30/09/2009

Chocolate, Chocolate, Chocolate, Eu só quero Chocolate!!

Oi amores. Estou mais aliviada do meu stress. Começei a ouvir Enya e estou lendo sobre yoga (le-se iôga, como dizem os metidos) acho que é da TPM mesmo. Hoje levei o filhote no otorrino, pois faz dois meses que o pequeno operou e agpra voltou a roncar tudo de novo. Mas disse o Dr. Gilberto que é só alergia, que a naribas está um pouco inchada e congestionada. E vai milhão na farmácia viu, pelo amor!!

Olha, eu não sei vocês amantes do chocolate, mas eu tem dias que a necessidade de enfiar um pretinho básico na boca (óóóóó....olha a mente pervertida!!) é incontrolável. Eu meio que sou dependente de cacau as vezes, é um crime comigo mesmo!! Mas fazer oque meu caro Watson. E para comemorar esses meus devaneios chocolisticos, hoje trago a vocês uma matéria- delícia sobre o cacau e sua origem. Preparem os olhos e comam um chocolate enquanto prestigiam o texto, garanto que vai ser muito mais gostoso!!


ALIMENTO DIVINO

Muito antes de ser descoberto pelos europeus, o cacau já seduzia duas grandes civilizações de América na forma de um líquido amargo e espumoso, digno dos deuses.
Quando queriam comemorar um acontecimento especial, como o nascimento de uma criança ou um casamento, os maias preparavam uma bebida com as sementes de kA-ka-w. Passavam o líquido, geralmente aromatizado com pimenta ou baunilha, de uma jarra para outra, oque fazia levantar uma desejada espuma. Bebiam-na quente, durante opulentos banquetes e a ofertavam aos deuses. Outra importante civilização da Mesoamérica pré-colombiana também elaborava tal bebida. Segundo Alan Deividson, autor da enciclopédia britânica “The Oxford Companion to Food (Oxford University Press, Oxford – 1999), os astecas preferiam saboreá-la fria, igualmente com espuma e condimentada. Chamavam-na de Chocolatl e era consumida por guerreiros e representantes da elite. Esse líquido espumoso ocupava o centro das cerimônias sociais e dos rituais maias e astecas, sendo oferecido por aqueles que buscavam prestígio social e político.
A fonte do chocolatl é o fruto do cacaueiro, uma planta tropical, originalmente nativa das florestas quentes e úmidas que se estendem do Norte da Bacia Amazônica ao sul do México.



O naturalista sueco Carolus Linneu classificou-a de Theobroma Cacau, o alimento dos deuses. Árvore melindrosa cresce a sombra das outras mais altas, pois não tolera sol forte nem vento. Quando adulta chega a 6 metros de altura. Os frutos pendem dos galhos e do tronco, tem a forma ovalada e a casca cor de amarelo-açafrão ou avermelhada. Em seu interior, estão gordurosas sementes, entre 20 e 45 envoltas por uma polpa macia e esbranquiçada.
A domesticação e o cultivo do cacaueiro são obras das populações mesoamericanas que se estabeleceram na Península de Yucatán e por toda América Central e sua utilização não se restringiu apenas às sementes. Em 2007, um estudo do Departamento de Arqueologia da Cornell University, nos Estados Unidos, revelou uma nova descoberta. Analisando quimicamente fragmentos de utensílios de cerâmica recolhidos num sítio arqueológico em Honduras, os pesquisadores concluíram que o cacau já era usado na elaboração de bebidas desde 1100 a.C. pelo menos. Baseando-se na diferença das jarras encontradas, apresentaram como hipótese mais provável a de que os locais fermentavam a polpa, e não as sementes, para produzir um tipo de cerveja. Ao fermentar, secar e eventualmente torrar as amêndoas, para depois moe-las e misturá-las a água, astecas e maias desenvolveram um estilo próprio para obter o líquido divino. Na verdade, um preparo amargo que não inspirou de início os conquistadores espanhóis que desembarcaram em Yucatán, no século XVI.


