12/01/2010

TORTA CREMOSA DE FRANGO E QUEIJO COM MASSA FILLO

Agora que estou aprendendo a costurar, ando numas de mulher-decoração. Não sei porque mas tudo me inspira agora. Vejo uma coisinha que acho meiga, já corro eu tentar reproduzir. Ainda não me atrevo nas roupas pois estou ainda nos moldes mas agora a comida ganhou uma colega de pensamento, as artes. Ando a visitar muito blog e site legal e da vontade de postar todas as fotos aqui, pois tem muita coisa boa pela net. Separei algumas fotos pra vocês..

Essa é uma parede pintada com uma tinta especial imantada...Perfeito pra criançada (e pra gente também né).
Olha só esses potinhos de costura com almofadinha pra alfinete, um mimo só.

Meio alucinógeno? Talvez, mas eu achei o máximo. Teias de aranha de crochê....Um charme total!As três fotos acima do site Decoeuração

E esse quarto...mais lúdico impossível. Do jeito que eu gosto! Rachie's Place

A receita de hoje é simplismente divina. Eu adoro massa folhada e massa fillo. Alías, Arosa é meu nome. Sei que é uma coisa ultra ligth, mas tenho que abrir exessões as vezes...(ahã!!) Estava ha 1 mês com um pacotinho de massa fillo no freezer e com mil idéias na cabeça..Baklava, trouxinhas doce, spanakopita...Tudo muito batido, queria fazer algo diferente. Porque não uma torta, e de frango, que é minha preferida...Bem cremosa, com o crocante da massa, ia ser perfeito. E foi como ficou, perfeita. Nunca tinha feito um refogado de frango tão gostoso quanto esse. Até anotei os ingredientes pra passar pra vocês. Tudo de bom gente...

TORTA CREMOSA DE FRANGO E QUEIJO COM MASSA FILLO

Usei um pacote de 300gr de massa fillo e 400gr de frango desfiado.

Faz Assim: Descongele a massa conforme instruções da embalagem. (no caso da Arosa, 30 minutos em temperatura ambiente). Faça o refogado de frango: Cozinhe o frango aproveitando para fazer um caldo bem gostoso. Coloquei na água cenoura, grãos de pimenta rosa, dentes de alho, talos de cebolina e tomate. Deixei o frango cozinhar até estar bem macio. Coe e guarde o caldo para outros preparos. Deixe o frango esfriar e desfie bem. Agora, ao refogado: Frite alho e cebola em bastante azeite. Junte o frango e deixe que frite por uns 2 minutos. Junte uns 2 tomates em cubos e sem sementes. Deixe dar uma murchadinha e tempere com sal, pimenta do reino e molho inglês. Junte 1 xicara de cogumelos paris cortados ao meio e 1/2 xícara de azeitonas picadinhas. Misture. Para dar uma cor, coloque 2 colheres bem cheias de extrato de tomate. Junte 3/4 de copa de leite quente com 1 tablete de caldo de galinha dissolvido. Mexa bem. Coloque 1 caixinha de creme de leite (200ml) e mexa bem. Corrija o sal e fique a vontade se quiser colocar algum tempero a mais de sua preferência. Por último, coloque 2 colheres rasa de amido de milho dissolvido em um pouco de leite de deixe apurar por alguns minutinhos. Coloque 2 colheres de sopa de salsinha bem picadinha. Está pronto.

Montagem: A massa fillo é ultra delicada, olhou feio pra ela, já quebrou, portanto, toda delicadeza é pouca. Use a assadeira que preferir, eu no caso, usei uma redonda. Tenha ao seu lado um potinho com bastante manteiga derretida, pois essa massa necessita da manteiga para aderir suas folhas. Pincele a assadeira toda com manteiga. Divida a massa em duas partes, uma para o fundo da torta, e a outra para cobrir. Vá colocando camada de folhas da massa forrando as laterais e o fundo da assadeira, sempre pincelando manteiga derretida entre suas folhas, senão elas não grudam. Depois que tiver colocado metade das folhas coloque o recheio, no caso o refogado de frango, alinhe bem. Agora, divida a parte de massa que restou em duas novamente. Cubra o refogado com uma delas (não esquecendo da manteiga). Coloque fatias de muzzarela sobre as folhas (deixe as laterais livres para grudar a última camada de folhas, senão a muzzarela escorre). E cubra com o restante da massa, fechando bem as laterais. Pincele a manteiga sobre toda ela e leve assar em forno pré-aquecido a 180°C. Aqui no meu levou 1 hora pra dourar. Sirva bem quentinha, é maravilhosa!!


