24/01/2010

SHORTBREAD DE LIMÃO SICILIANO DA PATI SCARPIN

rachie's place (adoro as fotos da Rachie, são tão ilusionistas!)

Mais uma semana que vai e outra que vem!! Ando numa paranóia aqui em casa que não está fácil. Quando sai do meu empreguinho básico de secretina para dar aula de culinária foi um sonho pra mim!! Era tudo que eu queria. Salário alto, 2 dias por semana de trabalho e tempo, tempo que eu não tinha pra ficar com meus filhos. Foi oque mais pesou. Só de pensar que teria 3 dias da semana onde poderia levar meu filho na escola, ajudar a Bia nas lições de casa, pegar meu filho na escola, nossa, era muita alegria para uma pessoa só. E ainda trabalhar com oque mais amava fazer, cozinhar!! Mas porque as coisas nem sempre são como sonhamos? Tinha tudo pra dar certo, era muito bom, se não fosse o meu perfeccionismo, o meu orgulho e a falta de profissionalismo das pessoas que me contrataram. Agora, me digam vocês: Você acorda as 05:00 da manhã pra ir trabalhar do outro lado do mundo da sua casa, pega 3 conduções lotadas, e chega lá toda feliz. Eu não tinha ajudante, tinha que preparar 4 aulas uma seguida da outra, deixar fogão, pia, tudo limpo, louça lavada, mise an place perfeito em questão de 5 minutos que era o intervalo de uma aula pra outra. Mesmo assim estava mais que perfeito pra mim. Ai você chega lá, vai pegar os ingredientes que você pediu uma semana antes pra aula e cade: Ah, acho que a moça esqueçeu!! Será que não dá pra você improvisar? Ué, improvisar sempre dá, mas oque faço com toda aula que preparei, com o cronograma todo? E improvisar com oque se ela nem trouxe metade do que pedi? Ai, se isso acontecesse uma ou no máximo duas vezes você ainda releva, mas toda hora? Perai?? Eu sou oque ali, nada? E se não bastasse isso, ainda deram uma enrolada com o salário. Ai pra mim já bastou. É ai que entra meu orgulho que muitas vezes me atrapalha. Sabe, eu não sei chegar lá e reclamar. Eu simplismente me mando. Porque a gente pede uma, duas vezes e ai ve que nada muda. Ai pra mim é tchau!! Foi a maior decepção da minha vida. Só que ai, aquele meu empreguinho de secretina que eu poderia voltar já tinha sido ocupado! O vida. Desde então nunca mais trabalhei fixo e isso pra mim é um problema. Graças a Deus não me falta nada, meu marido anda trabalhando que nem um camelo. Mas eu já estou enjoada de ficar em casa. Claro, tem muita coisa boa pois estou cuidando como nunca dos meus filhotes, tenho tempo pra minha aula de modelagem, minhas costuras, minhas leituras, mas o ar da rua, o contato com outras pessoas está me fazendo muita falta. E enquanto nada de bom aparece, fico aqui, escrevendo pra vocês (que eu amo) e levando a vida na brisa mansa. Mas vamos que vamos!!

Agora, olha que coisa mais fashion esse escorredor de louça. Futurista heim...mas arrumar a louça ai não deve ser nada fácil. Mas que tem atitude tem!!
Londoner

Esse biscoitinho vi lá no Technicolor Kitchen da Pati Scarpin. Na hora que bati o os olhos não tive dúvidas de que faria no mesmo dia. De limão ainda, dos Deuses. Shortbread é um tipo de biscoito meio massa de pão. Esse da Pati fica delicado, a textura é perfeita e o limão siciliano deixa ele super suave. Perfeito para receber visitas!!


SHORTBREAD DE LIMÃO SICILIANO

Ingredientes: 150gr de manteiga sem sal amolecida, 55gr de açúcar de confeiteiro peneirado, 60ml de suco de limão siciliano, raspas das cascas de 2 limões sicilianos, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 255gr de farinha de trigo peneirada, 2 colheres de sopa de amido de milho peneirado, 94gr de açúcar de confeiteiro extra peneirado.


Faz Assim: Coloque a manteiga e o açúcar de confeiteiro na tigela grande da batedeira e bata até formar um creme claro. Adicione o suco e as raspas do limão e a baunilha, e bata até incorporar. Junte a farinha de trigo e o amido de milho e bata em velocidade baixa apenas até a massa ficar homogênea. Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em duas partes iguais. Faça um rolo com cada metade de massa e coloque sobre um pedaço grande de papel manteiga. Enrole como um charutinho alisando bem as laterais para ficar bem redondinho. Faça com as duas metades. Prenda bem as pontas para não desenrolar e leve a geladeira por uma hora e meia. Tire um rolinho de cada vez da geladeira, retire o papel e corte em rodelas de 1 cm. Vá colocando em uma assadeira forrada com papel manteiga deixando um espaço entre elas. Asse por uns 15-18 minutos segundo a receita da Patricia, no meu forno por exemplo, ficou 30 minutos até começar a dourar. Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe com cuidado no açucar de confeiteiro extra. Disponha sobre uma grade e ai deixe esfriar completamente.



PS* Fiz um pouco da receita com limão tahiti pra ver se dava certo. Até deu, mas ficou muito azedinho, acho que teria de aumentar um pouco o açúcar e diminuir a quantidade do suco.

