30/01/2009

VOCÊ COME QUIABO CRU??

Você come quiabo cru? Essa máxima causou grande polêmica aqui em minha humilde residência. Nunca gostei de quiabo é só de ver a babinha dele ja me causava nauseas. Enjoamentos a parte, me vejo no direito de ser uma cozinheira que come e prova de tudo e ao ter aula com mister Atála (o esconde-fouet) acabei por mudar minha visão sobre tal hortaliça. Pelas palavras de Atála: - Aquilo que vem dentro desse ingrediente saboroso não é uma baba, e sim um suco natural, característico do quiabo, que o torna de sabor único e inigualável em comparação. Depois dessa minha amiga, só comendo 1k de quiabo. E ai, logo mais, na minha aula Brasil, Dona Mara Salles me vem com uma salada de quiabo com cebola roxa e quando viu minha cara de reprovação já foi logo tacando uma bela colherada no meu prato e disse: - Come, come minha filha que o trem é bão!! Coloquei as palavras do Atalão na minha mente e lasquei o dente nos quiabos de Mara Salles. E não é que estavão bons mesmo!! Gostei. Gostei e repeti. E agora vira e mexe o quiabo e parte integrante semanal da geladeira aqui de casa. Mas voltando o assunto do quiabo cru, foi assim que o comi pela primeira vez. Todos reclamaram aqui em casa mas eu adoro. E vocês, comem quiabo cru, só cozido ou como preferem?? Vamos ler um pouco sobre essa coisa gosmenta ou melhor, sobre essa hortaliça com seu suco de sabor único!! Quem sabe você que não come se aventura por uma primeira vez!!

O caipira que veio da África
O quiabo é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia, sendo introduzido no Brasil pelos escravos. O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.

Como comprar
O quiabo é uma hortaliça de clima quente, com a maior oferta e os menores preços ocorrendo de janeiro a maio. Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.


Como conservar
Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois ficam escuros e deterioram-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana. Para congelar os frutos, estes devem ser levados, picados e acondicionados em saco de plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo. Para congelar frutos inteiros, é recomendável lavá-los, secá-los, e em seguida deixá-los por 2 a 3 minutos em água fervente, por 4 a 5 minutos no vapor, ou por 3 1/2 a 4 1/2 minutos no microondas. Depois, deve-se secar os frutos e, quando estes estiverem frios, colocá-los em saco de plástico, retirando todo o ar com bombinha de vácuo. Após, deve-se lacrar o saco e levar ao congelador.


Como consumir
O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que 5 cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde. O descongelamento dos frutos pode ser lento, na parte inferior da geladeira ou rápido, direto ao fogo, durante o preparo do prato.


Dicas
Para evitar a baba, cozinhe ou frite o quiabo; somente o quiabo picado dá baba. Ou lave os frutos inteiros, seque-os, esfreque-os com caldo de limão. Após 15 minutos lave-os, corte as pontas e cabos e cozinhe-os.O suco de limão não deve ser utilizado durante o cozimento para retirar a baba, pois altera a cor e o gosto dos frutos.

Algumas Receitas

Quiabo à milanesa


Ingredientes: 1/2 kg de quiabo lavado, seco e com a ponta cortada, 2 ovos, molho de pimenta à vontade, 1 colher (chá) de alho e sal, 1 colher (sopa) de molho inglês, Fubá para polvilhar, Óleo para fritar.
Modo de fazer: Ferva os quiabos por 8 minutos e escorra-os. Bata bem os ovos e tempere-os com os demais ingredientes com exceção do fubá. Passe os quiabos nos ovos batidos e depois no fubá, cobrindo-os completamente. Frite em óleo quente.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos
Sugestão: para enriquecer acrescente cebolinha picada aos ovos batidos.


Quiabo ao Molho de Curry

Ingredientes: 1/2 kg de quiabo, 1 cebola picada, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 pimentão vermelho e 1 verde cortado em tiras, 1 a 2 colheres (chá) de curry, sal a gosto,1 xícara de creme de leite.
Modo de fazer: Lave os quiabos, seque-os e corte as pontas. Ferva os quiabos por 3 minutos em água com sal, escorra e passe em água fria. Frite a cebola na manteiga, acrescente os pimentões e o quiabo e frite rapidamente. Polvilhe com o curry e misture. Acrescente o creme de leite, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo e cozimento: 15 minutos
Sugestão: sirva acompanhado de carne assada.


Quiabo refogado

Ingredientes: 1/2 kg de quiabo, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 cebola média cortada em rodelas, sal e pimenta a gosto, 1 dente de alho amassado.
Modo de preparar: Lave os quiabos e enxugue-os bem. Retire as duas pontas e corte-os em rodelas de mais ou menos 1 cm. Reserve. Coloque o óleo numa panela, frite a cebola e o alho até dourar. Junte o quiabo e tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar, até os quiabos ficarem macios. Se for necessário, acrescente um pouquinho de água, apenas para não ressecar.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 04 porções.
Sugestão: pode acompanhar frango cozido e angu ou carne seca.


