11/11/2009

Pavê de Amendoim da Tia Carmem, sabe, a Tia Carmem, minha tia....

Antes de mais nada queria agradecer a todas as mensagens de apoio a nossa amiga Abigail, ela se sensibilizou muito com essa corrente positiva, mas sei que vocês estão se corroendo de vontade de saber oque ocorreu com a ela.... E ela está radiante. A Abigail não para de sorrir, viu passarinho azul (não era azul......) Ai, ai....estou relaxada por um tempo agora. Tipo, uns dois dias. Mas vamos parando por aqui que esse aqui é o Blog da Carol e não da Nigella.

Vou terminar hoje a reportagem sobre a Ortorexia. Recebi alguns e-mails de pessoas que se identificaram com o caso e agradeceram a reportagem. Fico feliz pois faço isso para meus leitores.


CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ORTORÉXICO


O que há de errado com asprincipais idéias seguidas por quem se preocupa demais com a alimentação.

1 - Carne vermelha faz mal a saúde. Aumenta o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

- A carne vermelha é uma excelente fonte de proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Quando consumida sem exageros (cerca de 300g por semana) não vai causar câncer em uma pessoa que não tenha predisposição a isso e mantenha outros hábitos saudáveis, como o consumo de muitas frutas e vegetais e alimentos integrais.

2 - Produtos industrializados são sempre menos saudáveis.

- Vários produtos industrializados (pães, frutas liofilizadas, produtos integrais) são escolhas saudáveis. A industrialização permite que tenhamos alimentos de época disponíveis o ano todo. O processo permite mais tempo de conservação e até maior segurança microbiológica. não há problema em consumir industrializados desde que produtos in natura façam parte da dieta.

3 - Leite de soja é melhor que leite de vaca.

- O leite de vaca e seus derivados são a melhor fonte de cálcio. É a melhor escolha para quem não tem intolerância a lactose. A bebida a base de soja também é rica em proteína. Mas não é substituta com as mesmas características do leite de vaca.

4 - Peito de perú é mais saudável que presunto.

- Uma fatia de peito de perú tem 16 calorias e 0,3 grama de gordura. É quase o mesmo que uma fatia de presunto magro (15 calorias e 0,45 gramas de gordura). Ambos são imbutidos, conservados com nitritos e nitratos, substâncias que devem ser consumidas com moderação.

5 - Abuse das claras de ovo, desprese as gemas.

- Uma clara tem 5 gramas de proteínas. O consumo excessivo prejudica os rins e não deixa a pessoa mais musculosa. A gema contém colesterol (213 miligramas, quase o total da ingestão diária recomendada). Nem todo colesterol se acumula nas artérias. Ele participa da formação de hormonios. Nas pessoas saudáveis, o consumo de um ovo por dia não faz mal.

6 - Coma apenas alimentos orgânicos

- Seria impossível alimentar a população mundial sem o uso de defensivos agrícolas. Quando usados de forma correta, os agrotóxicos não causam danos a saúde. Alimentos orgânicos ainda são muito caros. O fato de um produto ser orgânico, não significa que ele tenha mais nutrientes.

7 - O cozimento destroi os nutrientes. Adote o crudivorismo

- Alguns alimentos precisam ser cozidos antes de serem consumidos. É o caso dos cereais, que começam a ser pré-digeridos durante o cozimento. O processo também atenua ou elimina substâncias nocivas presentes em alguns vegetais. É verdade que parte dos nutrientes das hortaliças fica na água do cozimento. Uma solução é aproveitá-la para regar as preparações.

8 - Para ingerir todos os nutrientes necessários num único dia, é preciso tomar suplementos.

- É possível obter todos os nutrientes necessários por meio dos alimentos. Suplementos devem ser usados apenas em situações especiais e com supervisão de médicos e/ou nutricionistas. Alguns suplementos prontos possuem quantidades exorbitantes de determinados micronutrientes. A longo prazo, podem causar danos ao organismo.

9 - Queijo amarelo faz mal, o branco esté liberado.

