09/11/2009

CUCA CREMOSA DE CHOCOLATE e Você sabe o que é Ortorexia?

Ola Amiguinhas, como tem passado? Ah, eu estou aqui, só, abandonada, jogada as traças. Marido só viaja, fica em hotel chique, vai na praia, come do bom e do melhor (espero que só comida) e eu aqui, lavando roupa, passando, cozinhando, separando as crias quando se atracam. Ai marido chega depois de uma semana fora, cansado, abatido e eu a todo vapor aqui. Tomo aquele banho de esfregão pra tirar a nhaca, lavo a Abigail (essa eu peguei da Dri) várias vezes pra ficar bem cheirosinha, coloco aquela lingerie (usada, mas não furada) e chego toda cheia dos trique-trique pra deitar perto do maridão, quando eu olho, o bicho já tá roncando, no 13°sono. Vou falar viu, nessas horas dá vontade de chorar. Tá, eu sei que ele ta trabalhando pra nós, por nós, mas poxa, como fica a Abigail? Ela também precisa de atenção né!! Mas deixe estar, hoje ele não me escapa!!


Quem acompanha a Novela viver a vida está vendo o drama vivido pela personagem Renata (Bárbara Paz) que se acha gorda e não come nada, além do que bebe. Além da Anorexia e da Bulimia, surge outro tema que tenho certeza muita gente é e nem imagina. Ortorexia, que é a obsessão por dietas. Achei uma matéria muito interessante e que acho muita gente desconhece, assim como eu desconhecia. Acho importante ficarmos alerta, tanto pra nós como pra nossas filhas, que estão crescendo nessa selva de "imagem é tudo". Como a matéria é muito longa, vou dividi-la em alguns posts. Espero que vocês leiam e gostem, pois eu gostei muito.


QUANDO A DIETA VIRA DOENÇA


A avalanche de informações confusas sobre nutrição, complicou o ato de comer. Como saber se sua busca por uma alimentação saudável já é uma obsessão.


Era pra ser um jantar de bom relacionamento na casa de um diretor da empresa. Quando apertou a campainha, o engenheiro Orlando Marcondes Machado Filho esperava desfrutar um belo prato, um ótimo vinho e boas risadas na compania da mulher, Crucita, e de outros dois casais. Todos salivaram quando o bacalhau chegou a mesa. Todos, menos Crucita. "Minha mente estava cheia de aflições", diz ela. Em silêncio, a bioquímica se perguntava:

- Será que usaram azeite extra virgem?
- De onde veio esse peixe?
- Que tipo de conservante foi usado nos condimentos?
- A cenoura é orgânica?
- Xiii, não tem arroz integral!

"Ficava pensando nas coisas invisíveis que fugiam ao meu controle e poderiam não ser saudáveis", diz crucita. "Enquanto eles tinham prazer, eu só sentia repulsa". Por consideração ao marido, ensaiou a primeira garfada. Não chegou a segunda. Os anfitriões perceberam. Orlando não conseguiu esconder o constrangimento. O encontro acabou mais cedo.

O mesmo poderia ter acontecido com o casamento, tantas foram as brigas provocadas pela extrema preocupação de Crucita, de 46 anos, com o que a família coloca no prato. Esse distúrbio de comportamento tem nome: Ortorexia nervosa. O termo é um neologismo baseado no idioma grego. Orthós significa correto e oréxis quer dizer apetite. A ortorexia foi descrita pela primeira vez em 1997 pelo médico americano Steve Bratman, autor do livro Health food junkies (algo como viciados em comida saudável). A ortorexia ainda não é classificada como um transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia (caracterizadas pelo medo excessivo de engordar) mas é possível que isso ocorra em breve. A grande preocupação do ortorexo não é o peso. O que o apavora é ingerir alimentos que façam mal a sua saúde. Ele busca sempre a garantia de que está livre de impurezas e de que vai evitar o aparecimento de doenças. Para isso, confere rótulos e o suposto benefício de cada produto. Preocupase com a origem dos alimentos e raramente come fora de casa. Segue regras alimentares rígidas e, na maioria das vezes, baseadas em conceitos equivocados sobre o que seja de fato uma dieta saudável. Prefere não comer a ingerir qualquer coisa que julgue incorreta. O resultado é a magreza e a falta de nutrientes, vitaminas e mineirais vitais a vida humana.

