29/09/2008

RAVIÓLI ESTAMPADO COM BETERRABA ASSADA E PARMIGIANO


Logo que as meninas do Quatro Ragazze (blog ao lado) lançaram o desafio das massas, pesquisei dias para escolher uma bem bacana para participar. Receitas deliciosas não faltavam mas queria fugir um pouco do trivial mas ao mesmo tempo conseguir manter uma comida bem saborosa. Sou fã de Roberta Sudbrack, além de ser uma exímia chef pela pouca idade, preserva os métodos tradicionais de cocção e apesar da parafernália de tecnologia que os chefs tem hoje em dia, é usuária fiel de métodos e utensílios antigos da culinária. Acho que ela faz um trabalho incrível e desde de que vi uma receita de um ravioli dela na Menu, fiquei com muita vontade de experimentar. Que momento melhor senão o desafio de massas do Quatro Ragazze?? A receita é Ravióli estampado de beterraba assada com com Parmigiano. Duas coisas me levaram a fazer esta receita: 1° Não gosto de beterraba mas acho um tubérculo maravilhoso, de cor deslumbrante e fazer uma receita onde poderia aprecia-la de uma forma diferente se tornou um desafio para mim. 2° Provar o Parmigiano. Sempre ouvi falar desse queijo, de sua excelente qualidade mas nunca tive a oportunidade de prova-lo, também porque nunca havia feito uma receita que pudesse utiliza-lo. Ai, quando vi esse ravioli, bingo!! Corri pro mercadão e fui atras do Benedito. Ta certo, foram só 100gr de compra, até porque seu preço não é nada razoável, mas já fiquei feliz!! Apenas uma coisa fiz diferente da receita original, estampei a massa com salsinha. Aprendi essa técnica na minha aula de massas que tive com Ana Soares, do mesa III Gastronomia e adoro faze-la. Duas curiosidades sobre a preparação do prato. Um: A máquina de massas usada é uma maquina que era da minha avó (era porque ela me deu) que ela ganhou de meu avô há só 40 anos atrás. Dois: A máquina que usei para processar a beterraba com a ricota e o parmigiano também era da minha avó de mesmo tempo de idade, 40 anos. E as duas se tornaram minhas companheiras de cozinhas, perfeitas, sem defeitos ou piriri, funcionam perfeitamente. Tudo isso tornou essa minha receita muito especial. Espero que vocês gostem também!!
RAVIÓLI ESTAMPADO DE BETERRABA ASSADA COM PARMIGIANO
Ingredientes Massa: 800g de farinha de trigo especial peneirada, 200g de farinha de grão duro peneirada, 8 ovos caipiras frescos, 4 gemas de ovos caipiras frescos, 2 colheres de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de chá de sal, folinhas inteiras de salsa.
Faz Assim: Misture as farinhas numa superfície lisa e abra um buraco no meio, deixando as bordas altas. Ponha os ovos e as gemas neste buraco e bata com um garfo. Junte o azeite e o sal e misture bem a massa, sovando-a por uns 15 minutos. Se a massa estiver muito úmida, acrescente mais um pouco de farinha misturada. Se ficar muito seca, bata um ovo com uma gema e acrescente de pouquinho até sintir que a massa está macia. Deixe descançar coberta com pano úmido pelo menos uma hora.
Ingredientes Recheio: 50g de queijo parmigiano reggiano ralado, 1 k de beterraba orgânica, 1 colher de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de manteiga, 200g de ricota fresca de baixa acidez, sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Faz assim: Lave e seque bem as beterrabas, sem retirar a casca. Corte-a em pedaços e asse em forno médio com o azeite e a manteiga, cobertos com papel alumínio até que fiquem bem macias, cerca de uns 30 minutos. Processe a beterraba, a ricota e o parmigiano, tempere com sal e pimenta e utilizando a funçao pulsar, bata com cuidado até obter uma mistura lisa. Como eu não tenho processador, fiz tudo na maquina de moer carne de minha avó e ficou excelente!!

Como Montar Massa: Como eu tenho a maquininha de massa abri a massa aos poucos na maquininha. Fiz a massa estampada. É muito fácil. Você abre duas tiras de massa na espessura média e por cima de uma delas, espalhe folinhas de salsinha, como abaixo:
Coloque a outra tira de massa por cima:


Passe as tiras unidas pela máquina até a mais fina. A salsinha ficará como que estampada na massa e ai você corta como quiser. Eu cortei em formato de raviólois.

