31/05/2009

DIA ROSA - PÃO DE BETERRABA "ENGANA CRIANÇA" COM RECHEIO DE CHOCOLATE

DIA ROSA

PÃO DE BETERRABA "ENGANA CRIANÇA" COM CHOCOLATE



Quem aqui tem filho que cisma em não querer comer aquele delicioso brócolis, aquela suculenta cenoura crua sem falar nos irresistíveis e saborosos giló sabe do que eu estou falando. Quem tem crianças que são um custo pra comer tendem a ficar inventando coisas e coisas pra fazer as danadas ingerirem algo de útil. Eu é que sei!! Por isso aproveitei a idéia da linda Mary e usar o Dia Rosa para uma dessas invensões. Rosa é a cor predileta da minha filha e ela é uma peste pra comer. O prato favorito dela é arroz branco, nuggets e alface. Quando muito uma massa e sem molho. Como ela é muito branquinha resolvi fazer um belo pão de beterraba mas dizendo a ela que era de frutas vermelhas (crianças, não faça isso, mentir é feio!!). Mas como ainda assim achei que ela podia desconfiar e não comer resolvi jogar sujo e colocar uma bela "talagada" de chocolate no meio, ai sim, não ia ter como ela rejeitar. O pãozinho ficou excelente e o gosto da beterraba fica quase imperceptível (pelo menos passou batido ao paladar mega apurado da Bia que acha cebola brunoise no meio da coxinha da escola). Espero que gostem da receita!!

PÃO DE BETERRABA COM CHOCOLATE

Ingredientes: 20g de fermento biológico fresco, 65ml de água morna, 50g de açúcar, 375ml de leite morno, 15g de sal, 1kg de farinha de trigo, 400g de beterraba cozida e processada, 50g de manteiga sem sal derretida. Chocolate ao leite ralado para rechear. Leite e mel para pincelar. Açúcar cristal para polvilhar.

Faz Assim: Numa tigela misture o fermento com água e dissolva bem, cubra e deixe descançar por 5 minutos. Adicione 1 colher de chá do açúcar e deixe descansar mais 10 minutos. Numa
tigela a parte misture o leite, o sal e o restante do açúcar e reserve. Junte essa mistura à de fermento. Adicione 2 xícaras 1/2 da farinha de trigo e bata bem até obter uma massa lisa (essa etapa pode ser feita numa batedeira planetária com o gancho de massa). Junte a beterraba e a manteiga derretida e misture bem. Adicione o resto da farinha e sove por 10 minutos. Faça uma bola com a massa, pencele óleo sobre ela e deixe descançando coberta por 40 minutos. Sove por mais 5 minutos. Modele as bolinha de pão, abra cada uma e recheie com um punhado de chocolate ralado. Feche bem e moldele as bolinhas e já deixe na forma que for assar, tem que ser untada e enfarinhada. Deixe descansando mais 30 minutos. Pincele cada pãozinho com um mistura de mel e leite e polvilhe açúcar cristal. Leve assar a 180° por uns 30 minutos ou até que estejam bem assados. Sirva quente para pegar o chocolate derretendo.

Amores, esta semana ficarei um pouco ausente, estou na correria de uns trabalhos novos e estou aqui caprichando nos preparativos, rezem por mim que é uma oportunidade bem bacana!!! Mas não me abandonem, eu logo volto com novidades e muita saudade!! Ah, e não esqueçam da promoção de 3 Anos do Cerejinha, todas as informações AQUI. Mega beijos!!!!

30 comentários:

belinhagulosinha disse...

que deliçia amiga,este pãozinho,engana mesmo,jinhosss

Patyxa disse...

Bem que delicia
Jamais me lembraria de fazer tal coisa...lol
Beijokas

Cucchiaio pieno disse...

Adorei o "engana criança"! Excelente idéia, parabéns! Bjim
Léia

ameixa seca disse...

Que pão lindo! Eu gosto de beterraba, não precisava do chocolate pelo meio he he

Elaine disse...

Olá!
Bom dia!!!
Feliz mês novo!
Fique com Deus, e que o dia de hoje traga muitas alegrias!
Beijos!Muitos!!!

KEKA disse...

adoro essas coisas de engana-criança...
assim o Caio come...
anotadíssima a receita!
ó, boa sorte p/ ti!
beijocas

Dri Viaro disse...

hj vim rapidinho so pra desejar boa semana
bjsss

A DONA DO MUNDO disse...

NOSSA!! AMEI ISSO
TENHO MUITA DIFICULDADE EM FAZER MEU FILHOTE COMER LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS
ESSE VOU TESTAR HJ MESMO
BEIJO

FIZ O DOCE DE MAMÃO VERDE ONTEM, FIGOU MAIS AMARGO Q JILÓ!!!
E EU FIQUEI NA VONTADE

Minha vida, minha cozinha. disse...

Que delícia e engana bem a criançada que não gosta de legumes...
Quando sai o resultado da promoção?
Bjos.

Gina disse...

Olhe, não é só para criança que se precisa desses artifícios.
Deve ter ficado muito bom.
Crepe também fica ótimo, é só rechear e colocar calda de chocolate.
Bjs.

inspirações da Jô disse...

