28/06/2009

PAIN D'ÉPICE

FLAGRA DA CAROL PADECENDO!!

Genten, para tudo!!!!. Sete dias passando mal, dor de cabeça, febre, dor nas costas, gastando 1 rolo de papel higiênico por dia de tanto assoar o nariz, enjoo, e tosse, muita tosse, fora as 3 idas ao PS da Unimed, cada médico disse uma coisa, e foram 3 facadas na farmácia (le-se uma puta grana gasta em remédios), sem contar que os 3 primeiros foram inutilizados pelo último médico que passei, que foi o anjo que descobriu que estou com sinusite e mandou eu parar de tomar os remédios que os outros mega graduados doutores da tristeza me receitaram (ou seja, quase 150 paus jogados no lixo)e hoje que começei muito começado a melhorar um tiquin de nada!! Mas não é só isso, ontem foi Pedro pro PS com 40° de febre, diagnóstico: Garganta!! La vai mais uns mião na farmácia. Hoje levanta minha vó com tosse e febre, lá vai a veinha pro PS, sorte dela que é a única que tem plano "escrusivo crasse A" e foi muito bem tratada, medicada e já está até melhor!! E de brinde vem meu pai e minha mãe com tosse!! Quem se safou nessa casa de misericórdia? Bia e Pequeno (vulgo meu marido). Olha, a bicha ta solta aqui na residença, alguém conhece uma benzedeira, resadeira, macumbeira ou serve até uma macaxeira!!! Deus me livre, a bereba da gripe pegou todo mundo aqui em casa e não foi o vírus influenza A H1N1. Mas tirando esses pequenos detalhes, de resto, está tudo indo muito bem.!!! Vocês lembram do meu super importante compromisso de quinta passada? Perdi galera, não consegui ir. Acordei ardendo em febre, tossindo as tripas, e pra piorar estava chovendo e muito frio. Como eu tinha que ir de metro e era longe, foi impossível eu sair de casa. Até levantei e quando minha mãe viu que ia me trocar quase levei uma surra, ela disse que era doida de sair daquele jeito. Claro que eu também achava mas aquilo era tão importante pra mim que nem liguei pra minha saúde. Mas enfim, Deus sabe o que faz, e se não era pra ser, não era!! Mas mudando de assunto senão vou ficar triste, hoje fiz um pão super especial de sabororso. A primeira vez que comi não gostei muito, achei super sem graça mas creio eu que ele não estava bom. Achei uma receita de um dos meus Chefs preferidos, Emmanuel Bassoleil, super simples e prática. Não titubiei e já fui pra cozinha, morrendo mas fui. É o Pain d'épice, um Pão de Especiarias de Djon, cidade famosa da França. Antes da receitinha, um pequeno momento cultural para saber mais sobre a Cidade de Dijon.

DIJON

Dijon é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento Côte-d'Or. Estende-se por uma área de 40,41 km², com 150.800 habitantes, segundo os censos de 1999, com uma densidade 3.731,75 hab/km².). Ascende a 236.953 na área urbana de Dijon (2005).
Os primeiros habitantes de Dijon datam da época do Neolítico. Graças as suas muralhas construídas no século III, Dijon se livrou de invasões bárbaras e sarracenas (no século VIII) e normandas (século IX). Na sua História dos francos (livro III, cap. 19), Gregório de Tours descreve a Dijón do século VI como rodeada de uma muralha de 9,5 metros de altura e 4,44 metros de largura, com quatro portas e 33 torres. As escavações arqueológicas identificaram doze destas torres. A área cobre onze hectares.
Em 1137, Dijon foi completamente destruída por um incêndio. A partir do século IX, tornou-se a capital do Ducado de Borgonha. Quando Carlos, o Temerário, duque de Borgonha, morreu, a Borgonha foi anexada à França.
Durante o antigo regime, Dijon passa a adotar a viticultura e em 1772 se instala a universidade de direito na cidade. A exploração do carvão e do ferro, a ativação do Canal de Borgonha em 1833, a abertura de vias férreas e a instalação de uma base aérea confirmaram a importância da cidade como linha de trânsito durante a primeira Guerra mundial.
Durante a segunda guerra mundial, Dijon foi ocupada pelos alemães e libertada no dia 11 de setembro de 1944.
Dijon fica a 310 kilometros de Paris, 200 de Genebra e Lyon. É atravessada pelo canal de Borgonha e seus dois cursos naturais de água: rio Ouche e Suzon.
É famosa mundialmente pela mostarda. Embora importem a mostarda do Canadá, o sucesso internacional se deve ao fato de como é feita a mostarda em Dijon.
A cidade conserva importantes obras de arte. Depois de Paris, é um dos centros culturais mais importantes do país. Existem na cidade as igrejas de Saint Philibert, de estilo românico, Notre Dame (do século XIII), uma das obras mais importantes do estilo gótico, a igleja de Saint Michel (renascentista), e a catedral de Saint Bénigne (séculos XVIII y XIV), cuja cripta é do século XI. Entre as inumeráveis casas e edifícios de caráter civil que se conservam, destacam o Palácio de Justiça e o palácio dos duques de Borgonha, atualmente Prefeitura e museu de Belas Artes.
Existe um cuidado grande de parques e jardins, sendo considerada por eles mesmos como cidade das quatro flores.


