04/04/2009

REMAKE - PAELLA MARINERA E MIMOS

Primeiramente, meus mimos. Esta semana recebi três mimos lindos de pessoas mais que especiais. Gosto de ganhar estes mimos não para encher minha galeria, mas porque sei assim que meu blog faz a alegria de quem o lê, o que me dá animo e força pra continuar sempre, mais e melhor. Obrigada meninas, amo muito!!!


Esse lindinho ganhei da Neyma do Vó Mindoca - Amei Neyma!!



Esse fofo ganhei da Sandreane do Tigela de Yakissoba. Obrigada minha linda!!


E esse aqui da amiga de começo de blog, a Bá do Essa vida de Mãe. Valeu Bá!!

Há uns dois finais de semana atrás eu e minha amiga Kátia resolvemos dar um jantarzinho para nossos maridinhos. Como eles são excelente cavalheiros e homens mais do que romanticos (úuu, kkkkk) e como estávamos em falta com a comemoração da formatura do curso ano passado decidimos fazer uma comidinha boa para agradar nossos machos e para comemorar a conclusão do curso (depois de 5 meses, mas tudo bem!!). Fomos pro mercado sem saber oque iríamos preparar e ficamos lá observando e pensando. Muita coisa pensada e optamos em fazer uma paella. Os frutos do mar estavam bem bacanas e a Ká já tinha o arroz bomba em casa. Compras feitas e lá fomos nós pra casa da Ka (o jantar foi lá). Achamos que ia dar uma mega rolo pois a cozinha da Ká é minúscula mas pra nossa surpresa nos saímos muito bem. dividimos as tarefas e tudo deu super certo. O jantar teve direito a entrada e até sobremesa. Só sei que foram umas horinhas gostosas e não há nada melhor doque se divertir ao lado dos amigos e dapessoa que você ama!!

Eu e a Ka na sua imensa cozinha Estas foram as cestinhas de parmesão da entradinha.

Os camarõesinhos...

A saladinha de entrada dentro da cestinha de parmesão.A Sobremesa: Sorvete "Ice Star" de creme com calda de chocolate e biscuit mucho da Kátia rsrsrs!!!

Olha que chiquê! Teve até direito a um cafézinho. Repare que eram dois no mesmo pratinho. Invencionice?? Não, é que a Kátia só tinha dois pratinhos mesmo!! Ah, e os bolinhos foram feitos por nós.

Ano passado já havia postado a receita desta paella que é original do Uruguai. Posto aqui um remake para quem já viu e para meus novos visitantes que ganhei ao longo do tempo.

PAELLA MARINERA

Ingredientes: 300gr de robalo, cortado em cubos - 12 camarões grandes, com cabeça e casca - 12 mexilões com casca - 6 cavaquinhas com casca - 12 vieiras com conchas - 300gr de lulas em anéis - 1/2 k de arroz bomba (espanhol, próprio para paella) ou arroz arbório - 3 litros de caldo de peixe - 2 gr de pistilios de açafrão diluído em um pouco de caldo quente - 200gr de cebola picada finamente - 10 dentes de alho picados - 200gr de vagem, tipo macarrão, cortadas em rodelas - azeite de oliva extra virgem - sal e pimenta. Para Finalização: 1 1/2 pimentão vermelho, em rodelas - 2 colheres de sopa de salsa picada

Faz Assim: Unte a paellera com azeite. Coloque os camarões, as cavaquinhas e mexa durante 5 minutos ou até ficarem dourados. reserve. Na mesma paellera, coloque a cebola e soe um pouco. Junte o alho e sue mais um pouco. Junte o peixe, as lulas e mexa mais 5 minutos, até dourarem também. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a vagem e o caldo de peixe em quantidade sufuciente para cobrir todos os ingredientes e deixe co\zinhar durante aproximadamente 15 minutos, até o arroz ficar cozido. Acrescente as vieiras, os mexilhões, os camarões e as cavaquinhas e deixe cozinhar, mexendo, por mais 5 minutos. Enfeite com as rodelas de pimentão e a salsa picada. Após servir em cada prato, regue com azeite de oliva extra virgem.





EXTRAS:
O pimentão: Ponha-o diretamente na chama do fogão e deixe que queime por completo, ele fica pretinho. Coloque-o em seguida dentro de um saco plástico para abafar. Após cinco minutos, retire e vá tirando a pele debaixo de uma torneira que ela sai fácil, fácil. Além do que o pimentão já fica cozido. (não esqueça de por uma peneira em baixo do pimentão a hora que estiver tirando a pele para não entopir sua pia).


CALDO DE PEIXE
(rende 8 porções)
Ingredientes: 5 cebolas cortadas em 4 - 3 tomates cortados em 4 - 2 pimentões vermelhos cortados em 4 - 2 talos de alho poró - 3 talos de salsão - 2 cenouras cortadas em 3 - 2 cabeças de alho - 500gr de cascas de camarão - 5k de carcaças de peixe de preferência robalo - 10 litros de água
Faz Assim: Coloque todos os ingredientes em panela grande e cozinhe por no mínimo 4 horas. Coe e está pronto. Pode-se congelar.

8 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Você já tem iéia de quanto economizou??? Meu Deus, um jantar assim para 4, num bom restaurante iria sair uma pequena fortuna!!!
Mas vc não falou o que os maridôes acharam...Bjs

ameixa seca disse...

Adoro frutos do mar :) Esse arroz deve ter ficado excelente!!

Os Olhos de Alice disse...

Perfeito tudo!!!! adorei

Bárbara disse...

Imagina se os machos não amaram!!!
Bjs
:)

Mari disse...

ui! Aceito um convite para o próximo. Hehehehehehe.....

Nela disse...

Que coisa boa, adoro tudo que seja do mar, então frutos!!! Caroil que se passa com você menina reclama se eu não a visito para tomar chá, afinal eu a visito e newm me liga nenhuma rsrsrs, anda numa correria é? a vida é assim, eu tb não paro, beijinhosssss.

Ana Powell disse...

Olá Carol
Felicidades pela formatura.
É sempre bom juntar-nos aos amigos para celebrar eventos e comer coisas gostosas. Estou a vêr que andaram bem ocupadas mas o resultado foi excessional.
Parabéns, gostei muito x

Susana Gomes disse...

As cestinhas de parmesão são sempre um mimo quando chegam à mesa.
Tb gosto muito de ver nas saladas.

cozinha pequena é mesmo um sufoco, mas assim toda a gente fica bem juntinho na hora de cozinhar!

:)