12/07/2008

1º SEMANA LA TABLE

Oi amadas!! Consegui um tempinho hoje. Vocês sabem que umas 15:00 fui fazer meu filho dormir pra eu poder vir escrever um pouco aqui, mas estava tão cansada que acabei dormindo junto com ele!! Mas vou tentar escrever tudo que quero hoje. Preciso contar a avocês que o estágio na no La Table está demais!! A Clô quase nunca vai lá, estou com 4 cozinheiros chefs dela que se revezam e é muito corrido cozinha de restaurante. Quando chego, já há uma listinha de coisas para fazer como ralar parmesão, encher os potinhos das Tapas (praça da salada), ralar tomate, essas coisas. Ai, já começamos a botar a mão na massa. Uma aluna lá do meu curso, a Raquel, está estagiando comigo. Os cozinheiros, (Reginaldo, Evandro, Bruno e Andre) são incríveis, muito legais e estão deixando a gente a vontade. Já fizemos pratos sozinhas para servir e foi emocionante!! Estou aprendendo muita coisa bacana e isso vai ser muito bom para minha carreira. Tá super cansativo, chego em casa 00:20 todo dia e nem vejo mais meus filhos acordados, mas penso que é para meu bem e o deles também, se quiser seguir esta carreira, preciso de muita técnica e conhecimento e para isso vou ter que me sacrificar um pouco!! Mas está sendo ótimo. Lá são duas cozinhas, a de salgados, que é a que fico, e a da confeitaria, que é de onde saem os doces e pães. A geladeira de lá é uma perdição, doces, compotas, trufas, tortas, olha, tá difícil resisitir. Fora que acho que vou engordar mouuuito pois todos os pratos que saem, sempre sobra e eu e a Raquel experimentamos tudo, todo dia antes de ir embora a garçonete serve chocolate quente pra gentye, os cozinheiros sempre pegam coca a água com gas no bar para nós, fora as sobremesas que experimentamos, ai meu Deus, que tristesa!!!
Bom, como sei que agora só poderei estar aqui no sábado, vou postar todas as receitas novas que aprendi lá e umas fotos bacanas, assim, vocês podem passar por aqui a semana inteira e ver uma receita por dia. Vai ficar meio longo mas é muito legal!! Grande beijo e to com saudades dos coments!! Beijos!!!

LA TABLE: Eu já provando a comida!!

LA TABLE: Minha primeira refeição servida. Risotto de Tomate.

LA TABLE: Cordeiro saindo

LA TABLE: Eu piquei tudo isso.

LA TABLE: Prova da Sopa de Moranga.

Tomate Confit. Aprendi lá, fiz esse em casa.

Pintchilos de Frango. Aprendi lá, fiz em casa.


Sopa de Moranga. Aprendi lá, fiz em casa.

Risotto de Tomate. Aprendi lá, fiz em casa.

Sorbet de Cenoura. Essa é da mamãe.

A mesa especial que arrumei para os testes das receitas novas.

LA TABLE: Abobrinhas grelhadas.

LA TABLE: Eu e minha companheira de estágio, Raquel.

LA TABLE: Envoltines.

LA TABLE: Entrada de camarões.

LA TABLE: Defumando o Crumble de Pera.

LA TABLE: Cozinha. Raquelita, o Cozinheiro Evandro. Reparem nas facas, ficam presas por um imã gigante.

RECEITAS

TOMATE CONFIT

- Lave bem os tomate. Corte a bundinha, corte-os ao meio e tire as sementes. Coloque todos numa assadeira virados para cima. Polvilhe bastante açúcar, um pouco só de sal, e salpique por cima folhas de alecrim e orégano fresco. Regue com azeite e leve ao forno até que eles murchem e começem a queimar.

ABOBRINHA GRELHADA

- Tire a bundinha das abobrinhas e lave-as bem. Corte-as em lâminas, de comprimdo. Se tiver a mandoline, melhor ainda. Tem que ser bem fininha. Aqueça uma grelha, que seja ondulada para marcar as abobrinhas. Se não tiver, pode ser frigideira. Grelhe bem de um lado, vire e grelhe do outro. Ponha todas numa tigela e acrescente dentes de alho cortados em lâminas, folhas de hortelã, sal, pimenta e regue com azeite. Está pronto.

