20/10/2008

CEAGESP e PRODUTIVIDADE DO ÓCIO

Oie!! Post especial para minha primeira ida ao CEAGESP. Eu e a Kátia, nunca tínhamos ido e combinamos de fazer a aventura sábado. E la fomos nós, as 7 de la matina pro ceasa. Fomos fácil, nem tivemos uma aventura de se perder. Chegamos lá 10 pras 8 e já estava meio cheio. É imenso, parece umas 20 feiras livres juntas. Ai, andamos corredor por corredor, vendo tudo, enchendo os feirantes de perguntas. Ai, garimpamos umas coisitas que achavamos diferentes, coisas que queríamos provar. Ai, dona Kátia queria comer pastel e fez a gente parar na primeira barraca que apareceu. O pastel era 1,50. Eu avisei, Kátia, 1,50, tá muito barato, la onde como é 2,50, esse ai não deve ser muito bom. E ela, não, nada a ver, é que aqui é assim barato mesmo. Eu falei, ok. E pedimos os pastéis. Nem preciso dizer né, horrível, um horror de pastel, massa ruim, gosto ruim, nada a ver com aquele belo pastel de feira. Ai, tivemos que comer né. Ainda pedimos um caldinho de cana pra ajudar a descer. Tinha que ser a Kátia de novo!!! hahaha!!
Bom, continuamos a andança e ficamos três horas lá. Na parte das flores comprei umas mini rosas lindinhas e mudinhas de Cebollete, Tomilho e orégano fresco. Ai da feira comprei uma mini moranga, mini alcachofras, beringela japonesa, feijão jalo, feijão rajado, avocado (abacate mexicano), quirela, banana da terra, queijo coalho, e uma abobrinha japonesa super diferente que não lembro o nome. Ai já fiz um flan de avocado, conserva de beringela e conserva de alcachofra. Adorei ir lá. Conheci muita coisa nova e muita coisa que só sabia de nome. Vou passar as receitinhas que fiz e espero que gostem. Ah, sábado fui num aniuversário e levei um escorregão lá e meu joelho saiu do lugar. Virou 180°C e voltou. O povo que tava perto ficou impressionado com o estalo que deu. Tenho a rótula solta e tenho esse problema desde os 10 anos. Mas fazia já um tempo que isso não acontecia. Resultado: To de molho, o joelho parecendo um melão e nem consigo andar. Como não tinha nada de bom pra fazer hoje de manhã, fiquei inventando na cozinha. Vejam abaixo o resultado. Grande beijo!!


ps* Obrigada Nana, pelo link do CEAGESP!!!!



FLAN DE AVOCADO

Ingredientes: 2 xícaras de avocado maduro e picado, 2 xícaras de leite, 1 xícara e meia de açúcar, 1 pacotinho e gelatina incolor hidratada como manda a embalagem. Óleo para untar a forma.

Faz assim: Bate tudo no líquidificador e coloca em forma de furo no meio untada com óleo. Leve ao freezer por 1 hora ou a geladeira por 3 horas. Serve com calda de chocolate ou caramelo. É uma delícia.

Os Avocados. Não, não é uma miragem, tem uma laranja ali. Coloquei para vocês terem uma noção do tamanho do abacatinho!!

Que bonitinho!!



CONSERVA DE BERINGELA

Ingredientes: Beringelas japonesas, Azeite extra virgem, sal, vinagre, páprika doce, orégano, azeitonas verdes, alho cru e alho fritinho, raminhos de tomilho e uma fatia fina de pimenta dedo de moça.