O ciclo de produção do cacau ocorre em dois períodos: temporão, de abril a agosto, e safra, entre setembro e março. Depois de colhido, ele é aberto e o conteúdo – polpa e sementes – retirado e submetido a duas fermentações (anaeróbica e aeróbica) responsáveis pelo aparecimento dos precursores do aroma e sabor típicos da fruta. Em seguida, as amêndoas são colocadas para secar sob o sol. É dessa forma que são exportadas para as fábricas, onde passarão pelo complexo processo de manufatura do chocolate.
O chocolatl oferecido aos espanhóis nos idos de 1500 era feito com sementes da aromática variedade criollo, cujas plantações limitam-se atualmente a alguns poucos países, como a Venezuela, respeitada e renomada por fornecer o melhor cacau do mundo. A variedade forasteiro é a que predomina. Mais robusta e resistente a fungos e pragas, exibe, no entanto, menos aroma. É cultivada na Costa do Marfim, maior produtor cacaueiro, e na grande maioria dos países africanos e também no Brasil (sul da Bahia). Do cruzamento entre criollo e forasteiro resulta na variedade híbrida trinitário. Saber mesclar esses diferentes grãos e suas respectivas origens – o terroir do cacau – faz parte da grande arte do chocolate. Milênios depois da descoberta, o alimento dos deuses transformou-se em eterna fonte de prazer para nós, meros mortais.

Fonte: Gula Mar/2009

Algumas delicinhas feitas com essa nobre iguaria.......não babem nos teclados, por favor!






Fotos: Callebaut


CURIOSIDADES SOBRE O CHOCOLATE...

- A forma de primeira garrafa de Coca-cola é inspirada na forma do "criollo", o fruto de um dos tipos de cacaueiro.

-A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.

-Em 1569, o Papa Pio V, autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar o jejun.

-A Costa do Marfin é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cacaueiro, durante todo o ano.

- Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor

- CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.


-CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL
O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.


-CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO
O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.


CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO
O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.


CHOCOLATE DÁ FELICIDADE
A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a "molécula da felicidade e do prazer", actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.


CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.


CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.


CHOCOLATE NÃO ENGORDA
O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas

Fonte: Chic Chocolate

Agora, minha amiga, não se culpe por comer chocolate..A vida é curta e umas silhuetas mais salientes não é nada perto da vida curta que temos por aqui e os prazeres que ela nos oferece. Caia de boca e seja feliz!!

E é claro, a receita do dia não podia ser outra a não ser de chocolate, claro. Esse é um bolo meio bolo, meio brownie, engana um pouco mas é simplismente delicioso. Faço pra bia as vezes (pra Bia, sei...) e acba rapidinho. Para os chocolovers de plantão.

Quadradinhos de Chocolate
(cerca de 40 unidades)

Ingredientes: 150g de chocolate em pó, ½ xícara de leite, 200g de margarina em temperatura ambiente, 300g de açúcar, 6 ovos separados, 150g de farinha de trigo, 1 pitada de sal, nozes ou pecãs picadas grosseiramente (opcional).

Faz Assim: Numa panelinha, coloque o chocolate e misture aos poucos o leite. Leve ao fogo mexendo sempre até o ponto de um mingau bem ralo. Retire do fogo e deixe esfriar. Com a batedeira, bata bem a manteiga, acrescentando o açúcar aos poucos. Junte as gemas uma a uma e bata bem nos intervalos. Batendo sempre, junte a mistura de chocolate já fria e, peneirando, a farinha de trigo. A parte, bata as claras em neve firme com o sal e adicione à mistura dechocolate, lenta e delicadamente. Espalhe a massa na assadeira retangular (25x pó 35x sem untar) Se desejar, junte nozes ou pecãs por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até o palito sair seco. Depois de frio, corte em quadradinhos e sirva. Como a ser humana aqui é viciada em doce, eu fiz um brigadeiro bemmmmm molinho e coloquei uma colherada em cima de cada quadradinho e salpiquei granulado. Acho que fica mais gostoso.


Fonte: Livro “Receitas para todo dia e para os outros também”. – Wilma Kovesi - DBA

21 comentários:

Bárbara disse...

Carol!!
Hhuhu q delícia !!!
Bom tudo q vai chocolate é bom heim.. Se be q já fiquei 2 anso e pouco sem cmer essa gostosura...rrs..regimes..e uma.. me fazia muito mal na gestação..e depois tbm... ai tive q vivier sem..
mas hj não..tdo voltou ao normal..haha

Logo eu e Alissa estamos ai em SP..

bjus

Aproveita a aula.. depois conta tdo..tira foto..rrss
e a festa tbm

Marly disse...

