXÓTICAS E PASTA DE OVOS DO AK DELICATESSEN

Esse calor quase me fez virar pururca (leitoa quando assa demais pururuca!) Fiquei uns três dias com dor de estômago, sexta e ontem me deu febre, mole que nem pudim, nossa!!! Ninguém merece!! Gentem, vocês não tem noção de como marido voltou ontem pra casa. Sexta ele foi fazer o desfile das campeãs, e ai teve que virar o dia seguinte (ontem) desmontando todo o som da avenida. O mega esperto tirou a camiseta por causa do calor e chegou em casa parecendo um tubo de catchup assado. A sorte dele é que o bicho é moreno porque se fosse branquelo, não estava nem andando hoje!! Nossa, fora o sono. Vou falar viu, o povo abusa!! Mas enfim, agora acabou-se de vez!!

**Antes do post, uma dica quente: No site Panelinha, descobri uns e-books muito bacanas sobre vários assuntos, Você escolhe o do seu interesse e baixa na hora. Muito legais, bem descolados. Já peguei todos! Para quem quiser conferir é só acessar:**

Semana retrasada, fui com minha amiga Katia num workshop lá no Mercadão de drinks. O curso foi as 19:00 e gente, o mercadão a noite é fantástico, parecia uma vila italiana, tão lindo!! Aquelas lusinhas amarelas, aquele monte de frutas, legumes, verduras, muito lindo. Pena não ter levado uma máquina descente, as fotos ficariam encantadoras.
Bom, mas voltando ao curso, o tema era drinks, mas na verdade só teve caipirinha, e de vodka. A única diferença é que eram sabores exóticos e todas feitas com vodka. Mas olha, excelente. Todas maravilhosas, fáceis de fazer e eu e a Katia tomamos todas!! Todas mesmo. Todas que o bartender fazia, ele dava um copo pra cada um provar. E claro, nós provamos todas. Apareceu uma coxinha meia-boca lá pra dar uma tapiada no estomago, mas foi uma pra cada um e olhe lá. Só sei que saímos de lá mais pra lá doque pra ca, e ainda fui de carro com a Katia, que irresponsabilidade.

Portanto, hoje vamos modificar um pouco os posts do Cerejinha. Vamos aprender a fazer Caipirinhas Exóticas!!

MIXOLOGIA

Numa tradução livre, significa a arte de misturar bebidas e formular coquetéis respeitando o limite de equilíbrio dos componentes, assim como a variação de alcool contida em cada coquetel.
O conceito de degustar um drink, de experimentar novas sensações e de não beber por bebe´r é o legado dos profissionais mixólogos, que pesquisam novas técnicas e encontram na combinação de ingredientes as chaves para fazer história na arte da coquetelaria.

MEXER OU SHEIKAR

Hoje em dia, uma boa parte de bares e restaurantes costumam a trabalhar com caipirinhas montadas, a caipirinha montada é feita diretamente no copo respeitando as seguintes ordens:

* Macerar (amassar) a fruta com açúcar diretamente no copo e colocar gelo e a dose de destilado, em seguida, mexer com uma bailarina (colher para coquetel) e servir.



Colher bailarina


A caipirinha tem como princípio de ser uma bebida refrescante e para isso é preciso misturar todos os ingredientes até que fique um drink uniforme, por isso fazendo uma caipirinha numa coqueteleira de boston (sheikando) ou até mesmo numa coqueteleira clássica você obtem o resultado esperado, que é uma bebida que irá refrescar-lhe do começo ao fim. A importancia de sheikar uma caipirinha é misturar todos os ingredientes por igual, quebrar o gelo e torna-la refrescante.


HISTÓRIA DA CAIPIRINHA

"A caipirinha nasceu no interior paulista no século 18. Naquela época, a cachaça, abundante nos vilarejos, era consumida pura por seus apreciadores, todos os homens. Para não abandonarem o trago quando estavam doentes, eles a teriam transformado em remédion acrescentando limão e alho (este logo desprezado). Muito tempo depois, na década de 1950, com a urbanização desses lugares, a bebida ganhou adeptos nas metrópoles e acabou ficando assim: cachaça, limão, açúcar e gelo, receita registrada como a versão clássica, com direito a decreto n° 4.851, assinado em 2003, que tenta garantir a propriedade intelectual sobre as marcas caipirinha e cachaça na legislação internacional"

CAIPIRINHA TRADICIONAL (todas 1 dose)

1/2 gomo de limão sem o miolo, açúcar e gelo a gosto, 55ml de vodka.

