05/04/2008

MILHO E FEIJÃO

Ola amores, cá estou eu morrendo de saudades de vocês!! Minha semana foi corridíssima e até fui trabalhar hoje em pleno sábado. Que saquinho!!! Quinta feira passada, minha aula foi coma chef Carole Crema, gente, ela é simplismente demais!! Explica as coisas super direitinho, com paciência e deixa a gente muito a vontade. Tivemos aula de milho e feijão. Ela nos mostrou diversos tipos de feijão e nos explicou que não devemos nos prender ao feijão tradicional, companheiro do arroz. Existem diversos tipos de receitas que se pode empregar o feijão, como purês, saladas, e até como expessante de uma sopa ou creme. Nos mostrou o carioquinha, corda, fradinho, branco, preto, rajado. Muito Legal. E falou também sobre a aveia e seus diversos tipos e usos, como em doces, sopas, salgados, crostas (como crosta de peixe fica muito bom!). E as receitas do dia foram: Salada de Feijões com coentro, manga e pimenta, Granola Salgada, Couscous Marroquino (dois sabores: de damasco com passas e de legumes), canjiquinha (quirera) e Cassoulet. Estava tudo mutio bom e comemos demais nessa aula. Imaginem só até o final do ano como estarei. Pois bem, minha hortinha continua linda e prosperando apenas a cebolinha murchou, não sei oque ocorreu, mas vou tentar replanta-la. Cozinhei bastante esta semana e abaixo vou postar as fotinhos da semana que se passou e as receitinha da minha aula de quinta. Amanhã acho que não conseguirei postar pois como é meu aniversário e não farei nada, vou pegar meu filhote e vou até o parque da monica, no shopping Eldorado. Quer coisa melhor do que estar ao lado dos nossos filhotes para comemorar nosso dia?? Vou sair sem pressa de voltar. Espero que gostem da receita e façam-nas. Grande Beijo da Carol.



FEIJÕES PICANTES COM COENTRO E MANGA


Ingradientes:



- 100gr de feijãões branco, rejado, preto e carioca, todos cozidos. - 1 pimenta dedo de moça sem semente e bem picada - 1 cebola roxa em brunoise - 40 ml de suco de limão - 100ml de azeite de oliva extra virgem - 300 gr de manga em cubos - 2 colheres de sopa de coentro picado.



Faz assim:



- misture os feijões com a pimenta e a cebola roxa e tempere com o sal, suco de limão e azeite. deixe descansar por pélo menois três horas antes de servir. Na hora de servir, acrescente a manga e o coentro. Ideal para acompanhar peixes, grelhados e empanados.



---------------------------------------------------------------------------------------------



CANJIQUINHA OU QUIRERA (quirera = milho triturado)



Ingredientes:



- 150gr de quirera - 50 ml de azeite de oliva extra virgem - 2 dentes de alho amassados - 1 cebola média em brunoise - 2 tomates grandes maduros sem pele e sem semente picados - 150 mlo de água (aproximadamente) - folhas de salsa e cebolinha picadas - sal e pimenta do reino moida na hora



Faz assim:



- Lave a quirera, coloque numa tigela, cubra com água fria e deixe de molho até o dia seguinte. Numa panela aqueça o azeite em fogo alto. Junte o alho e salteie, mexendo sempre, até dourar ligeiramente. Acrescente a cebola e sue mais um pouco, mexendo até ficar macia. Escorra bem a quirera, coloque na panela e refogue, mexendo sempre por cerca de três minutos. Acrescente o tomate e a água, tempere com sal e pimenta e ferva. Reduza o fogo e cozinhe até que a quirera esteja bem macia e quase sem caldo. Tire do fogo, coloque numa travessa, salpiquen salsa e cebolinha e leve à mesa.



-----------------------------------------------------------------------------------------------



GRANOLA SALGADA



Ingredientes:



- 100 gr de corn flakes - 30 gr de semente de linhaça - 50 gr de gergilim branco - 20 gr de gergilim preto - 60gr de semente de girassol - 50 gr de aveia em flocos - 10 gr de sal grosso - 50 ml de azeite de oliva extravirgem



Faz assim:



- Misture todos os ingredientes. Coloque numa assadeira e asse em forno pre aquecido por 45 minutos à 180ºc ou até tostar ligeiramente. deixe esfriar e guarde em potes hermeticamente fechados. Sirva com saladas verdes. É muito bom!!



-----------------------------------------------------------------------------------------------

NO SENTIDO HORÁRIO APÓS A COLHER: SALADA PICANTE DE FEIJÕES, CANJIQUINHA, E COUSCOUS MARROQUINO
BROWNIE DE NOZES COM NUTELLA (FIZ TERÇA)

MAÇA ASSADA COM RECHEIO DE VINHO DO PORTO, NOZES, MEL E NUTELLA COM SORVETE DE COCOARROZ SELVAGEM. APÓS COZIDO, RESERVE E NUMA SALTESE SALTEIE NA MANTEIGA CASTANHAS TRITURADAS COM A PARTE BRANCA DA CEBOLINHA PICADINHA E DEPOIS MISTURE AO ARROZ COZIDO, TEMPERE COM SAL E PIMENTA DO REINO BRANCA. FICA MUITO BOMRISO AL SALTO. QUANDO VOCÊ FIZER RISOTO E SOBRAR, ESSA É UMA DA ÚNICAS ALTERNATIVAS. FAÇA BOLINHAS COM O RISOTO E ACHATEAS COMO PANQUEQUINHAS GORDAS. AQUEÇA MANTEOGA EM UMA FRIGIDEIRA E ACOMODE AS BOLINHAS COM CUIDADO PARA QUE DOUREM. QUANDO ESTIVEREM BEM DOURADINHAS, VIRE-AS E DEIXE QUE DOUREM DO OUTRO LADO. SIRVA QUENTINHO COM ALGUMA ERVA BEM FRESQUINHA SALPICADA POR CIMA, AQUI NO CASO USEI O TOMILHO FRESCO.MEU FILHOTE DORMINDO NO CARRO NO CAMINHO PARA O TEATRO!! QUE FOFO!!O FILHOTE E A FILHOTA NO SESC SANTO ANDRÉ


Amores, o Cassoulet e o Couscous marroquino, posto amanhã ok!! Vou deitar que estou lendo um livro do Jamie Oliver bem legal e enquanto não ver o fim não sossego. rsrs. Grande beijo e até amanhã!!

6 comentários:

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Amei tudo!!!!Mas agoras esses filhos lindos de morrer Ameiiiii mesmo,é a nossa maior riqueza....beijinhos doces

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Desculpa quero a receita do Brownie plesssss...beijinhos doces

claudia disse...

Mas que festival culinário...que delícia!

Fabrícia disse...

OI Carol que delicia de aula....amo graos em geral. Obrigada pelas informaçoes sobre o basmati...eu adoro. Faço sempre aqui em casa .... tenho o branco e o marrom, como falamos por aqui. Poxa que legal...couscous marroquino.....quem sabe um dia na te faço provar o tunisiano...que é tao saboroso quanto....
Bjs.

edinha disse...

Gostei do show de receitas :)
Andei à procura da receita dos brownies mas nâo está no blog pois não :( Gostava de a ver :)
È verdade PARABÉNS.... atrasados :)
Beijinhos

Nereime disse...

Fiquei encantada com a receita de granola salgada, mas essa foto dos seus filhotes saiu perfeita ...digna de um quadro!!!
bjos