25/11/2008

Chácara - Parte I

Good Morning girls!!!! Que saudades meninas (e meninos, claro). Cheguei domingo à noite e nem tive tempo de olhar meus recados. Era uma pilha de roupa pra lavar e as coisas para voltar aos eixos aqui em Sampa. Mas olha, renovei. Gente, que lugar incrível e maravilhoso onde fui. Já conhecia lá, já tinha ido algumas vezes, mas eles foram fazendo melhorias e fica cada vez mais lindo!! Muito verde muita paz, horta, bichos, rio, um lugar pra você ir e esquecer-se da vida urbana por uns dias. Só sei dizer que voltei RELAX. E vocês sabem que nunca tirei tanta foto numa viagem como tirei nessa?? Tudo que virava alvo dos flashes de minha máquina. Tem foto pra mostrar pra vocês viu. Mas não pensem que fiquei de papo pro ar o tempo todo. Cozinhei e cozinhei muito. Tinha que aproveitar a oportunidade de ter um fogão a lenha em mãos e saiu muita coisa boa de lá. Como tenho muito coisa pra mostrar pra vocês vou dividir meus posts em partes e em cada uma delas coloco uma receitinha feita no sítio.

Para o primeiro post vou apresentar um pouco da famosa Chácara do Alemão. Vai ficar um pouco longo, mas vale a pena!
Viagem e 1° Dia
Numa viagem que normalmente demoraria umas 2 horas e meia levamos 4 horas e meia para chegar a Bufete, interior de São Paulo. Pai errou o caminho, estava um transito do cão na marginal e tivemos que fazer 3 paradas pela estrada: Fome, trocar fralda e fome de novo. Enfim, chácara!!! Este sítio que fui é do patrão da vó da Bia. Eles são muito amigos e mais ela vai passear lá do que ele e a família. E sempre chama a gente, mas é que quase nunca da pra ir. Mas esse feriadão foi impossível recusar porque lá é um lugar incrível e eu estava realmente precisando descansar. Chegamos, botamos uma ordem na casa, guardamos tudo e fomos colher um pé de alface para comermos, que é sempre a 1° coisa de fazemos quando vamos pra lá: colher um pé de alface fresquinho e comer. Meia noite e nós na cozinha devorando a verdura. Nada mais gostoso do que comer uma coisa fresca assim que sabemos de onde vem e sem nenhum tipo de química!!! Arrumamos as caminhas e fomos dormir!!! Fim do 1° dia de aventura!!

1° Dia de chácara: Acordamos cedo e a primeira coisa que fui verificar foi à horta. Gente, que coisa linda!!! A chácara tem um terreno de 12.400 metros quadrados, é muito grande e a horta ocupa uma boa parte dela. Há diversas verduras e está tudo em pleno vapor: alface crespa, alface lisa, tomate cereja, repolho, couve-flor, couve manteiga, salsinha crespa, Pepino, cenoura, cebolinha, almeirão, beterraba, chuchu, catalonha, moranga, abobrinha, pimenta de cheiro, mandioca, batata-doce e milho. Há também diversos jardins espalhados pelo sítio com outras espécies de folhas e frutas: Salsinha, capim santo, pinho-sol, orvalho, boldo, hortelã, novalgina, anador, cravo, amoreira, mamoeiro, pessegueiro, jabuticabeira, pé de poncam, pé de tangerina, pé de mexerica carioca, pé de mexerica champgne, pé de laranja lima, pé de laranja pêra, abacateiro, fruta do conde, romã, carambola, uva japonesa, acerola, amarula, caju, figo, manga espada, manga rosa, manga Bourbon, manga Adam, goiabeira, ameixa, limão galego, limão rosa, limão tahiti, pêra e caqui. Ufa!!! É muita coisa e nem da tempo de provar tudo, é muita coisa boa e linda, dá vontade de ir morar lá!!! Bom, tomamos um bom café da manhã e enquanto as crianças já foram pra piscina fui colher guloseimas da horta. Adoro!!! Lavei alface, colhi cenoura, beterraba e couve-flor. Lá também tem um lindo e grande galinheiro onde tem galinha, peru, pavão, faisão, pato, ganso, coelho, jaboti, galo e perdiz. E lá colhi os primeiros ovos da manhã. Não cozinhei muito hoje, fiz uma farofinha de banana da terra e um arroz com açafrão ao perfume de capim santo. Fizemos um churras básico e rolou até um queijo de coalho tostadinho na medida. Aproveitei a piscina e a tarde descansei na rede!! Ficamos observando o por do sol e o nascer das estrelas na piscina ralando coco que seria da minha cocada que faria no dia seguinte. La em Bufete tem o céu estrelado mais lindo que já vi na minha vida. Dá vontade de deitar e ficar olhando pra cima a noite inteira!! O primeiro dia foi incrível, mas tem muito mais pela frente!!

Entrada da chácara

Caminho da entrada que desce até a casaÉ tão grande que precisa de um guia para se orientarA piscinaEntradinha pra casaA casa

Vista do fundo da casa, ao sair da cozinha Um dos açudes, tem três.



RECEITAS

Ice Coco

Ingredientes: Lascas de coco fresco, água de quatro cocos (ou 5 caixinhas), 1 lata de leite condensado e meia lata de cachaça de boa qualidade.

Fiz Assim: Coloque toda água de coco numa tigela com as lascas de coco e leve congelar até o dia seguinte. Na hora de fazer a batida coloque tudo no liquidificador: A cachaça, o leite condensado, e a água de coco congelada com as lascas que você apenas precisa quebrar para colocar no liquidificador. Bata bem e sirva na hora. A grande delícia desta bebida ultra gelada é que ficam os pedacinhos de água de coco congelada juntamente com pedacinhos de coco. Fica divina. Você pode fazer com vodka também!!


