12/11/2008

E VIVA EL MEXICO!!!

Ola amadas. Estou no meu módulo Mundo La no curso. Infelizmente, a semana passada, que foram minhas duas primeiras aulas (italiana e Espanha), tive que faltar nas duas. Perdi a aula da cozinha italiana, que era a que mais queria ver, e a espanhola que deve ter sido muito boa também. A primeira que vi foi ontem, a Cozinha mexicana, com Hugo Delgado, proprietário do restaurante Obà. Foi uma aula muito boa, com muuuuuuuuita pimenta mas pratos deliciosos. Claro, que as Salsas hiper-apimentadas deixei de lado, mas o que provei estava muito bom. O cardápio foi Carnitas (preparo típico de carne de porco para fazer tacos), Guacamole, Salsa X-ni’peek’, Salsa Mexicana, Arroz a La Mexicana, Frijoles Borrachos, Quesadillas de Camarón. Confesso que nunca havia comido nenhum tipo de comida mexicana e tinha grande curiosidade de provar tacos, tortillas e quesadillas. E achei tudo muito bom!! Além das boas comidas, o Hugo levou algums utensílios típicos do México, que as cozinheiras de lá usam como nós aqui usamos uma peneira ou um rolo de macarrão. Vejam que legal...
O molcajete (o de pedra): é um tipo de pilão feito de pedra cinza vulcânica, da mesma com que se faz o metate, mais fundo. Serve para moer ingredientes suaves: tomate, chiles, cebola, avocado, especiarias e ervas, se moem com a ajuda do tejolote, que é feito do mesmo material. Os molcajetes são ideais para preparar as salsas mexicanas.
O molinillo (de madeira): é um rodo cilíndrico mais grosso de um lado do que o outro, de trinta centímetros de comprimento, leva no extremo uma bola de madeira, com as mãos se mexe de um lado para o outro girando constantemente, serve para bater o chocolate mexicano e fazê-lo espumar, também é usado para bater outros líquidos
Não me lembro o nome deste, mas é um tipo de prensa antiga onde as mulheres faziam as tortillas, colocando uma bolinha de massa no centro e prensando. Fica redondinha e fina.Panela de Barro: Básicona, que nós conhecemos, usada muito na cozinha mexicana. Nela, fizemos os Frijoles Borrachos (feijão).
O metate: pedra retangular, geralmente de 30 por 50 cm plana e curvada nos extremos, feito de pedra porosa, de cor cinza ou preto, com pequenos desníveis que facilitam a moagem. Com a ajuda de um "rodillo" irregular feito da mesma pedra chamado metlapil o mano do metate, se moem o milho cozinho ou nixtamal. Se moem também os chiles e grãos que se empregam como condimentos. É o mais antigo processador de alimentos dos mexicanos.
Los Chilles mexicanos!!

Não tive tempo de tirar nenhuma foto das comidas pois trabalhei que nem uma camela. Mas vou postar a receita que mais gostei que foi a Quesadillas de Camarón em Tortillas de Farinha. Deliciosamente deliciosas. E a combinação com o queijo....hummmm, sem comentários.

QUESADILLAS DE CAMARÓN EM TORTILLAS DE FARINHA

Rendimento: 5 quesadillas se prato principal, 10 como entrada ou 20 como petisco (cada quesadilla pode ser dividida em 4).

Ingredientes: 1k de camarão de tamanho 40/1k (limpo e sem rabinho), 2 cebolas fatiadas finamente, 2 tomates sem pele e sem semente conservando o suco, 2 abobrinhas fatiadas finamente e depois cortada ao meio (como meia lua), ½ xícara de grãos de milho (congelados), 2 dentes de alho picados, 2 jalapeños finamente fatiados(tipo um juliene fino e curto), sal e pimenta do reino moída na hora, 800gr de queijo meia cura ou de coalho ralado, 10 tortillas de farinha.

Faz Assim: Em azeite fritar a cebola, alho, jalapeño e o milho. Cozinhar até que a cebola esteja macia e suave. Acrescentar as abobrinhas, os camarões e logo mais os tomates e seu suco. Temperar com sal e pimenta. Não cozinhar por muito tempo para que o camarão não passe do ponto. Aqueça duas tortillas. Tire do fogo. Colocar uma tortilla sobre uma superfície de trabalho. Coloque um pouco do queijo ralado, um pouco do refogado de camarão e feche com a outra tortilla apertando bem as laterais para meio que “vedar”. Aqueça um comal (chapa típica mexicana) ou uma chapa de ferro ou mesmo uma frigideira e aquecer a tortilla dos dois lados, até que der uma tostada para que derreta bem o queijo. A tortilla deve ficar um pouco moreninha. Cortar em 4 partes, como pizza, e servir com guacamole e salsas.
Obá Restaurante
Rua Melo Alves, 205 - Jardins
Tel. 3086-4774

6 comentários:

ameixa seca disse...

Pena não ter a foto, com camarão deve ser uma delícia :)

Téia disse...

Carol querida, que post ótimo e explicativo, adorei. Eu já fiz curso de Comida Mexica e amo esta culinária, é exótica, mas ao mesmo tempo lembra um pouco a nossa comida. Lindas fotos!!!Bj grande...

janeca disse...

Ó..Ó..Carol querida que saudades me deu do México,com as suas belas comidinhas:)))Adorei tudo o que lá comi uma comida deliciosa!!Pena não ter a foto com camarão...

Bjinhos

Marcia Gullo Tiberio disse...

Esse seu post foi mesmo uma aula de historia!!!
Eu adoro guacamole, tentei fazer um aqui em casa mais não ficou igual ao que eu comi eu um restaurante tipico mexicano. Acho que foi o abacate que eu usei, sei la.

Bejus querida, inté.

Mari disse...

Carolzinha, amei de paixão seu post... adoro coida mexicana, e tenho certeza de que as quesadillas que vocês prepararam, devem ter ficado perfeitas!!
Beijo grande!!

Luciana B. disse...

Carol, sempre arrasando com os detalhes das suas aulas... é uma delícia porque fazemos aula JUNTAS!
Um beijo grande