14/02/2009

Happy Valentine's Day, Curry's Fish e Promoções!!

Dear Friends, Love is in the Air!!! Que lindo (não a foto, o dia), apesar de não ser ainda aqui no Senhor Brasilzão, no EUA, Portugal e alguns outros países hoje é o dia de São Valentim. O Cerejinha também é cultura. Vamos ler um pouco da história desse dia tão especial!!

"São várias as teorias sobre a origem de São Valentim e a sua associação ao Dia dos Namorados. A teoria mais simplista apresenta São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., recusou abdicar da fé cristã que professava. A outra teoria, mais elaborada, defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas. No entanto, um sacerdote de nome Valentim, teria violado o decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Após ter sido descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que visitara-o com alguma frequência levando-lhe comida e muita conversa. Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar… ela começou a ver. Perante este milagre, toda a sua família converteu-se ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado o seu Deus, condenou-o à morte. Ambas as teorias defendem que São Valentim fora um sacerdote cristão, fora mártir e que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C..
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. Por outro lado, outros reivindicam que foi a Igreja Católica a decidir celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno – a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se a Lupercalia celebrando-se assim o amor e a juventude. Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam. São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, foi razão para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o o protector dos enamorados. São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste."

Ai, como é lindo o amor, né!!! Apesar de não ser dia dos namorados aqui, acho que não há problema em comemorar com o maridão hoje a noite né meninas!! Aeeee Carol, manda ver!!!
Pensei numa comidinha bem levinha para os pombinhos comerem a noite que não pesasse demais (hummmm) e achei que um peixinho assado seria uma bela pedida. Fiz este semana passada e ficou tudibom!!!

Curry's Fish in Papilotte

Ingredientes: 10 filés de pescada, 1 alho-poró (parte branca), 2 cenouras em rodelas finas, 2 mandioquinhas em rodelas finas, 1/2 cebola em rodelas finas, 2 dentes de alho bem picadinhos, 2 tomates bem maduros cortados em 4 partes, 1 xícara de folhas de coentro fresco, curry em pó, pimenta do reino moída na hora, sal, azeite extra virgem.

Faz Assim: Primeiro, ferva cenoura e a mandioquinha por uns 10 minutos, apenas para dar uma leve amolecida. Escorra e reserve. Já prepare o papilotte, abrindo uma grande folha de papel alumínio sobre uma assadeira. Numa frigideira grande, aqueça 1/4 de xícara de azeite e frite o alho. Junte o alho poró e salteie por uns dois minutos. Junte a cebola e salteie mais uns dois minutos. Junte a cenoura e a mandioquinha. Coloque os pedaços de tomate um por um espremendo-os antes na pnela para soltar seu suco, oque formará um molinho bem gostoso. Tempere apenas com um pouquinho de sal. Jogue todo esse refogado em cima do papel alumínio e espalhe fazendo uma "caminha" desse refogado. Vá dispondo os filés de pescada sobre o refogado com a parte da pele para baixo. Salpique com sal, pimenta do reino, o curry e esprema o suco de 1 limão por cima de tudo. Coloque as folhas de coentro sobre tudo e feche muito bem o papilotte para que não escape vapor. Asse em forno pré-aquecido por uns 20 minutos ou até que o peixe esteja assado. Filés de peixe cozinham rápido, se deixar muito, fica seco e o peixe perde sua textura original. Quando pronto, deixe para abrir o papilotte em cima da mesa na frente do seu amor para que o aroma da comida os envolva (tá certo que é aroma de peixe, mas garanto que é bom, rsrsrs). Para acompanhar, basta um arrozinho branco e um vinho branco também. Depois, só Deus sabe......

************************************************************************************
**NEWSLETTER CEREJINHA**

Promoção: Quer ganhar um pote de biscoito Gingerbread????

É fácil. A Thais do Blog Comer é um barato, sempre inova com essas promoções divertidas e deliciosas de participar. Basta apenas enviar uma receita de biscoito que vocês achem muito bom e postar lá nos comentários. Para maiores informações, deem um pulo lá no bloguito da Tha. Para quem não conheçe o blog, não percam mais tempo. Tem sempre uma novidade para nossos pimpolhos e receitas fáceis e práticas, além é claro dessas deliciosas promoções. Vejam se o pote não é uma graça!!! Obs* Mari Bourdain, esse ai achei sua cara.

Não sei se vocês repararam mas agora sou uma blogueira Sintaligada. Tati Vegi comando o SintaLiga, um site bem bacana cheio de dicas e matérias para nós, mulheres antenadas. E agora está com uma promoção bem legal. A dona do blog que for mais comentado no site SintaLiga (tem que ser cadastrado) ganhará um curso de Eventos com Eliana de Morais e ainda será a entrevistada de Março do site. Como euzinha estou lá, peço as minhas amigas que se tiverem um tempinho façam uma visitinha ao SintaLiga e comentem o Cerejinha. E é claro, também se cadastrem. A pessoa que mais enviar comentários, também será premiada. Conto com vocês, heim!!! O concuros vai até o dia 28/02/2009 e a vencedora será anunciada no dia 02/03/2009.

Fontes:
História de São Valentim: http://www.diadesvalentim.com/

2 comentários:

ameixa seca disse...

Um peixinho sempre é mais leve :) Podes fazer excercício à vontade depois da refeição hehe

Marcia Gullo disse...

Criatura você nem imagina como eu AAAAMMMMOOOO chocolate....hahahahahha
bejus querida e tenha uma otimo semana.