Macere o limão com o açúcar Não esmague muito a casca pois é nela que habita o óleo que amarga e coloque o açúcar por cima do limão. Acrescente o gelo, a vodka e sheike por alguns segundos na coqueteleira. Sirva a seguir.

ps* A caipirinha original é feita com o limão rosa.

CAIPIRINHA DE LIMA DA PÉRSIA COM PERFUME DE ROSAS

1/2 lima da pérsia sem o miolinho, gelo e açúcar a gosto, 55 ml de vodka, 4 pétalas de rosas vermelhas.

Macere a lima, o açúcar e as pétalas. Junte o gelo e a vodka e sheike por alguns segundos. Sirva a seguir.

CAIPIRINHA DE MANGA COM GELO DE GENGIBRE

5 cubos médios de manga, açúcar a gosto, metade do gelo usual das outras, 1 cubo de gelo de gengibre, 55ml de vodka.

Macere a manga com o açúcar. Junte os gelos, a vodka e sheike por alguns segundos. Sirva a seguir.

CAIPIRINHA DE UVA VERDE COM GELO DE MANJERICÃO

6 uvas itália sem caroço, açúcar a gosto, metade do gelo usual, 1 cubo de gelo de manjericão, 55ml de vodka.

Macere a uva com o açúcar. Junte os gelos, a vodka e sheike por alguns segundos. Sirva a seguir

GELO DE GENGIBRE

Bata no liquidificador 1 litro de água com 80g de gengibre descascado e picado. Coe e congele nas forminhas.

GELO DE MANJERICÃO

Bata no liquidificador 1 litro de água com um pires de folhas de manjericão. Coe e congele em forminhas.

PS* Todo drink tem vida útil de 2 minutos.


Para não passar sem um comes, vamos de acompanhamento essa pasta de ovos do AK Delicatesse, que também tem no Caderno das Chefs. Perfeita!! Ah, fiz com maioneze Hellmman's De Leite, que a Unilever gentilmente me enviou num kit muito fofo. Ficou delicioso!!


PASTA DE OVOS - Andréa Kaufmann

Ingredientes: 2 ovos, 1/2 xícara de maioneze Hellman's De Leite, 1/2 cebola cortada em cubinhos, 1/4 de xícara de salsinha bem picadinha, nóz moscada a gosto, sal e pimenta do reino a gosto.

Faz Assim: Leve os ovos a cozinhar em fogo alto, quando começar a ferver conte 7 minutos, desligue e espere esfriar. Descasque os ovos, e esmague com o garfo. Junte os outros ingredientes ( na receita a cebola vai em cubinhos, mas eu coloquei ralada). Misture bem e sirva fria com torradas ou com oque preferir.


Dica: Para a cebola não ficar tão ardida, deixe de molho depois de ralar ou picar em água por uns 20 minutos. Escorra e use.

18/02/2010

O MELHOR CHEESECAKE DO MUNDO!

Enfim, tudo teve um fim!! Acabou-se oque era doce (pro meu marido, porque pra mim estava bem azedo). Fim do carnaval, fim da estadia do marido no Ibis, fim da babação nas senhoras distintas semi-completamente nuas!! O homem é meu de novo. Pelo menos até o ano que vem! Mas olha, ele apesar de odiar samba, disse que ver lá, de pertinho é muito emocionante! Separei umas fotinhos pra vocês, vejam só que loooxxxooo!!!

Calma Carol, calma. Isso é tudo fruto da sua imaginação....

