20/05/2010

MUDANDO DA ÁGUA PRO ESMALTE...

Oi Amores!!! Sentiram minha falta?? Eu senti muito a de vocês!! Ai meninas, a vida dá umas reviravoltas que a gente não espera mas não tem como escapar. Eu estou numa fase que nossa, nunca pensei que estaria. Nada de ruim, muito pelo contrário. A vida me abriu uma porta que apesar de sempre ter estado na minha cara que poderia dar certo, foi uma coisa que jamais imaginei:
Começando do Começo: Sempre fiz minhas unhas, desde criança. E quando cresci, passei a fazer a da minha mãe, do meu pai e da minha vó. Aqui, nós nunca pagamos manicure, e eu sempre tive uma mega queda por esmaltes, adoro!! Compro tudo que é novidade e experimento todos!
Eis que, minha filhota Bia, entrou naquela fase "sou fashion" e agora é mais uma na onda das unhas modernas e coloridas. E quem ela atormenta? "muá"!!
Começei a fazer umas unhas bem bacanas na Bia, cores diferentes, desenhos e a coisa começou a pegar um fogo na escola dela, entre as amigas. Então, começei a fazer a unha de uma ali, outra aqui e a coisa foi crescendo. As mães das gurias começaram a me procurar também e eis que a luz se ascendeu e fiz a seguinte equação:
Eu em casa + Eu fazendo unhas + Dinheiro entrando = Nova profissão!!
Porque não?? Design de Unhas!! Claro, uma coisa que sempre gostei e faço bem, que está me rendendo um bom lucro, porque não começar a trabalhar com isso?
E Carol não é mulher de ficar reclamando da vida nem boiando no tempo. Logo me engajei no assunto. Porque apesar de tudo, preciso da técnica, de novos modelos, conhecer nomes de esmaltes, tanto nacional como os gringos que enlouqueçem a mulherada. E é por isso que estou sumida! Ando na onda das unhas, já com muitas clientes (uhuuu, que chiquê!!). E ando lendo muito. Além do que, vi tantos blogs bacanas sobre o assunto que acabei criando um, e é claro, quero que todas as minhas leitoras do Cerejinha e que amam uma unha bem feita, virem minhas leitoras lá também, vai ter sempre muita coisa bacana:

http://thenails.wordpress.com

Claro que não vou abandonar meu Cerejinha, muito menos a culinária!! É que como estou começando, o novo bebe precisa de uma atenção especial, estou recrutando parceiros, leitores e estudando muito a área das unhas.
Logo, vim aqui dar uma satisfação as minhas verdadeiras amigas e leitoras.
Dois pedidos: Não abandonem o Cerejinha, pois logo volto a minha frequência habitual e conheçam o The Nails, vão ser muito bem vindas e, quem quiser fazer a unhas, estamos ai!!
Beijos, beijos e mais beijo.............amo todas vocês!!!!!

11/05/2010

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Pão. A qualquer hora, em qualquer situação. Quem não gosta de comer uma bela fatia de pão? Se estiver quantinho, melhor ainda. Se for caseiro então, ai ficou perfeito! Eu sou bem eclética na cozinha, gosto de fazer tudo. Mas os pães são minha paixão. Se não fosse tão engordativo e não usa-se tanta farinha, fazia todos os dias!! E apesar da máquina de pão ser uma invenção dos deuses, eu prefiro fazer na mão mesmo, o prazer da mistura dos ingredientes, ver aquela massa deliciosa se transformar através de suas mãos, é bom demais na minha opinião!!

A receita de hoje é um pão básicão. E aquele que quando você não quer inventar muito, sempre recorre a ele. Muito fácil, prática e fica excelente. Pode ser tanto doce como salgado, vai da sua preferência. Tenha essa receita sempre a mão nas horas de correria e quando só se tem os ingredientes básicos.

PÃO CASEIRO BÁSICO

Ingredientes: 1 copo de óleo, 1 copo de leite morno, 1 copo de buttermilk (misture 1 colher de vinagre em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos), 2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce, coloque 5 colheres de açúcar, se quiser mais salgado, coloque uma só e dobre a quantidade de sal), 50g de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do seco), 3 ovos, 1 colher de sopa rasa de sal, farinha até dar ponto (+ ou - 1kg).

