26/01/2009

Scones de Banana e Maça

Hi girls!! Tenho uma mania. Sempre que estou lendo uma revista ou lendo um livro que contenham receitas e bato olho em alguma que sei ter todos os ingredientes em casa, me dá o siricutico que tenho que fazê-la, seja o que for, doce ou salgado, difícil ou fácil. E assim foi lendo o Ateliê Culinário, livro de Vera Saboya que ganhei de Jorge Zahar. O nome é diferente: Scones. Pelas próprias palavras de Vera, é um primo de 2° grau do pão de minuto. Apesar de ter um bolo inteirinho de Fubá na mesa da cozinha coberto com um pano de linho branco que minha vó ganhou da minha tia, corri pra cozinha pra fazer os tais Scones. Valeu a pena. Fácil, rápido, prático e assino em baixo, quem quiser fazer não vai se arrepender.

Scones de Banana e maça

Ingredientes: 400gr de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 pitada de sal marinho, 150g de manteiga sem sal, 150ml de leite, 1 ovo, 1 banana picadinha, 1 maça picadinha.

Pinceladas: 1 colher de sopa de mel, ½ colher de sopa de leite, açúcar cristal

Faz Assim: Numa tigela misture os ingredientes secos. Misteure o leite e o ovo e junte à mistura dos secos. Junte a manteiga e misture bem. Adicione as frutas picadinhas e misture bem. Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Faça bolinhas de massa com as mãos e vá colocando na assadeira. Misture o mel com o açúcar e aqueça um pouquinho no microondas pra ficar bem molinho. Pincele este misturinha sobre as bolinhas de massa e polvilhe açúcar cristal. Asse em forno pré-aquecido à 200°C por 15 minutos. Verifique a massa com um palito. Sirva com manteiga ou geléia de frutas. Fica super fofinho.
Dica: Use outras frutas como banana passa, morangos ou mangas, combinam divinamente.

10 comentários:

Unknown disse...

Estou desse mesmo jeito. Tenho uns três tipos de sobremesas na geladeira e quando vejo uma bem gostosa, já quero ir correndo fazer. :)
Já anotei a receita dos deliciosos scones.

Beijão

Nela disse...

Minha querida chefe de cozinha, ficaram lindos, parabéns tenho uma receita deles mas mais complicados, a sua é mais fácil, beijinhos boa semana.

edinha disse...

Bem apetitosos :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Também tenho esses ingredientes todos em casa :) Mas aqui já passa da meia noite e meia e eu ando com preguiça de cozinhar! Ficaram com bom aspecto :)

Unknown disse...

Carolzita,

nem me fale, ficar em casa esses dias está me levando a falência amiga, cada hora uma coisa na cozinha, ai meu deus.
Bjs

Luciana disse...

Carol acho que essa é uma mania que temos em comum...faço o mesmo...e as vezes faço um pouco pior, corro no super e compro o que está falatando só para fazer a receita....uma "loucurinha" minha!!!
adorei os scones, já coloquei na minha listinha...só não corro acora para cozinha, porque acabei de fazer mua delicinha!!!!
beijoss
Lu

Nereime disse...

Essa foto esta saltando aos olhos e aguçando o paladar.Gostei por ser fácil!!!
bjs

Mari disse...

Carolzinha, acho que essa mania não é só sua.. hehehe, eu também sou assim.. rs... se vejo receita em livro ou revista, corro a querer fazer.... e se falta algo em casa, vou correndo comprar tbm!!
Esses scones.. aiaiai, o que dizer deles... lindos, maravilhosos, devem ter ficado uma delícia!! Cooom certeza vou fazer em casa... e duvido q durem muito! rssss
Bjãoooo

Mari

Ana Powell disse...

Ricos scones.
Como sou gulosa, abri um deles e barrei com clotted cream e geleia.
Excelente receita

Clumbsy Cookie disse...

Mas que delicia devem ser este scones!