16 comentários:

Gina disse...

Carol, às vezes é difícil trabalhar em equipe. Depender dos outros é complicado.
Dei algumas aulinhas básicas de culinária gratuita, mas levo tudo de casa. Ainda assim, passo sufoco com forno, recipientes que há no local e, a rigor, não precisaria me incomodar, mas...
Tem nada não, mais cedo ou mais tarde vai aparecer algum trabalho interessante e que te valorizem.
Bjs.

Anônimo disse...

Oi, Carol! vim te conhecer e retribuir a visitinha lá no Pinto Mas Não Bordo...que bom que gostou!

Eu gostei tanto do seu blog que já tô seguindo, e em breve pretendo fazer um de culinária...a-do-ro!!!

Um super-beijo! e volte sempre! O "pinto" é seu! rsrsrss

Marina Mott disse...

Carol, olá! Cheguei à conclusão que a inabilidade de trabalhar em equipe, respeitando o outro é a regra geral. Infeizmente. Mas, aproveita esse tempo, pq isso é coisa que não volta. Sem culpa de viver um pouquinho de ócio no tempo tão atribulado que a mulher tem, trabalhando fora ou não, a gente bem sabe: em casa o trabalho nunca acaba! Vai aparecer alguma oportunidade bem legal para vc; eu já estou torcendo!!!Um beijão!

Marly disse...

Oi, Carol,
Ah, as questões femininas relacionadas à carreira versus lar! Esse é um tema tão palpitante e complexo que até já escrevi sobre ele (e devo postar o texto lá no meu blog sobre livros).
Agora, quanto a esse escorredor "fashion", eu o dispenso, acho que ele combina melhor com a família do Tarzan (rsrs),
O shortbread de limão, porém, parece delicioso!

Bijucas, boa noite e boa semana!

ameixa seca disse...

Adoro limão, deve ficar mesmo muito bom :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Sinto muito por tudo que estas passando, mas falta de profissionalismo é mesmo duro de aguentar! Nao sabia que esse era teu trabalho, mas infelizmente todo teu esforço nao foi reconhecido, pois essas pessoas nao tem ética e sensibilidade!

Enquanto outro emprego nao vem, aproveite ao maximo teus momentos em casa, teu curso que com certeza valera' a pena!

Adorei a receita.
Bjim
Léia

Nani disse...

Menina que experiência frustante hein! Que povo sem compromisso, dar aula assim definitivamente não da, mas eu deria soltado os cachorros antes de eu sair, rs
E a receita que você troxe? Hummm que maravilha! Esse partido me conquistou de vez!
Beijos

Paula Pacheco disse...

Carol, tenho uma historia um pouco parecida com a sua, mas enquanto estamos em casa, isso que vc faz é otimo, reciclar, aulas de modelismo, cuidar das crianças etc...vai ocupando a nossa mente, e escrever no blog é ótimo, as vezes também sinto falta de pessoas como no meu antigo emprego, mas vamos levando amiga, uma hora o nosso caminho vai ser iluminado, fica bem tá.
bjs
Paula

Iliane disse...

oi Carol..é tão frustante essas experiencias!!!doi muito na gente né?já passei por algumas coisas parecdidas com essa sua!!e o pior é que eu ainda por cima dava aulas de graça!!!gstava sapatos,gasolina..e cheguei até a levar de casa para fazer as coisas..e cansei!!!não gosto de falta de profissionalismo!!e..nem de falta de palavras!!dizer que algo vai ser assim..e ser de outro modo!!mas..fica calma..vai acontecer algo que você vai ficar feliz!!!e..fazer o que gosta!!!ah..amei sua receita..eu amo receitas que tem limão siciliano..bjus amiga..li

Tamy disse...

que coisa doida esse escorredor... adorei!!!!

inspirações da Jô disse...

Menina,
Não desanime não!!!! Quando meus planos não saem como o esperado, sempre tenho essa mensagem em minha cachola:
"Quando as coisas não saem do modo que queremos, é porque serão melhores do que imaginamos"!!!
Isso significa que se não foi dessa vez, certamente o melhor está por vir!!!!Se apegue a isso e corra atrás de seus sonhos e objetivos!!!
Quanto ao biscoito de limão, que delícia, parece muito bom esse azedinho!!!!!
Beijinhos!!!!!!!!

Fla disse...

Menina que biscoitinho é esse?! Arrasou!
Beijos

Bárbara disse...

Logo as coisas se ajeitam amiga...
Tenha fé...
Bjs
:)

Bárbara disse...

carol
q saudade mulher
me add no msn q te mandei...aki da empresa..
ando nuam correria.. danada.. nem tenho cosneguido postar...
logo vc encontra algo..não desista heim..
acessa o site aki da empresa..
www.e-cozinhas.com.br
tenho feito bolo.. prá um café.. entrego tda semana uns 3 a 4..imagine... ando consada.;..mas tá valendo a pena...

bj

Paulo Chagas disse...

Esta coisa convence-me ;-)
Adoro coisas com limão!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Que bom que gostou dos biscoitinhos - você achou mesmo que shortbread parece massa de pão?

Logo, logo você encontra um emprego melhor, tenha fé!
Beijo!