No começo pode aparecer esquesitice ou apenas uma escolha de vida, como a dos vegetarianos e dos macrobióticos. Com o tempo, porém, a extrema preocupação com a dieta prejudica outras áreas da vida. O sujeito se torna o chato inflexivel, um estorvo nos eventos sociais, um problema pra família. E a maioria dos ortorexos não percebe. Ao contrário, acham que tem uma alimentação exemplar e tenta converter quem está por perto. Crucita só se convenceu de seu radicalismo quando procurou uma nutróloga na espectativa de melhorar ainda mais a dieta que já achava super adequada. A médica Daniela Hueb, que mantém um consultório em Bauru, notou que a busca por saúde tinha virado doença. "Muita gente é ortorexa e não sabe. Quem sabe, resiste em procurar ajuda". As tantas restrições alimentares seguidas por Crucita, durante anos, provocaram danos físicos e emocionais. A carência de proteínas, carboidratos, cálcio e outras vitaminas, provocou anemia, queda de cabelo, depressão e osteopenia (a fase precursora de osteoporose). Ela foi encaminhada a um psiquiatra e atualmente se trata com antidepressivos e ansiolítico. Ainda prefere alimentos orgânicos, leite sem conservante, queijo branco, sucos naturais e consumir carne, só de vez em quando. "Melhorei, mas o problema não desaparece de uma hora pra outra".

Como diferenciar a obsessão doentia do zelo alimentar que faz bem a saúde? Bratman sugere alguns sinais psicológicos: gastar mais de 3 horas do dia pensando em alimentos saudáveis, preocupar-se mais com a qualidade da comida do que com o prazer em come-la, julgar-se superior àqueles que não seguem a mesma dieta. Você reconhece essas pistas? O pensamento ortorexo está tão disseminado hoje em dia, que é possível perceber indícios dele no trabalho, na academia, na família. "Eles pesquisam muito sobre alimentos e procuram orientação de médicos e nutricionistas", diz Alexandre Pinto de Azevedo, psiquiatra do Programa de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas em São Paulo. Em tese, isso não deveria fazer mal. "A maioria dos indivíduos que recebem esse tipo de orientação, não entra em parafuso. No ortorexo, porém, essa aprendizagem leva a fixação por uma dieta rígida", afirma Azevedo...........continua.

No próximo post a continuação da matéria e uma tabela com mitos e verdades sobre os alimentos no pensamento ortorexo.

Pois é, acho que se alimentar bem deve ser um dever, mas quando começa a prejudicar a saúde e o relacionamento com as outras pessoas, já não é legal.

Mas vamos ao que interessa. Gentem, essa torta fiz ha um tempo já (coisa de uns dois meses) e vi na Dona Ana Maria Brega (ai, não sei porque acho ela tão arghhhh, alooooo, acorda!!!) e não resisti. Quando vi ela passar o facão e vi o meinho da torta, não deu, corri fazer pra sobremesa da janta. Gente, é deliciosa, daquelas que você come e não quer parar.

CUCA DE CHOCOLATE CREMOSA

Ingredientes: - 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 1/2 lata (a mesma medida) de leite
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de chocolate meio amargo ralado
- 320 g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (30 g)
- 100 g de margarina
- raspas da casca de limão
- 1 ovo


Faz Assim: 1 - Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de amido de milho, 2
colheres (sopa) de margarina, 1 lata de leite condensado, 1 lata
de creme de leite, 1 meia lata (a mesma medida) de leite, 2
colheres (sopa) de chocolate em pó e leve ao fogo até obter um
creme encorpado (8 a 10 minutos). Deixe esfriar.

