20/01/2009

Claude Troisgros - Meu primeiro Padrinho e sua Salada

Como todo mundo sabe, to num empenho só pra botar a La Cucinetta no fogão!!! E uma das coisas que estou dando fundamental importancia é pra minha biblioteca particular. Depois de cozinha, ler é meu passatempo predileto, leio tudo que aparece pela frente, e agora, leituras gastronomicas se tornaram uma meta para mim. Escrevi a alguns chefs que conheci e outros que ainda não atrás de livros de autoria deles pois pra eu comprar tudo nem ia rolar. E a primeira pessoas que me atendeu e muito prontamente, foi Claude Troisgros, esse francês "carrioca" como ele diz, que acho um doce de pessoa e por quem sempre tive muita admiração desde o começo do Menú Confiança. Hoje, chegou lindo e leve e diretamente do Rio de Janeiro o livro que ele me mandou e fez questão de autografar. Chef, obrigada, do fundo do meu coração!!! Imaginem só minha imensa felicidade. E como se não bastasse, ha uns 30 minutos atrás chega um e-mail de quem??? Emmanuel Bassoleil, dizendo que vai escolher alguns livros da biblioteca particular dele pra me mandar!! Ai foi demais!! Espero que se um dia chegar ao chulé desses mestres tenha o mesmo ímpeto de ajudar as pessoas que estarão começando pois a solidariedade tem que ser uma virtude nas pessoas quando precisamos ajudar os outros. E começei ja ler o Troisgros e ja fiz uma receitinha. Bem básica mas deliciosa, em primeira mão pra vocês!!!
Meu primeiro livro da La cucinetta Library!!


Pirei!!!


Salada de Chuchu & Cenoura ao Cominho
Por Claude Troisgros
para 4 pessoas

Ingredientes: 2 chuchus, azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora, coentro, 4 cenouras grandes, 1 copo de suco de limão ou laranja, 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 100g de uvas-passa pretas, 1 colher de sopa de cominho em pó fresco, 1 colher de sopa de semente de papoula.

Faz Assim: Fatie os chuchus e salteie em um pouco de azeite. Tempere com sal, pimenta e coentro picado, desligue o fogo e deixe esfriar. Rale as cenouras, tempere com sal e pimentae acrescente o suco do limão ou laranja (fiz com limão). Junte os chuchus e tempere com as colheres de azeite extra-virgem e as passase no final junte o cominho em pó e as sementes de papoula, que darão uma crocancia incrível (como as sementes de papoula estão proibidas aqui no Brasil, use gergilim preto, dá o mesmo efeito visual e de textura também). Mexa bem e sirva.Se você usar suco de laranja, coloque por cima da salada umas fatias finas da fruta.

14 comentários:

ameixa seca disse...

Que sortuda hein? Uau! Essa salada tem uma cara boa... aqui as sementes de papoila não são proibidas, que estupidez proibirem isso!

Lourdes Sabioni disse...

Viva!!! Que legal vc começar o ano com estas alegrias!!!Seja muito feliz realizando seus sonhos! Eu to correndo atrás dos meus tbm. O primeiro deles é saber mexer neste bendito blog! Tudo que quero por ou fazer, ele simplesmente recusa! Só aceita do jeito dele!Pra piorar a ajuda tinha que ser em inglês(argh)...Mas como diz minha mãe, quem procura, acha! Bjs (amei as músicas)

Unknown disse...

Como você está xisqueeeee guria, hahaha fico feliz por você!
Parabéns.
bjs

Vivian disse...

que luuuuuuuuuuuuuuuxo !!!! arrasooooooooooouuuuuuuuu !!!!!!!!!
e vc nao vai chegar ao chulé deles, vc vai ser um deles !!!

boa sorte

bjks

Nela disse...

Amiga á quanto tempo não nos falamos! que se passa consigo? está tudo bem? a sua saladinha está digna de uma chefe de cozinha claro, deve ter ficado uma delicia, Carol me diga alguma coisa quando puder amiga, beijinho e tudo de bom.

Anônimo disse...

Oi, queridaaaa! Que bom saber que vc está cada vez mais empenhada em seguir a carreira de chef! Vc leva muuito jeito, já te falei isso! :)) Eu também adoro o Troigros, acho que ele deve ser essa simpatia pura mesmo. E como vão as coisas? Muita saudade, viu? Vamos marcar um passeio com a turma do curso um dia desses? Beijosss

Anônimo disse...

Muitos Parabéns pela sua iniciativa!É sempre gratificante encontrar o "eco" do outro lado!Agora aproveite bem todas as ideias e a Cuccineta vá de "vento em popa". Bjs. Bombom

Silvia Arruda disse...

Chiquérrima!! hehehe
Sabe que sou fã da Nigella, apesar de muita gente ser contra (aliás, não sei pq, mas...) por isso eu entendo bem sua admiração e alegria de provar uma receita do chef preferido! :)

Mari disse...

C. Oliver.....daqui a pouco vc é quem vai me mandar livros autografados. Baccios! M. Bourdain

Nereime disse...

Quanta coisa boa vc tem vivido, fico feliz!!!Outro dia entrei num mercadinho do bairro e lá estavam dois preciosos vidros de sementes de papoula... saí de lá numa alegria só!!!
bjs

Anônimo disse...

Carol
A generosidade vc já tem.
E fã vc tbm já tem.
Vania

Lourdes Sabioni disse...

Ai amiga, me ajude pois fui desafiada e precisei passar...O desafio tá no meu blog e passei pra vc...Se puder me ajude! Bjs

Ana Powell disse...

Parabéns pelo presente.
Deves ter ficado super feliz, não é todos os dias que se recebe uma coisa assim. Fico feliz por ti.
Uma excelente salada.
Feliz fim de semana x

Cristina Momentos Preciosos disse...

Carol,parabéns não pelos livros,não pela salada mas sim pela força e pela coragem m perseguir o SEU SONHO!
Beijos grandes carregados de muito carinho
Cristina Cruz