18/04/2008

MASSAS

Ola amadas!! Esta anciosa para vir contar da aula de ontem. Foi a melhor aula até agora na minha opinião. Tivemos aula de massas com a especialista no assunto Ana Soares do Mesa III Gastronomia. Eu nunca tinha visto uma mulher falar com tanto amor e tanto carinho da profissão como esta mulher fez ontem. Ela nos contou sua história de vida, como tudo começou, e com tanta intensidade que até me emocionei em certo momento. Foi uma aula divina!! Agora, vocês precisam conhecer o trabalho desta profissional. Dizem no ramo que a massa dela é a melhor de São Paulo e pelas degustações que fizemos ontem, não tive dúvidas disto. Uma massa deliciosamente delicada, no ponto certo, com a textura e sabor impressionante. Até sozinha, em si, já é maravilhosa. Ela cria cada coisa, cada modelo, estilos, coisas que você fica besta de ver!! Pena que só consegui tirar umas duas fotos (não tenho tempo). Mas fiquei encantada. Estou no serviço, passei aqui só pra postar as fotinhos para vocês. Mas depois, volto com as receitas das massas e dos molhos, que são de comer de joelhos. Volto Logo. Grande beijo
- A redondinha é uma massa branca. Estes verdes,sãosalsinhas que ela "estampa" na massa. Ela faz a massa, vai abrindo no cilindro até ficar uma faixa larga e fina de massa. Ai,ela deita a massa sobre a mesa e vai "colandofolhas de salsa pela massa inteira. Depois, ela coloca outra faixa de massa igual por cima da massa com as salsa e passa mais umas três vezes pelo cilindro, até obter a expessura desejada. Fica uma faixa de massa com as salsas estampadas ao meio. Esta, ela fez tipo ravioli redondinho com recheio de ricota. A massa verde embaixo, é uma massa de manjericão. E o Pastelzinho listrado é uma massa branca com tirinhas de massa de abóbora. Ela abre a massa branca no cilindro, faz aquela faixa e deita sobre a mesa. Depois abre a massa de deabóbora no cilindro e passa pelo cortador de fatias na mesma maquininha. Saem os macarrões prontos. Ai,ela vai pegando as tirinhas do macarrão e colando em diagonal na faixa de massa branca. Quandocolou tudo, elapassa mais algumas vezes pelo cilindro até obter a expessura desejada.Ai, faz-se a massa que quiser. Ai nocaso, ela fez pasteizinhos recheados de ricota. Não é um trabalho divino??
A Chef criando sua obra de arte (recheando a faixa de massa com salsa com ricota)

Este foi um dos pratos da degustação. Talharini ao pesto com limão siciliano. Olha só que luxo: Um aluno nosso levou até duas garrafas de vinho Cabernet para acompanhar as massas. Foi ou não foi a melhor aula!!!???

Ah, hoje a noite vou visitar a cozinha de um Restaurante chamado Tanger, na Vila Madalena!! Depois conto como foi a experiência!! Estudar , estudar e estudar!! É isso ai!!

13 comentários:

Marcia disse...

Essa aula deve ter sido um show, Carol! A paixão da Ana Soares por seu trabalho ficou clara. Adoro massas; as fotos ficaram bárbaras... Bom final de semana! Bjs

Muxibox disse...

Nossa, vim ver seu blog e estou estarrecida! Eu amo gastronomia! Já fiz um pequeno curso com o Renato Lobato! Vc estuda na Estácio? Nossa adorei!

Lila disse...

Oi Carol, só hoje pude passar por aqui pra conhecer e agradecer a sua tão gentil visita e convite pra cozinharmos juntas da próxima vez que eu for à SP, mas pelo que to vendo,vc. é fera no assunto, hein! essa hora(22:10hs)e eu com uma foooome vendo essas massas aqui...affe!! rs...
beijos,

Nereime disse...

Aplausos!!!!!Agora tá legal e emocionante ver as aulas...
bjs

Receitas da Filipa disse...

Carol essa aula deve ter sido mesmo espectacular! Que fotos lindas!!

Beijinhos

Fabrícia disse...

Uau...que aula. Aqui em casa não compramos massa pronta...fabricamos a nossa massa fresquinha.....o sabor é divino. Miam, miam.
Bjcas.

Leila disse...

queria estar ali tbm nessa aula maravilhosa. depois quero saber do restaurante.
beijinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Aplaudo de pé!!!! Nossa o que mais sinto falta de morar em SP, são as diversas escolas e locai de aulas de culinária!!!! Aqui descobri um local maravilhoso...quer dizer ainda não comecei, mas já me inscrevi!!! Continue nos contando td!!! e cm foi a visita ao restaurante?????beijos

kikas disse...

parabéns pela aprendizagem!!!
deve ser um "must" essas aulas...
bjs :)

Agdah disse...

Legal!!!

cozinha da drica disse...

Carol sabe que é isso que gosto na cozinha , receitas diferentes e criativas...as massas são fofas e estou doida para saber as receitas!! Bjks

Luciana Macêdo disse...

É muito bom aprendermos novas receitas principalmente com quem entende do assunto.
Bjs!

Eduardo Luz disse...

Carol, o Tanger ( marroquino) é muito bom e o ambiente é melhor ainda !
Dá pra você me responder porque que o meu link no teu blog roll chama-se Ana Maria Troisgros ?