27/01/2009

Arroz Com Pequi

Hoje vou postar uma receita que acho nem ser bem uma receita, mas como gostei muito, não custa nada. A primeira vez que comi arroz com pequi foi na aula da Mara Salles e nem lembrava se havia gostado ou não. A empregada do meu tio viajou pra Bahia e trouxe um pote de pequi made in nordeste e deu um pouco pra minha avó. É a segunda vez que faço o tal arroz e como virei fã, cá este. Ocheeee, é um chamego que só!!

Arroz com Pequi


Ingredientes: 3 xícaras de arroz, 2 dentes de alho, 1 caldo de legumes, 5 pequis, sal e uma chaleira de água fervente, óleo.

Faz Assim: Lave bem o arroz até a água sair limpinha. Deixe escorrendo até o arroz ficar bem sequinho. Pique o alho bem picadinho e o pequi tasmbém, deixando o caroço e tomando cuidado para não tirar lascas do espinho. Coloque água para ferver em uma chaleira junto com um caldo em cubo de legumes. Leve uma panela ao fogo com óleo o quanto ache apropriado. Frite o alho junto com o pequi bem fritinho. Junte o arroz sequinho e refogue-o bem. O segredo para um bom arroz e sela-lo bem ao refoga-lo. Tempere com o sal. Junte a água fervente até uns 3 dedos acima do arroz, abaixe o fogo e tampe a panela. Vá verificando sempre, se a água secar por cima e o arroz ainda estiver durinho, acrescente mais um pouquinho de água e tampe novamente a panela. Quando estiver sem água por cima do arroz, tire a tampa e deixe evaporando a água que ainda fica pelo meio do arroz até ficar bem sequinho e soltinho. Quando estiver pronto, desligue o fogo, afofe o arroz com um garfo, tampe a panela e deixe descansando por 5 minutos. Sirva com salsinha bem picadinha por cima. Delícia.


Uma curiosidade: Sempre tive problemas com o arroz, não conseguia ter uma noção exata da quantidade de água para que o arroz cozinhasse e não ficasse empapado. E aos poucos fui pegando a manha e hoje consigo fazer o branquinho do jeito que quero: soltinho, papa, meio durinho. E o segredo é que não tem segredo. Cada um tem que entender as manhas do seu fogão, das suas panelas e até da marca do arroz.

6 comentários:

Gina disse...

É verdade, Letrícia, o arroz branco é manhoso mesmo... mas sabe que acho bem mais saboroso do que o parboilizado?
Nunca comi arroz com pequi, mas tenho bastante curiosidade de experimentar.
Bjs.

ameixa seca disse...

Desconheço completamente pequi mas o arroz tem bom aspecto :)

Mari disse...

Carolzinha, (lá vem a ignorante kkk), estou morrendo de vergonha de assumir isso, mas nem faço idéia do que seja pequi... então não sei se é doce, salgado, e como se usa.. mas que teu arroz tá com uma carinha maravilhosa, ah isso tá!!! Mesmo sem saber o gosto do pequi, eu comeria essa coisa linda de olhos fechados.
O arroz branco é manhosinho mesmo... eu também demorei para conseguir que ele não ficasse empapado... =D
Super beijo,

Mari

Anônimo disse...

O desafio foi feito, tá lá no blog, pode conferir... brigadinha por lembrar de mim...bjks

Nereime disse...

Eu provei pequi uma vez em Goiás, mas com frango, é bem saboroso!!!
b js

Anônimo disse...

Tal como a Ameixinha, aqui em Portugal ninguém sabe o que é nem a que sabe o Pequi...mais um dos muitos frutos maravilhosos com que Deus presenteou o Brasil! Agora que esse arroz ficou uma maravilha, todos concordam.
Como vai a Cuccinetta? Bjs. Bombom