- Uma fatia fininha de queijo prato tem 35 calorias e 2 gramas de gordura. Uma fatia de queijo branco da grossura de um dedo tem 45 calorias e 3 gramas de gordura. Muita gente acha que o queijo branco é magro e exagera na quantidade.

10 - Invista em grãos como a quinoa.

- A quinoa é um cereal versátil e nutritivo. Possui carboidratos de baixo nível glicêmico, é rica em vitaminas e mineirais. Mas ninguém vai se tornar mais saudável por comer apenas quinoa. É possível ser saudável comendo outros tipos de grãos mais baratos, como cevadinha, aveia, arroz integral e trigo.

11- O vegetarianismo é sinônimo de saúde

- É possível ser saudável sendo vegetariano. Mas não é necessário ser vegetariano para ser saudável. Várias práticas do vegetarianismo devem ser copiadas (não fumar, não beber, consumir frutas e vegetais) Mas ninguém precisa deixar de comer carne para ser saudável. Quem faz isso, precisa compensar a deficiência de vitamina B12. A falta provoca anemia e mudanças no sistema nervoso.

AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DIÁRIAS



Caloria......................................................1.800 a 2.100

Carboidratos............................................990g

Proteínas...................................................270g

Gorduras....................................................540g

Vitamina C................................................60mg

Cálcio..........................................................1.000mg

Vitamina B12.............................................1mcg

Vitamina D..................................................5mcg

Colesterol....................................................até 300mg

Fibras...........................................................20 a 40g

Fontes: Revista Época - Jul / 09

É isso ai, podemos nos alimentar corretamente e sem deixar o prazer de lado!!

E já que somos mulheres adoradoras dos prazeres da comilança, mando mais uma delicinha pra vocês, é mais um docinho, pra dar uma variada. Sabe aquelas receitas de tia, que vão passando de um , pra outro e pra outro, então. Essa é uma delas. Toda mulher que tenha um caderninho de receitas, obrigatoriamente, com certeza absoluta, tem uma receita com o nome da tia, ou da avó, ou de uma mulher, tipo, Bolo da Vera, Biscoito da Vó Ana, Rocambole de Lombo da Luiza, isso é de lei, não é verdade. E esse é o Pavê da Tia Carmem, minha tia querida, que não vejo nunca mas que tenho o pavê dela no meu coração (ou melhor, alojado na minha pança, na minha coxa e na minha bunda). Já aviso: É calórico, é doce, mas é dos deuses. Eu amo!!

Pavê de Amendoim da Tia Carmem

Ingredientes: 2 gemas, 50g de manteiga extra, 1/2 copo de açúcar, 1 lata de creme de leite, 1 1/2 xícara de amendoim torrado e moído, 2 pacotes de bolacha maizena, leite e nescau pra molhar a bolacha, 1/2 xícara de chocolate granulado, 1 lata de leite condensado cozida por 30 minutos.

Faça assim: Bata 2 gemas com 50g de manteiga extra e 1/2 copo de açúcar peneirado até ficar branco e fofo. Junte uma lata de creme de leite e 1 xícara de amendoim torrado e moido. Misture bem. Unte um refratário com manteiga e vá alternando camadas de bolacha maizena molhada no leite com nescau e creme de amendoim. Termine com bolacha maizena. Cubra o pavê com leite condensado cozido. Misture a 1/2 xícara de amendoim torrado e moido com 1/2 xícara de chocolate granulado e polvilhe sobre o pave. Leve gelar de um dia pro outro.

Diquinha: Sempre que faço pavê, coloco um cálice de alguma bebida no leite com nescau que molho as bolachas, pode ser rum, amaretto, ou um licor de sua preferência.




21 comentários:

Anônimo disse...

Querida Carol,
Esse pavé piscou-me o olho...
Está uma tentação...
A receita vai comigo.
Bjs grandes

Marina Mott disse...

São 6 horas da manhã (é, eu madrugo mesmo) e fiquei com muita vontade de comer esse pavê agora (amo amendoim, doce com amendoim, chocolate com amendoim, bolinha de amendoim, amendoim japonês...)! Gracias por compartilhar essas receitas (e gracias à sua tia Carmem!).

Marly disse...

