15/01/2010

O VERDADEIRO E FAMOSO MOLHO DE TOMATE PARA MACARRONADA

Porque marido gosta de atasanar a gente...O meu adora, acho que ele sente um inenarrável prazer em me deixar nervosa...Exemplo: Ele vive fazendo pegadinhas comigo. Ontem. Todo dia guardamos a Ferrari no estacionamento (claro, Ferrari em casa perigo constante) é nada. É que em casa cabe dois carros, mas como o do meu pai é bem comprido e o nosso também, não deu. Tem que ser um grande e um pequeno. Bom, voltando, meu marido sempre vai guardar o carro e volta logo, nunca me chama pra ir com ele, nem tem porque. Ai ontem ele fala assim: Mo, vamos comigo guardar o carro, preciso falar com você. Pronto, já criou aquela expecativa na minha cabeça. Fui. Deixamos o carro lá e estávamos voltando a pé. Ai ele fala assim: Mo, olha, eu sei que você vai ficar muito brava mas não tem jeito, eu tenho que falar. Eu vou procurar uma casa pra mim e vou embora. Eu: ........................................ C C Co Co Como assim, você vai embora? E ele mega sério: Mo, nem tenta, já decidi, eu vou embora. Meninas, vocês não imaginam a sensação horrorosa que da, um aperto no peito, uma angústia, um medo, se eu fosse cardíaca tinha infartado. Ai eu parei no meio da rua, fiquei muda e já ia começar a dar piti, quando ele olha pra minha cara e começa a querer rir. Eu só falei: Valdemir..... E ele:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, estou brincando sua boba!! Gente, ai veio uma mistura de alívio com medo, com raiva e eu desabei a chorar no meio da rua...E ele: Nossa mo, calma, to brincando...Ai o bichinho ficou preocupado. Eu demorei a me recompor. O pessoa sem graça. Tudo pra me descontrair (que bela descontração, né) para o assunto verídico. Era sobre umas finanças nossas. Nossa, passei apuros amigas, foi horrível.

Então, ando conhecendo muita gente legal nesse universo da internet, que tem estilo de sobra e eu adoro ver suas criações, fotos, invenções, acho isso tão legal, e sempre vou compartilhar com vocês, idéias nunca são demais. Vejam essas fotos que demais!!

Vocês sabem oque é isso?

Isso é chá. Saquinhos de chá!!

É assim que Gisele Bucho toma seus "faivi ti ou cloqui" toda tarde. Ela fashion, né benhê!!

E ai, tá afim de uma massinha?

Parece um tufo de spaguetthi mesmo, mas é uma esponja de limpeza. Muito bom.

Imagens acima: Bem Legaus

Gente, não é tudo esse lavabo?

Banheiro de Realeza...
Imagens acima: Casa de ValentinaLoft mais que perfeito...Dormir nas alturas Planta

A Cozinha ideal para o loft. Isso que é praticidade em pouco espaço. Perfeito!!

Imagens acima: Cafofo da Carol


Esses beliches vi faz muito tempo e armazenei a imagem porque adorei. Hoje que resolvi mostrar mas não lembro onde vi. Se o designer aparecer, vamos me avise. Não é demais!!

Vai se desfazer de um armário? Não se desfaça das gavetas. Lhes de novas e lindas utilidades. Como estas...Estas....Estas...E estas. Como "revisteiros" ótimos organizadores.

Imagens acima: Casas Possíveis

Um feriadão só com o maridão numa casa dessas...heim...heim....

Ai depois, ele prepara um lual só a dois como esse pra vocês...
Imagens acima: My Notebook

E depois vocês vão para seu mega quarto na sua mega casa e na manhã seguinte teriam essa imagem matinal....Não seria tudo!!

Imagem acima: Pedacinho do Céu.


Na culinária de hoje, a receita não é bem de um prato, mas sim se um coringa na cozinha, que tenho certeza todas vocês usam sempre, mas nem sempre conseguem ter um fresquinho. Molho de tomate. E não é qualquer um, é o molho de tomates da minha vó, que ninguem consegue fazer igual. Famosissimo na família e que a anos vem deliciando o paladar da nossa gente de cá. Sei que nos dias de hoje 90% do povo (e da pova) que cozinha, não tem tempo nem de pensar quanto mais de ficar fazendo molho com tomate de verdade. Salve o Pomarola!! Mas aproveite aqueles dias que está inspirada e com tempo para fazer um belo panelão desse molho e congelar. Isso mesmo, congele em porções (para o número de pessoas que residem em sua casa) e sempre que for usar, é só descongelar e temperar a sua maneira. E hoje, além do molho base, vou colocar como minha vó tempera o dela, que é imbatível. Espero que gostem!

MOLHO DE TOMATE FRESCO BASE

Deve-se usar tomates bem maduros, maduros mesmo para fazer o molho, da especialidade Débora. Aqui na nossa feira, o tomateiro fez uma coisa bacanérrima. Ele monta sacos de 2k com tomates já bem maduros, próprios pra molho. Assim, evita de ficar misturado com os maduros e não precisamos ficar escolhendo. Deu super certo.

Bem, voltando. Uns 2k de tomate dá uma boa quantidade de molho. Lave bem os tomates e tire as pontinhas. Corte ao meio se forem pequenos, e em 4 se forem grande. Vá acomodando em uma panela grande e alta. Coloque meio copo de água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até que estejam desmanchando bem. Mais ou menos 1 hora. Bata aos poucos no liquidificador e vá coando em uma tigela. Assim que tiver cuado tudo, volte a panela, coloque uma colher rasa de sopa de açúcar (para extrair toda acidez do tomate) e leve de volta ao fogo, apenas para dar uma apuradinha e o açúcar fazer efeito, mais ou menos uns 10 minutos. Pronto, seu molho base está prontinho. Deixe esfriar, divida em porções e congele.