Faz Assim: Coloque o fermento numa tigela, junte o açúcar e o leite morno. Mexa bem até dissolver totalmente o fermento. Faço esse método tanto para o fresco como para o granulado. Reserve. Bata no liquidificador a buttermilk, o óleo, os ovos e o sal. Despeja na mistura de fermento e misture. Vá juntando a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Sove bem a massa. Coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano limpo e deixa descançar até a massa crescer bem. De forma aos pães como desejar, cubra novamente e deixe crescer de novo.

Para Pão Doce: Faça uma misturinha de mel, gema e leite e pincele todo o pão. Polvilhe açúcar cristal.

Para o Pão Salgado: Polvilhe farinha de trigo.

Leve assar até dourar, o meu ficou 1 hora.





Uma nota da Carol: Quando começei a cozinhar e fazia pão, seguia o tempo de descanço descrito nas receitas a risca. Se dizia 30 minutos, deixava descançar 30 minutos. Se falava 35, deixava 35, nem reparava se havia crescido ou não. Hoje com alguns anos de experiência e alguns pa~es duros e pequenos, aprendi o segredo dos pães, tempo e paciência. Cada massa é uma massa e o tempo ideal é aquele que você ve. Sempre que faço massa, deixo ela crescendo até dobrar e as vezes triplicar de volume, não importe o tempo que demore. Esse é o primeiro descanço. Depois modelo os pães, e novamente deixo crescer até dobrar de volume. Depois que começei a agir assim, nunca mais nenhum pão meu deu errado. Todos ficam lindos, grandes e macios. Acredite nisso e começe a seguir esse preceito, é sucesso garantido.

08/05/2010

BOLO DE CHOCOLATES...E CHOCOLATES MESMO, COM S NO FINAL!!

Tenho pilhas e pilhas de revistas sobre gastronomia aqui em casa. Prazeres da Mesa, Gula, Go Where Gastronomia, Gosto, um monte mesmo!! E se eu tenho uma fã no mundo (além da minha filha original) é minha filha pirata, a Ingridy. Ela acha o máximo tudo que faço, tudo pra ela está sempre gostoso!! E ano passado, no aniversário dela, ela quis porque quis que eu fizesse o bolo dela!! Veio aqui em casa e quis folhar revista por revista minha. Até que viu esse bolo e pediu, é esse Carol!! O bolo ficou maravilhoso, é uma receita da Patricia Schmidt, delíciosa!! E pasmem, só estou postando agora, porque ontem achei minha revista onde estava a receita!! Aleluia, antes tarde do que nunca!!

BOLO DE CHOCOLATES

Genoise de chocolate: 250g de açúcar, 250g de farinha de trigo, 50g de cacau em pó, 8 ovos.

Bata os ovos com o açucar até dobrar de volume. Peneire a farinha e o cacau em pó juntos e vá adicionando aos poucos a massa, misturando delicadamente. Coloque em forma untada e asse em forno moderado 170° a 180 °C, até o palito sair seco. Dica: desenforme sobre um pano limpo e polvilhado com açúcar, para não grudar. Corte em 3 partes. Reserve.

Ganache de chocolate: 350g de chocolate branco picado em pedacinhos, 250g de creme de leite longa vida, 25ml de licor de sua preferência.

Em banho maria, derreta o chocolate com o creme de leite mexendo sempre. Retire do fogo, bata um pouco para esfriar ligeiramente e adicione o licor. Bata mais para amornar e reserve. Use logo após o preparo.

Recheio de chocolate: 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 lata de creme de leite sem soro.

Leve todos os ingredientes ao fogo e cozinhe até engrossar e formar um creme expesso. Deixe esfriar e use.

Montagem: faça uma camada de bolo, a ganache branca, o bolo, o recheio de chocolate e finalize com o bolo.

A finalização é a gosto. Eu cobri o meu com merengue italiano, polvilhei uma raspinha de limão e decorei com granulado confeitos de coração.

Calda: Eu sempre vario nas minhas caldas que molho os bolos. As vezes molho com guaraná, as vezes com água e leite condensado, mas esse fiz uma misturinha de água, açúcar, cravo, canela e erva doce, fervo, espero esfriar e molho o bolo!!

