19/03/2008

Ovos Pintados

Olá amores!! Gente, estou anciosa para atualizar minha casinha aqui, tenho tantas coisas a contar, tantas receitas boas, se Deus quiser, semana que vem tudo volta ao normal. Vim aqui rapidinho pra dar uma dica ótima à vocês que achei bem legal para a páscoa, que vi lá no Blog da Thais Lazzeri, Comer é um barato (link ao lado). São os famosos ovos pintados a mão. Uma tradição ucraniana que pouco vemos aqui no Brasil mas que acho tão lindo e com certeza arranjarei um tempinho para preparar alguns com meus pimpolhos para enfeitar nossa casa!! Aqui segue um passo-a-passo básico de sua preparação:

Material:
- 1 Cartela de ovos (12)
- Àgua Morna
- Vinagre
- Cola Branca
- Tinta acrílica de várias cores
- Pincel chato e fininho
- Faca de ponta fina
- Seringa comagulha

Faz assim:
- Faça um furinho (uns 3mm) em uma das bases do ovo e com o auxílio de uma seringa, vá injetando ar aos poucos no furinho para a clara e a gema irem saindo por este mesmo furinho. Após totalmente vazio, injete água com detergente para lavar bem e depois água morna com vinagre para sair bem o cheiro de ovo. Lave comágua fria e seque bem com papel toalha e sepossível, umas horinhas no sol, se não der, pode-se colocar um pouquinho no forno bem baixo. Pode-se pintar de duas maneiras. Pode-se tingi-lo mergulhando ovo numa jarra com água morna, umas 20 gotas de vinagre e o corante desejado, deixe de 5 a 10 minutos de molho, tire e seque-o bem. Ou então pinte ovo com tinta acrílica da maneira que quiser. Deixe secar bem e ai recheio com chocolate derretido, ou com balinhas ou confetinhos pequenos (ai o furo tem que ser maior, un 2 a 3cm). Se for chocolate derretido, leve a geladeira para endurecer e cole um papelsinho de brigadeiro no fundo do ovinho. Fica lindo, lindo!! Você pode também, em vez de pintar, tingir ele de uma cor só, cortar patinhas, assinhas e um biquinho de feltro e fazer um pintinho com o ovo. Fica lindo!! Abaixo alguns modelos de sugestão.

Se não voltar até a páscoa, desejo à todas vocês uma doce páscoa, cheia de vida e amor...E é claro, chocolate!!

Beijo da Godinha!!


11 comentários:

Nereime disse...

Que gracinha esses ovinhos, são muito delicados!!!

edinha disse...

Ficam girissimos :)
Beijinhos

Anônimo disse...

Os ovos ficaram lindos.Obrigada pela visita que me fez. Uma páscoa doce e feliz para você e sua família.Bjinhos

cozinha da drica disse...

Carol lindos lindos lindos!!! Queria muito ter o dom de pintar e desenhar mas não tenho.... Parabéns!! Bjks e Feliz Pascoa para vc e toda sua família!!

Agdah disse...

Muito lindos...

Pitadasdilu disse...

Que lindo Carol, ótima dica !
Uma feliz Páscoa pra ti e tua família.
Bjos, Lú.

Pitadasdilu disse...

Que lindo Carol, ótima dica !
Uma feliz Páscoa pra ti e tua família.
Bjos, Lú.

Ana disse...

oiiiiiiiiiiiiiiii carol!!!! menina, n sei se e minha net q n presta ou seu blog q é muuuito caregador,srsrsrs...sempre q tento comentar aqui dá erro na pagina...mas enfim cá estou eu p desejar uma feliz pascoa, desculpar minha ausencia forçada esses dias tds dos blogs,meu trabalho ta uma loucura,tmepo p nada...e o principal: as trufas!!!!!!!!!
amei a receita, so vi hj, fiquei muito feliz quando vi q vc batizou c o nome do enzo, amei memso, fiquei tao feliz q vc n imagina!!! como so vi hj, n testei a receita ainda,mas deve ser deliciosa, e o melhor, bem facilzinha, p quem n é "profissa" feito vc,rsrsrs..prometo q vou testar e postar o resultado,amei mesmo!!!! uma pena q so hj que vi, senão tinha feito p a festinha de pascoa do enzo...atualizei blog, dpois passa la p da ruma olhada!ah,sobre os ovinhos decorados, sao mesmo lindos...tinha visto numa revista, ate tinha separado as cascas, ja tinha limpado,feito os furinhos e td..mas essa maldita falta de tempo p td n deixou q eu os pintasse e recheasse p a pascoa..uma pena,fica p a proxima pascoa!suas dicas sao deliciosamente lindas!!! bjs e boa pascoa!!!

Manuela © disse...

Ficam lindos! Eu quando era mais pequena pintava os ovos cozidos, era mais rápido e no fim da Páscoa comia-os hihi

Leila disse...

que amor as casquinhas. eu tambem fiz mas usei egg wraps pois nao tinha muito tempo. Parabens

Belita disse...

olá Carol adorei o seu blog
andava a procura de como pintar ovos para a minha arvore da Pascoa.Adorei os seus e vou ficar por cá!beijos Feliz Pascoa