Carol,
Pois é, o melhor é sempre adotar hábitos alimentares sem neuras e baseados em informações fundamentadas. Quanto ao pavê, eu também tenho uma receita à base de amendoim; vou levar mais essa pois o amendoim deixa tudo mais gostoso, não é mesmo?
Beijinho

Iliane disse...

fico feliz em saber que a sua "abgail!" está em paz!!kkkk...agora esse pavê..deve ser tudo de bom!! essa sua tia Carmen deve ter receitas maravilhosas né?bjus querida..li

Tati - Panelaterapia disse...

Minha sogra faz esse pavê, é um sucesso!!! Eu nunca fiz p/ não ofuscar o brilho da querida sogra kkkkkk!

Bjs

ameixa seca disse...

Adoro amendoim, deve ficar um pavê bem saboroso :)

Fla disse...

Menina, pavê já é tudo. Pavê de amendoim então deve ser tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo!
Amei! Bjão

Fabiana disse...

Carol,
Adoro dar uma passadinha aqui no seu blog, porque sempre tenho certeza que vou me divertir, rir muito sozinha(meus filhos tão me achando louca), além disso, encontro informação e tentação, porque esse seu pavê, tá uma tentanção.
Já está anotada, viu?!?
Eu ainda estou com aqueles cookies com marshmallows, na minha cabeça, tenho que fazer .rs..rs...

Paula Pacheco disse...

Carol, que delicia de pave de amendoim, já conheço pessoas que fizeram e acham uma delicia, eu não experimentei ainda, mas pelas foto não deve sobrar nada...e que dicas maravilhosas, gosto sempre de ler e reler estas questões que as vezes esqueçemos de algum detalho como a do ovo, por mim comeria todo dia heheheh...amo isso...
amiga bom final de semana,
Paula

Bárbara e Ellen disse...

Ai amiga, apesar de ser mais pra triste nçao resisti as risadas sobre a Abigail, é que aqui em casa a coisa não ta mto diferente não... O marido dorme, dorme, dorme, e eu... Durmo tb, fazer o que?
Mas ainda bem que passou...
Menina que doce mais que delicioso...
Me deu água na boca...
bjs...
:)

Pitadasdilu disse...

Huummm amo amendoim, esse pavê me deixou doidinha...
Carol, vc não recebeu a caixa?
Me avisa tá?
Bjos, Lú.

Tânia disse...

Ô Tia Carmem...eu amo pavê de amendoim...mas sem ovos crus...por favor (tenho um sério preconceito com ovos crus!!).
Que bom que Abigail já está equilibrada...

Solange Belém disse...

Essa explicação de que o presunto suino e o de peru tem quase que as mesmas calorias, é surpreendente.
Não sabia disso, sempre achei que o presunto de peru era mais light.
É...vivendo e aprendendo...
Em contrapartida, não me importo com as calorias desse pavê de amendoim, quero comer tudo!
Ahahahahaha...

Abraços

Sol

angela disse...

este é quase o pave da tia Sara, delícia. bjs

Natália Eleutério disse...

Este pavé está divinal, super guloso, bjs.

a Trofa tem cozinheira disse...

Hummm que delicia!!! Parece ser mto bom!!! Gostei!

Priscila Beneducci disse...

Este pavê eu não conhecia. Gostei muito

Bárbara disse...

carol

linda

saudades

qtos post lindos e gostosos...rsss

vou tentar post la no libuga

bj

Sylvia disse...

Meu Deus Carol, esse pave esta de morrer. Amo amendoim , mas ultimamente nao estou comendo muito.Gostei muito do que vc escreveu. Eu acho que tudo esta na moderação e bom senso.Os alimentos que hoje sao vilões, amanha podem ser os mocinhos. Já vi muito disso. Por isso gostei muito de seu post, desmistifica muit coisa.
Beijos

Rachel disse...

Me encheu a boca de água, de amendoim nuncafiz, vou experimentar, receitinha anotada!
Bjuss!!!

inspirações da Jô disse...

Querida Carol,
É dificílimo qualificar algo assim...
Mega, ultra, maxi...
Um sonoro:GOSTOSO!!!!!!!!!!!!!!
Beijinhos!!!!!!!!!!!!!