07/05/2010

E O VENCEDOR FOI......

DIA DO SORTEIO!!
Primeiro, queria agradecer a todas as pessoas que se inscreveram!! Mas queria pedir aos mais desatentos de plantão que prestem mais atenção aos dados pedidos para inscrição. Tive 37 inscrições inválidas por falta de dados. Hellooo!!!!

Mas vamos lá, aqui está a lista de participante com seus respectivos números:


1 – THAIS LOPES

2 – FLÁVIA FEIL DE MORAES

3 – MIRIAM BRAGEROLLI

4 – VERA LUCIA MAGNONI

5 – JULIANA DE AZEVEDO BERNARDEs

6 – BRUNA MARIA

7 – REGINA CASTRO

8 – TALITA ANTUNES

9 – HAMILTOM ROBERTO FORTES BAVUTTI

10 – FLAVIA M. TELES

11 – RITA VIEIRA

12 – FABIANA YAMASHIRO

13 – DANIELLY CARNEIRO

14 – LUCIANA SAMANIEGO

15 – Ellen de Almada

16 – Orlando Baumel

17 – Célia Regina Siqueira

18 – Soninha

19 – Maria aparecida Burato Hiraoka

20 – Cláudio Shigueo Hiraoka

21 – Joana Dario

22- Elza Dantas da Silva

23 – Ana Kaddja

24 – Cibele Leite

25 – Fernanda Soriano

26 – Tercio Molica

27 – Juliana Masselli Castro

28 – Patrícia Bosson

29 – Carla de Souza Colombo

30 – Juliana Vieira

31 - Patrícia Leão

32 – Camila Chiminasso Carreira

33- Gilbamar Bezerra

34 – Maria Gonçalves Rodrigues

35 – Janaina Gonçalves Rodrigues

36- Cintia Gonçalves Rodrigues

37 – Angela Lacerda

38 – Erika Souza

39- Neyma de Souza e Silva Sandres

40 – Ana Paula

41 – Rachel Azevedo

42 – Mara Caldas

43 – Ana Maria Ferreria Dias Garcia

44 – Luiz Henrique Avelar

45 – Dani Etoile


E tcham, tcham, tcham, tcham...................

Quem ganhou foi......




REGINA CASTRO!!

Parabéns Gina!! Enviarei um e-mail a você e terá 3 dias para me retornar!! E não esqueçe heim, tem que fazer uma receita bem gostosa com qualquer um dos produtos Tirolez e mandar aqui pro Cerejinha, com fotos junto!!


É isso amorecos, obrigada a todas e aguardem os próximos sorteios!! Beijinhos!!

05/05/2010

ESCAROLA RECHEADA

Sempre que via minha avó fazendo esse prato ha muitos anos atrás (prefiro não comentar) eu pensava como alguem conseguia comer aquilo. Para "muá" era algo nojento, molenga, verde (porque quando pequena, se é que um dia fui, não gostava de nenhum tipo de verde). E olha que não foi falta de minha mãe insistir!

Eis que alguns muitos anos depois, minha avó veio nos presentear com sua presença permanente em nossa casa e voltou a fazer esse prato. Como já era desenvolvida culinaristicamente, começei a ter vontade de provar o tal prato, pois minha mãe fazia uma cara de hummmmm quando comia, até que chegou o dia de eu provar. Estava totalmente errada quando criança!

Essa receita de Escarola Recheada minha ávó aprendeu com sua vó, ou seja, é uma receita centenária e de família. Eu sinceramente nunca vi por ai, e da última vez que comi, estava tão bom, que resolvi dividi-la com vocês, minha família virtual.

Eu espero do fundo do meu coração que vocês experimentem esse prato, é fácil, saudável e muito, muito saboroso!!

Antes, um pouco de cultura gastronomica.

A Escarola



A escarola é uma verdura parecida com a alface, mas suas folhas são mais duras, de um verde mais escuro e sabor amargo. Muitas vezes, ela é confundida com a chicória, mas é bom esclarecer que escarola, chicória e almeirão são três tipos de verduras diferentes, e que a única coisa que têm em comum é o sabor um pouco amargo. Na culinária, a escarola pode substituir a alface no preparo de saladas, mas também fica [otima em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.