Primeiro: Esse embaçamento na foto é a fumacinha recém-saída do forno!!

Segundo: A Minha não está tão dourada porque a família Penedo aqui é toda esfomeada e toda hora alguem falava, já ta bom, já ta bom...Ai, tive que tirar logo!!

19 comentários:

Figos & Funghis disse...

Adorei a receita Carol. Ttenho sempre massa filo no freezer e adoro inventar receitas novas com elas. Vou fazer esta sua um dia.
Bjinhos

Rachel disse...

Também adoro a Arosa, muito prática mesmo...você viu o peixinho que fiz com ela!
Esta torta de queijo também deve ficar um espetáculo!!
Bjuss!!!

Cibele Leite disse...

Mulher, estou amando, precisava disso para me apimentar um pouco amei a receita não conhecia...
Amiga o crochê é muito fácil, depois que vc pegar o jeito, faz sim aulas se precisa de alguma coisa eu te ajudo pela web.
há ja ia me esquecendo adorei as imagens.

beijos

Marly disse...

Carol,

Sua cozinha tá muito chique, moça!
Essa torta de massa filo com esse recheio deve ter ficado 'tudibom'e não surpreende que a turma aí não tenha conseguido esperar dourar!

As decorações também são muito mimosas! No fim do ano passado, eu fui a um bazar em que havia vários potes com tampa com almofadinha de costureira. Dentro dos potes tinha tesourinha, linhas, dedal etc.

Beijinho!

Fabiana disse...

Mewnina, que massa deliciosa, que me deu fome agora! Humm, delícia!

Quanto a costura, se entrega mesmo, não tem coisa melhor do que artesanato (depois da culinária, rs).

Bjs!

ameixa seca disse...

Nunca usei massa filo exactamente por ela ser muito delicada. Sou tão bruta que ela ia partir mal eu lhe tocasse he he Ficou bem bonita e deve ser uma delícia :)

Ro disse...

Dois posts ótimos em um.As imagens são lindas e a torta parece divina.Bjs

Sónia Meirinho disse...

deve ser bem boa!! as vezes tambem quando a fome é muita nem se espera para ela ganhar alguma côr!! tira-se logo!! eheh
beijinhos

Glau disse...

Carolzinha... o bichinho da costura está mordendo muitas de nós... como é gostoso, né?

bjao pra vc e ótimo 2010!
Glau

cucchiaiopieno.com.br disse...

Também adorei as teias de aranha de croche.

Adoro torta com a massa fillo, excelente receita.
Bjos
Léia

Mari disse...

Carol, fiquei apaixonada por essa torta!! Tá ai mais uma receitinha tua que vou fazer, e logo!!!
Bjãooo,

Mari

inspirações da Jô disse...

Hum, é ótima essa torta hein?
E as imagens de deco estão encantadoras!!!!Bem exótica essa do crochê!!!!!!
Beijinhos e até!!!!!!!!!!!

Bárbara disse...

Passando pra dar OI...
Bjs
:)

Fla disse...

Menina essa torta tá um escândalo!!!
Adorei.
Beijos

Cadinho RoCo disse...

Deve ficar boa mesmo.
Cadinho RoCo

Cibele Leite disse...

Carol foi a minha prima o blog dela é Cantinho Doce Magia, vai lá ela irá te receber muito bem, é um doce.
Amiga faz o chinelo sim, vc vai gostar do resultado.
Obrigada pelas dicas na decô

beijão

Tamy disse...

adorei sua visita!!!! volte sempre que quiser... beijos

cristina momentos preciosos disse...

Carol,
essa sua "torta" para mim "empada",
deve ter ficado simplesmente divinal!
Bjs grandes

Pitadasdilu disse...

Carol, sabe que nunca comprei massa filo, qualquer dia desses vou experimentar. Fiquei rindo com a pressa dos teus amores em tirar do forno, parece uma cena que vejo constantemente aqui em casa.
Amei as fotos dos achados na net, cada coisa linda.
Um ótimo fim de semana.
Bjos, Lú.