Faz assim: Descasque as beringelas, e corte-as em tirinhas bem finas. Lave-as bem e espremas até que fiquem bem sequinhas. Espalhe numa assadeira untada com azeite e tempere com a párpika, o sal, e regue com azeite. Mexa bem na assadeira mesmo para misturar tudo e espalhe novamente. Leve assar em forno médio e mexa de vez em quando até que estejam bem cozidas e macias. Tire do forno e misture o alho bem fritinho, as azeitonas picadas e prove o sal. Esterilize um vidro onde guardara a beringela. Coloque um pouquinho de vinagre no fundo do vidro e disponha os raminhos de tomilho nas laterais. Va colocando camadas de beringela, polvilhe orégano, alho cru em lâminas, vinagre e azeite. Va alternando essas camadas e por fim encha o espaço restante do vidro com vinagre e azeite. Por último, encaixe a fatia de pimenta numa das laterais do vidro, apenas para dar sabor. Leve a geladeira e está pronta!!

CONSERVA DE MINI ALCACHOFRAS

Ingredientes: Mini alcachofras, alho em lâminas, azeite extra virgem, cebola fatiada bem fininha (usei aquela própria pra salada, ela é bem branquinha por fora e por dentro), sal, cardamomo, vinagre de vinho branco, folhas de sálvia.

Faz Assim: Limpe as alcachofras. Corte o fundinho dela. Tire as folhas de fora mais duras, deixe só quase o miolinho. Corte a pontinha da alcachofra e lave-as bem. Reserve. Corte o alho em lâminas e frite-os em azeite quente junto com as folhas de sálvia. Junte as alcachofras, tempere com sal e salteie por uns 4 minutos. Em um copo de água dissolva um pouquinho de pó de cardamomo. Junte aos pouquinhos essa água na alcachofra e deixe ir cozinhando com tampa fechada até ela ficar bem macia. Por ultimo, acrescente as cebolas em rodelas finas e deixe apenas que murchem. Retire do fogo e reserve. Esterilize o vidro da conserva e coloque um pouco de vinagre no fundo. Coloque as alcachofras e termine completando o vidro com o vinagre e o azeite. Tampe bem e leve a geladeira.

8 comentários:

Mari disse...

Oi Carol!
Estou para ir ao CEAGESP também... eu e o marido combinamos de só comprar frutas e verduras por lá... acho q vai valer super a pena... adoro esses lugares, hehehe
Beijão linda!

Emília disse...

Oi Carol! Que passeio gostoso, apesar do pastel ruim!rss
Aqui só tem avocado, não tem aquele nosso abacate enorme! Esses dias estava comendo avocado direto, com leite e açúcar, que já é uma delicia, imagina então esse seu flã!!
Menina, cuida o joelho!! Fique bem!
Beijinhos

Unknown disse...

eeeeeeeeeee
Boa Aluna!!!
Acho que vou dar a passadinha ai para comer coisas gostosas kkk
bjs

Mari disse...

Carol Oliver, que fantástico este flan, heim.

Os Olhos de Alice disse...

Carol...mesmo com o joelho assim fez tudo isso??
Que maravilha!
Já fui na Ceasa aqui de Porto Alegre e adorei!! mas não tive coragem de encarar o pastel...
beijos e melhoras

inspirações da Jô disse...

Que flan espetacular!!!!Tão cremoso!!!!E essa conserva de beringela é tuuuuuuudo que eu mereço, pois eu amo beringela e essas conservas de alcachofra, realmente...já estou sem fôlego!!!!
ARRASOU menina!!!!!!!
Bjs.

Cláudia Marques disse...

Carol, esse flan está com um aspecto maravilhoso. Ainda bem que vc colocou a foto, pq eu não conhecia como "avocado", mas assim já sei o que é, aqui tb se chama abacate. Isso é que foi trabalhar, mesmo com o joelho feito num melão!
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Oi Carol, encontrei seu blog em um comentário que vc fez, e que delícia, qta coisa boa aqui. Se vc com o joelho assim, faz essas maravilhas, imagine qdo eles estiverm bem? rs
Essas receitas de macaron me deixaram com água na boca, mas tenho um medo incrível de prepara-los! Quem sabe um dia, rs
Beijos.