2- Numa tigela e com a ponta dos dedos misture 1 colher
(sobremesa) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de açúcar, 100 g de
chocolate meio amargo ralado, 320 g de farinha de trigo, 2
colheres (sopa) de amido de milho, 100 g de margarina, raspas da
casca de limão e 1 ovo até obter uma farofa.

3- Numa fôrma redonda de fundo falso (20 cm de diâmetro X 7 cm de
altura) untada com manteiga, coloque um pouco da farofa no fundo
e nas laterais, distribua o creme já frio (feito acima) e cubra
com o restante da farofa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus
por 40 minutos. Deixe esfriar completamente para cortar senão

ela se quebrará.





30 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Da guaraná, e uns red bull pro marido, pra que não durma antes de dar um pega na Abigail... hahahahahaha

Se estas gurias soubessem o quanto são feias magricelas assim... afff

Agora o que é esta Cuca mulé???? eu quero um teco!

bjssssssssss

Fabiana disse...

Carol,
Seu post me lembrou de um filme..rs..rs...
Acontece nas melhores famílias...

Sabe, as vezes, eu fico com essa Nóia de dieta, mas não chego a tanto.
Porque a vida é tão dura, então me dou o direito de adoçar a minha vida e comer minhas guloseimas sem culpa.

menina, fiz essa cuca cremosa!
mas acho que errei no tempo do cozimento, e o meu creme não ficou tão firme como o do programa.Mesmo colocando na geladeira.
Realmente, é delicioso!!!
mas no meu caso a aparencia não ajudou..rs..rs
bjs

Tati - Panelaterapia disse...

A sua é Agail? Prazer: a minha é Dirce! kkkkkkkkkkk

Menina eu dou muita risada dos seus posts, adoro!!!

Mas adoro as receitas também, a de hoje está um arraso!!!

Bjs

Marina Mott disse...

Por partes:
- quanto à Abigail já passei por isso, ah...bons tempos (pelo menos tinha alguém que dormia...rsrsrsrs).
- é uma trsiteza esse descompasso em relação à comida, né? Importante chamar a atenção pro assunto!
- como é que eu posso me relacionar adequadamente com a comida, sem gula (o contrário das moçoilas mencionadas), com essa cuca maravilhosa??? Vou fazer, tem uma cara!!!

Marly disse...

KKKKKk, Carol, você hoje está hilária, com essa estória da Abigail. Talvez, se você se mostrar bem "resolvida" e um tantinho fleumática, isso o desperte, pois um sinônimo de curiosidade é ficar com a "pulga atrás da orelha" (rs).

Os problemas psicológicos ligados à alimentação são terríveis, credo!

Agora, essa cuca está um verdadeira provocação....huummm!
Beijinho e boa semana.

ameixa seca disse...

Bom, eu tenho a sorte de ser magra ao ponto de se notarem as costelas, mas adoro comer e não faço dietas he he
Mas é um problema bastante grave mesmo!
Essa cuca tem super bom aspecto, já a vi noutros sítios também. Resulta mesmo :)

Cinara disse...

Só você para fazer um post tão engraçado, informativo, sério, preocupante e delicioso ao mesmo tempo, Carol!!! Morri de rir com a Abigail e com sua torcida para seu marido só estar "comendo comida" fora de casa... Todas nós torcemos pela mesma coisa, amiga! :oD
Beijos!

Claudia disse...

Carol,

A paranóia com dietas é grande num determinado círculo de pessoas, sem dúvida, felizmente não conheço ninguém assim, o problema que eu vejo ainda é a obesidade e a quantidade de comida de má qualidade e barata que se come em todo canto. O povo todo pegando pesado nas mc-porcarias e nas calorias. Eu adoro calorias, você sabe, mas adoro comidas saudáveis, feitas em casa e esta cuca fala a mesma língua que eu.