A escarola tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, contém muita celulose, sendo recomendada para pessoas que tem problemas intestinais. Também é ideal para integrar uma dieta de emagrecimento porque não contém gorduras.

A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado

Compre a escarola que tenha folhas firmes, vivosas, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de insetos. Não compre as que apresentem folhas murchas ou queimadas pelo sol. Se quiser uma escarola que não seja muito amarga, escolha a de cor mais clara, porque quanto mais escuro é o verde das folhas, mais acentuado é o seu sabor.

Fonte: Portal São Francisco

ESCAROLA RECHEADA
Ingredientes: 1 escarola média, 2 ovos cozidos, 1 tomate grande sem pele e sem sementes picado em cubinhos, 1 pãozinho francês amanhecido umidecido com água, e desmanchado, 100gr de azeitonas verdes piacadas, 100gr de bacon em cubinhos fritinho, , 1 colher de sopa de farinha de rosca, sal, pimenta do reino.
Faz Assim: Abra as folhas da escarola com cuidado, sem solta-las do talo. Lave bem cada folha e deixe escorrer bem.

Monte da seguinte maneira: Mistrure todos os ingredientes do recheio e coloque todo ele bem no centro da escarola aberta.

Feche-a formando uma trouxinha e amarre-a muito bem com um barante culinário, mas não aperte muito para não cortar as folhas. Amarre até que fique bem fechadinha.

Leve cozinhar em uma panela com água fervente com altura até a metade da escarola. Coloque um cubinho de caldo de legumes e 2 colheres de sopa de óleo para cozinhar junto.

Cozinhe o tempo suficiente da escarola estar bem macia, cerca de 40 minutos. Retire com cuidado o barbante e sirva bem quentinha regada com azeite de oliva extra virgem. Não ha necessidade de acompanhamento, só ela já é perfeita!!

GENTE, O TEMPO ESTÁ ACABANDO. CORRA PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DA TIROLEZ!! INSCRIÇÕES AQUI!!

02/05/2010

TORTA DE FAROFA COM CREME DE BANANA E CHOCOLATE

Oi povo!! Nas minhas manhãs que acordo de madrugada, na hora da Ana Maria Brega, não deixo de ver as receitas. E neste santo dia peguei bem na hora que a loirete estava a provar uma coisa crocante e ao mesmo tempo macia, com um chocolatesinho derretendo....Precisa pensar muito? Corri pro site ver o que era. Um tal de Jamaicano. Não entendi por que o nome, deveria ser Africano, já que nossa amarelinha predileta veio da África. Mas claro, eu fiz e olha, acabou rapidinho, não deu tempo nem de esperar esfriar direito. E um conselho: Ainda morninho e de chorar de bom, que o chocolate ainda está bem macio. Recomendo, e recomendo. É bem docinho, para quem gosta mesmo de doce. Mas muito, muito bom!! Mas vamos ler um pouquinho mais sobre a banana, uma fruta bem brasileira mas que veio de muito longe.

Olha o bananeiro



Vinda da África, a banana se tornou símbolo da cultura brasileira e faz sucesso em receitas doces e salgadas


“Eu trago bananas pra vender. Bananas de todas as qualidades quem vai querer?”. Famosa por seu sabor inconfundível, a fruta tropical ganhou até música na voz de Jorge Bem Jor. Mas se engana quem pensa que ela nasceu no Brasil. A banana foi trazida da África pelos escravos na época da colonização. Para nossa sorte, ela se adaptou facilmente ao clima do país tornando-se um dos símbolos da cultura brasileira. Atualmente, seu consumo passa de 20 quilos ao ano, por pessoa. Mas, o que essa fruta tem de tão especial para conquistar o gosto dos indígenas, portugueses e outros povos que chegaram aqui depois?
Simples: além de muito saborosa e nutritiva (contém carboidrato, vitaminas, cálcio, potássio e fósforo), ela é versátil, podendo ser utilizada como estrela principal de diversos pratos doces e salgados.

