14/02/2010

ARROZ DOCE BRULLÉ AO PERFUME DE LAVANDA

Pula fogueira iaia, ops...KKKKKK. Acorda Carol, não é São João, é Carnaval!!! Hahahaha. Meu marido tá fazendo falta viu, já to chamando urubu de meu loro.
Não sei se contei pra vocês mas o boss dele alugou quartos no Ibi's perto do sambódromo pra todo mundo que ia trabalhar. Marido está lá desde sexta-feira passada. Vai voltar amanhã porque o checkout é meio dia. Mas a noite volta ele lá de novo pra fazer os desfiles do grupo de acesso. Aliás, o bonitão apareceu várias vezes ontem na "camera escrusiva da Grobo". Todo, todo, se achando o Gianecchini do Ceará. Agora vai chegar todo metidão. O pior é aquele bando de mulher desnuda rebolando e passeando na frente dele. Calma Carol, já está acabando, relaxa!!

Nem passiei nesse carnaval meninas, fiquei em casa, fazendo umas arrumações necessárias, colocando minhas receitas em dia, e até fiz bastantes guloseimas esses dias. Ai, vendo uns livros antiguíssimos da minha mãe, olha só oque eu achei:


Muito legal esses livros. Cada coisa! Muitos utensílios que usamos até hoje, muita coisa que já foi eliminada da cozinha e muita coisa engraçada. Cada foto!! Adorei, to lendo ele todinho. Existem coisas que feitas como antigamente são bem melhores. Vale a pena relembrar!! Adorei a relíquia!


Sexta, estava triste, com saudades do marido, precisava de algo pra me alegrar, algo que adoçaria minha solidão, algo único, a única coisa que me faz relaxar: DOCE! E como ainda tinha meia garrafinha de creme de leite Fresco Tirolez, queria algo bem cremoso. Pensei no Creme Brullé, mas ai, sei lá, queria algo mais brasileiro. Ai pensei, porque não um Arroz Doce Brullé? Excelente! Me enfiei na cozinha e criei uma receita exclusiva. Ficou divina e recomendo! Espero que gostem!

ARROZ DOCE BRULLÉ AO PERFUME DE LAVANDA

Ingredientes: 2 xícaras de arroz lavado, 1 litro de leite, 1 colher de sopa de lavanda, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 1 1/2 xícara de açúcar, 1 pau grande (cruzes!!) de canela, 5 cravos da índia, 1 colher de café de cardamomo em pó, 250ml de creme de leite fresco, água o quanto precise, açúcar para maçaricar.

Faz Assim: Ferva o leite com a lavanda. Deixe em infusão por uns 5 minutos e coe. Reserve. Numa panela larga, derreta e caramelize o açúcar. Não deixe um marrom muito escuro, deixe cor de doce de leite. Junte o leite fervido e reduza o fogo. Deixe fervendo até o caramelo se derreter completamente e desgrudar da panela. Quando estiver quase bom, frite o arroz lavado em outra panela na manteiga. Junte o leite caramelado, a canela, os cravos, o cardamomo e reduza o fogo. Cozinhe até o arroz estar bem macio. Vá acrascentando água conforme o leite for secando. No meu caso, utilizei 1.300ml de água. Quando o arroz estiver macio, acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe bem molhadinho porém cremoso. Desligue o fogo e transfira para uma travessa. Quando esfriar, guarde em uma tigela com tampa.











Para o brullé, faça individualmente. Se você queimar ele todo, numa travessa grande, o que sobrar irá ficar ruim na geladeira. Então, sirva em taças individuais, polvilhe açúcar e maçarique na hora de servir. Além de fazer um charme para seus convidados, vai ficar incrível o geladinho do doce com a crosta crocante e quentinha do açúcar!!




Usei a lavanda para aromatizar, porque no restaurante onde estagiei, La Table & CO, eles serviam um brullé catalaño que era aromatizado com lavanda e era sucesso total na casa. A lavanda que tenho em casa, ganhei da Verena do Mangia che te fa bene, quando nos encontramos. Estava esperando um boa oportunidade para usar e ela chegou.












LEITE CARAMELADO....





































CREMOSO, DOCE, CARAMELADO,

CROCANTE...UM MIX DE TEXTURAS!











2 XÍCARAS DE ARROZ RENDE MUITO!
PLANTAÇÃO DE LAVANDA

18 comentários:

Gina disse...

Carol, adorei ver as fotos dos livros antigos. Cada coisa, hein!
Esse arroz doce deve ter ficado muito perfumado e saboroso. Nem dá pra imaginar.
Calma, que o carnaval tá acabando...
Bjs.

Marly disse...

