Creme Brullè
Antes de mais nada queria agradecer a Chef Débora Cordeiro do Blog Mirepoix por divulgar minha Polenta Alla Dona Anna. Fiquei muito feliz pelo carinho e pela confiança. Valeu Débora!!
Até a minha amiga linda Kátia me dar o meu maçarico de cozinha, ainda não havia feito creme brullè em casa. Sempre fui fã mas me recusava a fazer esta sobremesa "Trreé Frrranceee" deliciosa e fina e queimar o açúcar com dorso de colher quente!!! Depois que a Ka me presenteou com esse utensílio incrível, já fiz o creme umas 4 vezes. E a última foi para minhas titias interioranas. Essa receita e do Chef Emmanuel Bassolei e é super fácil, rápida e nunca dá errado. Buon Apetit!!
Até a minha amiga linda Kátia me dar o meu maçarico de cozinha, ainda não havia feito creme brullè em casa. Sempre fui fã mas me recusava a fazer esta sobremesa "Trreé Frrranceee" deliciosa e fina e queimar o açúcar com dorso de colher quente!!! Depois que a Ka me presenteou com esse utensílio incrível, já fiz o creme umas 4 vezes. E a última foi para minhas titias interioranas. Essa receita e do Chef Emmanuel Bassolei e é super fácil, rápida e nunca dá errado. Buon Apetit!!
Creme Brullè
Ingredientes: 5 gemas, 1/3 xícara (chá) de açúcar, 350 ml de creme de leite fresco, 100 ml de leite, 1 fava de baunilha ou 1 1/2 colher de chá de essencia de baunilha, açúcar para caramelizar.
Faz Assim: Antes de mais nada, se você for utilizar a fava de baunilha, corte-a ao meio, tire as sementinhas e junte-as no leite. Junte também a fava aberta para o sabor ficar bem intenso e leve o leite a fervura. Só assim o perfume da baunilha pegará no leite. Deixe esfriar (tire a fava de baunilha mas não jogue fora, use-a para perfumar açúcar) e continue a seguir a receita. Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa). Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.). Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha (se você já usou a fava não usará a essencia). Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) - podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê ou uma travsessa só. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme e caramelize com o maçarico. Caso não tenha, coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.
Não reparem na bordinha "meio" queimadinha. É que meu maçarico parece um lança-chamas e esses ramequins pequenos precisão ser caramelizados com moderação. Se queimar demais fica amargo.
Meu lança-chamas!!!
15 comentários:
Óptimo aspecto :)
Acho que o "maçarico para cozinha" é um sonho que todas nós temos....tem um efeito lindo!!!Sua cozinha está cada vez mais turbinada....dá-lhe comidinhas chiques!!!
bjs
*Ah!A brincadeira foi bem divertida, obrigada pelo convite.
Carol, você acha que se eu fizer esse creme sem a fava, vai ficar com gostinho de ovo cru? Tenho sérios probleminhas com cheiro ou gosto de ovo cru,rsrsrs. Infelizmente aqui em Natal não encontro a fava,:(, só tenho a essência.
Beijinhos minha amiga!
Carol....um dia vou ser chique como vc e ter um maçarico!
Amo Creme Brullé, mas nunca fiz em casa....snifff
Beijãooooo
Amore, isso é uma arma, uma verdadeira arma.
hehehe
bjs
Carol, tenho ferro de queimar de ir ao lume, e outro eléctrico mas esse é mesmo um maçarico amiga rsrs, mas ficou lindo mesmo e delicioso claro beijinhos.
Ainda não fiz e morro de vontade de fazer!!!!
Mas tenho o mesmo problema da Ana, não aguento o cheiro de ovo!!!
Mesmo com a fava fica cheiro?
Ana, você pode comprar a fava na barra doce, eles mandam por correio.
beijos
Lu
Nham, esse é um dos meus doces favoritos! Pena que ainda não o fiz em casa, preciso comprar um maçarico desses :o) Beijos pra você, parabéns, seu creme brulée ficou lindo (mesmo queimadinho, é charme!)
Ahhh, eu quero um maçarico de cozinha também!!
Carol, você adivinhou...este fimde estava falando deste creme que adoro e não tinha ainda "a" receita, agora tenho. Seu maçarico é lindão. Valeu e bj grande.
Passando pra dar um OI...
Bom restinho de semana...
bjks
:)
C.Oliver, vc adivinhou o que vou fazer este final de semana. Meu marido me deu um "lança chamas" (hehehehehe)e pretendo estreiar com um tracional creme brullè. Beijos, M.Atala
ai ai ai,ela e as delicias dela...parece divino!! bjs!
Carolzinha querida, saudades de ti!
Menina, comprei ontem nas americanas o meu maçarico e uma sorveteira, uhuuu, agora nçao vejo a hora de chegarem, e agora já tenho a receita de Creme Brullé para estreá-lo, ai... comixões, rs!
Beijos
no crème br¨lée acho tudo gostoso... o visual, o barulhinho da colher quando bate no caramelo resistente, o quente do caramelo com o frio do creme..... aiai, tudo de bom!! deu vontade...
Beijinhos
Postar um comentário