26/04/2008

FINALMENTE, AS MASSAS !!!

Ola amadas!! Nossa, acho que não sei mais viver sem o computador!! Estes dias que meu monitor pifou, fico doida que quero ligar meu pc e não posso. Q!ue loucura!! Estou aqui na minha tia usando o pc dela porque precisava escrever no meu bloguinho!! Estava com saudades!! Estes dias serão novamente de correria para mim, pois dia 06 de maio é aniversário do filhote Pedro e estou atrás das coisas para a festinha!! E só posso no sábado então é correria pura!! Resolvi fazer a festa dele do Nemo. Queria fazer do Charlie e Lola mas não tem nada de decoração deles aqui no Brasil ainda. E como o Pedro sempre amou o Nemo, decedi por ele. Fui na 25 de março hoje e ja comprei toda a decoração. Adoro estas coisas!! É muito bom quando podemos dar a nossos filhos uma coisa bonita, mesmo que modesta!! Enrolei vocês mas hoje vou dar a receita da massa mais famosa aqui de São Paulo. Aliás, vou dar 11 jeitos diferentes de faze-la, todos super fácil. O Processo basicamente é o mesmo para todas as massas, mas o ideal é ter a maquina de massa, com os cilindros e o cortador de macarrão. Dá pra abrir no rolo e até cortar com faquinha mas vai dar um trabalho danado. Bom, infelizmente não posso demorar aqui no pc da minha tia então, vou passar a receita das massas, postar algumas fotos e amanhã vou atras do meu monitor. Não posso deixar minhas fiéis e amigas leitoras na mão, não é mesmo!! Grande abraço a todos!!!



MASSAS



Branca: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 4 ovos.



Espinafre: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 4 ovos, 70gr de espinafre fresco cozido ou 20gr de espinafre em pó (o cozido é melhor).



Integral: 100gr de farinha integral, 50gr de farelo de trigo, 150gr de farinha de trigo, 100gr de sêmola de grão duro, 5 colheres de sopa de leite, 5 ovos.



Tomate: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 3 ovos, 100gr de extrato de tomate, 50gr de colorau.



Funghi: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 3 ovos, 45gr de funghi secchi chileno (demolhado e bem espremido)



Beterraba: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 4 ovos, 100gr de beterraba crua ou 30 gr de beterraba em pó ou 1 beterraba média assada + 50gr de cenoura cozida.



Abóbora: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 4 ovos, 100gr polpa de abóbora (cortada ao meio, embrulhada em papel alumínio, assada no forno por 30-40 minutos).



Manjericão: 280gr de farinha de trigo, 120grs de sêmola de grão duro, 4 ovos, 50gr de manjericão branqueado.



Pimenta seca e erva doce: 280gr de farinha de trigo, 120gr de sêmola de grão duro, 4 ovos, 7gr de erva doce, 2gr de pimenta vermelha.



Tinta de lula: 325gr de farinha de trigo, 175gr de sêmola de grão duro, 5 ovos, 1/2 colher de sopa de tinta de lula



Cacau: 250gr de farinha de trigo, 150gr de sêmola de grão duro, 3 ovos, 40gr de chocolate meio amargo raspado.





Faz assim: O processo é o mesmo para todas as massas. Mistura-se as farinhas, faz um buraco no centro (tipo a boca de um vulcão) e nele se acrescenta os outros ingredientes. No caso da branca, é so quebrar os ovos numa tigelinha, dar uma batidinha de leve e misturas a farinha. Em todas as outras massas, bata os outros ingredientes sempre com os ovos no liquidificador para misturar e acrescente no buraco da massa. Misture sempre da borda para o centro e quando estiver tudo muito bem misturado, vá sovando bem a massa, este é um processo super inportante. Ela tem que ficar macia e totalmente homogenea. Com estas massas podem ser feitos spaghetti, talharin, raviole, capelete, placas de lasagnha, o tipo de massa que você quiser. Os molhos são a gosto mas passarei aqui algumas sugestões.



Dicas: Sempre deixe a massa envolta em filme plástico até usa-la para que não resseque. Depois de pronta, ela fica até dois dias na geladeira esperando para ser trabalhada. No caso de ravioles e capeletes, se você não for fazer e comer no dia, pode congelar. De uma pré-cozida, passando-os rapidamente por água fervente, acomode em bandeijinhas de isopor, lacre e leve ao frezzer. Se for apenas guardar a massa aberta já, polvilhe farinha entre as massas para que não grude, pois se ficar muito tempo em geladeira, ela umedece e gruda tudo uma na outra.ilhe farinha entre elas

Algumas sugestões de molhos:





MANTEIGA DE SÁLVIA



Ingredientes: 400gr de manteiga, 10gr de folhas de sálvia picadas, 10ml de azeite, 1g nóz moscada ralada na hora, 6gr de sal, 1g pimenta do reino.

Faz assim: Misture a manteiga amolecida, a sálvia bem picada e o azeite. Tempere com sal, pimenta e nóz moscada. Ideal para um raviole de massa branca com recheio de abóbora.



PESTO DE PARMESÃO E LIMÃO



Ingredientes: 100ml de azeite, 2 gr de alho (sem embrião), 60ml de limão sociliano (suco de 2 limões), raspas de meio limão siciliano, 3gr de manjericão fresco, 100gr de parmesão ralado, sal, pimenta do reino, nóz moscada, pitada de açucar.

