25/02/2010

FRANGO COM QUIABO

Sabe oque eu já percebi? Que meu marido sofre de STA, Síndrome da Tpm Adiquirida. Ele simplismente aderiu a minha TPM, acho que porque ele me ama muito, não gosta de deixar eu sofrer só, resolveu ter piti também. É impressionante, é só chegar nos meus dias, ao mesmo tempo o bichinho começa a ficar estressado também. Ultimamente sou eu que tenho que ser paciente e sair de perto, ve se eu posso com isso!! Só me faltava essa!! Vim aqui pra ver se descarrego um pouco!!

Hoje trouxe um poema lindinho pra vocês, bem estilo "A Lá Ameixa Seca"....

"Sobre o calor do Fogão

Preparam-se os alimentos

Nas chamas do coração

Cultivam-se os sentimentos"



"Tú ardes, ó meu fogão

Para dar-nos calorias,

Arde assim meu coração

Para aos meus dar alegria"


"E juntos a trabalhar

Possamos amigos ser;

Tu, alegre a crepitar

E eu, cumprindo o meu dever!"


Que mimoso né, do livro antigão que estou lendo!!

A receita de hoje é um prato que depois de muito tentar, virou hit aqui em casa, porque todo mundo virava o nariz para o ingrediente principal dele: O Quiabo. Apenas eu e minha vó gostávamos e quando eu fazia, ninguem comia os babentos, só a penada. Até que certa vez um provou, o outro provou e ai todo mundo acabou virando fã do quiabo, agora dá até briga pra caçar os verdinhos no frango, até os pirralhos comem!! Como sempre faço do meu jeito, achei essa receita do Edu Guedes que é quase igual a maneira que faço. Fiz como ele e fica deliciosa também. Frango com Quiabo requer apenas um belo angu de acompanhamento e é um dos pratos mais famosos e pedidos da cozinha mineira.


FRANGO COM QUIABO - EDU GUEDES

Ingredientes
1 frango inteiro, cortado em pedaços
3 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de colorau
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande bem picadinha
2 tomates cortados em cubinhos
1 tablete de caldo de galinha
3 xícaras de água fervente
Cheiro verde a gosto
1 Kg de quiabo
1 xícara (chá) de óleo

INGREDIENTES DO ANGU:

2 xícaras (chá) de fubá

4 xícaras de água quente

Modo de Preparo: Quiabo: Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Pique em fatias grandes. Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo. Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Reserve.

Angu: Coloque o fubá em uma panela e dissolva com um pouco de água fria, leve ao fogo alto e, mexendo sem parar, junte a água quente. Quando o angu começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo, continue o cozimento mexendo sempre, até o angu se desprender, tire do fogo e coloque imediatamente em uma tigela de barro.

Frango: Tempere o frango com o alho amassados, sal, limão e colorau. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos. Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola. Junte o frango, o tomate e o tablete de caldo de galinha. Deixe fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Verifique se está bom de sal. Por último, junte o cheiro verde. Sirva com o Angu e arroz branco.



Ah, lembram do meu post sobre brigadeiros, hummmmm, então, eu fiz a Torta Maria Brigadeiro, fica muito gostosa, é para chocolovers e formigas assumidas, fica bem doce, mas deliciosa!!

RECEITA AQUI




14 comentários:

inspirações da Jô disse...

Carolzinha,
Adorei esse poema!!!!
E as costuras, como está?
Bem, frango com quiabo é uma delícia, eu aprecio também!!!!
E essa torta é que é o "x" da questão...
Ou melhor, essa merece destaque total; IRRESISTÍVEL!!!!!!!!!
Beijocas e uma excelente sexta!!!!!

ameixa seca disse...

Ha ha, à Ameixa Seca :)
Nunca comi quiabo, mas o aspecto é bom junto com esse franguinho. Da torta nem vale a pena falar... quem me dera uma fatia aqui agora :)

Ro disse...

Carol , ainda bem que li o post , DEPOIS de jantar. A cara do frango está tão boa , que dá vontade de sair correndo pra fazer.
Quanto ao maridão , sempre digo:
-Casamento é um exercício constante de paciência.
Mil beijos.

Emília disse...

Eu adoro quiabo, e o seu ficou maravilhoso; a torta nem se fala!!
Beijinhos

Sónia Meirinho disse...

minha nossa!!! quanta coisa boa por aqui!!!!! adorei! beijos

Fla disse...

Menina do céu que receita é essa? Tô aqui babando! Nossa preciso achar urgente quiabo para fazer.
Amei.
Bjs

Iliane disse...

amigaaa!!eu amo frango com quiabo!!!aqui em casa tem sempre!!!afinal..qual é a casa de mineiro que não tem frango com quiabo e angú:rsss..eu amo!!!e..essa sua tora ai?tudo de bom para os chocoltras de plantão!!!queria um pedecinho só!bjus..li

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carolina Andrade disse...

Gostaria de esclarecer o porque removi o comentário acima. A leitora Ariane fez uma crítica construtiva sobre uns "errinhos de português" na postagem, mas existem certos assuntos que não acho bacana serem postados para todos os leitores verem. Meu blog tem toda liberdade para quem quiser comentar, oque quiser falar, mas certas coisas que creio eu, deixa a dona do blog um pouco sem graça, como dizer que escrevo errado, acho mais elegante me mandar um e-mail. Serei toda ouvidos. De qualquer forma vou prestar mais atenção para não cometer mais erros de português, talvez pedir para algum membro da academia brasileira de letras ou o Pasquale revisar!!! Beijo Ari!!

Marly disse...

Falou em frango com quiabo? Eu, como boa mineira, não poderia deixar de dar o meu pitaco: amo muito tudo isso!
:)

Unknown disse...

Ai...ai, rsrsrsrs, cheguei bem no dia dessa TPM toda do maridão? Essa foi boa, mas ainda bem que passa, né?

Adoro quiabo e com frango deve ficar uma delícia, boa dica!
E essa torta? Tem a receita aqui mesmo?
Adorei passear por aqui e já estou te seguindo, bjs.

Rose Oliveira disse...

Oi Querida!
Acho que meu marido também sofre dessa tal STA, hehehe.
Aqui em casa esse prato também faz sucesso e a torta tá uma tentação.
Beijos.

Anna disse...

Me disseram para colocar limão no quiabo para não ter gosma, faz diferença ou não?
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nao como frango, mas em compensação amo quiabo, sempre que vou ao Brasil, o primeiro prato que minha mae faz pra mim é quiabo e um gostoso angu de milho verde!
Bjim
Léia