Relaxa e aproveita a Ana Maria Braga, ela é apenas mais uma apresentadora de televisão que foi para a cozinha, nem melhor nem pior do que Nigella, Jamie Oliver, Martha Stewart e outros que também pagam mico em cadeia nacional, falam montes de besteiras, palavrões e são perseguidos pela mídia internacional do mesmo jeito. Aquele outro sujeito grosso que o povo curte, Gordon qualquer coisa, era jogador de futebol, xinga todo mundo, traí a mulher, mal sabe falar. Pega leve com a loura que ela até que faz o papel dela direitinho...

Beijos,

C.

Iliane disse...

kkkkkk.. adorei seu relato da coitada da "Abgail!"ah..que dó dela...amei a reportagem sobre ortorexia!dizem que aquela renata..da novela..vai ao fundo do poço ainda..sabe?o manuel carlos é um mestre em assuntos polemicos..e adoro isso dele!vai servir de alerta..para quem vive sem comer!a vida é tão curta né?logico que não acho certo a pessoa engordar e virar uma coisa enorme..mas.. aproveitar o bom da vida!é tudo de bom..mas.. voltado a cuca..vi essa receita na Ana!e amei..adorei que alguem fez..eu achei ela linda!ah..amiga..sabe?eu gosto da Ana!é a nossa cozinheira..ou alguem que faz comida na tv nacional!gosto de receitas dela e faço sempre..e comigo..funciona..viu?acho tambem..que todo mundo idolatra...os internacionais!como bem dissed a Claudi a ai emcima!cheio s de defeitos. visiveis..a Nigela..por exemplo qwue o povo adoraaaaaa..e gosto até..lambe os dedos fazendo comida na frente da tv né?eu acho um horror!mas.. o povo ama!emfim..cada um gosta do quer gostar..!e..quando tenho tempo..assisto todos eles.. e tiro um pouquinho de cada um.em cada receita..e dá uma bela mistura...bjus amiga..vou fazer essa cuca com certeza..li...

Piteca disse...

Infelizmente problemas desses é o que há mais no mundo, mas não é por causa disso que não deixam de promover a magreza extrema em todos os lados!! Enfim!
Adorei a tua cuca, ficou mesmo apetitosa!!
Bjcas.

Fla disse...

Hahahaha a história da "Abigail" é ótima...hahaha. E dá-lhe catuaba pro maridão...rs.
Você é um barato menina!

E o que é essa cuca? Jesus amado!

E muito legal a matéria viu, informação nunca é demais. Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Essa cuca é uma delícia!!!Eu já fiz e gostei muito!!

Bjs...

Claudia Rumi disse...

Carol, vc não precisa de terapia pois as blogueiras farão tudo para te animar. Achei muuuuuio engraçado. Qtoa doce, parece cremooooosa mesmo.
bj
claudia

Lourdes Sabioni disse...

Essa cuca é maravilhosa pros filhotes mas eu dispenso! Doce demais argh!!!
Agora, as magrelas parecem ter saído de filmes de terror! Eca!
Bjs

Marcia Gullo Tiberio disse...

Esses maridos eu vou te falar viu!!!!???? Vai casar com SÃO PAULINO, vai???!!!

Da vontade de matar, né não???? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO.
Se é ruim com eles imagina sem eles???

Deve de ta muito bom essa cuca, heim???

beijinhos

ps.: não esqueci não do nosso encontro (mostra essa parte do coment pro marido morrer de ciume, hahahahaha)
inté.

Helena disse...

Olá Carol
Acho que sofro um pouco dessa doença,mas não é um caso grave...
adorei a receita,que deve ser delicia!!
Beijo

Mari disse...

Carolzinha, dei gargalhadas com vc aqui da história da Abigail... menina, você é ótima... hahahahaha
Adorei as informações sobre a ortorexia nervosa... posts tão esclarecedores como o seu, podem ajudar a muita gente, que as vezes, já sofre (ou está começando) de algo assim, e não sabe o q está havendo?
E essa cuca hein amiga? Mimataaaaa.. :P:P:P
Bjãooo,

Mari

Susana Gomes disse...