Oi, Carol,

Recentemente eu também passei pela experiência de ler antigos livros de culinária. Eu já tinha alguns (herdados), mas na minha viagem eu comprei outros (num sebo). Um deles foi publicado em 1954 e eu até pensei também em mostrá-lo no blog. Menina esse arroz doce deve ter ficado divino! Eis aí uma receita que me seduz, pois adoro arroz doce.

Beijinho e boa semana.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Eu também nao consigo ficar longe do meu marido!

Adorei os livros e a receita é divina, quero experimentar, pois achei tudo de bom!
Bjim
Léia

Andréa Potsch disse...

Oi Carol,
Estou aqui retribuindo sua visita. Seu arroz doce está super apetitoso! Também gosto de usar lavanda...
Aproveito para convidar você e seus leitores a a participar do sorteio de meu livro de receitas de Musses, Pastas e Antepastos. As regrinhas estão lá no Aromas e Sabores.
bjs

Blog da Nô disse...

Carol, a minha mãe tem aí no Brasil uma porção destes livros, muitodos anos 40 e 50! Adorava folheá-los quando estava aí!
Agora, esse seu arroz doce deve ser o máximo! Bela criação!
:o)

Iliane disse...

amiga..adorei ver as fotos do livros antigos..tem tanta coisa boa nesses exemplares né?tenho alguns..alias..tenho muitos!!acho ..que se fizer toadas as receitas que tenho em casa..todo dia..numca darei conta de fazer todas!afffff!!e..amei esse arroz doce!!!chique..chique..muito lindo..bjus

Bárbara disse...

carol...
to aki trabaiando..óh vida..rrs
ams td bem.;..
esse findy tbm fiz coisas ótimas

fiz sorvete de coco.. com calda de chocolate...
fiz uma rosca nova...
tinha acabado a farinha de trigo q tava seguindo a receita da rosca hungara..´
ai tinha fariha de mandioca e soja texturizada..isso ontem as 9h da noite... me diz cade o mercadinho do lado de casa ..rrss
juntei tudo... deixei descansar...montei e assei.. com goiabada cascão..e olha q ficou bom..oq trouxe hj para o trampo..já se foi.rrsss

ja te mando o email..

bjj

ameixa seca disse...

Deve ficar com um aroma divinal :)

Helena disse...

Carol
Adorei a receita!Costumo fazer o crema catalana,um destes dias faço a experiência.
Gostei muito das ilustrações dos livros,só tenho um assim o da Julia Child.
Bom Carnaval!

Bruna Miranda disse...

Carol que arroz doce é esse??minhas pequenas adoram,mas não conhecia este com lavandas e o cheiro??e esses livros que legais,um achado!!amiga também sinto falta do marido viajante que tenho,ainda bem que no feriado o meu chegou,aff,num quento tanta solidão.Xero

Fla disse...

Putz 1 semana longe do marido é cruel né?!
Ainda bem que o Carnaval já acabou né não?
Menina que chique esse seu arroz hein?! Luxo puro.
Beijos

Mari disse...

Oliver,
que saudades Passei mesmo para dar um oi e dizer que sobrevivi ao carnaval. Beijos, Mari.

Bombom disse...

Oi, Carol, ainda bem que ainda não "destilou" de todo, he,he! Já vasculhei os teus posts anteriores e fiquei comovida com a tua homenagem. Obrigada também por teres permitido que os dias cinzentos que passei, se tivessem tornado mais coloridos e agradáveis! Tu e as blogueiras Amigas que fui encontrando neste percurso.
Ainda bem que o Carnaval acabou por agora, senão o maridão desaparecia, he,he! Para o ano há mais e pode ser que te contratem para lhes fazeres os Petiscos! Este Arroz Doce está uma tentação. Vou anotar e fazer logo que vá para a aldeia, pois lá tenho uma Lavanda linda.
Bjs. Bombom

Natália Eleutério disse...

Aposto que nestes livros tem cada receita boa.....
O arroz doce está irresistivel, bjs.

Tânia disse...

Que legal ver estas fotos de livros antigos. Como mudam as coisas, não?
E que chique seu arroz doce!
Olha que tenho ainda tenho a minha lavanda esperando um destino feliz como esse...
Bjs

Nani disse...

Ui que boa e deliciosa variação!4
Beijos

Anna disse...

Estou adorando tudo no seu blog.
Me tire uma dúvida, onde compro o perfume de lavanda para por no arroz? eu não lembro de ter visto isto.
Beijos

inspirações da Jô disse...

Amei esses livros de culinária, e devem ter dicas preciosas não?
Já o arroz doce hum, perfeito, delicioso!!!!!
Beijinhos!!!!!!