02/06/2008

SALMÃO POCHE COM MOLHO DE RAIZ FORTE

Bom dia amadas!! No último post coloquei a foto de um salmão que fiz, mas não coloquei a receita. Então, cá está ela. É super simples mas muito saboroso, bem diferente!! Espero que gostem. Esta receita usa um método de cocção chamado escalfado. o alimento (no caso, o salmão) fica submerso totalmente em líquido abundante. Fica super macio e saboroso.
SALMÃO POCHE COM MOLHO DE RAIZ FORTE

Ingredientes: - 1kg de salmão em tranche (todo mundo fala posta, mas o correto para aqueles pedaços grossos e altos sem osso é falar tranche, pois posta é só o pedaço que possui o osso ao meio).
- 1 receita de court bouillon (abaixo)
- 1 receita de molho de raiz forte (abaixo)

Molho de raiz forte:
- 1/2 xícara de raiz-forte ralada fina
- 2 colheres de chá de suco de limão
- 100ml de creme-de-leite fresco
- sal a gosto
- pimenta-do-reino

Faz Assim: Bata um pouco o creme de leite com o sal para ficar cremoso. Junte a raiz-forte para fazer uma pasta e tempere com o suco de limão e a pimenta-do-reino. reserve.



O Court Bouillon

Faz Assim: Ponha 2,5 L de água em uma penela grande e alta, acrescente 250gr de cebola em fatias, 150gr de cenoura em rodelas, talos de salsa, sal, tomilho seco e leve ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos. Após este tempo, acrescente 3 grãos de pimenta do reino preta e ferva mais 10 minutos. Tire do fogo, coe o líquido e está pronto o court bouillon. ( as coisas coadas pode-se descartar)


O Salmão: Coloque o court bouillon numa panela larga e aqueça-o. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para que fique em fervura branda e coloque as tranches de salmão com cuidado. Deixe elas quietas e na fervura branda cozinhando por uns10 minutos. O ponto certo do salmão e quando você coloca o garfo e ele lasca, não esfarela e nem está duro. Retire as tranches com cuidado e já as acomode no prato que irá servir. Coloque uma boa colherada do molho de raiz forte ao lado do salmão e salpique salsa picada por cima. Está pronto!!

TRANCHE DE SALMÃO

__________________________________________________________________

2 comentários:

Nereime disse...

Muito interessante este preparo de salmão...e saudável!!!
bjoks

Rose Oliveira disse...

Gosto muito de peixes, salmão então é tudo de bom! Deve ter ficado uma delícia...
Amei sua cozinha, voltarei, com certeza.
bjs.