24/08/2008

Montana - Campinas e o Grand Buffet

Ola amadas. Demorei mas cheguei. Tive um final de semana bem agitado. Quinta passada tive minha última aula de garde manger e fizemos um grand buffet. Dividimos a turma em praças e cada um ficou com uma área do garde manger e fizemos vários pratos. Foi uma aula maravilhosa e ficou tudo muito lindo. Vocês verão nas fotos abaixo. Agora começarei panificação. Que chato!!!!!! Aguardem, receitas maravilhosas estão a caminho!! Ai, tive uma grande surpresa. Minha chefe Carole Crema é quem assina o cardápio da rede de casas Montana Grill e, sábado, ia ter que fazer uma apresentação de cardápio para uma nova casa que irá abrir em Piracicaba e me chamou para ir fazer o evento com ela lá em Campinas. Nossa, quase morri de emoção!! Aceitei na hora, imagine, ia ser uma experiência incrível para mim!! Ai, sábado, 05:00 da manhã já estava acordada, pois fui de metrô pra casa da chefa. Ajudei ela arrumar as coisas e fomos de motorista pra Campinas. Foi num hotel muito gostoso em Campinas. O Montana alugou uma cozinha do hotel e lá preparamos o cardápio inteiro para os sócios experimentarem. Na verdade, são 13 sócios que comandam a rede montana , mas apenas três estavam lá. (o Xitão e o Xororó não foram). Ai, nós tivemso que fazer uma porção de apresentação para cada prato, tudo medido e pesado e apresentar para eles. Ai, eles falavam o que achavam, pediam pra por isso, tirar aquilo, e assim definiram o cardápio final. Sábado foi toda a parte salgada de carnes, acompanhamento, saladas e no domingo foi as massas, molhos, hamburguers e sobremesas. Foi uma experiência incrível e um fim de semana maravilhoso. Serviu apenas para eu ter mais certeza do que quero na vida. A cozinha é meu mundo!! Cheguei em São Paulo com pique total pra cozinhar e como minha chefe havia me dado umas carnes para trazer da Wessel (carne classe AAA), fiz um churrasco pra família acompanhado de coisas boas que aprendi lá como a Farofa de bana da terra e o Purê rústico de Batata e alho. A Caponata aprendi na escola mas a chefe fez lá também. Ficou tudo maravilhoso e por isso estou repassando as receitas para vocês. Bom amigas, vou ficando por aqui e espero que gostem de tudo, pois é com muito carinho que passo a vocês. Grande Beijo!!
A CAPONATA
Ingredientes: 1/2 pimentão vermelho, 1/2 verde e 1/2 amarelo, 1 berinjela em brunoise, 2 cebolas em brunoise, 100 ml de azeite, 50gr de uvas passas brancas, 50gr de castanha de caju torradas, 100ml de vinagre de vinho branco, 1 colher de chá de açucar, 1 colher de chá de sal.
Faz Assim: Corte os vegetais em brunoise, aqueça o azeite be nele salteie os vegetais, começando pelo pimentão, adicionando depois a cebola e depois a berinjela, adicione depois o restante dos ingredientes com excessão da castanha. Cozinhe lentamente a caponata, até que os legumes estejam cozidos, mas ainda levemente al dente. Acerte os temperos, resfrie e junte as castanhas de caju.
A FAROFA DE BANANA DA TERRA
Ingredientes: 4 bananas da terra cortadas ao meio no sentido do comprimento e depois em pedacinhos, 100gr de uvas passas pretas, 150ml de azeite de oliva extra virgem, 2 colheres de sopa de mel, 1 echalote em brunoise, farinha de mandioca torrada o quanto baste, sal, 1/2 xícara de salsinha picada.
Faz Assim: Aqueça o azeite e junte a banana. Frite por uns dois a tres minutos mnexendo as vezes e acrescente a uva passa e o mel. Cozinhe por mais uns 4 minutos até a banana ficar amarelinha. Junte a farinha até obter o ponto que deseja, pode ser mais farinhosa, ou bem pouca farinha, dependendo do seu gosto. e ficar muito seca, acrescente mais azeite. Tempere com sal e quando estiver no ponto desejado misture a salsinha. Está pronta!!

