20/02/2009

Intercâmbio Culinário - Dourado de Lentilha com Capa de Toucinho


Hoje é dia de Intercâmbio Culinário, quer dizer, foi ontem, e eu pra variar me atrasei. Mas antes tarde do que nunca!! Nesta segunda edição participo com a linda Sonia do Iguarias de Sal e Açúcar, que me tratou com muita simpatia e carinho. Adorei nosso trabalho em conjunto.
A receita que fiz é originária de Marrazes, uma freguesia portuguesa da cidade de Leira .

Dourado de Lentilha com Capa de Toucinho
Ingredientes:
175 g de lentilhas vermelhas
450 ml de leite
1 cebola, finamente picada
75 g de queijo forte, ralado
25 g de manteiga
2 colheres de chá de orégão secos
1 ovo, batido
cerca de 175 g de bacon entremeado, sem courato, em fatias finas
queijo parmesão ralado
sal
pimenta preta

Faz Assim: Frite a cebola em um fio de azeite. Refogue um pouco as lentilhas e junte o leite. Leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando, durante 20 minutos ou até ficarem espessas e moles.Retire do fogo e junte o queijo forte, a manteiga, os oréganos e o sal e pimenta preta a gosto. Junte o ovo, mexa e deixe amornar. Unte um prato de ir ao forno relativamente grande e pouco fundo. Unte com azeite e coloque a massa de lentilhas. Disponha as fatias de bacon sobre tudo e polvilhe o parmesão ralado. Leve ao forno a 230ºC durante 20-30 minutos, até atingir um tom castanho-dourado e o bacon crocante.



*Servir com legumes cozidos verdes ou apenas uma bela saladinha.

Opções: Como não achei as lentilhas vermelhas, fiz com as verdes mesmo. Como na receita não qualifica que queijo forte é,optei em usar o provolone em micro cubinhos.

Minha opinião: Adorei o prato. Tem sabor bem característico e intenso. O gosto do bacon é show em combinação com a lentilha.

2 comentários:

Nela disse...

Olá Carol, amiga eu a tenho comentado de x em quando tem visto? espero que sim, sabe adorei o seu prato Português, e já o comi, ou não fosse meu marido de Leiria, e tendo ainda lá minha sogra e meus 5 cunhados todos casados, só vindo para Lisboa mesmo meu marido, vou lá muito claro e adoro o prato, o seu ficou óptimo sem, duvida, beijinho e bom Carnaval.

STA disse...

Carol,
Ficou lindo... e com um aspecto delicioso...
Foi um prazer fazer dupla contigo no intercâmbio.
Bjs