20/01/2010

BOLO DE NATA

Meninas, minhas aulas de modelagem estão demais. É muito interessante você começar entender como são feitas as roupas. A gente olha, analisa, e sem saber não imagina o trabalhão que dá. Mas para uma roupa sob medida ter o caimento perfeito, são necessários muitos cálculos e precisão na hora de desenhar as curvas. E marca, alinhava, costura, desalinhava. Mas a parte que mais estou gostando é de desenhar. Sempre fui fã de desenho, quando era pequena queria ser arquiteta (para quem me conhece sabe que Niemeyer é meu ídolo)e estou adorando! Mas para um dia eu conseguir a perfeição como minha professora terei que treinar muito as costuras. As peças dela se você virar do avesso, parece que estão ainda do direito, tudo com arremates e pesponto, uma coisa linda!! Dá só uma olhadinha nas minha 1° blusinha com gola e botão-teste:

Muito bonitinho né!!

Serviu até no bichinho da Bi!

Também continuo com meus bordados, estes são meus últimos trabalinhos, as toalinhas da escolinha do Pedro, paninhos pra apoiar panelas pra lavar e minha almofada fashion!!




Para culinária de hoje, tem um bolo de natas delicioso!! Minha tia sempre que vem pra São Paulo (ela mora no interior, Descalvado) ela traz uns quitutes pra minha vó. Dessa última vez ela trouxe uma tigela de nata. Nata essa do leite fresquinho da vaca. Usamos já ha um tempo mas sobrou um pouco no freezer. Semana passada descongelei porque estava morrendo de vontade de comer aquelas bolachinhas de nata que desmancham na boca sabe, eu amo. Quando viajei agora no ano novo, fui passear em Serra Negra e sempre compro várias dessas bolachinhas, as de lá são excelentes!! Fiz as bolachinhas mas não tirei foto, nem lembrei tamanha era a vontade de comer e acabou muito rápido. E também fiz um bolo de natas que vi lá no Tachos de Ensaio, da prendada Marizé. Do bolo saiu fotos. Vou colocar a receitinha do bolo, mas se alguem quiser as da bolachinha é só me pedir, são divinas!!

BOLO DE NATA (fácil, fácil)

Ingredientes: 4 ovos, 1 xícara de natas, 1 xícara de açúcar, 1 1/2 xícara de farinha, 1 colher de sopa de fermento.

Faz Assim: Bata as natas com o açúcar até formar um creme banquinho. Junte 2 ovos + 2 gemas e bata bem. Penere a farinha com o fermento e envolva delicadamente a massa. Junte as 2 claras em neve e asse até dourar ou enfiar o palito e sair seco. Desenforme e polvilhe açúcar de confeitero. Não costumo colocar tempo nem temperatura pois muda muito de forno pra forno. Nas bolachinhas que fiz, por exemplo, na receita estava 18 minutos, as minhas ficaram 30. Portanto, cozinheiras, conheçam bem seus fornos!!





PS* Para colher nata: Ferver o leite integral, de preferência tirado da vaca na hora (ou o A) e deixar esfriar. Recolha a nata que se formar por cima. E assim sucessivamente. É uma tarefa de paciência. Quanto mais gorduroso, mais nata lhe dará o leite!

22 comentários:

Claudia disse...

Carol,

Minhas avós sempre faziam doces e receitas com natas mas hoje em dia é difícil conseguir guardar natas por causa do leite desnatado...só bebemos desnatado aqui em casa!

Adorei a blusinha no bichinho, uma graça. Eu fiz curso de desenho e modelagem de roupa no Senac há uns mil anos e me lembro do quanto eu sofria com golas e mangas compridas. Mangas ainda faço bem mas golas são mesmo uma chateação.

Bj,

C.

Sónia Meirinho disse...

fica um bolo mesmo muito fofo!! adorei o aspecto e a textura dele. para mim bolos assim simples sao mesmo do melhor que há!!!
beijinhos

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmm
Muito bom aspecto....
Posso me servir?
é que gostei mesmo do aspecto, fará o sabor...
Jinhos fofos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Fico muito feliz pela tua alegria. Costurar é uma terapia, tudo lindo.
Adorei o bolo de nata, que delicia!
Bjim
Léia

Marina Mott disse...