PAIN D'ÉPICE DE DIJON

Ingredientes: 250g de farinha de trigo, 175g de mel, 75g de açúcar, 40g de manteiga, 1 xícara de leite, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio, 1/4 de anis estrelado, 1 pitada de canela em pó.

Faz Assim: Esquente o leite com o anis estrelado. Desligue o fogo e abafe por 5 minutos. Retire o anis e aqueça o leite novamente. Retire do fogo e acrescente o mel, a manteiga, o açúcar, a canela e o bicarbonato. Misture até derreter. Despeja a mistura sobre a farinha de trigo. Trabalhe com uma colher de pau até obter uma mistura homogenea. Unte com manteiga e farinha uma forma de pão. Coloque a massa e leve ao forno préaquecido a 150°C por 20 minutos, depois aumente para 180°C e deixe mais 30 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente.

Dica: acrescente 1 xícara de iogurte natural para o pão ficar mais macio!!



20 comentários:

Unknown disse...

Minha amiga querida, espero que você se recupere logo dessa maldita sinusite.
Se tiver como conseguir folhas de eucalipto, ferva e aspire o vapor que sai da água. Provavelmente você irá ficar ótima. Não se assuste se por acaso sair gotículas de sangue.


Beijão

cucchiaiopieno.com.br disse...

Espero que Carol esteja melhor!
Que maravilha de pao, ficaram lindo e imagino que deliciosos! Bjos
Léia

ameixa seca disse...

He he, já ri muito com os mega doutores graduados da tristeza e com a macaxeira :)
As melhoras para todos vocês!
Esse pão doce deve ser fabuloso :)

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia, hoje estou na correria básica de segunda por isso só passei rapidinho pra desejar uma semana abençoada

bjssss

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia, hoje estou na correria básica de segunda por isso só passei rapidinho pra desejar uma semana abençoada

bjssss

Lourdes Sabioni disse...

Filha conheço seu sofrimento! Meu filho tem sinusite...a tristeza é que não tem cura, atacou a primeira, vai atacar sempre!!! Ainda bem que já passou um tiquinho! Bjs

Nani disse...

Gripe ninguem merece né?! Melhoras pra ti amiga.
E que receita ótima nos trouxe, adorei!
Beijos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Bahhhhh... estar doente é F.... Mesmo! Melhoras amiga.

bjssssssssssssss

Iliane disse...

querida..que chato essa sinusite não?eu imagino como você deve tá..essas crises ninguem merece!tomara que passe logo..pena que você perdeu seu compromisso!mas..pensa assim:"não era prá ser dessa vez!" e vai enfrente..melhoras..e..amei o pão..bjus

A arte em ser mulher disse...

Oi querida melhoras pra vc viu.
Obrigado pela visita no meu blog.
Um grande beijo e sara logo heim!

inspirações da Jô disse...

Carolzinha vê se te cuida menina!!!! Afinal, com essas doenças do frio, não se brinca!!!!
E quanto a você não ter ido ao seu compromisso pense do lado positivo e não fique triste; um dia eu li uma frase não me lembro onde que dizia o seguinte:"Quando as coisas não acontecem do jeito que a gente quer, é porque vão acontecer muito melhor do que a gente pensa."Reflita nisso!!!!
E o pão deve deve ser maravilhoso, tudo que vai iorgute fica saboroso!!!!Beijo grande e uma excelente semana!!!

Tânia disse...

Carol...fica triste não por não ter podido ir ao compromisso....tem coisa muito melhor esperando vc melhorar, pode crer!
E vai ter disposição assim, mesmo com gripe, fazendo um pãozinho tão "chique"....
Só quero ver vc arrebentar quando melhorar....rs
Beijão e melhoras!!

Natália Eleutério disse...

Que rico pãozinho, no café da manhã é do melhor.
Votos de rápidas melhoras, bjs.

Mari disse...

Carolzinha, gripe nesse frio ng merece MESMO!!! Melhoras, amiga... que vc fique boazinha bem rapido!!!
P-I-R-E-I na receita desses pãezinhos... mas que coisa mais linda, e - aposto que - deliciosa!!!
Estou indo viajar na sexta, por isso nao tenho feito doces e pães em casa (já nem tem mais leite condensado, rss... vou cmoprar na volta)... mas assim q voltar, já vou guardar a receita para testar.
Bjão minha querida

Mari

Anônimo disse...

seu blog é muito legal mas esta musica alta inferniza a cabeça da gente... baixa o som por favor!!!

Carolina Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina Andrade disse...

Querido (a) anônimo: Obrigada pelos elogios ao blog, quanto a música, seria conveniente você abaixar o som do seu pc, pois aqui no meu ela toca baixinho, baixinho!!

Andrea Dohashi disse...

Carol que delícia de pãozinho e o formato que você deu uma fofura.
Melhoras pra sua gripe querida!
Beijos

Delírios Gourmet disse...

Carolzinha querida!!!! Desejo sua pronta recuperação, amiga! Muita água, caminha e lenço...rs
Adorei o post cult!!!! E a receita é perfeita... bjs!

Dani Oliveira disse...

Fala sério Carol, gastar uma fortuna na farmácia e ainda ir em 3 médicos... ninguém merece. E o pior é eles falarem que é só uma virose. Assim, até a gente vira médico... rsrsrsrs...