Então, o final de semana foi super social. Tivemos dois dias de visita da família, sabe, aquelas tias que moram um pouco distantes, e quando pinta um feriado elas aparecem para um brunch. Pois é, terça feira veio uma tia que amo muito, a tia neusa, que mora no Ipiranga. E como ela é mega fanzoca dos meus preparos culinários, sempre que ela vem, faço uns quitutinhos básicos. Dai, estava muito afim de preparar um cheesecake, que ha muito estava com vontade de provar. Pesquisei nas minhas receitas, na net e de repente, me deparo com uma das tentações da melhor pastisserie da net, Leonor de Sousa Bastos, um cheesecake que segundo ela, é de outro mundo. Como a Leonor tem todos os créditos positivos comigo, não hexitei um minuto em reproduzir a sua receita. Já estava escolhido. E minha amiga, foi o cheesecake mais extraordinário que já comi!! Perfeito, leve, saboroso, na medida certa. E a exatidão da pesagem dos ingredientes é surpreendente. Eu recomendo e muito quem gosta a provar essa maravilha. Parabéns Leonor, divinal!!

Cheesecake

base: 70g de bolacha maizena, 28g de açúcar mascavado claro (usei açúcar mascavo normal), 42g de manteiga derretida e fria.

Triture a bolacha com o açúcar até ficar uma farinha o máximo fina que você conseguir (dica: penere), misture a manteiga e agregue tudo muito bem. Forre o fundo de uma forma redonda (20cm de diametro e fundo removível))e leve para geladeira.

Recheio: 500g de creamcheese tipo philadelphia, 170g de açúcar, 2g de sal, 140g de ovos (+ ou - 3 0v0s), 14g de gema (+ ou - 1 gema), 75g de nata expessa (single cream, usei nosso creme de leite normal), 3ml de extrato de baunilha.

Bata o creamcheese, o açúcar e o sal por uns 3 minutos. Bata os ovos com a gema e acrescente em 4 tempos a mistura do cream cheese e continue batendo. Junte a baunilha e a nata (ou o creme de leite) e bata até ficar homogêneo.

Retire a forma da geladeira, despeje a mistura de queijo e leve assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 160°, 165°C por aproximadamente 1h15min, ou até que esteja bem firminho.

Retire o cheesecake do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira coberto com papel filme e deixe pernoitar lá bem quietinho.

Eu não tibe problemas em desenformar no dia seguinte, só passei uma faca molhada nas laterais e ele saiu sem problemas. Mas se o seu enroscar, aqueça as laterais com um maçarico.

Sirva com geléia de sua preferência ou um couli de frutas. Eu usei goiabada derretida, ficou perfeito, bem brasileiro.

Para o coulis: Triture a fruta de sua preferencia com açúcar e coe.
Para o molho de goiabada: Pique a goiabada em cubinhos, e ponha numa panelinha com um pouco de água. Eu coloquei um pouquinho de cardamomo em pó pra dar um tchan. Deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que vire um molho. Se precisar, acrescente água aos pingos para não ficar muito grosso, mais ralinho com o cheesecake é mais gostoso!

Desculpem a péssima foto!!

14/02/2010

ARROZ DOCE BRULLÉ AO PERFUME DE LAVANDA

Pula fogueira iaia, ops...KKKKKK. Acorda Carol, não é São João, é Carnaval!!! Hahahaha. Meu marido tá fazendo falta viu, já to chamando urubu de meu loro.
Não sei se contei pra vocês mas o boss dele alugou quartos no Ibi's perto do sambódromo pra todo mundo que ia trabalhar. Marido está lá desde sexta-feira passada. Vai voltar amanhã porque o checkout é meio dia. Mas a noite volta ele lá de novo pra fazer os desfiles do grupo de acesso. Aliás, o bonitão apareceu várias vezes ontem na "camera escrusiva da Grobo". Todo, todo, se achando o Gianecchini do Ceará. Agora vai chegar todo metidão. O pior é aquele bando de mulher desnuda rebolando e passeando na frente dele. Calma Carol, já está acabando, relaxa!!

Nem passiei nesse carnaval meninas, fiquei em casa, fazendo umas arrumações necessárias, colocando minhas receitas em dia, e até fiz bastantes guloseimas esses dias. Ai, vendo uns livros antiguíssimos da minha mãe, olha só oque eu achei:


Muito legal esses livros. Cada coisa! Muitos utensílios que usamos até hoje, muita coisa que já foi eliminada da cozinha e muita coisa engraçada. Cada foto!! Adorei, to lendo ele todinho. Existem coisas que feitas como antigamente são bem melhores. Vale a pena relembrar!! Adorei a relíquia!


