14/11/2008

TUDO JUNTO E MISTURADO

Ola amadas!!! Cá estou eu, cansada de ficar em casa. Meu Deus, tinha desacostumado de ficar em casa, estou me sentindo numa prisão, ociosa, as vezes me sinto mal em estar em casa e saber que ando meio apertada de grana. Mas a vida é assim. Estou acabando meus estudos, vou me formar esse ano e esperando minha empresa ficar oficialmente aberta. Até lá vou me virando que nem tatu na toca!! Mas tudo bem!!
Ontem minha aula mundo foi a Libanesa, com o chef Benon Chamelian. Foi uma aula super tranqüila. O Benon é um senhor já super calmo e que faz as coisas tranquilamente. Achei uma aula muito bacana. Tivemos Babaganush, Tabule, Ataif com nozes e Pernil de Cordeiro com um arroz com carne moída que esqueci o nome. E como ando com a cabeça no mundo da lua, vi agora que esqueci minha apostila da aula lá na escola. EEEEE Carol, que mancada!!! Mas Segunda eu pego e posto as receitas pra vocês a semana que vem.
Esses últimos dias acumulei alguns posts e pretendo fazê-los todos hoje. Espero que não se torne cansativo para vocês, mas é que como acabo juntando muita foto, acaba acumulando!!
Segunda passada a Kátia (outra estagiária lá da Wilma Kovesi) me convidou para ir num evento da Porto Seguro um prêmio de fotografia que tem todo ano e ela sempre vai, e me chamou porque sempre tem um coquetel bacana e agora como estamos estudando gastronomia ela achou interessante nós irmos para “analisar” os pratos. É, e realmente analisamos bem, nós não, nosso estômago, porque comemos “a picas”!! Foi muito engraçado. Tinham umas ilhas de degustação e a gente ia passando de uma em uma. Ai, a gente comia um pouquinho em uma, ai ia pra outra pra disfarçar e comia mais um pouquinho...e assim foi. Fizemos umas 4 rotas dessa. E comemos bem... Só sei que parecíamos àquelas pessoas que só vão à festa pra comer... E olha que tinha uma carinha que percebemos estar fazendo a mesma rota que nós! Rsrs. Foi cômico. Tirei umas fotinhos, vejam só!!

AS FOTOS QUE MAIS GOSTEI....

A menina pensativa....

Um de meus ídolos: Niemayer

Achei essa foto da Fernanda fantástica!!

Os quitutes...
Assim eram as ilhas de degustação

Outra comidinha da semana. Os Bolinhos da minha avó. Minha avó é a rainha dos bolinhos. Com um tubérculo e uma farinha ela cria e inventa os bolinhos mais deliciosos do mundo. Nós até brincamos que vamos abrir um bar só de bolinhos, ia fazer sucesso viu! O dessa semana foi um bolinho de batatas com recheio de carne moída. Bem simples NE, mas eu não sei, quando é minha vó que faz parece que se torna mais saboroso, especial. Sentei do lado dela e fiquei observando e anotando as quantidades, pois ela faz tudo sem medida, só olhando. E em primeira mão pra vocês, o Bolinho Especial de Batata com Carne da Vó Ana:


Bolinhos de batata com carne moída

Ingredientes massa: 1 kilo de batatas cozidas, 1 xícara de farinha de trigo, sal, pimenta do reino moída na hora, ciboullete picadinha, 1 gema de ovo, uma colher de sopa bem cheia de queijo ralado.

Faz assim: Cozinhe as batatas e passe-as pelo espremedor. Deixe esfriar bem para misturar os outros ingredientes, senão, com a batata quente, não há farinha que baste, pois ela amolece demais e não dá certo. Quando a massa de batata estiver bem fria, misture os outros ingredientes e misture bem para ficar uma massa homogênea. Reserve.
Recheio: O recheio fica meio que a gosto. Nós aqui, variamos. Às vezes fazemos com carne moída, com queijo e presunto, as vezes minha avó faz um frango de panela e quando sobra ela desfia e faz de recheio desse bolinho. Desta vez fizemos de carne moída. Faz um refogadinho com cebola, alho e bacon fritinho em azeite, a carne, tomate, salsinha e ovos cozido. Tempera com sal e pimenta. Cuide para deixar o recheio bem úmido, dá muito mais sabor ao bolinho.
Preparo: Faça bolinhas de massa e abra na palma da mão. Coloque uma boa quantidade de recheio e feche bem modelando um croquete grande. Passe pelo ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Disponha em papel absorvente para secar o óleo e sirva com uma saladinha verde. Receita da vovó.

A massinha...


O Recheio...


Hummm..