MOLHO PARA MACARRONADA

Utilizando o molho fresco que você preparou, faça o delicioso molho para macarronada. Minha vó tem dois segredos centenários desse molho e que faz uma diferença gritante no final. Um: Sempre que ela faz bifes em casa (qualquer peça, coxão mole, patinho, filé mignon) as carnes que ela tira da limpeza, ela faz uma segunda limpeza, porque nas gordurinhas que tiramos, sempre vai um tequinho de carne junto. Ela tira todos esses tequinhos de carne e congela em pacotinhos. Quando ela faz molho, ele descongela esses tequinhos e pica em cubinhos. Tenha-os sempre para preparar o molho. Para temperar você vai usar: Cebola e alho bem picadinho, bacon em cubinhos, os tequinhos de carne em cubinhos, sal, pimenta do reino, 1 galhinho de manjericão, açúcar e o segredo número dois: um cálice de vinho tinto.

Faz assim: Coloque um bom tanto de óleo numa panela, aqueça e frite a carne e o bacon, mexendo sempre até que começe a pegar no fundo da panela. Esse queimadinho é essencial pro sabor do molho, tem que pegar bem.

Acrescente a cebola e o alho e deixe fritar mais um pouco.

Acrescente o cálice de vinho e deglaceie todo o queimadinho do fundo da panela e laterais, para que todo esse sabor venha para o molho (deglacear é acrescentar um líquido ao queimadinho de fundo de panela e raspar todo ele com uma colher de pau, digamos que este é o gosto umami das coisas!!).

Depois que acrescentar o vinho e deglacear a panela, deixe ferver por uns dois minutinhos e acrescente o molho. As quantidades variam dependendo do tanto de molho que você irá fazer. Acrecente o molho, tempere com sal, pimenta do reino, uma colher de café de açúcar e um raminho de manjericão.


Agora deixe o fogo quase baixo e deixe o molho apurando, por mais ou menos 1h e 30m. Uma coisa que aprendi. Enquanto o molho vai apurando, vai formando uma espuminha em cima. Vá escumando (tirando) essa espuminha que se forma por cima. Dizem que é a impureza do tomate. Por via das dúvidas, eu sempre tiro. Pronto. Seu molho está prontinho para degustação, nada mais é preciso. Só uma boa massa e um belo parmesão ralado por cima.



Biza Anna ficou muito feliz que quis ensinar seu molho pro mundo!!!

14 comentários:

Nani disse...

Bela maneira de descontrair mesmo hein! Afff
Menina amei a dica do molho, vou passar a fazer assim.Vó sabe das coisas!
Beijosss

Marly disse...

Ai, maridoco exagerou na dose dessa vez, hem? Agora, o molhinho, humm, delícia!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Nossa se fosse meu marido, dava umas par de parmada da bunda dele, kkkkkkkkkk... Que nada! Também choraria! Fala pra ele que ele exagerou na brincadeira Carol! Bjokas e um ótimo final de semana :D

ameixa seca disse...

Molho de tomate dá para usar em mil receitas. Super bom :)

Ro disse...

Carol , seu marido é um moleque.O meu também é.e Não adiantar , pedir , brigar , conversar , acender vela , ele não cresce.Se eu ganhasse um dimdim por cada vez nesses 16 anos que falei:
-Para , eu não gosto que me cutuca.
Eu estava rica.Continuava com ele ,porque amor é coisa estranha.Mas um Visa Platinum ia me deixar muito mais paciente.Pede um pro seu marido , quem sabe vira?Bjs e muuuita paciencia.
Ahhh,quase esqueci,amei as imagens e a receita.

Nereime disse...

Carol, mesmo de férias estive antenada nas suas atualizações.
Tô encantada com aquele pimentão recheado e esse molho vai correr solto aqui na minha cozinha!!!
beijinhos minha linda.

Ana Powell disse...

Não há nada melhor que um molho de tomate caseiro.
Excelentes fotos x

Ozenilda Amorim disse...

Oi Carol,
É a primeira vez que venho aqui, mas preciso falar: eu dava um tabefe no pôio e fazia ele dormir na garagem da ferrari só de brincadeirinha. Onde já se viu.
Agora, o molho é perfeito, fácil de fazer e deve ficar uma delícia, vou experimentar.
;)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, teus posts estao, a cada dia, mais ricos!
Amei os saquinho de cha' e este molho foi de dar inveja aos melhores cuocos italianos!
Bjim
Léia

Fla disse...

Hahahaha dei muita risada. Olha se meu marido faz isso comigo eu faço ele ir embora de verdade (até parece...) hahahaha.
Menina que dica boa essa do molho hein?!
Adorei.
Beijos

Anônimo disse...

Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos
e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo

inspirações da Jô disse...

Eita, que frio na barriga hein?Já passou!!!!!
Bem, adorei as imagens, as do saquinho de chá, que gracinha!!!!!
O molho é "o molho" !!!!!!!
Receitinhas de bisas e vós sempre são perfeitas, saborosas, e agradam aos mais exigentes paladares!!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!

Pitadasdilu disse...

Carol, que brincadeira hein...?! Se fosse o meu botava ele pra dormir no sofá aquela noite só pra pensar na vida...
Huuummm receita de vó é sempre coisa boa!
Bjos, Lú.

Emília disse...

Esse molho tá tudo de bom!! Agora, a brincadeirinha do marido...

Beijinhos