29/08/2008

POLENTA ALLA DONNA ANNA



Demorou mas chegou. Estava ha muito tempo querendo postar a receita esplêndida da polenta da minha vó para o desafio do blog Quatro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana (link ao lado). Esta polenta está a muitos anos em minha família e é apreciada por todos. Já aprendi a fazer mas é impressionante como nunca sai igual à quando a minha avó faz. Só pode ser as mãozinhas mágicas de vovó. Minha avó veio cedo da Itália e desde criança morou no interiro de São Paulo, numa cidade chamada Descalvado. Sempre trabalhou muito e cuidou de todos os irmãos mais novos. (só 9) e numa fazenda, só poderia comer coisas boas e saudáveis, quer dizer, nem tão saudáveis pois ela conta que a gordura mais usada para fazer quase todo tipo de comida era a banha de porco. Mas é só olhar para ela e ver o quão saudável foi sua vida pois ela está com 86 anos e é mais ativa e tem mais pique que todos juntos aqui de casa. E ai de quem se aproxima de seu fogão, imaginem, eu, recém chef de cozinha, querendo fazer meus testes, minhas comidas, e ela palpitando em tudo, achando que quase tudo que estou fazendo está errado, não vai dar certo...é hilário. Tanto que quando disse que iria fazer a polenta ela já logo ralhou: - Mas eu que vou fazer né, vc só vai ollhar....Eu disse, não senhora, eu vou fazer....Mas mesmo assim, a polenta ficou com metade minha mão e metade dela. É uma polenta de conscistência mais pra mole, que vai um bechamel bem temperadinho e um molho Bolonhesa, gratinando-se no final com o parmesão ralado. Eu já fiz minhas adaptações, faço o Ragu de fraldinha em vez do bolonhesa e gratino com Gruyere. Mas, como é a vez da polenta de família, seria um crime mudar a receita da vovó. Então hoje, é ela quem posto aqui, para esse delicioso desafio. Com vocês a Polenta Alla Donna Anna.


POLENTA ALLA DONNA ANNA

Ingredientes Polenta: A proporção é sempre a mesma. Para 1 litro de água usa-se 1 xícara e 1/2 de Fubá e 1 colher de sopa de manteiga. Essa polenta tem que ficar bem molinha, para comer misturada aos molhos. Minha avó usa uma receita para 2 litros de água que serve 5 pessoas bem servidas. Mistura-se tudo numa grande panela. A água, o fubá, a manteiga e o sal. E ai é só cozinhar, o segredo de uma boa polenta e deixar ela atingir o ponto e o tempo de cozimento certo. Demora um pouco, pois ela bem cozida é que fica bom.

Ingredinetes Bolonhesa: 1/2 Kilo de carne moída de primeira, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinho, Oléo para fritar, sal e pimenta do reino, Um punhado de salsinha bem picada, 1 litro de molho de tomate batido sem temperar.

Faz Assim: Frite a cebola no óleo, quando a água der umja boa secada, junte o alho e frite mais um pouco. Junte a carne e refoguea até estar cozida. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Junte o molho de tomate e agrege um ao outro. Experimente o tempero e acerte se necessário. Reserve

Ingredientes Molho branco: 100 gr de manteiga, 100gr de farinha de trigo, 750ml de leite, 1/2 cebola picadinha, Nóz moscada ralada, sal e pimenta do reino.

Faz Assim: Faça um roux. Derreta a manteiga e frite a cebola. Junte a farinha de trigo de uma vez e deixe dar uma douradinha. Vá juntando o leite aos pouquinhos e mexendo vigorosamente para não empelotar. Deixe engrossar e tempere com sal, pimenta e a nóz moscada. Reserve. obs. Se após colocar o leite o molho não engrossar o suficiente, acrescente uma colherzinha de café de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. O molho não pode ficar muito grosso.

Montagem: Num grande refratário, ponha um pouquinho do molho vermelho no fundo, em seguida metade da polenta, o molho vermelho todo (deixe um fundinho de molho para a a finalização), a outra metade da polenta e o molho branco todo. Decore por cima do molho branco com o fundinho de molho vermelho e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve gratinar e sirva com uma bela salada de folhar verdes e um bom vinho. É de comer de joelhos!!



Mangia che te fa bene!!

6 comentários:

Emília disse...

Oi Carol!!! Tô babando! Que polenta! Sua vó é uma gracinha! Beijinhos

Unknown disse...

hahahaha
Carol, não adianta contrariar a vó mulher!!!
Vô é vô!!
kkkk
Que linda ela e essa polenta tá maravilhosa.
Obrigada por participar do desafio.
bjs

Ju disse...

Que maravilha de polenta...minha vó italiana tb fazia muita polenta...mto bom!!!

Mari disse...

Polentinha mais que anotada! Já coloquei na lista da "receitas que tenho que fazer sem falta".

Home Made Chef De Cordeiro disse...

oi, carol! tudo bem. sou a debora do mirepoix. amanha estarei postando a tua receita da polenta com foto e créditos para teu blog. dê uma passadinha por lá e deixeseu comentário assim que possivel... beijos!!

Anônimo disse...

gostaria de saber onde e como consigo um bico aos finais de semana em um buffet