Outra coisa que faço muito em casa como acompanhamento de um arrozinho com feijão, ou mesmo pra comer com um queijinho fresco é o Tomate confit, que aprendi fazer no meu estágio no La Table. É super simples e muito saboroso. Já postei aqui, mas como apareceu muita gente nova nesses últimos tempos, não custa fazer um revival da receita.

TOMATE CONFIT

Faz Assim: Lave os tomates ( a quantidade que quiser). corte ao meio e tire as sementes lavando-os. Disponha-os numa assadeira virados com a parte de dentro pra cima. Polvilhe uma boa quantidade de açúcar por cima deles e apenas um pouco de sal. Coloque sobre cada um 1 raminho de tomilho ou orégano fresco e duas folinhas de hortelã (essa é a meu gosto). Regue com bastante azeite e leve assar até murchar bem mas sem queimar. Esta pronto. Fica uma delícia!!!

Tenho uma grande frustração na vida que é não ter um moedor de pimenta decente. Desde que Roberta Sudbrack disse que aquelas pimentas do reino em pó que compramos é “pólvora pura” nunca mais as usei. Tenho as pimentas em grão e toda vez que vou colocar um pouquinho em algum prato, pego a tábua, pego o facão, e fico lá, picando tudo minuciosamente até virar pó. Dá certo, mas com o moedor seria tão prático e tão mais rápido. Mais um para minha play list de natal.

Oque não fazemos por uma boa comida...

12 comentários:

MegMarques disse...

Querida,
seu blog está delicioso como sempre!
Eu entrei numas de fazer regime, este ano engordei 5 kg e não quero deixar acumular pro ano que vem, as festas de fim-de-ano estão chegando e aí já viu, é uma comilança desenfreada. Então venho aqui no seu blog pra matar a vontade de coisas gostosas de verdade, que eu tô numa onda de frutas e verduras cruas que chego a querer chorar...

mil beijos com carinho

ameixa seca disse...

As fotos são fantásticas mesmo! E os bolinhos da vó também ;)
Também não trenho moedor de pimenta... vai tudo no almofariz!
Bom fim de semana!

Emília disse...

Adorei os bolinhos da Vó Ana, estou aqui com água na boca!
Quando as pessoas são acostumadas com agitação, ficar em casa deve ser uma tortura mesmo!
Beijinhos

Mari Azevedo disse...

Carolzinha, amei o post, as fotos, tudinho!!! E esses bolinhos, ai que delícia minha flor...
Opa.. vc aprendeu a fazer ataif de nozes? Aiaiai eu queroooooo =P
Ô delicia, hein moça!!
Bjãoooo

Andrea Dohashi disse...

Calma querida, logo,logo, você estará a todo vapor, sem tempo ao menos de respirar, rs. Esses tomatinhos eu fiz dia desses, e são realmente uma delícia!
Aliás aqui tudo é delicia.
Beijos no core.

Sylvia disse...

Hahaha Somos duas , também nao tenho um moedor decente. O bolinho lembra um que minha avo fazia,será coisa de avo???? Adoreia, poder ter a receita
Bjs

Marcia Gullo disse...

O minha Linda, fica a vontade pra postar o que achar legal do BLOG DA GULLO, eu achei a ideia otima e na semana que vem mesmo vou buscar minha cartinha.

Bejus e inté.

Nana disse...

Amiga, vai ser dona de buteco hahaha
Sobre o moedor, pede para o papai noel que ele dá.
Bjs

Téia disse...

Cerejinha querida, delícia estes bolinhos, talento está na família, né? Calma aí que o emprego e o moedor chegarão em breve. Bota fé. Suas fotos das fotos estão todas lindas. Bj grande.

Neyma disse...

Carol minha querida,
Sabe, minha avó Mindoca tambem fazia este bolinho de batata recheado com carne moida, que chamavamos de "Bolinho chiclete", não sei exatemente pq, coisas de crianças. Só que ela não passava no ovo e na rosca, fritava direto e ficava muito bom.
Beijinhos

Talita disse...

Puxa, deveria ter um aviso aos desatentos: "se estiver com fome, nao olhe as fotos do bolinho de batata com carne moida" . Assim evitaria que mais pessoas ficassem como fiquei, desesperada! Vou anotar a receita e repeti-la em casa, parece deliciosa! O recheio ficou lindo envolto nessa massa dourada e macia. Hummm, maravilha!

Esteja a vontade para fazer uma visita ao Chocorango, meu recem inaugurado blog culinario.

chocorango.blogspot.com

Gina disse...

Vim aqui dar um pitaco, enquanto seu moedor não chega... Use um pilãozinho, fica perfeito, só precisa estar bem sequinho.
Bjs.