18/01/2009

Abobrinhas Grelhadas e Compota de Pêssego

Ola amadas!! Consegui dar um pulo aqui hoje!! Andei cozinhando bastante esses dias. Rolou Arroz com pequi, farofa de banana e mais umas guloseimas. Todos foram viajar aqui em casa (inclusive meus filhotes) e ficou só eu e o maridoco. 10 dias de lua-de-mel sem querer!! E olha, vou falar uma coisa a vocês. Estou morta já de saudades dos meus pimpolhos mas que está uma calmaria aqui em casa, isso não se nega!! Tão bom tirar umas férias de todos mesmo ficando em casa. E o bom que estou tendo tempo de me dedicar integralmente a minha empresa. Bom, mas o lance é que hoje fiz uns petisquinhos gostosos e vim matar as saudades. Vou mostrar a vocês hoje uma Abobrinha Grelhada e Compota de Pêssegos. Grande beijo e saudades!!


Abobrinha Grelhada
Ingredientes: 3 abobrinhas italianas, 3 dentes de alho cortado em lâminas, 1/2 xícara de vinho branco demi-sec, folhas de hortelã, 1 colher de café de cardamomo, Azeite, Vinagre e sal.

Faz Assim: Corte as pontinhas das abobrinhas. Descasque-as e fatie no sentido do comprimento finamente. Coloque-as de molho por 15 min. em meia xícara de vinho branco demi-sec. Aqueça uma grelha estriada (ou uma chapa que tem as estrias para marcar o grelhado). Eu usei a Apart
grill que é aquelas grelhas elétricas grandes que vendem no shoptime e fica muito bom. Aqueça bem a grelha e disponha as fatias de abobrinha uma ao lado da outra e deixe marcar bem as estrias de um lado. Vire e grelhe do outro lado também. Escolha uma travessinha que de para colocar as fatias esticadinhas das abobrinhas. Monte assim: Coloque uma camada de abobrinha, salpique folinhas de hortelã, uma pitada de cardamomo, uma pitada de sal, um pouco do alho laminado e regue com azeite e vinagre. e assim faça as outras camadas. Termine com os comdimentos. Deixe marinar por um dia.

Compota de Pêssegos
Ingredientes: 5 pessegos não muito maduros (escolha os de pele mais rosada), 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de água, 1 cálice de amaretto.

Faz Assim: Lave os pêssegos e corte-os ao meio. Deixe a pele mas tire o caroço. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e deixe virar caramelo claro. Junte as xícaras de água e espere o açúcar derreter todo. Junte o cálice de amaretto e coloque os pessegos virados com a polpa pra baixo. Deixe cozinhar até que estejam macios, ai depende que como estará o pessego que você utilizou. Se estiver muito maduro, uns 7 minutos dá. Agora se estiverem ainda firmes, deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até ficar macios. A pele bem rosada tingira a polpa dos pessegos oque deixará uma apresentação linda. Quando estiverem macios, retire-os e vá acomodando-os numa compoteira ou num vidro esterelizado. A calda ainda estará rala. Deixe a calda reduzir até que fique numa conscistência de caramelo mole. Jogue por cima dos pêssegos e leve a geladeira. Quando for servir, rasgue folhas de hortelã frescas por cima, dá um toque especial.

7 comentários:

Silvia Arruda disse...

Adorei as abobrinhas grelhadas!! Receita anotada!!! O pêssego deve ter ficado muito gostoso!

ameixa seca disse...

Essas abobrinhas devem ser interessantes, com o cardamomo deve ficar super bom :)

Unknown disse...

Amiga, deixei um selinho para vc no meu blog.


Bjus

Lua Limaverde disse...

Adoro abobrinha grelhada, ontem mesmo fiz pro almoço, fica muito bom. Essa sua então, deve ficar um acontecimento! :D

Emília disse...

Faz tempo que não como abobrinha, e adorei a compota!
Um tempinho pra gente sempre é bom, aproveita mesmo para organizar sua empresa!!
Beijinhos

Mari disse...

Esta compota deve ter ficado um sonho.

Luciana disse...

Menina, o que são essas abobrinhas......amo abobrinhas e vou fazer logo....
coloquei uma receita de abobrinha recheada que é maravilhos, você vai gostar....
beijos
Lu