Carol, que loucura de receita!!!
:)

Delícia. :)

Beijinhos.

inspirações da Jô disse...

Carolzinha,
Você é mesmo única!!!Com você por perto, não há baixo astral que perdure!!!!!!!!
Agora, com relação a ortorexia, eu ainda não conhecia esse termo, até vir aqui e saber um pouco mais do assunto que todo mundo sabe mas não sabia o nome "da doença". A gente sabe que muita mulher "desmiolada" por aí,desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir só pensa, respira, fala em dieta, e não faz outra coisa na vida. Como você mesma disse, chega a um ponto em que prejuduca nitidamente a vida pessoal,em sociedade, até que a pessoa chega a ser deselegante como no caso do jantar citado aí no post.Uma mulher magra é bonita, mas esquelética como ditam hoje os padrões de beleza, é DOENÇA tanto do corpo como da mente!!!!!
Já nós, que não somos modelos e nem ditamos padrões esqueléticos de magreza, afinal temos "nossas curvas", e é disso que eles gostam...rsrsrsrs...., vamos nos render a essa cuca pra lá de espetacular!!!!!!Essa cremosa eu ainda não conhecia, mas vou fazer dentro em breve!!!!!
Agora, só me resta ficar aqui olhando e passando vontade....
Beijocas!!!!!!!!!!!

inspirações da Jô disse...

Amoreco,
Não poderia deixar de vir aqui agradecê-la por todo o apoio ao qual me deste em um momento muito revoltante para mim!!!!!!!
Somos de estilos de blogs diferentes, vc na cozinha comandando brilhantemente e eu que gosto da decoração, mas isso não é empecilho para uma amizade e admiração, aí é que está o barato; "os opostos se atraem" no sentido de que podem surgir grandes amizades a partir de gostos e gêneros de blogs diferentes!!!!!!!!
E toda essa troca é muito maravilhosa!!!!!!!A gente aprende tanto!!!!!!Eu mesma, já fiz muitas coisinhas gostosas dos blogs culinários, e todos aqui em casa apreciaram!!!!!!!!
Você é muito querida para mim, e isso eu quero preservar!!!!!!!!Agradeço muuuuuito as palavras e fico feliz por saber de sua estima por mim!!!!!!!
Deixa eu ir, já falei demais!!!!!!!!
Beijo carinhoso e um forte abraço amiga do coração!!!!!!!!!

Margarete disse...

hahahahaha... Acho que estou no mesmo caminho que vc...Marido trabalha e chega muito estressado..Depois quem estressa sou eu, né??? Adorei esta cuca.bjs.

a Trofa tem cozinheira disse...

UAU!!! QUE COISAAAAAAAAAAAAA olha estou sem PALAVRAS!!!!

Sandreane disse...

Carol, andei sumida da sua cozinha, mas aqui estou navamente *rsrrs*
Vamos por partes, ok?
Sobre a ostorexia eu fiquei impresionada, pois não é que conheço gente assim? Com mania de dieta? Muito bom você ter abordado o assunto, pois tem muita gente que não se cuida por falta de conhecimento. Parabéns pela iniciativa :)
Ah! Passei o link da postagem para algunsamigos e amigas.

Sobre o drama de Abigail, bem vinda ao clube, às vezes mariducho chega tão cansado que senta no sofá pra tirar o sapato e quando olho, já está dormindo... Tenho sido compreensiva, mas entendo que compreensão não invalida a ação *rsrsrsrs*

E por último, pelo menos nesse comentário *rsrsr* Que maravilha de cuca cremosa :9
Fiquei aqui com a boca cheia de água...
Maravilhosa !!!

Beijocas!

Tânia disse...