Sexta, estava triste, com saudades do marido, precisava de algo pra me alegrar, algo que adoçaria minha solidão, algo único, a única coisa que me faz relaxar: DOCE! E como ainda tinha meia garrafinha de creme de leite Fresco Tirolez, queria algo bem cremoso. Pensei no Creme Brullé, mas ai, sei lá, queria algo mais brasileiro. Ai pensei, porque não um Arroz Doce Brullé? Excelente! Me enfiei na cozinha e criei uma receita exclusiva. Ficou divina e recomendo! Espero que gostem!

ARROZ DOCE BRULLÉ AO PERFUME DE LAVANDA

Ingredientes: 2 xícaras de arroz lavado, 1 litro de leite, 1 colher de sopa de lavanda, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 1 1/2 xícara de açúcar, 1 pau grande (cruzes!!) de canela, 5 cravos da índia, 1 colher de café de cardamomo em pó, 250ml de creme de leite fresco, água o quanto precise, açúcar para maçaricar.

Faz Assim: Ferva o leite com a lavanda. Deixe em infusão por uns 5 minutos e coe. Reserve. Numa panela larga, derreta e caramelize o açúcar. Não deixe um marrom muito escuro, deixe cor de doce de leite. Junte o leite fervido e reduza o fogo. Deixe fervendo até o caramelo se derreter completamente e desgrudar da panela. Quando estiver quase bom, frite o arroz lavado em outra panela na manteiga. Junte o leite caramelado, a canela, os cravos, o cardamomo e reduza o fogo. Cozinhe até o arroz estar bem macio. Vá acrascentando água conforme o leite for secando. No meu caso, utilizei 1.300ml de água. Quando o arroz estiver macio, acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe bem molhadinho porém cremoso. Desligue o fogo e transfira para uma travessa. Quando esfriar, guarde em uma tigela com tampa.











Para o brullé, faça individualmente. Se você queimar ele todo, numa travessa grande, o que sobrar irá ficar ruim na geladeira. Então, sirva em taças individuais, polvilhe açúcar e maçarique na hora de servir. Além de fazer um charme para seus convidados, vai ficar incrível o geladinho do doce com a crosta crocante e quentinha do açúcar!!




Usei a lavanda para aromatizar, porque no restaurante onde estagiei, La Table & CO, eles serviam um brullé catalaño que era aromatizado com lavanda e era sucesso total na casa. A lavanda que tenho em casa, ganhei da Verena do Mangia che te fa bene, quando nos encontramos. Estava esperando um boa oportunidade para usar e ela chegou.












LEITE CARAMELADO....





































CREMOSO, DOCE, CARAMELADO,

CROCANTE...UM MIX DE TEXTURAS!











2 XÍCARAS DE ARROZ RENDE MUITO!
PLANTAÇÃO DE LAVANDA

11/02/2010

MASSA A CARBONARA ALLA CAROL

Hola, que tal? Mulheres, que calor é esse? Será que sou precoce e ando na menopausa? Nossa, eu não estou aguentando esse calor, eu suo o dia inteiro!! Tomo 3 banhos frios e mal acabei de me enxugar já estou suando de novo. E na hora de dormir...Afff, meu quarto é pequeno, e meu filho deu de se enfiar no meio da minha pessoa e do maridão. É ventilador ligado direto todo dia a noite inteira. Como sou cagona não durmo com a janela aberta, ai só o ventilador mesmo!! Espero que esse forno passe logo antes que asse como uma leitoa.



