04/10/2009

Frango Xadrez

CENAS DE UM DOMINGO EM FAMÍLIA


E esse foi o meu domingo...ps* Faltou a filhota que estava no Hopi Hari!

Ai, final de semana corrido mas delicioso esse. Ontem teve reunião do Pedro, exposição de música na escola da Bia e festinha de aniversário do primão a noite. Dessa vez o maridão quis ir na reunião do Pedro. Oque eu acho mais legal no meu maridoco é que ele se emociona com qualquer coisa que o Pedro faz. Voltou todo todo da escolinha dizendo que a tia só falou coisas boas do Pedro, que ele é um anjinho, presta atenção em tudo, faz a lição, fala pros amiguinhos que estão converando ficarem quietinhos e os olhos dele enche de lágrima quando fala. Acho o máximo. Tomara que o filhão continue assim para o resto da sua vida escolar. CDF na escola pra ser o bonzão no futuro, hehehe.
Bom, depois do aniversário da Bia a geladeira ficou cheia de tigelinhas e sobraram várias coisas. Ai, entra em cena a criatividade da pessoa aqui pra ficar inventando oque fazer com as sobras. Vou mostrar duas belezuras que fiz com algumas coisas que sobraram e que acabaram se tornando receitas deliciosas:
1° - Como fiz sanduiches com pão de forma, todas as casquinhas que tirei acabei guardando. ficarão 3 sacões de cascas de pão. Que fiz eu: Cortei todas as casquinhas uma a uma com a tesoura em cubinhos, temperei e assei, fazendo croutons deliciosos e crocantes. Apesar dos croutons originais serem feitos a partir do pão italiano, os de casca de pão de forma ficaram excelentes.
Muito fácil: Coloque os cubinhos numa assadeira bem espalhados (não coloque muito de uma vez numa mesma assadeira senão os que ficam por baixos ficarão branquelos e queremos aqui que assem todos por igual). Coloque os temperos e asse até que fiquem secos (veja bem, não são torrados, são secos, deixe o forno no mais baixo e vá verificando.
Fiz 3 temperos:
Alho: Azeite, sal, orégano, molho de alho, páprika doce.
Azeitonas: Azeite, orégano, Água da marinada das azeitonas.
Curry: Azeite, sal, curry, áçúcar mascavo (bem pouquinho).

Guarde em potes herméticos ou, se sua família for italiana como a minha e nada durar mais que 4 dias, guarde em saquinhos de congelar bem fechados! Coma com tudo: Saladas, sopas, e qualquer comida!!



2° - Como fiz um montão de doces, algumas sobras ficaram. Eu tinha: Morangos lavados, potinhos com chantilly, creme de limão e marshmallow. Pronto. Fiz uma mega pavê. Misturei o creme de limão com o chantily. Fiz camadas de bolacha maizena molhada no leite com ovo maltine, a mistura de creme de limão com chantilly e morangos picados. Finalizei com o merengue e "maçariquei". Decore com morangos e leve a gelar. Minha amiga, ficou bom o negócio. Olha ai no que deu!





E outra coisa que esqueci de postar aqui. Mais uma da mega festa do Lucas. As coca-colas servidas eram personalizadas. Olha que idéia fantástica. Achei o máximo e não tinha como não lembrar que a festa era do Lu. Olha só que gracinha!!


Texto da garrafa: Coca é Coca. Lucas é show!


E pra receitinha do dia, vai um prato que faço sempre porque amo, é fácil, prático e saudável. O Frango Xadrez. Dá um poquinho de trabalho na preparação porque tem que cortar o frango, legumes, mas vale a pena!!



FRANGO XADREZ

Ingredientes: 1 ½ peito de frango (cortado em cubos)- sal- 2 colheres (sopa) de azeite- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim - 1 cebola picada- 1 dente de alho picado- 1 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubos- 1 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubos- 1 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubos- 1 xícara (chá) de tomates picados sem pele e sem semente- ½ colher(sopa)de gengibre em pó- 2 colheres (sopa) de molho de soja- 2 colheres (sopa) de amido de milho- 1 xícara de (chá) de água - 2 colheres (sopa) de cebolinha picada- pimenta dedo de moça a gosto- 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele.

Faz Assim: Num bowl tempere o frango com sal. Numa panela aqueça o azeite e o óleo. Frite a cebola e o alho, acrescente o frango, dê uma dourada e em seguida coloque pimentões e refogue.
Acrescente o molho de soja e o gengibre. Dissolva o amido na água e coloque na panela. Finalize com a cebolinha e o amendoim.



19 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Chiquetosa hein amiga? Ah se todos os meus alunos fossem seu filhote...eu não ficaria rezando pra aposentar logo!!!...KKKKK...adoro o franguinho oriental! Bjs

Gina disse...

