04/02/2009

Big Cheese Polpetone, mas sem adição de Fotos

Antes de mais nada, quero deixar meu agradecimento a doce Neyma do Vó Mindoca - Memórias Gustativas, do que me presenteou com o selo Pedagogia do Afeto. Já tenho ele na minha galeria mas a lembrança da Neyma foi pra lá também!!! Neyma, obrigada, mesmo. Adorei!! Cada um que ganho e uma inspiração pro Cerejinha ficar cada vez melhor!!!

Alguém ai saberia me definir a origem do polpetone?? Para yo, o polpetone nada mas é do que uma grande almondega recheada com queijo ou com o que mais sua criatividade imaginar. Confesso que não sou fã de almondegas, mas quando tem um queijinho no meio tudo fica apetitoso não é?? E outro dia vendo o Programa Mulheres da Rede Gazeta, o meu padrinho Chef Alex Caputo ensinou um polpetone original. Mas não era um polpetone qualquer, era um Big Polpetone que me deixou salivando in front of my tv!! Enlouqueci e fiz no dia seguinte. É simplismente saborosíssimo e digo que uma refeição completa, que precisa como complemento apenas uma saladinha e um bom vinho. Amigas, é bão demais!!

Big Cheese Polpetone

Ingredientes: 800 gramas de carne moída, ½ cebola ralada, 1 fatia de miolo de pão italiano molhada em leite morno temperado com sal e pimenta, 200 gramas de mussarela ralada grossa, 2 ovos, 1 gema, 300g de mussarela ralada grossa (de novo), 600 ml de molho de tomate, 150g queijo parmesão ralado, Farinha de trigo para empanar, Óleo para fritar.

Faz Assim: Misture a carne, 50g do queijo parmesão, a gema, a cebola e o pão. Tempere com sal e pimenta. Deixe descansar por 15 minutos para a carne ficar saborosa. Na receita não vai, mas eu coloquei um cálice de vinho tinto na mistura também. Divida a massa em 2 porções e em cada uma faça um buraco no meio. Coloque nesse buraco um bom punhado da muzzarela ralada para que fique bem recheado. Feche os polpetones como se fossem bolinhos grandes e forme um bife baixo de maneira que toda a mussarela fique envolvida. Passe o polpetone na farinha de trigo, no ovo batido e novamente na farinha de trigo. É meio difícil de manusear pelo tamanho dos polpetones, se você não tiver muita prática, sugiro que ao invéz de 2 polpetones grandões, faça 4 menores, que ficará bem mais fácil de manusear, o processo é o mesmo. Frite em óleo quente até formar uma crosta dourada, um lado de cada vez. Não deixe o fogo muito alto, pois como os polpetones são grandes, a casca dourada se formará rápido mas o centro ficará cru. quando bem fritos dos dois lados, escorra um pouco em papel absorvente e coloque numa travessa refratária, cubra com mussarela, regue com molho de tomate e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto para gratinar por cerca de 10 minutos.

*Alex Caputto - Chef de cozinhaTel.: 9996-1559

Agora o pior dessa história: Escrevi o post toda feliz e tinha tirado fotos maravilhosas do meu big polpetone. Aconteceu que minha máquina está uma MERcadoria e tive que tirar as fotos com o celular do meu pai (porque o meu está no concerto). Oque meu excelentíssimo Dad faz??? oque?? Oque?? Apaga todas as fotos sem me perguntar se já tinha baixado. Agora escrevi o post e fui pegar o telefone pra baixar as fotos e nada. Ele me deu essa incrível notícia. imagina minha felicidade!!!!! Vou ter que deixar vocês com uma foto, uma mísera foto que salvei da minha máquina podre!! Me perdoem amigas!!!

Coitadinha...A Sobrevivente!!!

9 comentários:

ameixa seca disse...

Apesar de ainda estar cru na foto, parece que vai sair algo bem saboroso... queijinho é tudo que eu gosto :)

K disse...

EU SEMPRE ESQUEÇO DE RECARREGAR A BATERIA, HJ MESMO ESTIVE NUM LUGAR BELISSÍMO E ADIVINHE, NÃO PUDE FOTOGRAFAR NENHUMA DAS BELAS PLANTINHAS QUE QUERIA...

Talita disse...

Carol, imagino a sua frustração diante das fotos perdidas. Aconteceu comigo recentemente também. Estava passando as fotos do computador pra um cd. Aí pensei ter passado a pasta "Comidas" e a deletei. Depois, visto que não estava em nenhum cd, que me dei conta do que tinha feito. Ai, ai. E perdi umas fotos lindas de um file de frango recheado que seria meu próximo post.
De qualquer forma, mesmo cru e com a máquina com problema, ficou com cara de que está muito gostoso!

Talita disse...

Carol, imagino a sua frustração diante das fotos perdidas. Aconteceu comigo recentemente também. Estava passando as fotos do computador pra um cd. Aí pensei ter passado a pasta "Comidas" e a deletei. Depois, visto que não estava em nenhum cd, que me dei conta do que tinha feito. Ai, ai. E perdi umas fotos lindas de um file de frango recheado que seria meu próximo post.
De qualquer forma, mesmo cru e com a máquina com problema, ficou com cara de que está muito gostoso!

edinha disse...

Mesmo cru tem um aspecto muito bom :)
Devem ficar deliciosos
Beijinho

Téia disse...

Ah, Carol, a receita está tão legal e a idéia do queijo me agradou tanto, que a cura já me animou. Esquecer faz parte da vida, né??? NO STRESS...Bj lindona.

Isabel de Miranda disse...

Carol estás perdoadissima(sorrisos) disses-te como se fazia e sobrou estinha que se calcula que ficou uma gostusura:)))Acontece a qualquer um beijinhos carinhosos

Laurinha disse...

Dica do Chef, e vc indicando, não preciso de mais nada! ops, de fazer... anotada!
Beijinhos

Dani disse...

Hummm isso parece tão bom. Copiarei para fazer um noivo feliz, ele é o rei do polpetone...rs

Bjs