Eu fiquei tão indignada essa semana, que precisava comentar isso com vocês. Eu normalmente já sou chorona. Domingo passado chorei vendo uma matéria no fantástico. VocÊs viram? Um menino, super pobre, Alcides, 22 anos, que a mãe D. Luiza ralou que nem uma condenada trabalhando como carroceira pra criar seus filhos e que apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impos, passou num curso de medicina na universidade. A imagem linda da D. Luiza la na universidade vendo o nome do filho na lista de aprovado, os dois radiante de felicidade!! Dias depois dois animais entram na casa dele e matam ele como se fosse um nada, e ainda por engano! Como é que pode uma coisa dessas? Imagina a dor dessa mãe? Depois de uma felicidade daquelas, uma tristesa e depressão tão profunda? Que esperança na vida uma mulher dessas pode ter? Porque será que tem que existir gente assim no mundo? Gente não, e nem bicho porque bicho mata por sobrevivência, é irracional. Um ser humano que faz isso pra mim não é nada, nem deveria ficar vivo na face da terra. Tirar a vida de uma pessoa, tirar o filho de uma mãe, isso pra mim é imperdoável, inaceitável. Eu espero do fundo do meu coração que os culpados sejam punidos merecidamente. E se a lei dos homens não funcionar a eles, que Deus lhes de a lição que lhes cabe!


Mudando de assuunto, Ontem recebi em casa uma surpresa mais que agradável. A TIROLEZ me presenteou com alguns de seus maravilhosos produtos para teste. Uma delícia, da linha dos frescos. Aqui em casa quando faço algo especial e vai parmesão, sempre uso TIROLEZ , é o predileto do meu pai. Mas os outros produtos ainda não conhecia e adorei conhecer. Ontem mesmo minhas pupilas já dilataram pensando oque ia usar.


Ai, como o creme de leite fresco era oque vencia primeiro, decidi estrear minhas receitas com ele. E porque não uma massa com um molho bem especial? Optei pelo Carbonara, mas o Carbonara a minha maneira, mais caprichado, mas substancioso!! Foi sucesso total. Creme suave, sabor bem leve. Adorei!!

CARBONARA ALLA CAROL

Para massa: Use uma massa que tenha boa aderencia o molho, um bom fusilli (o famoso parafuso) grano duro é boa pedida! Mas fique a vontade para usar a de sua preferencia.

Para o Carbonara: 2 colheres de sopa de manteiga, 200g de bacon em cubinhos, 200g de linguiça defumada sem pele e em rodelas finas, 2 dentes de alho, 1/2 cebola pequena, 100g de parmesão ralado, 100g de azeitonas pretas picadinhas, 250ml de creme de leite fresco TIROLEZ, 1.300ml de leite, 20g de maizena, sal, pimenta do reino, salsinha, 4 ovos.

Cozinhe a massa al dente.

Molho: Numa panela, frite o bacon nas duas colheres de manteiga. Quandoe stiber bem torradinho, tire da panela e escorra em papale absorvente. Reserve. Na mesma panela, frite as rodelas de linguiça. Retire e escorra em papel absorvente. Reserve. Na mesma panelas coloque a cebola e o alho para fritar na gordurinha que ficou e deixe no fogo mais baixinho. Enquanto isso, bata na batedeira os ovos, o creme de leite, o parmesão ralado, 500ml de leite, sal e pimenta. Bata apenas para misturar bem. Quando a cebola e o alho estiverem bem murchinhos, despeje a mistura na panela, junte o restante do leite com a maizena dissolvida e leve ao fogo bem baixo, mexendo sempre com um fouet até engrossar. Depois que engrossar, continue cozinhando ainda por uns 5 minutos, para poder cozinhar a maizena, mas mexendo sempre. Junte o bacon, a linguiça, as azeitonas e a salsinha. Misture bem, prove o sal e sirva com a massa. Incrivelmente delicioso!!
PS* Cuidado com o sal, pois as azeitonas, o bacon e a linguiça já salgam bem o molho!!

Para fechar o post, umas imagens bacanas que peguei essa semana. Beijão amigas!!

Pedacinho do céu

Quem disse que não da pra ser estilosa em dia de chuva? Una o útil ao agradável.
Colunista de moda - ig
Olha que mimo esse sapatinho!! Amei essa almofada, com certeza vou fazer uma igual.
Poppytalk

QUERO APENAS DEIXAR REGISTRADO AQUI MEU IMENSO CARINHO PELA NOSSA AMIGA BOMBOM. FÁTIMA, OBRIGADA PELAS PALAVRAS. ESTARÃO PRA SEMPRE COMIGO. UM BEIJO ESPECIAL PRA TI!