A Minha Saladinha de Quiabo Cru


Ingredientes: 10 tomates cerejas, 20 quiabos, 1/2 cebola roxa cortada em rodelas finamente, 1 dente de alho amassadinho, orégano fresco, sal, pimenta do reino moída na hora, acetto balsâmico, azeite extra virgem, vinagre branco, gotas de limão.

Faz Assim: Lave os tomates cereja e corte-os ao meio. Lave os quiabo, seque-os bem e corte as pontinas. Corte-os em três partes se for comprido. Se for curto, corte apenas ao meio. Pique a cebola roxa em fatias bem finas. Junte os três ingredientes e tempere com os demais. Prontinho para comer!!

Fonte:http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/quiabo.htm

13 comentários:

Anônimo disse...

Também nunca me aventurei a comer o tal do quiabo, mas olhando a sua saladinha... humm... fiquei em dúvida se experimentaria ou não! E não é que parece gostoso mesmo? rs

Luciana disse...

Sabe que eu també, nunca comi cru mas a sua saladinha está bem apetitosa....
bj
Lu

Mari disse...

Carolzinha, sabia que eu AMO quiabo? E acredite se quiser, me lembra tanto a minha infância... minha avó sempre servia guizado de quiabo (carne moída bem temperadinha com ele, babinha e tudo) e eu adorava... misturava a baba dele toda temperadinha no arroz e mandava ver... hahaha
O Marcelo detesta (mas ele é enjoado, meus sogros e minha cunhada que não são adoram), a Isa, assim como eu gosta (apesar de ser fresca, vai entender, kkk)... achei tuas receitas excelentes, e vou testar aqui em casa... especialmente a saladinha, pois nunca comi quiabo cru, e fiquei curiosa pra saber o gosto.
Beijo grande, florzinha

Mari

ameixa seca disse...

Eu nunca provei, não sei se gosto mas a saladinha tá com uma cara boa :)

Emília disse...

Eu amo quiabo, mas nunca provei ele cru! Fritinho como tempurá é uma maravilha!
Beijinhos

Luciana B. disse...

Carol, também nunca provei o quiabo cru!!! Que coisa... qualquer hora vou experimentar. Adorei aprender esta, amiga.

Ana Powell disse...

Jesus
Vejo a coisa no supermercado mas nunca me atrevi a comer okra.
Não sei, tenho que pensar no assunto.
Feliz fim de semana x

K disse...

AMO QUIABO, ATÉ NO MOLHO DO MACARRÃO...
VAI ME FAZER UMA VISITA E PEGAR SEU PRESENTINHO
BEIJINHO

Nela disse...

Querida como sempre nos ensinando...grande mestra mesmo, também gosto muito de si Carol, lhe desejo muito bem, que tudo corra como deseja, bem merece, tem batalhado muito beijinhos querida e nunca me esqueço de si.

Nani disse...

Olá, nunca passei pelo seu cantinho, mas quando vi o titulo de seu post em um blog amigo, não resiti tive que vir aqui dar uma espiadela, quiabo cru? Como assim menina? Desde pequena que como quiabo, mas sempre refogado e coisa e tal, mas cru e bem novidade mesmo. Acho até que vou experimentar com unzinho só, vai que eu não goste. É uma pena que já almocei pois tenho uns quiabos na geladeira.
Beijos

Valeria disse...

Carol Cerejinha,Sim...adoro quiabo crú.aprendi a comer assim aqui no Japão .O quiabo daqui é bem filhotinho e alías aqui o quiabo é para se comer cru.Veja só que interessante qdo servi quiabo com frango quase cairam de costas mas gostaram!!
Gostei da postagem!!
Bjs

Claudio Pepper disse...

Adorei, carol! Tudo verdade o que você falou do quiabo. E não podemos esquecer de citar o Carurú, que considero a maior e mais plena demonstração de sua singularidade.
E já que você menciona a Mara Salles em seu texto, acho que vai gostar de ver as imagens do 'Making of' que realizei recentemente em sua cozinha no Tordesilhas. Imagens que serão ainda publicadas e expostas, mas podem ser vistas em meu portfólio: www.claudiopepper.com.
Prazer,
Claudio Pepper
claudiopepper@live.com

Unknown disse...

Adorei a receita,o pessoal aqui em casa vai pirar...todo mundo trabalha com gastronomia, pai,mae e nos gemeas,como toda semana quiabo...ainda mais agora com essa receita.
abraços.
Luciana D'Aronzo