10/04/2008

OVOS

Olá amadas. Adivinhem...na correria né, como sempre, fazer oque?? Passei aqui rapidinho so pra contar que esta semana tive aula de ovos, tudo sobre o assunto,muito legal,mesmo!! A gente pensa: Ah, ovo, grande coisa...mas é um dos ingredientes mais báscios e indispensáveis em uma cozinha. O ovo é expessante, acompanhamento, ingrediente principal e tudo mais que você pode imaginar!! Adorei. Aprendi ovos mexidos, o verdadeiro omelete, ovo cozido, ovos cocote e ovos bennedict, que vocês verão a foto logo abaixo. Claro que o cheiro do ovo acabou me enjoando no decorrer da aula, afinal tinham mais de 200 ovos na sala, mas foi muito legal. Ontem, fiz uma aula de Eitqueta a Mesa lá na escola com a Especialista no assunto Esther Proença Soares. Foi super bacana. Ele falou sobre como receber convidados, como organizar eventos, mesas, as louças, talheres, oque levar quando formos a primeira vez na casa de alguem, muito legal mesmo. Ai, saindo de lá eu e minha amiga Kátia estávamos morrendo de fome e acabamos não resistindo: Paramos no América e comemos uma junk food daquelas, ve as fotos logo abaixo, até aproveitamos a oportunidade e pedimos pra visitar a cozinha. (só nós mesmo). Nossa, cheio de parafernáli, aquelas grelhas imensas fervendo de quento, a geladeira que é uma sala, muito legal!! Logo abaixo também, postei uma coisa super interessante que eu não conhecia. O Ovo pasteuirizado. Ele vem em caixinhas iguais as de leite e ja vem batido. Em uma caixinha acho que são 20 ovos. E o mais legal. São vendidas também caixinhas só de gemas e só de claras. Não é o máximo, excelente para docerias e afins. Fizemos também em aula a French Toast, tipo uma rabanada francesa, que fica divina!! Então hoje é isso. Deixo vocês com a receita dos Ovos Bennedict e da French Toast. Grande beijo!!

OVOS BENNEDICT

- 1 ovo escalfado
- 1 fatia de pão de forma cortado em círculo e dourado dos dois lados em frigideira com manteiga
- 1 rodelinha de lombinho
- sauce hollandaise

Faz assim:
Para o ovo escalfado: Ferva 300 ml de água com um pouco de vinagre e sal. Quando ferver, abaixe o fogo. Quebre um ovo num prato e transfira o com cuidado para uma concha. (o ovo tem de ser bem novo, com a clara bem firme). Com cuidado, coloque o ovo na água fervente e com o auxilio de uma colher vá puxando delicadamente a clara das bordas para o centro, para cobrir e proteger a gema, como se estivesse fazendo uma trouxinha. O tempo de cozimento varia, mais ou menos uns 4 minutos, dependendo da temperatura da água. A clara tem que ficar bem firminha porém com a gema molinha dentro. Tire o ovo e imediatamente o coloque em uma bacia com água fria para cortar o cozimento. Apare algumas rebarbas de clara que ficarem a mais. Pegue um pratinho bacana, coloque a fatia de pão pulmam tostado, 1 rodelinha de lombinho, o ovo escalfado e por cima regue com um pouco de hollandaise. Se quiser, pode polvilhar alguma ervinha fresca por cima como salsa ou coentro ou tomilho.

Para o Hollandaise:

3 gemas
3 colheres de sopa de água quente
175 g de manteiga clarificada morna
Suco de ½ limão


Faz assim:
Bater as gemas com água quente em fogo baixo até emulsificar (3 minutos). Colocar a manteiga aos poucos, batendo vigorosamente. Incorporar, também aos poucos, o suco de limãoTemperar com sal e pimenta-do-reino

------------------------------------------------------------------------------------------------

FRENCH TOAST

- Pão Pullman, leite, açúcar baunilhado (ponha algumas favas de baunilha num pote com açúcar e conserve tampado. Tem-se o açúcar baunilhado), creme de leite fresco, canela, nóz moscada, ovo e manteiga.

Faz assim

- Fiz sem medida. Coloquei numa tigela mais ou menos 1 copo de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de creme de leite fresco, um pouquinho de canela, um pouquinho de nóz moscada e 1 ovo. Bati bem com o fuet. Aqueci uma frigideira e pincelei manteiga nela. Vá molhando as fatias de pão pullman uma a uma e vá dourando da frigideira. Doure bem de um lado, e depois vire e doure bem do outro. Mas tem que molhar bem a fatia de pão, deixar encharcado. Fica divino!!



------------------------------------------------------------------------------------------------

Estes são os ovos pasteurizados. Não é o máximo!!


Esta é a fleur de Sel, que eu sempre uso nas minhas receitas na escola.

5 comentários:

Natércia Ramalho disse...

QUERIDA OBRIGADA POR SUA VIZITA L� NO MEU CANTINHO E COMENT�RIO ADOREI UM BEIJONAT�RCIA...

edinha disse...

Gostei muito destas duas receitas.
Respondendo às suas perguntas:)
Claro que pode usar outras sementes ou mesmo não usar nada e as amendoas eu coloquei inteiras.
Beijinhos

Marcia disse...

Adorei! Já anotei a receita... Bj

Filipa disse...

Carol adorei estas suas duas receitas, tão bonitas que ficaram e além disso são bem chiques...
Não conhecia os ovos pasteurizados, vivendo e aprendendo :)

Beijinhos e bom fim de semana

Pitadasdilu disse...

Carol, que legal, nós estamos sempre aprendendo a cada dia. Outro dia no programa Receita Minuto tinha uma moça que explicou diversas formas de se fazer ovos, achei bem interessante. Eu não conhecia essas caixinhas, vou até procurar no super, pois nunca tinha ouvido nem falar... muito interessante. Adorei as receitas.
Bjos, Lú.