By Bianca Marchetti

JAMAICANO

-200 g de biscoito doce sem recheio triturado (eu usei bolachas de coco)
- 100 g de manteiga sem sal
- 50 g de gotinhas de chocolate

- 2 bananas dágua amassadas (usei nanica)
- 200 g de chocolate ao leite derretido
- 50 g de uvas passas hidratada em 50 ml de rum (não coloquei, usei 50g de coco ralado seco hidratado no rum)


Modo de Preparo

Numa tigela misture a bolacha triturada, a manteiga e as gotas de chocolate.Reserve
Derreta o chocolate, misture a banana bem amassadinha com o garfo e as uvas passas já escorridas. 
Misture bem.
EM forminhas redondas individuais de fundo falso ou em uma média, faça uma camada da forofa de biscoitos
com metade da massa forrando o fundo da assadeira, deixe bem lisinho.
Coloque o creme de chocolate e banana e leve uns 10 minutos a geladeira
para que endureça um pouco. Termine com a outra metade da farofa de biscoito, pressionando levemente.
Leve assar a 180° por uns 20 minutos ou até as bordas estarem douradas.
Desenforme apenas quando esfriar, senão o chocolate escorre!!
 Decoração da foto: Corte uma banana ao meio na vertical e cada metade na horizontal. Banhe cada pedaço no chocolate derretido e espere endurecer. Coloque sobre a torta.


ps* A quantidade de massa da receita fica pouca, para dar duas camadas boas, fiz duas receitas da massa


E NÃO DEIXA DE PARTICIPAR DO SORTEIO DA TIROLEZ. TODAS AS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO AQUI!!

01/05/2010

SORTEIO DA TIROLEZ AQUI NO CEREJINHA

Amadas e amados, é com grande satisfação e orgulho que trago a vocês uma grande novidade . O Cerejinha firmou mais uma parceria com uma grande empresa, a TIROLEZ, que ha 30 anos no mercado, nos delicia com seus maravilhosos queijos!!

E para comemorar essa gostosa união, vamos sortear uma cesta cheinha de produtos maravilhosos da TIROLEZ.

Olha só o que você pode ganhar:

1 Creme de Ricota Tirolez 250g

1 Cottage Tirolez 250g

1 Minas Frescal Cremoso Tirolez 250g

1 Requeijão Tradicional copo Tirolez 200g

1 Prato Light Tirolez 500g

2 Livros de receitas: 1 Receitas do Creme de Ricota Tirolez, 1 Receitas do Minas Frescal Cremoso Tirolez

1 Mini-catálogo de produtos

Tudo acondicionado numa bolsa térmica e o prêmio será entregue ao ganhador no conforto do seu lar sem nenhuma despesa!!

Olha só como é fácil participar: Basta deixar nesse post seu nome, e-mail, cidade e estado. E ai é só torcer!! O sorteio será no dia 07 de maio e só é válido por pessoas residentes no Brasil. Pessoas que não possuem blog também podem participar, mas não esqueça de deixar seu e-mail!! O sorteio será feito através do Random. As inscrições poderão ser feita até o dia 06/05 às 23:59, ok!!

E quem ganhar a cesta, terá de escolher um dos produtos TIROLEZ, fazer uma deliciosa receita e postar em seu blog, a Carol aqui também postará no Cerejinha!!

Conto com a participação de todas vocês!!

Grande beijo

***********************************************************************************

*** INAUGURAÇÃO***

Essa é para minhas leitoras e moradores do Rio de Janeiro.

Dia 05 de Maio (quarta-feira) será inaugurado o Celdom Gourmet, um espaço dedicado totalmente a gastronomia, com cursos íncríveis, dentro da Loja Celdom, no Shopping Rio plaza Botafogo. O espaço foi idealizado com o intuito de demostrar o funcionamento de cada eletrodoméstico e como ficarão em sua cozinha. Para manter seu funcionamento durante todo o ano, o espaço será administrado pela Celdom juntamente com a Tudo Em Ordem, empresa dirigida pelas sócias Ingrid Hoppe e Cristiane Rezende Rodriguez.

Então, se você mora no Rio ou está de passagem, não perca essa grande inauguração. Segue o flyer com todas as informações.