21/04/2009

COMIDINHA DE BUTECO - BOLINHO DE BANANA COM CARNE SECA and Earth Day

TODAY IS THE EARTH DAY
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.
Sou fascinada pela história de como surgimos no mundo e acho muito importante pensarmos como agimos diante dele. A Nasa vai comemorar o Dia da Terra nesta quarta-feira transmitindo imagens em alta definição do planeta tiradas por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). Portanto, se tiverem um tempinho e curiosidade de se ver num angulo de cima não deixem de dar uma espiadela!!!
____________________________________________________________________

Sou colecionadora de receitas. Leio todas que vejo pela frente e até meus livros de culinária leio as receitas ingrediente por ingrediente. E quando uma me agrada corro pra testar. Posto aqui meus quitutes do dia a dia e todos que acho valem a pena ser compartilhados. Mas tenho que admitir que algumas me encantam e viram meus xodós. Essa receita que posto hoje é digna de ser feita e refeita diversas vezes. Não é difícil mas trabalhosa pois dispõe de muitos detalhes. Mas cada minuto que gastei fazendo valeu a pena. Comi esse bolinho num evento que fui ano passado, o São Paulo food and wine, no Laboratório Paladar. Sua criadora Ana Soares deu uma palestra e tanto e quando degustei esse bolinho não imaginava que realmente iria ficar maravilhoso do jeito que ficou. Já estava pra fazer há muito tempo e hoje não me escapou. A massa de banana é deliciosa e a combinação de todos os ingredientes transforma esse bolinho numa maravilha gastronômica. Eu espero que quem tenha acesso aos ingredientes faça, prove e me diga oque achou. Show de Bola, top de linha.

BOLINHO DE BANANA COM CARNE SECA
Rende 30 bolinhos de 30g cada.

Ingredientes Massa: 2oo ml de caldo de legumes, 400g de banana nanica com a casca, 200ml de leite, 200gr de farinha de trigo, nós moscada, 60g de manteiga, óleo.

Recheio 1: 300g de espinafre, 3 dentes de alho, azeite, sal.

Recheio 2: 400g de carne seca, 4 dentes de alho, 1/2 cebola bem picadinha, 30g de manteiga, azeite, 2 tomates, coentro picadinho.

Acompanhamento: Caldinho de feijão: 250g de feijão preto cozido com caldo, 100ml de caldo de legumes, 2 dentes de alho, azeite, cebolinha picada, pimenta dedo de moça.

Faz Assim Massa: Cozinhe as bananas com casca no caldo de legumes. Quando estiverem macias, retire da panela, descasque e amasse com um garfo. No caldo que ficou na panela junte o leite e leve a ferver. Quando ferver, jogue a farinha de uma só vez e mexendo cozinhe até desgrudar do fundo da panela. Tempere com nós moscada, junte a banana amassada, a manteiga e um fio de óleo. Misture bem e deite sobre uma pedra para esfriar. Cubra com um pano úmido para não resecar. Reserve.

Recheio 1: Corte o espinafre em tirinhas. Frite o alho bem picadinho em azeite e junte o espinafre picado. Tempere com sal e reserve.

Recheio 2: Dessalgue a carne seca, ferva-a 2 vezes trocando a água e leve a pressão até que esteja bem macia e boa para desfiar. Frite a cebola e o alho no azeite e a manteiga, junte a carne seca desfiada e frite-a. Junte o tomate sem pele e picado em cubos. Junte o coentro e mexa bem. Reserve.

Caldinho de Feijão: Bata o feijão cozido com seu caldo no liquidificador. Não há a necessidade de coar. Frite o alho picadinho em azeite e junte o feijão batido. Junte o caldo de legumes, a cebolinha picada e um pedacinho de pimenta dedo de moça bem picadinho. Deixe ferver um pouco. Se o feijão estiver sem temperar, coloque sal. Reserve.

Finalização: Catupiry, farinha de rosca para empanar, ovos o quanto baste para empanar, óleo pra fritar.

Montagem: Faça bolinha de 30 g com a massa. Junte os dois recheios, o espinafre e a carne. Vá abrindo as bolinhas de massa, coloque uma bolinha pequenina de catupiry, um pouco do recheio e feche a bolinha. Faça todas. Empane na farinha de rosca, ovo e farinha de rosca novamente. Frite em óleo brando pois a massa doura rápido. Sirva com o caldinho de feijão bem quente. É simplismente maravilhoso!!!

8 comentários:

Gina disse...

A julgar pelos ingredientes, esse bolinho deve ser muito bom. A gente só não pode fazer sempre por ser fritura, mas é uma mistura muito interessante. Estou tentada a fazer.
Bjs.

ameixa seca disse...

Aqui não temos carne seca mas eu tenho muita curiosidade para provar :)

Mari disse...

C.Oliver, estes bolinhos devem ser divinos. Beijos!

Luciana disse...

Oi, amada! Deixei um selinho de presente para vc no Guloseima, vê lá! :) bjsss

A DONA DO MUNDO disse...

EM MORRETES, ONDE VIVI PARTE DA MINHA INFÂNCIA ESSE BOLINHOÉ COMUM, COM ALGUMAS DIFERENÇAS
MAS COMO É BOM RELEMBRAR

BEIJO CAROL

Bárbara disse...

oi carol!!!

não tem importância...
essa vida de blogueira..conhecemos tanta gente néh..rrss

então esse foi o primeiro niver, fiz no salão da sogra do condo ... foi bem legal..ams cansativo..pq primeira festa foi muita gente e tal... ai a segunda fiz no buffet.. foi bom tbm.. ah unica coisa é q são 4h e acabou..sabe aquela de kerer abrir os presentes nem dá..e como esse ano a grana tá curta.. vou fazer uma festa junina chique, enfeitada com xita, pó de cerra, palha e tudo amis.. vou fazer um pesca.. uam argolas prá crianças bricarem, nao vou por aquele brinquedões não..aff tenho pavor daquela cama elástica...vai ser no salão da minha madrinha lá é bem legal, tem uma quadra.. já tem uns brinquedos.. levo uns da alissa tbm... e vai ser de muita ajuda.. minha avó vai fazer uma canjica, uma outra tia.. torta.. outra um bolo.e. por ai vai...

vai ser bem gostoossoooo

bjuxx

Canela disse...

Fiquei com vontade de experimentar,não sei se há carne seca,vou procurar.
Bj

Nani disse...

Super interessante a receita, adorei, mas também não conheço a carne seca, bjs.