25/01/2009

Berinjelas, Berinjelas...

Ola amadas, mais um final de semana se vai e muitos quitutes pesando a mais na pançola!! Cozinhei bastante esses dias e vou tentar (veja bem, vou tentar) posta-las durante a semana. Minha mãe há uns dias atrás se deparou com uma foto de uma receita de berinjela grelhada e ficou doida pra comer, disse que quando voltasse de viagem iria fazer. Mamis foi pro sitío que fomos em Dezembro, lembram, aquele das fotos incríveis que postei aqui, pois bem. E quinta quando voltou trouxe um saco de berinjelas lindas, pretas e brilhantes. Como andava em falta em agradar a mamis, resolvi fazer a tal berinjela hoje e olha, fica delicioso!!!
Berinjela Grelhada ao Molho de Iogurte e Cominho


Ingredientes: ¼ de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, 1 colher de sopa de shoyo, 1 colher de chá de curry em pó, ½ colher de chá de pimenta dedo-de-moça bem picadinha, 4 berinjelas japonesas de mais ou menos 150g cada uma cortadas ao meio no sentido do comprimento, 1 xícara e ½ de iogurte natural, ½ xícara de manjericão picado, ½ colher de chá de cominho em grãos, 1 dente de alho amassado, ½ colher de chá de raspas do limão siciliano, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Faz Assim: Numa tigela misture a marinada: O azeite, o suco de limão (não se esqueça de tirar as raspas da casca antes de espremer o suco), o shoyo, o curry e a pimenta dedo de moça. Misture bem. Coloque numa travessa larga as berinjelas cortadas ao meio com a casca pra baixo e despeje a marinada por cima, passe bem o molho com as mãos sobre as fatias e deixe descansando por 15 minutos. Aqueça uma grelha estriada para grelhar e distribua as fatias sobre ela. Deixe marcar bem de um lado. Vire e marque bem a beribjela do outro lado. Controle sempre a temperatura do fogo para que as fatias não marquem rápido e as fatias fiquem duras. Dica: enquanto grelha coloque uma tampa sobre a chapa para amolecer mais rápido a berinjela. Eu fiz no grill família, aquela grelha elétrica e ficou ótimo. Após todas grelhadas faça o molho de iogurte. Numa tigelinha misture o iogurte, o manjericão picado, o cominho, a pimenta do reino, sal e o alho. Misture bem. Para servir coloque uma fatia de berinjela no prato e coloque um pouco do molho de iogurte por cima. Guarneça com uns tomatinhos cereja, fica muito bom.

Dica para berinjelas: Escolha sempre as de casca brilhante, firmes e pesadas. As que perderam brilho e rigidez, também perderam parte de seu valor nutricional e textura originais.

9 comentários:

Luciana disse...

Beringelas, estou com algumas na geladeira e não sabia o que fazer.....adorei a ideia!!!!
estão lindas..e devem estar uma delicia!!!
Fim de semana é sempre de come-come, engorda-engorda...vixiiiii ...
beijos
Lu

Os Olhos de Alice disse...

Eu amo muito berinjelas e estas estão uma loucura!!!
bjs

Silvia Arruda disse...

Hum, ótima idéia. Adoro berinjela e gostei mto dessa versão grelhada, com o molho de iogurte.

ameixa seca disse...

Cortas as beringelas ao meio ou cortas às fatias no sentido longitudinal? Adoro beringela :)

Marcia Gullo Tiberio disse...

Ola querida Carol, acabei de chegar de viagem e já dei de cara com essa coisa linda de berinjela...adorei e sabe da melhor...acabei de fazer minha horta la no sitio e adivinha...entre tantas coisas plantamos berinjelas.Estou louca pra colher e fazer delicias iguais as suas.
Bejus e ate breve.

K disse...

ONDE MESMO EU VOU PRA VIRAR SEGUIDORA?
BLOG 10
BJKA

KAROL

Nereime disse...

Sou fã incondicional de berinjela...assim grelhadinha bem melhor!!!
bjs

Nela disse...

Carol adoro berinjelas faço muito, faz muito bem á saúde ao colesterol,e as suas ficaram lindas, e há que fazer vontadinhas á mãe! linda menina, beijinhos.

Lourdes Sabioni disse...

Ai amiga, adoroooooo berinjela!!! Esta parece ser muito boa! Vou testar hoje mesmo. Bjs