O PURÊ RÚSTICO DE BATATAS E ALHO
Ingredientes: 5 batatas holandesas, 5 dentes de alho, 2 colheres de sopa de manteiga (para o alho), 3 colheres de sopa de manteiga (para o purê), Creme de leite fresco o quanto baste, sal e pimenta do reino moída na hora, um punhadinho de alho frito bem douradinho e crocante.
Fiz Assim: Lave bem as batatas e as cozinhe com casca. Qunado estiverem boas para amassar, escorra-as, ponha-as numa assadeira e vá amassando com o garfo junto com a casca, pode ficar uns pedaços, pois é um purê rústico. Numa panela, aqueça a manteiga para fritar o alho e junte o alho, deixe ele fritar bem sem dourar e junte o purê. Mexa para envolver bem o alho. Junte a manteiga do purê, sal e pimenta e vá adicionando o creme de leite até obter o ponto desejado. Algumas pessoas gostam mais molinho, outras mais firme. Quando estiver no ponto desejado, junte o alho crocante e sirva. É maravilhoso!!
_____________________________________________________________
O Dia Do Grand Buffet!!
Eu cheguei, cheguei para ficar....... Por que aqui, aqui é meu lugar.....

As Guerreiras.....Batman e Robbin, Tom e Jerry, A gorda e a magra...(pena que sou a gorda!!!)

O Planejamento da aula....
Nosso Grand Buffet.....

E mais....

E mais.....

E mais....

E todo mundo doido pra atacar!!!

Duas alunas queridíssimas, Raquelita e Marta

Aqui, é depois da bonansa que vem a tempestade!!!
______________________________________________________________

Montana Grill - Campinas - Premium Hotel

Uma parte bem interessante do hotel....

Este é um camarão que minha chefe inventou. Ela pega um camarãozão, tira a cabeça e a casca, mas deixa o rabinho. Tempera ele bem, com sal, pimenta, um pouquinho de alho e salsinha. Ai, ela abre um quadrado de uma massa pronta chamada filó. Pega o camarão, ponha uma tira de catupiry por cima dele e envolve na massa filó formando um pacotinho, deixando apenas o rabinho de fora. Ai, ela frita em óleo quente e fica isso. Ai, acho que ela percebeu tanto a minha "admiração" pelo camarão que depois da apresentação do prato me deu um...ai chefa, amei!!!!
Olha só.....estava tão ruim.....nossa......

Minha chefa, Carole Crema, pessoa maravilhosa, boa, super animada, sempre de bom-humor, me deu uma oportunidade maravilhosa de estar ao lado dela!! Me ensinou tudo, com toda paciência do mundo. Valeu chefa, você entrou para minha seleta lista de ídolos!! (esse foi nosso café da manhã)

Esse é um bolo maltado (infelizmente não tenho a receita, não me matem!!) que a chefe serviu no final das degustações.

Essa foi nossa cozinha de trabalho.

11 comentários:

Bárbara disse...

Que legal Carol!!!
Parabéns menina!!!
Vc vai longe...
Parabéns mesmo!!!
Bjks e boa semana!!!

Agdah disse...

Carolzinha, traduza aí esse "em brunoise".

É tão legal trabalhar com pessoas assim pacientes, não é? ficou tudo muito lindo e elegante. Parabéns.

edinha disse...

O buffet está todo uma maravilha.Gostei daquele camarãozinho :)
Aquela farofa de banana deve ser uma delícia!
Beijinho

Nana disse...

Amiga,
fico tão feliz por ti!
Quando vc se tornar chefa especial me chama para ensinar hahaha
bjs querida

Nani disse...

Ficou tudo uma delícia, tens futuro, continua assim, adorei a receita da farofas com banana, bjs

Mãe de dois disse...

amei vou experimentar as receitas e depois volto aqui pra contar
Bj

Luciana disse...

Carolzinha, vc merece muito! Parabéns pela experiência incrível com a Carole :) Vamos no AK sexta-feira? Estou agitando com as meninas também! Eeee! :) Na quinta combinamos tudo, bjss

MegMarques disse...

As fotos estão sensacionais!!!
Parabéns pelo bom trabalho!

Agora, me conta, vcs não tiveram nem um tempinho pra desfrutar da piscina e de alguma mordomia?

mil beijos

Mari disse...

Eu já disse e repito, Vc é um brilho, Carol OLIVER!

Nana disse...

Olha eu cobrando hahaha e a polenta amiga?!
bjs

Buffets em Campinas disse...

Muitooo bom!!