Menina, como vc é prendada!! Costura borda e faz bolo de nata!!! Que delícia! Já anotei e vou fazer!!

KEKA disse...

tá com uma cara de fofinho, molhadinho...
huuummm

adoro!!!

beijocas

Cinara disse...

Acredita que nunca fiz nada com natas, Carol? Tenho certeza que a nata deve dar uma textura toda especial a bolos e biscoitos... Ainda vou experimentar!
Beijos!

Neyma disse...

Carol minha linda,
Isto é que é uma mulher prendada!! Parabéns!! De forno, fogão e maquina de costura!! Muito lindo seus trabalhoa e este bolinho...sabe que os mais simples são sempre os mais gostosos?
Queria aproveitar para me desculpar pela ausencia, mas com o marido de ferias fica dificil me dedicar muito ao muito blogal, estamos aproveitando bastante estes momentos mais juntos aqui em Itaipava! Só dou rapidas passadas para ler os comentarios e postar nossa viagem.
Quero tambem agradecer por suas visitas ao Vó MIndoca, adoro quando me visita, pois sei que esta sempre ocupada com muitos afazeres,. Obrigada!!
Espero poder logo voltar a me dedicar mais as amigas queridas e ao blog!!
Muitos beijos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Quanta coisinha linda amiga... parabéns!

e este bolo? tudo de bom...aceito uma fatia generosa... hehehehe

bjssssssssssssssss

Gina disse...

Está se aperfeiçoando e isso é muito prazeroso, né?
Minha mãe foi costureira e confeiteira por décadas. Não me interessei em aprender nenhuma das duas coisas. Paciência! Agora, bolinho decorado só faço muito raramente e sem excesso de detalhes.
Seu bolinho deu vontade de comer com cafezinho nesse exato momento. Chove lá fora (que novidade!) e está e torno de 20°, caindo...
Bjs.

Iliane disse...

miga..como você é prendada né?agora..estilista!!chique né?amei o que vi!!e amei seu bolo de natas..tudo de bom..bjus

Marly disse...

Carola,
Mas que arraso! você tá que tá, hem? Já vislumbro a estilista do nível dos Dener/Clodovil (ou até melhor que eles!). Sabe que eu também queria ter feito arquitetura? Mas é a minha filha que está quase formando nesse curso (ah, vida!).
Quanto ao bolinho parece bem apetitoso; uma receita para experimentar! Mas, sabe? acho que o que eles chamam "natas" lá em Portugal, é o que aqui chamamos de 'creme de leite fresco' (embora no Sul do Brasil, o creme de leite fresco também seja chamado de "natas").

Bijucas!

Cibele Leite disse...

Carol, amiga esta muito xisque, costura cozinha mulher faz tudo! adorei...

Queria tanto sair para comprar um potinho de nata rsrsrs


beijos a receita é ótima

ameixa seca disse...

Natas aqui só de pacotinho :) O bolo parece ter ficado bem saboroso!

Nani disse...

Juntar nata é tarefa bem dificil, ai ai mas vou tentar conseguir pra fazer este bolo!
E menina estou vendo suas roupas que está aprendendo, eu não levo o menor jeito! Parabéns!
Beijos

Mari disse...

Oliver, manda um pedacinho pra mim que o café tá pronto. Beijos!

Natália Eleutério disse...

Que rico bolinho e as peçinhas estão um primor, bjs.

Emília disse...

O bolo super fácil de fazer, só não gostei de ter que juntar as natas rss.
Beijinhos

Pitadasdilu disse...

Carol, ficou muito bonita a blusinha, vc tá aplicada mesmo em menina?! Os bordados e a almofadinha estão muito lindos.
E esse bolo de natas, parece bem fofinho e úmido... delícia.
Bjos, Lú.

Ana Powell disse...

O bolinho de sempre, tão delicioso e fácil.
Adorado por todos x

inspirações da Jô disse...

Carol,
Ficou muito fofo o coletinho!!!!!
E esse bolo de nata é espetacular!!!!!Macio...hum....
Beijinhos!!!!!!

Tamy disse...

nossa, cada post seu é um delírio meu... amei demais esse bolo...


beijo