Alguém já disse que a existência do cacaueiro é a prova de que Deus nos ama é quis que extraíssemos prazer da alimentação! Chocolate é realmente 'tudibom'!
Esses quadradinhos estão com uma aparência deliciosa!
beijinho,

Fabiana disse...

Eita delícia viu? Ficou com uma cara maravilhosa, e creio delicioso.

Bj

ameixa seca disse...

Eu gosto de chocolate embora os bolos de chocolate não sejam os meus favoritos :) Mas não negava um quadradinho desses1

Abobrinhas na Cozinha disse...

Definitivamente, chocolate é uma das melhores coisas que invetaram! hahahaha....adoro!!!!!!!!!!!!! E olha só, previne o envelhecimento! hahahaha... perfect! kkkkk
Carolzinha, esses quadrados de chocolate ficaram lindos! Delícia!
Beijocas!
Thais

Marcia Gullo Tiberio disse...

"...JUDIA DE MIM....JUDIA...QUE EU NÃO SOU MERECEDOR DESSE AMOR..."

E eu AMO CHOCOLATE....se juntar com BISCOOOOOOOITO E CARAMEEEEEEEELO então!!!!!

Bejus querida.

"Manjares da Manu" disse...

Aorei a matéria sobre o chocolate!!!
Gostei mais ainda das fotos!!!
E se eu comesse um pedacinho destes aí, nem me fale,rsrsrsrs!!!

Bjs...

Margarete disse...

Carol, como não babar diante de tantas delícias??? MISSÃO IMPOSSÍVEL... ADOREI.. Posso falar??Ontem matei uma caixa de Bis sozinha. TPM CONSTANTE, AMIGA!BJS.

Fla disse...

Ô flor que receita hein?!
Só que tem um ingrediente ali que eu acho que é manteiga ou margarina em temperatura ambiente né não? Tá escrito só que é temperatura ambiente...hehehe.
Quando eu puder sair da dieta eu vou fazer essa receita.
Beijos

Solange Belém disse...

É um pouco difícil ver tanta gostosura e não babar no teclado. hehehe...
Abraços

Sol

Tiago Lopes disse...

Bem, depois de ler tudo fiquei um sabedor sobre o chocolate...

Delicioso!

Lourdes Sabioni disse...

Depois desta aula, comerei sem culpa o meu bom e velho chocolate!!!Bjs

Nereime disse...

Carol, que bom te ver assim mais animada!
Também já me acostumei a fazer limonada com os limões que aparecem no caminho...
E concordo que com chocolate fica bem melhor!
Delícia de receita.
bjs

Pitadasdilu disse...

Carol, que delícia é essa... me deixou com água na boca...
Muito legal as informações sobre o cacau, eu até hoje só conheço uma pessoa que não gosta de chocolate, que por acaso é uma amiga blogueira, eu amo essa delícia, mas procuro não abusar... hoje mesmo experimentei o Special Dark da HERSHEY'S, o tradicional com 60% de cacau, para quem gosta de chocolate meio amargo como eu é uma ótima dica e não tem a tal da gordura vegetal hidrogenada.
Um abençoado fim de semana pra ti e família.
Bjos, Lú.

K disse...

Isso!! acaba com a minha dieta!!kkkk
Beijosssss, domingão lindão pra vcs!!!

Scarlet disse...

I'm not a big sweets fan, but OMG, your sweets, especially those chocolates, are TO DIE FOR!!

Natália Eleutério disse...

Adorei saber e conhecer a origem do chocolate que adoro.

as melhoras do filhote, e estes quadradinhos estão uma delícia, bjs.

Geórgia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geórgia disse...

Chocolate é meu vício, mas penso no lado bom e nos benefícios que ele pode me trazer. Pior seria se eu fumasse...Bjs.

inspirações da Jô disse...

Claro que como uma boa amante do chocolate, também não poderiam faltar informações sobre a história do chocolate!!!!Interessante!!!!
Agora, não venha me pedir para não babar porque é impossível não cometer tal deslize hein?Rsrsrs...
Querida Carolzinha,
Adorei os quadradinhios!!!!!!!Deliciosíssimoscomo diria o Chaves!!!Rsrsrsrsr......
Beijocas com sabor de chocolate!!!!!!

Os Olhos de Alice disse...

Hummm que maravilha