Faz assim: Num bowl de serviço, colocar o limão, sal, pitada de açucar e batendo sempre incorporar o azeite (adensar). Misturar o queijo, as raspas do limão, noz moscada e manjericão. Ideal para Talharim de massa branca.



TOMATES MARINADOS



Ingredientes: 300gr de tomates maduros e firmes com pele em cubos, 2 dentes de alho cru sem embrião, sal, pimenta, 150ml de azeite, manjericão picado ou rasgado, 100 gr de muzzarela de búfala picadinha.

Faz assim: Misturar delicadamente os ingredientes menos o sal. Marinar por 30 minutos em geladeira. Temperar na hora de servir. Ideal para Sapagetthi de espinafre ou manjericão.


-----------------------------------------------------------------------------------------------
Esta é a massa que fiz. Eu quem abri e eu que modelei. Fiz recheio de ricota e de abóbora. Aqui fiz massa integral e massa de tomate.

Aqui tem raviole com a massa integral e tem capeleti com a massa de manjericão recheado de ricota.

Esta é minha massa fresca depois de cozida. Minha avó fez um belo ragu alla bolonhesa e eu fiz a manteiguinha de sálvia!!


Esta é a massa de tinta de lula. Aparência meio estranha, cheiro forte mas deliciosa. Recheei com uma camarão inteiro refogadinho.


Estas são umas lindas tulipas que a nossa escola ganhou de Vic Meirelles, um excelente professor de arranjos que dá aulas lá.
Ahhh, e este é o livro que ganhei na promoção do site Comer é Um barato da Thaiz Lazzeri, chegou semana passada em casa!! Tuuudo de bom, amei!!! Obrigada Thais!!!!








19 comentários:

Leila disse...

Eu adoro o Gordon. tenho um livro dele e algumas receitas estao na mira mas sempre falta um ou putro ingrediente em casa.
beijinhos

Leila disse...

pensei que fossem dois posts mas é um só, he he...obrigado pelas receitas e eu tb adoro o nemo, com certeza sera uma festa linda. beijinhos

Filipa disse...

Carol que post hein...
Já tomei nota dessas variedades de massa, adorei todas!!

Tenho a certeza que a festa do seu filho vai ser linda e deliciosa!

Parabéns pelo livro!

beijinhos

Laurinha disse...

Adorei as massas, recheios, tudo excelente, parabéns pelo post!
E parabéns pelo livro!!!!
Beijinhos,

Larissa disse...

Carol, vim seguindo um comentário seu em um blog amigo. Adorei o seu! Parabéns, é lindo! Acho que tenho muito o que aprender contigo, eu estou só começando a me aventurar pela culinária... Um beijo para ti.

Agdah disse...

Menina, um arsenal de massas e molhos. Muito legal.

Fabrícia disse...

O Gordon é demais....
menina quanta massa maravilhosa.....essa de tinta de lula é uma das minhas preferidas....adoro.
Bjcas.

edinha disse...

Que show de massas e molhos.
Adorei.
Beijinhos

edinha disse...

Olá Carol
Fiquei contente por gostar das minhas receitas ao ponto de fazer o livrinho :)
Espero continuar a fazer coisas que lhe agradem :)
Beijinho

PratosdaBela disse...

Boa tarde, Carol, estou maravilhada com o teu blog, acho um máximo, obrigada pelos molhos e massinhas...
Bjinhos da bela, passa pelo meu blog, dá um espreitadela, hoje vou fazer pão de queijo, amanhã ou depois vou publicar...
Bjinhos

Fay van Gelder disse...

Que Maravilha Carol :))))

A massa de tinta de lula, ainda ontem comprei:)

Flores Lindas - Parabéns :)))))

Bjocas Grandes :)))

MegMarques disse...

As fotos estão ótimas, dá vontade de lamber a tela do computador, hehehe!

A vida por aqui anda corrida, mas sempre dou um pulinho aqui pra dar uma refrescada e encher os olhos com coisas gostosas (pena que não a barriga).

bjos mil

Sylvia disse...

Que post gostoso em todos os sentidos. Também ando com problemas na digitalizacao da linha e tenho ficado uns dias sem internet durante o dia. Sem contar com a bagunca na cozinha.
Espero que o aniversario do seu filinho seja um sucesso.
Beijos

cozinha da drica disse...

Carol maravilhoso este post com tantas e tantas coisas boas , já imprimi e vou fazer em casa!!!! Bjks e ótimo feriado

Marcia disse...

Carol, quanta coisa gostosa... As massas são um dos meus pontos fracos - adoro! As tuas sugestões de molho são ótimas! Vc gostou do livro do Ramsay? Bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

UFA!!! Que aula sem palavras...menina anotei td...vc é demais...receita, dicas, carinho!!!Queria ter só mais tempinho para fazer estas delícias(minha cozinha preferida tb é a italiana!!), pq massa fresca não tem igual, não é??? mas, por enquanto fico nas compradas mesmo!!!beijos

BETO disse...

Oi Carol, passei, dei uma olhada, achei receitas maravilhosas de massa e, amanhã, domingo, se me der coragem vou tentar fazer em casa. Abraços. BETO

Nereime disse...

Que gostozo poder fazer festa para o filhote...talentosa como é aposto que vai ser um sucesso!!!Amei as massas!!!
bjokas

Larissa disse...

Carol, passo aqui para te dizer que há flores à sua espera lá no Trivial Básico. Quando der, passa lá para receber! Um beijo!