ENVOLTINES

- Presunto cru (parma), Figos e Rúcula. Corte o presunto em tiras. Corte os figos ao meio e cada metade em três pedaços. Para cada envoltine, usa-se 3 folhas de rúcula. Estenda a tira de presunto e na ponta disponha o as rúculas, de modo que elas fiquem com as folhhas para cima, e o pedacinho de figo. Enrole a tirinha de presunto de modo a fazer um buquezinho com as folinhas. As pontinhas dos talinhos da rúcula que ficarem para fora do enroladinho, corta-se. Disponha eles depezinho num pratinho de regue com azeite. Não é necessário sal. Se tiverem dúvidas sobre a montagem, olhem a foto acima.

SOPA DE MORANGA

- Ponha numa panela água o quanto baste, a moranga descascada e sem sementes cortadas em cubos, cebola em cubos, salsão em pedaços e dentes de alho. Cozinhe tudo junto até as morangas ficarem bem macias. Bata tudo no líquidificador e volte a panela. Deixe no fogo até engrossar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Coloque creme de leite e parmesão ralado. Misture bem e sirva sem nada ou com croutons.

RISOTTO DE TOMATE.

- Sue cebola picadinha na manteiga. Junte o arroz arbóreo e de uma refogada. Junte um pouco de vinho branco e espere evaporar. O tomate usado pode ser o molho pronto, tomate ralado ou a semente que foi retirada para fazer o tomate confit, basta apenas bate-la com um pouco de extrato de tomate no liquidificador. Após evaporar o vinho junte uma boa quantidade de tomate. (tipo o dobro da de arroz). Vá mexendo e apenas use caldo de legumes se precisar, pois o tomate é bem acquoso. Quando o arroz estiver no ponto, acresacente o parmesão ralado e folhas de rúcula. Tempere com sal e pimenta. Meza bem e sirva imediatamente.

PINTCHILIOS DE FRANGO

- Filés de frango, Tomates Confit e folhas de sálvia. Corte os filés de frangos em tiras. Corte os tomates confit em 4 partes. Ai, monte um espetinho pequeno ponha na ponta da tirinha de frango uma folha de sálvia e um pedaço do tomate. Enrole a tirinha e enfie no espetinho. Temper com sal e pimenta e frite em azeite bem quente. Deixe dourar bem e sirva como entrada.

CAMARÕES

- O mais simples. Use camarões médios. Limpe-os. Em cada camarão, enrole uma folinha de sálvia e uma tirinha de presunto cru (parma). Tempere com sal e pimenta e frite em azeite bem quente. Sirva como entrada.

SORBET DE CENOURA

- 1 xic de cenoura ralada, 1 xic de açucar, uma xic de água. Ferver tudo numa panela, quando estiver em ponto de calda não muito grossa, tirar do fogo, deixar esfriar e bater no líquidificador com 1 xícara de leite em pó e 1/2 xícara de creme de leite. Bater bem e levar ao freezer. Fica bem doce e delicioso. Mas uma receita dá super pouquinho.

REDUÇÃO DE BALSÂMICO

- É um molinho que usamos na bancada de saída dos pratos. Colocamos umas gotas em algumas entradas. Como o envoltine e as Lulas. Apenas leve numa panela o balsâmico, um pouco de mel e reduza até ele ficar em conscistência de calda. É uma delícia.

Bom, vou ficando por aqui hpje mas semana que vem volto com mais receitas. Beijos amigas.

21 comentários:

Leila disse...

que legal Carol, quanta coisa gostosa num post só.
boa sorte e beijinhos

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

É só coisinhas gustosas adorei.Deve ser um luxo estar numa cozinha dessas a aprender tudo isso.Boa sorte.Beijinhos doces

Emília disse...

Que correria!!Mas vale a pena né!? Parece que você está muito feliz! As receitas são ótimas! Beijinhos

Mundo de Alice disse...

adorei todas as receitas
vou fazer este tomate
bjs

edinha disse...