Muito legal sua explicação sobre a ortorexia. Eu não sabia. Mas seja lá o que for, tudo que são extremos são maléficos...
Nada como o equilíbrio, né amiga...
Ô..tadinha da Abigail...bom...desejo "equilíbrio" prá ela tbm...hehe
Eu já vi essa cuca também...mas se eu fizer vou comer sozinha....mas bom saber que realmente é boa para fazer prá mais bocas...
Beijão Carol, ótimo findi!

Mari disse...

Quer me matar, né oliver!

Cherry Blossom disse...

Aff....eu vi! Eu vi lá também! E desde então ela não sai da minha cabeça!..ahahah..Agora vou ter que fazer mesmo! Mas com o congestionamento de receitas à fazer e mais as guloseimas de Natal entrando na fila acho que sou conseguir lá pro ano que vem!
beijinho!

Anônimo disse...

catholic singles [url=http://loveepicentre.com/]actors alexis bledel and milo ventimiglia dating[/url] free wild dating sites http://loveepicentre.com/ singles

Anônimo disse...

drunk blowjob sleeping blowjob porn video [url=http://usadrugstoretoday.com/products/fosamax.htm]fosamax[/url] who has the best health care delivery system in the world http://usadrugstoretoday.com/categories/ipnoterapia.htm guaifen drug http://usadrugstoretoday.com/products/rogaine-5-.htm
masters degrees health canada [url=http://usadrugstoretoday.com/products/augmentin.htm]augmentin[/url] shipping prescription medication drug trafficking [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cialis-super-active-plus.htm]tingling in arms while sleeping[/url]

Anônimo disse...

http://rxonline.in/prograf/canon-w6400-prograf
[url=http://rxonline.in/lisinopril/lisinopril-medicine-side-effects]msu pharmacy[/url] drugs that cause hallucination [url=http://rxonline.in/linezolid/linezolid-package-upjohn]linezolid package upjohn[/url]
neti pots at cvs pharmacy http://rxonline.in/remeron/quitting-prozac-remeron-clonazapam
[url=http://rxonline.in/rhinitis/perennial-rhinitis]strategies for after school drug prevention program[/url] drug fucked [url=http://rxonline.in/levodopa/carbidopa-and-levodopa-toxic-to-dopaminergic-neurons]carbidopa and levodopa toxic to dopaminergic neurons[/url]
the use of atropine drug http://rxonline.in/zyban/clinical-studies-zyban
[url=http://rxonline.in/zetia/zetia-and-hair-loss]best way to pass a drug test htm[/url] get cialis in a pharmacy [url=http://rxonline.in/hypnotherapy/hypnotherapy-schools-in-san-antonio]hypnotherapy schools in san antonio[/url] buy cheap levitra [url=http://rxonline.in/levitra/levitra-tv-commercial-actress27-name]levitra tv commercial actress27 name[/url]

Anônimo disse...

volkswagen make up ight mirror not working http://eautoportal.in/car-racing/alabama-greyhound-racing-in-alabama mercedes 631
[url=http://eautoportal.in/bike-com/wayne-fitzgerrell-state-park-bike-trail]automobile performance calculators[/url] pjs auto body [url=http://eautoportal.in/auto-com/used-auto-parts-in-san-diego]used auto parts in san diego[/url]
baltimore commercial auto insurance http://eautoportal.in/auto-co/auto-contract
[url=http://eautoportal.in/hyundai/original-hyundai-parts]minnesota high performance auto parts[/url] antifreeze smell from heater on 1995 dodge ram [url=http://eautoportal.in/aprilia/aprilia-leonardo]aprilia leonardo[/url]
lorton auto parts http://eautoportal.in/acura/acura-rsx-9000-redline
[url=http://eautoportal.in/bentley/classic-bentley-saloon]mercedes 560sl control unit[/url] volkswagen future [url=http://eautoportal.in/harley/harley-davidson-screaming-eagle-2004-duece]harley davidson screaming eagle 2004 duece[/url]