Como o frio ainda continua por aqui, pelo menos à noite, tenho feito sopas e os croutons acompanham tão bem. Faço frequentemente só com azeite e orégano, eventualmente acrescento algo mais. Boas ideias!
Os filhotes sempre são orgulho dos pais, não? Aliás, que bom quando são assim.
Frango xadrez faço sempre, mas com amendoim não agrada à família, logo... vai sem ele mesmo.
Bjs.

carmencita disse...

Que gracinha o teu filhinho Pedro. Desde cedo já mostra que vai ser o orgulho da família, papai tem toda a razão de ficar emocionado, é tão bom quando os professores elogiam nossos filhos né? Coisa rara hoje em dia.
Sabe que também aproveito todas essas rebarbas do pão de forma, faço exatamente como fizestes, e sabe que adoro esses croutons na salada, sopa e até beliscar fora de hora rsrs.
Outra coisa que adoro é frango xadrez, alías destes uma boa idéia já faz um tempinho que não faço, taí, meu almocinho de amanhã. Bjss

Cláudia Marques disse...

Carol, adorei essas sugestões para aproveitar as côdeas do pão de forma, sabe que nunca tinha pensado nisso?

Que bom que o seu filho se comporta tão bem na escolinha, isso hoje em dia não é regra, é excepção, infelizmente.

bjs

Nana disse...

Familia linda, cada dia que passa o Pedro está um gato, dará trabalho para mamãe, terá mtas menininhas batendo na porta hehehe
Bjss

Abobrinhas na Cozinha disse...

E como são bons esses domingos em família!!! :)Que gostoso Carol!!!
E adorei a receitinha do frango xadrez! Nhammm, esse prato é muito gostoso!
Beijocas!

ameixa seca disse...

Tudo parece muito bom, dos croutons ao frango :)

Pitadasdilu disse...

Carol, você sempre inventando muitas delícias. Aproveitar o que se tem e não jogar nada fora é uma regra super boa. O pavê ficou lindão e esse frango xadrez... delícia.
Lindas fotos!
Que interessante a garrafinha personalizada, nunca tinha visto.
Bjos, Lú.

Dani Oliveira disse...

Carol, a idéia da beradinha do pão é show. Eu já coloquei no blog também. Gostei foi da variação de sabores que você fez. Que cara que domingo feliz!
Beijos linda e boa semana =)

Anônimo disse...

Carol, adoro franguinho estufado com vegetais e ainda por cima com arrozinho branco acompanhando! É tudo de bom...
Mas claro que o doce com morangos me piscou o olho...que tentação!
Tudo perfeito, para um dia lindo! :)

Marly disse...

Carol,
Que domingão bom, hem? e esse pedro é um fofucho! Gostei da idéia de aproveitar as sobras, tanto para os crôutons quanto para o pavê. E o franguinho xadrez é gostoso e prático, né?
Beijão.

historias na cozinha disse...

Oi querida vim te deixar uma beijoca e dizer que deu vontade de morder a tela...rsss, Celia.

Téia disse...

Carolzita,este post está lindo, muita coisa legal. Adorei as idéias, você é mesmo criativa. O pavê ficou maravilhoso e a receita do frango vai me ajudar demais. Acredita que hoje na hora do almoço falei que precisava de uma receita, pois estava louca para comê-lo? Você adivinhou.Valeu! Bjka.

Cherry Blossom disse...

Moça esperta é assim!! Hoje foi o meu dia de dar uma espiada na geladeira e inventar, mas nada assim tão chic!..ahahah...Só coisas básicas. Eu gosto muito de frango xadrez,mas faz tempo que não faço.Aqui a comunidade oriental é bem grande eu acabo comendo esse prato em algum lugar por aqui.
Beijo, beijo!
O Filhote ta lindo...

despachos disse...

Vou fazer o frango!! O marido adora e ainda não tinha me aventurado.
Menina, torci tanto para vc ganhar os tecidos, acho que iria se animar e fazer costurinhas lindas, quem tem paciência e talento para a cozinha, faz qualquer coisa bem feita.
Beijos
Lu

Princess Laura Lis disse...

Muy lindo su blog! y muy deliciosas las recetas.Adoro cocinar. Saludos!! Felicitaciones a todos los brasileños por las Olimpiadas en 2016!!!

a Trofa tem cozinheira disse...

QUE DOMINGO FABULOSO!!! e que frango BOM!!!!! adorei tudo!!!

inspirações da Jô disse...

Você é indiscutivelmente um espetáculo na cozinha, e reciclando alimentos, essa ideia é muito bacana!!!!!! Ficaram uma delícia essas suas "reciclagens"!!!!!!
E o frango xadrez esrá com "uma carinha" ótima!!!!!
E o seu filhote, um fofo!!!!!!!Lindo!!!
Beijos!!!!!!!!!!

Mari disse...

Oliver.... que sucesso! Frango xadrez, com toalhinha xadrez e coca cola personalizada....brilho!