Tanta coisa boa :)
Vale a pena este sacrificio para aprender todas estas coisas boas e poder realizar todos os seus sonhos
Beijinho

Geórgia disse...

Menina, que pique! Estou com inveja da sua disposição. Vc será uma vencedora. Bjs.

Lú! disse...

Ah que legal Carol!!!...mais eu sei bem o que é a rotina de um restaurante, digo sempre que tem que ser muito guerreiro pra trabalhar na cozinha...quando tinha o meu restaurante tinha dias que parecia que tinha lutado boxe o dia inteiro...hahahaha...
Mas tenho muita saudade tbém!
Amava aquilo tudo!!!
Boa sorte pra vc, e aproveite muito, pois é ai que vc vai aprender muita coisa pra guardar na sua bagagem...
Boa sorte, sempre
Bjinhos da Lú
:O)

Filipa disse...

Carol, pode ser difícil para si ter que chegar a casa tarde e já nem poder passar algum tempo em família mas vai ver que todo esse sacrifício vai ser recompensado. Ter a sorte de estar a estagiar numa cozinha dessas e de estar a aprender tanta coisa vai ser maravilhoso para si e para a sua carreira futura.
Os pratos, um melhor do que o outro!

beijinhos

Nani disse...

Realmente isso é que foi escrever e postar tanta coisinha gostosa, bjs

laila disse...

q bacana Carol! fico mto feliz por vc! bjs

historias na cozinha disse...

Querida, vim agradecer a visita, e vejo uma montanha de comidinha boa, ai senhor....vc está de parabéns viu querida, beijocas, Célia.

Vivian disse...

nossa, quantas emocoes. E que delicia vc estar nos repassando o que aprende !!
boa sorte e sucesso !!!!

Nana disse...

Carol, adorei o seu estagio.
Que bom que esta curtindo!
Fico muito feliz querida.
Acho que vou fazer curso aonde vc faz hahahaha pq o meu nem estágio no buteco saiu. kkk
Bjs

Fabrícia disse...

Carol parabéns pelo estágio. Excelentes receitas....que luxo hein garota. Aproveite bastante.
Bjcas para ti.

Mamãe Ana e o filhote Enzo disse...

oieeeee...que correria einh,mas valerá apena, sera uma experiencia e tanto, e p contar no curriculo,einh,imagina!!! mas vc é danada, einh amiga...fico babando quando leio seu blog, posso ter acabado de comer, e fico com fome de novo..o risoto de tomates me deixou com agua na boca,vou tenar fazer dia desses...hummm!!! bjs, obrigada por n ter sumido tb no meu sumiço!! boa sorte no estagio!!!!!bjs!!!

Anônimo disse...

Mil Parabéns pelo seu estágio, pelo seu entusiasmo, pelo seu espírito de sacrifício, pelo amor que está pondo em cada prato...
Tenho andado fora, mas hoje vim visitá-la e adorei.Que continue a aprender e a executar com essa mesma alegria. Bjs. Bombom

Nereime disse...

Puxa você já parece uma chef!Quanta coisa boa tem saido da tua cozinha!Parabéns!
bjs

Sandreane disse...

Carol, que bom que você está curtindo o curso, o que fica claro pelas fotografias :)
Passei para deixar um abraço e desejar um feliz dia do amigo!

MegMarques disse...

Fico boba com a bela apresentação dos pratos!
Eu até faço uma comida bem gostosa, mas fica sempre com cara de que tirei da boca do cachorro.
bjos

ameixa seca disse...

Olá Carol :)
Estou a ver que estás super ocupada... Fiquei de olho no sorbet de cenoura :)
Queria dar-te as boas vindas ao mundo do intercâmbio e agradecer a tua participação ;)
Abraço e Bom Domingo

Lu Mastrorosa disse...

Carol querida, achei seu blog do nada, que alegria saber que vc e a Raquel estão estagiando no La Table! Vou acompanhar tudinho aqui, todo dia :) Já está nos meus favoritos! Semana que vem quero saber todas as novidades no curso, viu? Beijão e saudades, Lu