Oi querida!!!!Que saudade!!!!!
Como sempre arrasando com essas delícias!!!!!Eu já experimentei pão de beterraba e gostei, mas doce assim com chocolate ainda não tive o prazer de expermentar, mas tenho certeza que é muito bom, tudo combinado ao chocolate é delicioso!!!!!
Beijinhos e boa sorte aí nos seus projetos, se Deus quiser já deu tudo certo!!!!

Marcia Gullo disse...

hahahahhaha, vou falar pra grabiela que é pão da Barbie!!!!

Bejus querida e inté.

Mary disse...

Carol, este pão de beterraba, dá para enganar também alguns adultos! :)
Achei muito original e adora testar o sabor, mesmo sem o chocolate!
A cor está super gira! hehehe
Uma belíssima sugestão! :)

leonor de sousa bastos disse...

Olá!

Mas que receita super original para festejar um dia cor-de-rosa! Adoraria poder provar esse pão de beterraba com chocolate...deve ser uma delícia!!:)
Há certas "mentirinhas" que sendo por uma boa causa estão desculpadas à partida!:)

Um beijinho enorme!

angela disse...

adorei!!!

Mari disse...

Carolzinha, achei tua idéia genial!!! sei bem do que você está falando, pois a Isa já foi o rascunho do mapa do inferno para comer.... só queria saber de tranqueira, fritura e tudo o que faz mal... ainda bem q mudou! rsss
Vc foi muitoooooooo criativa em sua receita, minha flor... simplesmente amei, o pão ficou maravilhoso!!
Tô torcendo por vc, amiga!!! Depois conta tudo pra gente, se Deus quiser (já quis), essa nova oportunidade que te apareceu, vai dar super certo.
Super beijo,

Mari

Eu Mulher disse...

Só assim eu como beterraba,rsrs.

Boa sorte nos seus trabalhos.

Bjus

Comidinhas lá de Casa disse...

Queridos e queridas blogueiras, desculpem a forma de comunicação e invasão, mas estou tentando avisar pelo menos aqueles blogs que eu sempre visito... Passei por um problemão com minhas contas de blog, e-mail, orkut, msn... afff, que desespero! O Comidinhas lá de Casa passou por uma pequena alteração de endereço (agora é ascomidinhasladecasa.blogspot.com, com “as” na frente viu?), mas o nome continua o mesmo tá? Ainda estou "reorganizando a casa" mas logo, logo estará tudo no lugar - inclusive as fotos - e as novas postagens voltarão ao normal. Mais uma vez desculpe pela invasão. Beijinhos, Ni

Meninas de Pantufa disse...

hum..
parece ser delicioso...
e ainda é rosa!!!!!
é mais fácil me enganar rsss.. pq meu filho é capaz de falar " o mãe é rosa.. não quero"" aí já viu.. sobra para a lixeira da mãe!!rss.. minha boca!!rsssssss

bjs

RUTE disse...

Carol achei magnifica sua ideia de pão doce de beterraba e chocolate.

Esta receita do dia Rosa eu vou ter de experimentar. Minha filha adora tudo o que é cor de rosa e tudo o que é de chocolate. Viu que dupla dinamica você arranjou!!

Beijinho.

Nani disse...

No dia dedicado á cor viu-se cada receita maravilhosa, a tua não fica atrás e prime pela originalidade, gostei, bjs.

Gina disse...

Carol, estou voltando para avisar que tem selinho de homenagem pra você lá no blog.
Bjs.

Nela disse...

Minha Filhinha postiça rsrs, adorei o engana engana mesmo, por x ´
e preciso mesmo imaginação, para lhes passar a perna, pq criança diz k não gosta só por dizer. por x nem chega a provar, mas não gosta pronto...e lá vem a cheffinha com ideias brilhantes, k até eu provava este pão, pq para mim é bolo e com chocolate delicia mesmo. Querida tb ando a correr dai minha falta de comentários, espero k tudo lhe corra bem, beijinhos grandessss.

Bárbara disse...

Pareer tudo de bom menina!!!
:)
Bjs

Claudia Rumi disse...

Se eu fosse criança, com o cheiro do pão saindo do forno seria suficiente para devorá-lo,independente do recheio, pois adoro pão!! Mas como criança é criança, BOA idéia!!!
bj
CLaudia

Sylvia disse...

Que delicia, se fosse crianca me enganavam diretinho de tao gostoso que parece ser ,e ainda mais a cor.
Descanse , e volte com muitas novidades
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Carol que diferente essa receita, e imagino que deliciosa.
Bom, sou suspeita porque eu amo de paixão beterraba, e com certeza vou experimentar essa delícia.
beijos

Bárbara disse...

carol !!
q delicia!
acho q mudo essa semana ..
e sabe qual vai ser o petti.. esse pão ..ahahah
bjosss

Ana Powell disse...

Uma autêntica delicia, adorei x

Cláudia M. disse...

Querida Carol (Ana Carolina, como minha filha...) faz tempo que não passava aqui, não por desinteresse, mas pq o tempo anda curto...)
Adorei a ideia desse pão de beterraba, vou anotar a receitinha. Estou mesmo precisando de aprender uns truques para enganar a minha Carol, que anda esquisitinha com a comida. BJS