Montando os Raviólis: Coloque uma bolinha de recheio no meio da massa cortada e faça os raviólis. Cole a massa com água quando forem fechar.
PARA MOLHO E ACOMPANHAMENTO

Manteiga Noisette: Derreta a manteiga até ficar ligeiramente queimada (com cor e aroma de avelã).
Cebola Croustillant: Frite por imersão em azeite cebola em fatias bem finas, até que fiquem douradas e crocantes.
Finalização: 1/2 xícara de broto de beterraba orgânica, 20 g de parmigiano reggiano ralado.

Montagem: Cozinhe os raviólis até que fiquem no ponto desejado. Uns preferem mais macios outros al dente. Disonha os raviólis no fundo dos pratos, cubra com um pouco de parmigiano ralado, manteiga noisette e finalize com as cebolas croustillant e os brotos de beterraba.




Observações: Parece trabalhoso mas....realmente é!! rsrsrs. Brincadeira, é que quis mostrar passo-a-passo a vocês para não deixar dúvidas. Demora um pouco pra fazer, claro, mas eu caprichei e o resultado foi incrível. Fica com um gosto sutil da beterraba e a manteiga noisette da ao prato um sabor incrivelmente especial. É divino!! Espero que tenham curtido.

18 comentários:

anabel disse...

que cosas mas ricas cuando puedas visita mi blog me apunto alguans de tus recetas besos

Luciana Macêdo disse...

Estes raviois me encantaram e eu gosto muito de massa recheada. Agora só falta AQUELE animo para por a mão na massa.
Bjs!

Unknown disse...

Amiga,

sabe aquela musica, "eu não sei parar te olhar", olho as suas fotos e lembro dela hahahahaha
Minha chefa favoritaaaaaa
O pessoal tb esta babando no Quattro Ragazze hehehe
Bjs

laila radice disse...

estão lindos memso!!! massa caseira toda caprichada assim é trabalhoso mas deliciosos, nao?

bjs

Marcia Gullo Tiberio disse...

Adorei essas fotos, me encheu a boca d'agua. bejus e parabens.

Nela disse...

Olá Carol, há quanto tempo, como sabe meus 2 pc´s avariaram, um sem cura é muito desagradável mesmo este é lento e com falta de pontuacäo, vamos a ver como me saiu. Já vi que é Sra. Professora parabéns amiga, näo me importava de ser sua aluna näo,e sabe o ditado que näo há uma s/duas dái a segunda oportunidade, ainda bem que recolhecem seu mérito.Seu comer fantástico como msempre, tenho que ir aí almocar consigo. Felicidades e tudo de bom, eu tou um pouco em baixo mas passa. Beijinhos.

Anônimo disse...

Passei pra dar um Oi...
Espero que esteja tudo bem...
Fica com Deus...

Beatriz Belliard disse...

estou comendo com os olhos ! bj

inspirações da Jô disse...

Curtir é pouco, afinal com um trabalho belíssimo como esse não poderia ser menos que um espetáculo de ravióli!!!!Único!!!!!!
Bjs.

Renata Barreto disse...

Carol,

Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

Sandreane disse...

Carol,
Amei a receita :)
Bjos!!

Mari disse...

Menina, que sucesso! Um capricho que só, Carol Oliver!
Beijos.

Anônimo disse...

Carol, chegou a nossa vez de postar as nossas receitas no Intercâmbio Culinário. Espero que você tenha gostado da experiência e da comida, claro.
beijos

edinha disse...

Isto é culinária a sério :)
Está uma maravilha
Beijinho

Smas disse...

Que delícia!
Só o aspecto, meus olhos já comeram.
Bjs

Nela disse...

Carol, tenho saudades, me faz uma visita tá?beijinho e tudo de bom querida.

Os Olhos de Alice disse...

Profissional!!!
lindo demais
bjs

Cristina Momentos Preciosos disse...

Meus Deus que tentação,estou a salivar por todos os poros,....
O seu blog é maravilhoso,adoro tudinho,parabéns!
Assim que puder recolha com muito carinho o prémio que tenho para o seu espaço fantástico.
Beijos
Cristina