Lombo Mineiro

Ingredientes: 1 peça de lombo fresco (ou congelado). Para o vinha d’alhos: Vinho branco, vinagre branco, sal, pimenta do reino moída na hora, suco de limão, uma pasta de alho com cebola (apenas bata os dois juntos no liquidificador com um pouquinho de vinho branco) e pimenta dedo de moça bem picadinha.

Faz assim: Tempere o lombo com todos esses ingredientes e deixe que marine por 24 horas. No dia seguinte tire o lombo do vinha d’alhos e limpe-o bem. Bata o vinha d’alhos no liquidificador e coe. Reserve. Aqueça um pouco de óleo numa panela larga e sele o lombo de todos os lados. Deixe que fique bem moreninho. Após selá-lo, vá acrescentando o vinha d’alhos aos poucos e deixe sempre a panela tampada. Vá acrescentando a medida que o líquido vai secando na panela. Acrescente sempre pelas laterais e tampe imediatamente a panela. Vire a peça de lombo de vez em quando. Importante, não deixe o fogo muito alto, use a chama média. Se acabar o vinha d’alhos vá acrescentando água. E assim vai a te o lombo ficar bem macio (umas 2 horas + ou -). Quando o lombo estiver pronto, tire-o da panela, fatie finamente e reserve. Deglaceie o molho de ficou na panela, jogando um pouco de água e raspando tudo que ficou grudado no fundo da panela. Dissolva uma colher de sopa de farinha de trigo em um pouco de água e coloque nesse molho para dar uma engrossadinha. Deixe que apure um pouco. Nesse momento também, você pode acrescentar umas batatinhas para cozinhar nesse molho, fica muito bom. Quando pronto, jogue o molho por cima do lombo fatiado. Fica saborosíssimo.

Bom amadas, paramos por aqui por hoje senão vocês surtam. Espero que tenham gostado. Aguardem a continuação desta incrível aventura off road. Grande beijo!!

14 comentários:

Marcia Gullo Tiberio disse...

Ola querida, como é bom fazer umas viagens desse tipo as vezes, né?? Eu tenho um sitio lá na cidade de Itupeva/SP, quer dizer, não é bem um sitio, é um terreno de 1ooom2 em um condominio fechado pra onde a gente vai no feriados prolongados ou finais de semana. Com as ferias das crias chegando, estarei indo pra la e só volto no domingo antes das aulas começarem dinovo em Janeiro. O ruim é que não tenho acesso a internet lá, dai ficar sem o meu querido blog por quase 2 meses e a parte mais dificil.

Bejus e inté.

Unknown disse...

Linda, que bom que descansou!
Nesse paraiso todo, sortuda viu!
Bjs e estava com saudades.

Cristina Momentos Preciosos disse...

Esse local parece respirar tranquilidade,hum parece tão bom...
Espero que o regresso a vida citadina venha cheio de energia.
Bjs

ameixa seca disse...

Que sítio lindo :)

Ana Powell disse...

Que maravilha de viajem.
Não é por mal, mas fiquei com uma inveja incrivel.
Um sítio lindissimo e umas receitas super bacanas.
Beijocas

Já estão abertas as votações para o desafio Finger Food, organizado pela Mirepoix.
Se desejas votar visite o meu blog no link.
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2008/11/votao-aberta-finger-foods.html
O prazo é até dia 27 de Novembro.

Valeria disse...

OI Carol Cerejinha ,Sempre passo por aqui no seu cantinho mas nunca comentei!!
Parabéns pela casa aconchegante cheinha de novidades ,simpatia e coisa boa !!
Estou te linkando !!
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Que ótimo que você renovou!
Mas vou te falar heim,cansada vc faz essas maravilhas, imagine descansada, ai Jesus!!!
Adorei esse ice de coco, e vou preparar na véspera de Ano Novo, que coincidentemente é meu niver! hehehe.
Beijos.

Anônimo disse...

Oi amiga...
Que legal vc ter ido pra lá... É bem perto da nossa cidade natal... Guareí... E na verdade não é bufete... é BOFETE, hehehehe... kkkkkkkkkkkkkkNão aguentei sem rir... Sorry...
De fato interior é tudo de bom... Eu não troco o lugar que moro por nada... Cidade grande é bom, pelas opções, mas nós temos carros, hehehe... Aqui se dorme ao som de cigarra... Bom demais!!!
COnta mais pra gente e coloca mais fotos...
Bjks

Martuxa disse...

Que sítio lindo, parece ser bem sossegado, ideal para relaxar :)

bjs

Gina disse...

Carol, me deliciei com seu post. Alface antes de dormir, certa você pois dizem que é calmante... Tivemos um sítio no interior do Rio de Janeiro, com horta, 22 tipos de frutas e lago também. Que saudade agora, lendo sua descrição!
Não tem como não voltar revigorada depois de um passeio assim, não? Esse ice coco ficou muito interessante.
Vou continuar viajando com você através do blog.
Bjs.

Emília disse...

Menina, vc foi parar no céu! Lugar maravilhoso!
Ó, vou ficar esperando o pudim de tapioca!
Beijinhos

Anônimo disse...

Amiga, esse seu blog nao eh plagio deste aqui nao ó: http://www.lacucinetta.com.br/

???

Os Olhos de Alice disse...

que maravilha de lugar!!!
adorei

Valeria disse...

Que invejinha dessa viagem Carol!!
ai ai...imagine estamos sob 8 graus então imagina ....quase choro de ver tanto sol ,tanto verde e tanta comida boa!!
Boa semana
Bjs