11/03/2010

BAIÃO DE DOIS

Amores, que saudades!! Meninas, estou completamente sem tempo esses dias. Mais ainda. O trabalho do IBGE está chegando, segunda já vou levar os documentos bancários e então começa o treinamento para o censo. Como a intenção é tentar me efetivar e virar uma funcionária pública, vou me dedicar em tempo integral, para fazer meu trabalho direitinho. Além disso, o Senai abriu suas incrições para os cursos técnicos gratuítos e ja me inscrevi no Técnico em vestuário. São poucas vagas e a prova é dificílima. Portanto, vou me matar de estudar pois faz tanto tempo que acabei a escola que minha cabeça anda meio aérea no quesito física e química. Além disso temos pimpolhos, o maridolho, a a aula de modelagem. Acho que vou ficar um bom tempo sem passar por aqui. Vou tentar programar umas postagens mas se conseguir fazer essa já fico feliz.

Amadas, não me deixem. Eu volto, só passar esse período de tempestade e tudo volta ao normal.

Uma das coisas extra-curriculares que aprendi nas minhas aulas foi fazer barra de calça jeans original, eu realmente não sabia. Já fiz umas 10 aqui em casa. Ainda está meio rústica, mas bem legal. Melhor do que pagar 18,00 por calça, valor que a mulher que faz aqui perto de casa cobra. Viu, já estou nas economias. Vejam que simples:

Dobre a barra na altura em que vai fazer a barra, já descontando a barra original;


Costure a altura bem abaixo da barra original, bem na dobra, apenas cuidado para não costurar por cima da barra original;


Prove a calça e se a altura estiver boa, corte a sobra de jeans que ficar, deixe apenas 1cm para poder passar um zig-zag para não desfiar;


Dobre a sobrinha para dentro e pronto! Sua barra está pronta! Não fica demais!!




E para receita do dia, um prato mais que especial: Baião-de-dois. Acho que tenho um pé na terrinha, pois tudo que é comida, prato, ingrediente proveniente do nordeste me encanta, me fascina e sou fã assumida. Um dos pratos que gosto muito mas não faço toda hora pois é um pouquinho calórico, é o baião-de-dois, mas essa semana não deu para resistir. Fiquei lembrando do que comi no Mocotó, e ai bateu aquela vontade e tai, receita do Chef Rodrigo Oliveira, do próprio mocotó. Perfeita!

BAIÃO-DE-DOIS - Chef Rodrigo Oliveira

Ingredientes

Arroz: 1kg de arroz, 30g de manteiga de garrafa, 5g de colorau, 5 dentes de alho, 3 folhas de louro, caldo de galinha ou legumes, sal.

Molho: 1k de feijão fradinho cozido e escorrido, 200g de carne-seca cozida e desfiada, 100g de toucinho defumado em cubos, 100g de linguiça defumada em cubos, 100g de queijo de coalho cortado em cubos, 50g de manteiga de garrafa, 2 tomates em cubos, 1 cebola-roxa em cubos, 1 pimentão verde em cubos, coentro fresco.

Arroz: Frite o alho na manteiga e antes de dourar, acrescente o arroz e refogue. junte o caldo fervente, o colorau e o louro e deixe cozinhar até que os grãos estejam macios. reserve.

Molho: Frite o toucinho em sua própria gordura e quando começar a dourar, junte a linguiça e a carne seca e deixe fritar por alguns minutos. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, o pimentão e o tomate. Misture todos os ingredientes, acerte o sal e finalize com o coentro e manteiga de garrafa.

Fica excelente servido com um vinagrete de cebola roxa e pimenta fresca.








13 comentários:

Marly disse...

Carol,
O post tá ótimo: dica muito boa para as bainhas de calças jeans; e o saboroso baião-de-dois!
Olha, vá cuidar da sua vida sem susto.
faça o melhor que puder que ninguém vai te esquecer, não, viu, rsrs.

Beijinho e boa noite.

EU MULHER disse...

A barra da calça ficou super profissional! Melhor do que a costureira faz aqui pertinho de casa.

O baião ficou super apetitoso, e olhe que eu nem sou tão fã de feijão, mas um baião bem feito como o que você fez, eu limpo o prato,kkkkkk.


Beijão e estamos aqui quando você voltar.

BOA SORTE SEMPRE!!!

Marina Mott disse...

Ai que delícia!!! O baião, a calça, amiga, pode me ensinar o quanto quiser...vira uma porcaria na minha mão...

Cucchiaio pieno disse...

Querida Carol, quem me dera saber costurar!

Super brasileira tua receita, o aspero esta' show!
Bjim
Léia

Nereime disse...

Carol, como vc é prendada, eu só sei pregar botões !!!
Acredita que nunca comi Baião de dois (por que não me acostumo ao coentro), e agora me inspirei acho que dá pra fazer em casa com um cheiro verde básico.Ou melhor meio a meio porque minha mãe curte o danado do coentro.
Tô gostando de ver, vai a luta guerreira!
"Por que haverá bom futuro e não será frustrada sua esperança"
beijo de coração

...Noêmia! disse...

Dona Carol!
A senhora se superou, coisa difícil, neste post! Adorei a dica da barra da calça e já tenho umas aqui para fazer!
E o Baião??? Adoro! É um dos poucos pratos nordestinos que eu aprecio! Lamento imenso a dificuldade em encontrar carne seca aqui em Portugal! E quando encontramos é caríssimo!!! Mas as fotos do seu Baião já me serviram para matar a saudade, virtualmente!!!
Querida, vá tratar do seu trabalhinho novo e dos cursos que nós não te abandonamos!
Boa sorte!!!
:o)

Tatiana disse...

Ficou espetacular esse baião!!! Que vontadeeee!!!!
A barrinha da calça é um super trucão né? Minha mãe fazia assim p/ mim!
Bjs

Renata disse...

Prefiro o baiao de dois viu amiga?
Costurar num sei não...mas vejo que vc aprendeu direitinho...eita,a moça tá profi!

ameixa seca disse...

Nunca provei mas adoro feijão. Deve ficar óptimo :)

Fla disse...

Carol, saber fazer barra de calça é uma arte! Ai queria tanto aprender a costurar... um dia eu consigo!
E essa receita? Carambola que delícia, amei.
Beijos

Paula Pacheco disse...

Esse baião de dois é tudibom, quando viajei para o NOrdeste almoçamos em um restaurante tipico e esse prato estava divino cheio de coentros, que eu adoro, o seu esta ótimo
bjs e bom fds
Paula

Bombom disse...

Já estive no Nordeste (adorei e hei-de lá voltar se Deus quiser) e não provei essa iguaria! Nem sabia que existia!
Obrigada pela dica e boa explicação de como se faz uma bainha à profissional!
desejo que os teus projectos e Curso dêem certos. Nós ficamos a torcer para que tudo corra bem e que arranjes um bom emprego. Bjs. Bombom

inspirações da Jô disse...

A barra da calça ficou ótima!!!!!!
Esse baião de dois é divinoooooo!!!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!!!